WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

AACRRI CELEBRA AVANÇOS COM PRESTAÇÃO DE CONTAS E ENTREGA  DO TROFÉU “AMIGO DO CATADOR” EM COMEMORAÇÃO AOS 115 ANOS DE ITABUNA

 

A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna – AACRRI realizou sua prestação de contas referente ao exercício de 2024, num evento marcado pela transparência, reconhecimento e celebração coletiva. O encontro coincidiu com as comemorações dos  115 anos de emancipação do município,  reforçando a importância do Projeto Recicla Itabuna, iniciativa que valoriza a inclusão socioambiental na construção de uma cidade mais sustentável.

O evento aconteceu no Centro de Cultura Adonias Filho, e reuniu autoridades, instituições parceiras, representantes da imprensa e lideranças que contribuem para o fortalecimento da reciclagem como instrumento de transformação social.

TRANSPARÊNCIA, COMPROMISSO E GRATIDÃO

A apresentação do relatório foi conduzida pela diretoria da AACRRI, em conjunto com a assistente social da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Andréa Pires dos Reis, por meio do Programa Mãos que Reciclam, e com o técnico assessor Marcos Vinícius Pedra Pereira. Foram detalhadas as atividades desenvolvidas ao longo de 2024, os principais avanços, desafios enfrentados, bem como as receitas e despesas da associação. Em 2024, foram coletadas 753 toneladas de produtos recicláveis, gerando uma receita de R$ 1,5 milhão.

 Além dos dados financeiros, foram compartilhadas experiências nas áreas de educação ambiental, parcerias institucionais e empresariais, ações sociais aos associados, participações em eventos públicos e a implantação de benefícios internos como folgas remuneradas, licença maternidade, cozinha e fundo de apoio à saúde.

PARCEIROS QUE ABREM NOVOS CAMINHOS

O evento contou com a presença de dirigentes municipais e instituições que, ao longo do ano, contribuíram com o trabalho da AACRRI,  como Sonia Fontes, secretária de Infraestrutura e Urbanismo;

 Dra. Telma Souto, do Tribunal Regional do Trabalho;  Dra. Marselha Dellian, do Ministério Público do Trabalho;  Dra. Aline Brito Muller, da Defensoria Pública do Estado da Bahia;  Elenise Velanes, do Grupo Velanes e O Boticário;  Maurício Sena, da CVR Costa do Cacau; • Alan Lima, da Biosanear;  Barbara Aragão, do CESOL – Centro Público de Economia Solidária;  Vereador Paulinho do Banco, representando o Legislativo Municipal;

 E Jeane Santos, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis da Bahia. Todos receberam o Troféu Amigo do Catador.

Também foram homenageados os representantes da mídia, fundamentais na visibilidade como o jornalista Daniel Thame, o Grupo iPolítica, e a TV Santa Cruz, que  receberam o Troféu “Amigo do Catador”, uma homenagem carregada de afeto e gratidão, que simboliza a importância da atuação conjunta para garantir dignidade, estrutura e reconhecimento à categoria.

 RENOVACÃO DE COMPROMISSOS

A AACRRI também aproveitou o evento para celebrar os frutos colhidos com o trabalho coletivo e reafirmar seu compromisso com a organização dos catadores e catadoras, a defesa de direitos sociais e trabalhistas, e a promoção da justiça socioambiental.

O encontro foi encerrado com um momento de confraternização entre os presentes, através de um coffee break, fortalecendo laços, trocas e esperanças. prestação de contas da AACRRI vai muito além dos números: é um testemunho vivo de resistência, inclusão e transformação social impulsionado pelas mãos que reciclam e por todos e todas que estiveram presentes, ajudando a construir, diariamente, uma cidade mais justa, solidária e sustentável.

ITABUNA CELEBRA 115 ANOS DE PROGRESSO, DESENVOLVIMENTO E AVANÇOS COM SUA GENTE

Nesta segunda-feira, dia 28, Dia da Cidade, Itabuna celebra com sua gente 115 anos de progresso, desenvolvimento e avanços na expansão urbana, infraestrutura, saneamento e na prestação de serviços, com destaque para as áreas de educação e saúde.

A programação festiva no feriado municipal se inicia às 9 horas com a celebração de Missa em Ação de Graças na Catedral de São José, oficiada pelo bispo diocesano Dom Jailton de Oliveira Lino, contando com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD), que estará acompanhado da primeira-dama Andrea Castro, deputados federais e estaduais, secretários municipais, líderes empresariais e comunitários e convidados.

Pela programação oficial, às 11 horas, na Avenida Ibicaraí, Nova Itabuna (próximo à AFYA), haverá a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), um presente para a cidade para a formação técnica e tecnológica de jovens e adultos. A nova unidade de ensino integra a etapa da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada em março de 2024 pelo Governo Federal.

Com área construída de mais de 6 mil metros quadrados, a nova unidade do IFBA contará com Pavilhão Administrativo e Pedagógico, 10 salas de aula, 7 laboratórios, quadra poliesportiva – vôlei, basquete, handball e futebol de salão -, e refeitório que inclui cozinha industrial completa.

Além de Itabuna, a Bahia contará com oito novos campi do IFBA que atualmente conta com 24 campi. Os novos campi serão construídos em Macaúbas, Poções e Salvador (no bairro de Cajazeiras), passando a contar com 28 unidades de ensino.

A programação prossegue às 15 horas com a assinatura de ordens de serviço para a construção da unidade de saúde dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, autorização para editais de licitação da revitalização da Avenida Amélia Amado e do parque linear. A solenidade acontece nas obras e serviços do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPs IA) na Rua Laurinda Fontes, centro, proximidades da agência executiva do INSS.

Às 16 horas, na travessa Santa Rita, no Bairro Califórnia, haverá a entrega da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, enquanto às 19h30min, festa em comemoração ao aniversário da cidade na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, com os cantores Rian & Girotto, Calcinha Preta, Pablo e Sammbe Vip.

Na terça-feira, dia 29, a programação festiva prossegue com o seminário: “A Expansão da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da Educação Profissional no Brasil”, no auditório da UNEX, promovido pela Reitoria do IFBA e a Prefeitura de Itabuna, das 1h às 19h. O evento é aberto à sociedade civil, representantes de movimentos sociais, empresários, políticos e estudantes (a partir de 16 anos).

CULTO DE GRATIDÃO

No domingo, dia 27, a programação teve a realização de Culto de Gratidão pelos 115 anos de Itabuna no templo da Igreja Batista Teosópolis, no Bairro da Conceição, com a participação do prefeito Augusto Castro, vice-prefeito e secretário de Planejamento, Josué Brandão Júnior, secretários municipais, vereadores e convidados.

Na véspera do dia da Cidada, houve a realização da Corrida da Rota 30 Anos, na Avenida Mário Padre, com a entrega de premiação aos vencedores do evento, que teve 1.500 participantes; às 9 horas, entrega da 2ª etapa da Orla-Beira, cuja Praça Rio Cachoeira foi requalificada, e de três viaturas para a Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), no estacionamento da Câmara Municipal de Vereadores. Também aconteceu o show com Rubinho.

A programação oficial comemorativa dos 115 anos de Itabuna foi aberta na sexta-feira passada, dia 25, com a assinatura pelo prefeito Augusto Castro (PSD) de ordens de serviço para extensão de redes de água pela EMASA beneficiando as comunidades rurais Roça do Povo, Horteiros, Alemita, Agrafam e Bela Flor e da autorização de processo licitatório para a 3ª etapa do Projeto Mais Água para a Cidade que atenderá a região do Califórnia.

Além disso, na mesma solenidade na Avenida Amélia Amado, às margens do Rio Cachoeira, houve a entrega de um projeto artístico intitulado “Mural Grapiúna”, com 102,05 metros quadrados que reveste o muro da Estação Elevatória de Esgoto (EEE – 5) da EMASA, e a entrega da revitalização do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, na Praça da Bandeira, centro que ganhou novo parque infantil, playground mini campo de futebol, climatização de 12 salas de aula e nova pintura na fachada.

No sábado, dia 26, no Jardim Grapiúna, aconteceu a entrega das novas instalações do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a assinatura da ordem de serviço para a construção da Praça da EMASA, na Rua Zildolina, no Mangabinha, e a entrega do anexo da Escola Luiz Viana Filho, no Bairro Santo Antônio.

LÉO DE NECO PRESTIGIA LANÇAMENTO DO PLANO SAFRA E REFORÇA APOIO AO HOMEM E À MULHER DO CAMPO

 

Léo de Neco participou do lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, reafirmando seu compromisso com quem vive e produz no campo. O plano traz um investimento recorde de R$ 516,2 bilhões, sendo R$ 69,1 bilhões voltados para o fortalecimento da agricultura familiar.

Para Léo, o campo é parte essencial do desenvolvimento da Bahia. “A agricultura familiar é a base da nossa economia rural e precisa de incentivo para continuar crescendo. Parabenizo o governador Jerônimo e o Governo do Estado por esse importante avanço”, declarou.

O novo Plano Safra garante recursos para custeio, comercialização e investimento, impulsionando a produção agrícola, gerando emprego e renda, e promovendo desenvolvimento sustentável em todo o estado.

Com atuação firme na defesa das políticas públicas para o campo, Léo de Neco segue ao lado dos agricultores e agricultoras, lutando por mais oportunidades, inclusão produtiva e uma Bahia mais justa para todos.

JUSSARI: MORRE EX-VEREADOR OLINTO VALETE, AOS 81 ANOS

Faleceu na manhã deste sábado (26), aos 81 anos, o ex-vereador Olinto Ninck Valete, que estava internado no Hospital de Base, em Itabuna.

Olinto enfrentava problemas de saúde há mais de 15 anos, desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Durante esse período, recebeu cuidados dedicados de sua filha caçula, Flávia Valete, que abdicou da própria rotina para acompanhá-lo integralmente.

Figura importante na história política de Jussari, Olinto teve papel de destaque no processo de emancipação do município, em 1984, e foi eleito para a primeira composição da Câmara Municipal.

Viúvo, deixa cinco filhos, entre eles o ex-prefeito de Jussari, Antônio Valete.

O velório será realizado no SAF, em Itabuna.

ITAPITANGA: AVALIAÇÃO POSITIVA MARCA OS PRIMEIROS SEIS MESES DA GESTÃO DE GLIS DÓREA

 

 

A gestão da prefeita Glis Dórea em Itapitanga completa seis meses com avaliação amplamente positiva pela população. Segundo pesquisa realizada pela Ontime, no dia 10 de julho deste ano, 80% dos entrevistados classificaram a administração como “ótima” ou “boa”, e 81% consideram o trabalho da prefeita “excelente” ou “bom”. A confiança da população na atual gestão também é expressiva: 85,4% afirmaram confiar na prefeitura.

A pesquisa ouviu moradores da sede e do distrito de Cafundó, contemplando diferentes faixas etárias e bairros. Além da avaliação geral, o levantamento destacou como pontos fortes da gestão a saúde, a educação e a realização de eventos culturais e esportivos.

Entre as áreas que mais demandam atenção, a população apontou a geração de empregos, infraestrutura urbana e rural, saneamento básico e segurança pública. Ainda assim, o sentimento da maioria dos moradores é de confiança e esperança no futuro da cidade.

Glis Dórea 

É a primeira mulher eleita prefeita de Itapitanga. Aos 38 anos, é formada em Administração, especialista em Gestão Pública, e vem conduzindo uma gestão marcada pela escuta popular, responsabilidade fiscal e investimentos nas áreas essenciais para o desenvolvimento do município.

ITAPÉ: ENTRONCAMENTO SE PREPARA PARA A GRANDE FESTA DE SÃO PEDRO 2025

Muito forró, alegria e geração de renda é o que promete o EntroncaPedro, uma dos eventos com maiores atrações dos últimos anos no Entroncamento de Itapé. O São Pedro acontece neste final de semana — sábado (26) e domingo (27) de julho — e integra o calendário oficial de atividades culturais promovidas pelo município.

A realização é da Prefeitura de Itapé, por meio da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo, oficializado pelo Prefeito Reinaldo das Batatas.

A festa será realizada na praça principal do Entroncamento, com grande estrutura, segurança e áreas destinadas ao comércio local.

Grandes atrações estão confirmadas. Confira a grade:

  • Jaldo Sem Retoque

  • Kaio Oliveira

  • Sinho Ferrary

  • Xamego a Mais

  • Banda Caxangá

  • Cristal Som

  • Luiz Andreoli

  • Xote Apimentado

  • Vem com a Tia

Cantor Sinho Ferrary é atração confirmada

O prefeito Reinaldo também confirmou, na manhã desta sexta-feira, a participação no evento do cantor Sinho Ferrary. O artista reforça o peso cultural da festividade muito aguardado pela comunidade.

O EntroncaPedro é mais uma esforço da gestão do prefeito Reinaldo das Batatas visando oferecer lazer e entretenimento à comunidade e visitantes, fortalecendo a identidade cultural de Itapé.

COARACI REALIZA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

A Prefeitura de Coaraci, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizou com grande êxito, no dia 25 de julho, a 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento foi marcado por um forte engajamento popular e pela construção coletiva de propostas voltadas à valorização, proteção e fortalecimento da mulher coaraciense

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, a conferência reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e lideranças comunitárias em um importante espaço de escuta e diálogo. Durante a programação, foram discutidas pautas como enfrentamento à violência, empoderamento feminino e acesso a direitos essenciais.

A secretária Rúbia Soraia, que está à frente da primeira Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da história de Coaraci, destacou a importância histórica do momento: “Foi um dia de mobilização, aprendizado e união. A conferência reafirma o nosso compromisso com políticas públicas efetivas e com o bem viver das mulheres de Coaraci”.

A iniciativa integra o esforço da gestão do prefeito Miltinho do Axé em promover igualdade, inclusão e respeito à diversidade de gênero no município.

ITARANTIM: POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO “TRÊS PONTAS” CONTRA O TRÁFICO E HOMICÍDIOS

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (25), a Operação Três Pontas no município de Itarantim, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e os homicídios decorrentes da disputa entre facções criminosas atuantes na região. A ação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Itarantim, com o apoio da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga).

Durante a operação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Além disso, uma terceira pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de munições, totalizando três presos — entre eles, um suspeito de envolvimento direto em homicídios investigados pela Polícia Civil.

Entre os materiais apreendidos estão:

• 01 carregador de pistola prolongado;
• 60 munições no total, sendo 39 de calibre .380, 17 de 9 mm, 04 de .38;
• 03 estojos deflagrados de calibre .380;
• 01 veículo de procedência duvidosa;
• 08 aparelhos celulares.

Cerca de 40 policiais civis participaram da operação, que segue em andamento com diligências para localizar e capturar outros envolvidos que seguem foragidos.

Segundo a Polícia Civil, a Operação Três Pontas representa mais um passo no enfrentamento ao crime organizado na região e reforça o compromisso da instituição com a segurança da população de Itarantim.

ITACARÉ REPRESENTA A BAHIA EM EVENTO NACIONAL DO SEBRAE COM DESTAQUE PARA O PROGRAMA LIXÃO NUNCA MAIS

O município de Itacaré foi destaque no evento nacional Transformar Juntos, promovido pelo Sebrae em Brasília, ao representar o Estado da Bahia na área de gestão de resíduos sólidos. O reconhecimento veio através da apresentação do Programa Lixão Nunca Mais, considerado uma das melhores experiências exitosas do país no fechamento de lixões.

A iniciativa itacareense foi apresentada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Luedy, durante um painel técnico que reuniu experiências de quatro estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Ceará e Piauí. O programa se destacou por suas ações estruturantes, impacto ambiental positivo e resultados concretos desde sua implantação.

A comitiva de Itacaré no evento contou com a presença do prefeito Nego de Saronga, do secretário de Turismo Marcos Japu e do secretário de Comunicação Albert Queiroz. Para o prefeito, o reconhecimento nacional é reflexo de um trabalho sério e contínuo em prol da sustentabilidade no município.

VICE-REITOR DA UESC, MAURÍCIO MOREAU, RECEBE ESTUDANTES DE MEDICINA

anuncia seleção para novos docentes autorizada pelo Governo do Estado

O vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Maurício Moreau, reuniu-se na tarde de quinta-feira (24 de julho) com representantes dos estudantes do curso de Medicina. Durante o encontro, anunciou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), autorizou a abertura de processo seletivo simplificado, via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para contratação emergencial de quatro professores.

As vagas atendem à necessidade imediata do curso, após o afastamento de quatro docentes no final de maio. A situação foi debatida em reunião realizada no dia 6 de junho, com a presença do reitor Alessandro Fernandes, professores, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e representantes estudantis. Na ocasião, a Universidade solicitou oficialmente à Secretaria da Educação do Estado (SEC) a reposição do quadro docente.

Na última quarta-feira (23 de julho), a Saeb aprovou a demanda e encaminhou os trâmites para a publicação do edital. O vice-reitor ressaltou que todas as solicitações dos estudantes são legítimas e estão sendo tratadas com a devida atenção pela gestão universitária.

O reitor Alessandro Fernandes, que se encontra em viagem, deverá se reunir com docentes e discentes do curso na próxima terça-feira (29) para apresentar os encaminhamentos adotados.

Segundo o professor Moreau, a administração da Uesc tem se empenhado para garantir a qualidade dos 40 cursos de graduação e dos 58 programas de pós-graduação, lato e stricto sensu, buscando sempre avaliações positivas. Ao final, agradeceu aos estudantes pela postura respeitosa e democrática nas manifestações realizadas.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia