WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

EXTREMO SUL: FORÇA ECONÔMICA, AUSÊNCIA DE LIDERANÇA POLÍTICA

A política do Extremo Sul da Bahia segue enfrentando um vazio de liderança estadual. Enquanto o articulador Adolpho Loyola observa à distância e tenta pautar ações do governador Jerônimo Rodrigues na região, os prefeitos, sem articulação ou unidade estratégica, continuam batendo cabeça.

Em Caravelas, o cenário é de indefinição e rejeição. O ex-prefeito Silvio Ramalho, que por motivos pessoais não apoiou seu ex-vice, Dr. Adauto, afirmou em entrevista ao jornalista Lucas Bocão que poderá ser candidato a deputado estadual ou federal — tudo dependerá da sinalização do governador. Apesar de ter deixado o mandato com mais de 70% de aprovação, Silvio não conseguiu consolidar sua sucessão.

Em Alcobaça, o reeleito Zico de Baiato, alvo de críticas e com baixa aceitação popular, venceu pela força da estrutura e da articulação financeira. Já em Prado, Gilvan Produções, abastecido por emendas, foi reeleito e ainda desfruta de capital político, sustentado por carisma e conexões.
Em Itamaraju, a gestão eficiente — mas fria e pouco humanizada — do ex-prefeito Marcelo Angênica permitiu a eleição do empresário Jorge Almeida, num processo marcado por erros estratégicos do governo estadual, que apostou em um nome frágil e desacreditado.

Em contraste, em Caravelas, o deputado Robinho brilhou ao lado de sua esposa, Luciana, que transformou a cidade com emendas robustas vindas da base de ACM Neto, reforçando a força da oposição na região.

O que se vê é uma região rica em potencial econômico, especialmente no agronegócio, mas abandonada politicamente, sem voz unificada ou representantes de peso na esfera estadual. O Extremo Sul resiste por sua gente, pela força do trabalho e pela sua resiliência. Mesmo sem apoio institucional consolidado, é uma região que se reinventa e se projeta como polo de transformação social, cultural e econômica da Bahia — e do Brasil.

IBITAPITANGA: RUA DA PAZ TERÁ OBRA DE CONTENÇÃO COM INVESTIMENTO DE R$ 2,2 MILHÕES EM ITAMARATI

 

Intervenção é fruto de parceria entre o prefeito, o governador e os deputados Niltinho e Neto Carletto

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, em parceria com o governador Jerônimo Rodrigues e com apoio dos deputados Niltinho (estadual) e Neto Carletto (federal), dará início à execução da contenção da encosta da Rua da Paz, no distrito de Itamarati. A intervenção contará com um investimento de quase R$ 2,2 milhões e será realizada pela empresa STS Engenharia, com prazo médio de conclusão de nove a doze meses.

A obra é considerada essencial para garantir a segurança dos moradores de uma área classificada como de extremo risco. O prefeito Jé celebrou o início da intervenção e destacou o apoio recebido dos parlamentares e do Governo do Estado, por meio da Conder. “Essa é uma conquista importante para Itamarati. Agora é realidade. A parceria com o Governo do Estado, do nosso governador Jerônimo e com os nossos deputados Niltinho e Neto Carletto vai permitir executar essa obra, e vai devolver tranquilidade às famílias, que em breve, poderão retornar com segurança para suas casas”, afirmou.

Desde 2019, a população da Rua da Paz convive com constantes deslizamentos de terra. Em 2021, as fortes chuvas obrigaram diversas famílias a deixarem suas residências. A contenção da encosta representa mais do que uma obra de infraestrutura, mas sim o resgate da dignidade de uma comunidade que tem papel importante na história de Itamarati.

JUSSARI: POPULAÇÃO É SURPREENDIDA COM POSSÍVEL FECHAMENTO DO PONTO DE ATENDIMENTO DO BRADESCO

Uma denúncia feita por um morador de Jussari acendeu o alerta na manhã desta sexta-feira (01). Segundo o relato, o ponto de atendimento do Banco Bradesco no município estaria com previsão de fechamento nos próximos dias, o que causou preocupação entre os usuários da instituição financeira.

Embora ainda não haja uma confirmação oficial por parte do banco, a possibilidade gerou revolta entre os munícipes, especialmente entre aposentados, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e servidores públicos que utilizam os serviços bancários da unidade para recebimento de salários e demais operações cotidianas.

O Bradesco tem sido alvo de críticas em diversas cidades do interior da Bahia e de outros estados devido ao fechamento de agências e pontos de atendimento. Municípios como Itaju do Colônia, Santa Luzia, Arataca e outras localidades da região já enfrentaram a mesma situação, sendo obrigados a deslocar seus moradores para cidades vizinhas em busca de serviços bancários básicos.

Caso o fechamento se confirme, Jussari se somará à lista de cidades afetadas por essa política de reestruturação do banco, o que representa um retrocesso para comunidades que já enfrentam dificuldades de acesso a serviços essenciais.

Até o momento, o Bradesco não se manifestou oficialmente sobre a situação em Jussari.

POR ACLAMAÇÃO, NEGO DE SARONGA É ELEITO PRESIDENTE DO CONSÓRCIO DA POLICLÍNICA REGIONAL

Na manhã desta sexta-feira (02), o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Ilhéus realizou a eleição para a presidência da Policlínica Regional. Por aclamação, o prefeito de Itacaré, Nego de Saronga, foi eleito presidente do consórcio, tendo como vice-presidente o prefeito Fernando Brito, de Santa Luzia.

Nego de Saronga sucede o ex-prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que também presidiu o consórcio que reúne os municípios de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Ubaitaba, Santa Luzia, Una e Uruçuca, com o objetivo de fortalecer a gestão compartilhada da saúde pública, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à população.

Em seu pronunciamento, Nego de Saronga destacou que a prioridade será ampliar o acesso aos serviços especializados e continuar aprimorando o atendimento. “Assumimos com o compromisso de fortalecer a saúde regional, trabalhando em união com todos os prefeitos para que nossa população tenha cada vez mais acesso a serviços de qualidade”, afirmou o novo presidente do consórcio.

A Policlínica Regional é uma importante ferramenta de integração dos serviços de saúde, oferecendo consultas e exames especializados que reduzem deslocamentos e desafogam os sistemas municipais, beneficiando milhares de moradores da região.

AGERSA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA) está mobilizando a sociedade civil, entidades públicas e privadas, prestadores de serviços e demais interessados a participarem da Audiência Pública Nº 003/2025, que tratará sobre soluções alternativas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, individuais e coletivas. A audiência atende a Norma de Referência nº 08/2024 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O encontro ocorrerá de forma on-line, na quinta-feira, dia 14 de agosto, às 9:30 horas, com previsão de encerramento às 12 horas..

A Audiência Pública é uma oportunidade para contribuir com o aprimoramento das diretrizes regulatórias e garantir a participação social na construção de soluções sustentáveis para o saneamento básico.

PAU BRASIL: ROBSON E MAN COMEMORAM RECURSOS DESTINADOS POR PAULO MAGALHÃES PARA A SAÚDE E OUTRAS ÁREAS

O prefeito de Pau Brasil, Robson Venâncio (PT), o vice-prefeito Man de Milton da Manteiga (PSD), o vereador Dr. Ventura e a secretária de Saúde do município comemoraram nesta semana a destinação de recursos para a saúde pública, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD).

“Agradecemos ao deputado que não tem nos faltado. Paulo Magalhães é conhecido por manter sua palavra e, mais uma vez, honrou seu compromisso com Pau Brasil”, afirmou o prefeito Robson.

Vice-prefeito e também presidente municipal do PSD, Man de Milton da Manteiga destacou o esforço coletivo pela conquista. “Vencemos a eleição unidos e assim vamos continuar para melhorar a vida do povo de Pau Brasil. Agradeço ao nosso deputado Paulo Magalhães por esses investimentos”, declarou.

Além dos recursos para a saúde, o parlamentar também indicou emendas para a assistência social, 20 unidades habitacionais e a entrega de um trator agrícola, reforçando seu apoio ao desenvolvimento do município.

FLORESTA AZUL: JUSTIÇA ELEITORAL REJEITA AÇÃO DE DANIELA CONTRA O PREFEITO BAMBU

A juíza eleitoral da 29ª Zona, Bruna Montoro de Souza, julgou improcedente a ação movida pela ex-candidata a prefeita de Floresta Azul, Daniela (PSD), contra o atual prefeito Bambu (PSB).

Na ação, Daniela alegava a ocorrência de abuso de poder político e econômico, além de condutas vedadas, supostamente praticadas durante o período eleitoral de 2024.

No entanto, ao analisar o caso, a magistrada entendeu que os fatos apresentados não foram suficientes para sustentar as acusações com base no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90. A decisão seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral.

“Conclui-se que os fatos narrados na petição inicial, embora apontem para a possibilidade de irregularidades de natureza administrativa, não se revelaram suficientemente robustos para configurar situação prevista no art. 22 da Lei Complementar nº 64/90, sendo a improcedência dos pedidos medida de rigor”, afirmou a juíza na sentença.

Com a decisão, o prefeito Bambu permanece livre de quaisquer sanções no âmbito da Justiça Eleitoral relativas à ação.

ILHÉUS: VALDERICO VAI ACIONAR MPF CONTRA MARÃO POR SUPOSTA IRREGULARIDADE DE VERBA MILIONÁRIA EM OBRA DO CANAL

Durante entrevista ao programa Frequência Política, o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil), anunciou que irá acionar o Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-prefeito Mário Alexandre, o Marão (PSD), por supostas irregularidades relacionadas à obra do Canal do Malhado.

Segundo Valderico, a gestão anterior recebeu mais de R$ 2,7 milhões destinados à obra, mas não executou os serviços nem prestou contas dos recursos. A situação tem impedido a liberação de novos repasses, o que mantém a obra paralisada.

“A gestão passada recebeu mais de R de R$ 2,7 milhões e não fez a obra nem prestou contas. Temos mais de R$ 1 milhão e 800 mil para receber, mas isso só será possível após a prestação de contas desses recursos anteriores. Vamos representar o ex-prefeito no MPF”, afirmou o atual gestor.

A obra do Canal do Malhado é considerada estratégica para a drenagem e infraestrutura urbana de Ilhéus. O impasse financeiro, segundo Valderico, compromete a continuidade da intervenção.

A declaração do prefeito acirra os ânimos entre os grupos políticos locais e abre um novo capítulo de disputa entre os ex e atual mandatário do município.

ITACARÉ É CONTEMPLADA COM ÔNIBUS ESCOLAR PELO NOVO PAC DO GOVERNO FEDERAL

A educação de Itacaré segue avançando com mais uma conquista importante para os estudantes da rede municipal. O município foi contemplado com um novo ônibus escolar, adquirido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – 2ª Etapa, do Governo Federal, no eixo Educação, subeixo Educação Básica – Ônibus para o Transporte Escolar, gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O novo veículo irá reforçar a frota de transporte escolar, garantindo mais segurança, conforto e eficiência no deslocamento dos alunos, especialmente da zona rural, que dependem diariamente desse serviço para chegar às unidades de ensino. A conquista faz parte da estratégia da Prefeitura de Itacaré de investir cada vez mais em infraestrutura e na qualidade da educação pública.

O prefeito Nego de Saronga destacou a importância da chegada do novo ônibus para os estudantes itacareenses: “Investir em transporte escolar é investir em educação e em igualdade de oportunidades. Esse novo ônibus vai ajudar a garantir que nossos alunos da zona rural cheguem com mais conforto e segurança às escolas, fortalecendo o compromisso da nossa gestão com o futuro das nossas crianças e jovens.”

Com mais esse reforço, Itacaré segue trabalhando para oferecer melhores condições de estudo, integrando ações de transporte, infraestrutura e valorização do ensino, sempre com foco no desenvolvimento do município e na formação das próximas gerações.

UBAITABA: COMUNIDADE DOS MELOS DÁ PRIMEIRO PASSO PARA RECONHECIMENTO COMO REMANESCENTE QUILOMBOLA.

A comunidade dos Melos, em Ubaitaba, realizou nesta semana a primeira reunião com o objetivo de buscar o reconhecimento oficial como remanescente de Quilombolas. O encontro representa um marco histórico para os moradores, que compartilharam relatos sobre a origem da comunidade e suas raízes culturais no município.

A reunião contou com a presença de Alina Silva, chefe da representação da Fundação Cultural Palmares na Bahia, que visitou a localidade a convite para conhecer de perto a realidade da comunidade. Atenta aos relatos dos moradores, Alina destacou a importância da preservação da história e da identidade dos povos tradicionais, reforçando que os depoimentos colhidos servirão de base para o processo de reconhecimento. E também presente no encontro esteve o coordenador de convênios e capacitação de recursos, Fernando Silva.

Representando a Prefeita Gracinha Viana, a Secretária  Lucivania Feitosa participou do momento, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das comunidades tradicionais. Segundo ela, a Prefeitura já está mobilizada e, na próxima semana, dará continuidade aos procedimentos necessários para formalizar o reconhecimento dos Melos como comunidade Quilombola.

Durante a visita, a representante da Fundação Palmares também realizou a entrega de cinco kits com itens institucionais da entidade à comunidade, como forma de incentivo e valorização do patrimônio cultural local.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia