ITAJU DO COLÔNIA: DEPUTADO PAULO MAGALHÃES ASSEGURA QUASE R$2 MILHÕES PARA INVESTIMENTOS

O município de Itaju do Colônia acaba de conquistar importantes recursos para obras e serviços essenciais. Atendendo a um pedido do prefeito Elder Fontes, o deputado federal Paulo Magalhães assegurou quase R$2 milhões em investimentos para a cidade.
Serão destinados R$1.200.000,00 para a pavimentação de ruas, o que permitirá a realização de obras de calçamento e asfaltamento em diversos bairros, promovendo mais mobilidade e qualidade de vida para a população. Além disso, foram garantidos mais R$400.000,00 para o custeio da saúde, reforçando a estrutura de atendimento às famílias itajuenses.
O prefeito Elder Fontes agradeceu ao deputado e reafirmou a parceria com o parlamentar, que já tem sido um importante aliado do município:
“O deputado Paulo Magalhães tem sido um grande parceiro do povo de Itaju do Colônia. Esses recursos chegam em boa hora e vão permitir novas obras de infraestrutura e o fortalecimento da nossa saúde pública. Nosso agradecimento por todo o empenho e por sempre atender aos nossos pedidos com atenção e compromisso.”, declarou o prefeito.
A gestão segue trabalhando para garantir mais investimentos e melhorias para toda a população de Itaju do Colônia.
CVR COSTA DO CACAU PROMOVE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES

Durante o mês de julho, a CVR Costa do Cacau, empresa responsável pelo armazenamento de resíduos no Sul da Bahia, promoveu uma série de ações de educação ambiental em escolas da região, beneficiando diretamente 380 crianças. As atividades tiveram como foco a conscientização sobre a destinação correta dos resíduos, a importância da coleta seletiva e o papel de cada cidadão na construção de um futuro mais sustentável.
Em São José da Vitória, foi realizada uma roda de conversa com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Cristo Redentor, sobre os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os desafios do descarte irregular. A atividade fez parte de uma agenda mais ampla de aproximação com o município, que está em fase de fechamento de parceria com a CVR para iniciar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos, cumprindo assim as diretrizes legais e ambientais exigidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos-Planares.
Outra ação ocorreu na Escola Iolanda Pires – Sítio V, em Itabuna. Em parceria com a equipe da Biosanear, os alunos do 5º ano participaram da última etapa do projeto “Arte e Meio Ambiente”, idealizado por Angelica Tomassini, especialista socioambiental da CVR Costa do Cacau.
“Integrando arte e meio ambiente, queremos que os estudantes sejam protagonistas das mudanças, e se sentam parte integrante da nossa sociedade”, afirma Angelica.
O projeto tem como objetivo promover a conscientização ambiental por meio da arte e da ação prática. Após participarem de oficinas teóricas, as crianças colocaram a mão na massa com a pintura de pneus, produção de placas educativas e o plantio de mudas frutíferas nativas da região.
Esses materiais são utilizados para requalificar pontos viciados de descarte irregular de resíduos, transformando esses espaços em áreas limpas, bonitas e educativas. O local da ação, que anteriormente era usado para o descarte inadequado de lixo, foi completamente limpo e revitalizado com a participação ativa dos alunos, que aprenderam, na prática, sobre cidadania, preservação ambiental e o cuidado com o território em que vivem.
PARCERIAS COM MUNICÍPIOS
A agenda de julho contou ainda com uma visita à Escola Arco-Íris, em Itabuna, aconteceu uma palestra sobre educação ambiental, um momento de troca e aprendizado: as crianças demonstraram grande interesse, fizeram perguntas e se engajaram nas atividades, compreendendo o impacto positivo que pequenas atitudes podem gerar no planeta.
“Nossa missão vai muito além do recebimento de resíduos. Queremos ser agentes de transformação, promovendo a educação ambiental e construindo parcerias sólidas com os municípios”, destacou Angelica.
As ações fazem parte do programa socioambiental da CVR, que segue contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e para o avanço das cidades rumo a uma gestão de resíduos sólida, eficiente e comprometida com o meio ambiente.
Gestores de escolas públicas ou privadas que desejem receber a equipe de CVR Costa do Cacau para realização de atividades podem entrar em contato através do email educacaoambiental@cvrcostadocacau.com.br
ITABUNA: PREFEITURA INICIA A 2ª ETAPA DE CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO VIÁRIO DA AVENIDA PRINCESA ISABEL
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), deu início nesta segunda-feira, dia 4, à 2ª etapa das obras e serviços de construção do complexo viário da Avenida Princesa Isabel, o que inclui a construção de um viaduto sobre a atual rotatória. Por isso, árvores exóticas e poucas espécies da Mata Atlântica foram removidas.
A secretária Sônia Fontes, acompanhada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, visitou o canteiro e disse que “agora vamos sentir a complexidade da obra que vai resolver os problemas de um grande gargalo de mobilidade urbana”.
“Os grandes vetores de crescimento da cidade estão na região do São Caetano, onde novas avenidas serão abertas e a integração urbana passa pelas radiais, como Princesa Isabel e Manoel Chaves, coletoras de tráfego. O projeto em si teve início pelo lado esquerdo da avenida, com a recuperação da rede de drenagem. Agora, estamos no lado oposto com a etapa dois, com a construção de nova via. No futuro teremos quatro novas pistas para ordenar o tráfego que vem do viaduto e de parte da rotatória, com nova ciclovia”, explicou.
“Por isso, temos que ocupar essa área verde em que vamos relocar a linha de postes com a Neoenergia Coelba para surgir a grande avenida que complementa o sistema viário. A ideia é dividir o tráfego de veículos, pondo fim às retenções e engarrafamentos e transtornos. Fizemos o planejamento com a empresa Coesa em conjunto com os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo”, disse.
Com relação à supressão da vegetação, a secretária Sônia Fontes informou que finalmente foram liberadas as licenças ambientais que permitiram o início desta etapa. “Vamos remover as árvores fazendo a compensação de cinco mudas para cada árvore exótica e 10 unidades quando forem espécies nativas de acordo com a determinação do Instituto do Meio Ambiente (INEMA) e da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente para a compensação”, acrescentou.
Mais adiante, a secretária revelou que foram muitos os diálogos com a comunidade do Banco Raso. “Com relação a isso, uma das compensações será a construção de uma praça, com parque infantil, praça de alimentação e academia, junto com a associação e instituições ligadas ao candomblé vamos fazer uma homenagem ao Zumbi dos Palmares. Por isso, estamos remanejando para lá o monumento em homenagem aos 300 anos”, afirmou.
A titular da SIURB revelou também que nesta quarta-feira, dia 6, às 17 horas, acontecerá uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores para mostrar para a comunidade todo o projeto do complexo viário e do viaduto, da nova ponte e das novas ligações da cidade com a BA-649 e BR-415, as recompensas ambientais destas obras e tudo sobre a mobilidade urbana do Programa Itabuna 2030.
ITAPÉ DÁ INÍCIO À COPA DO PESCADOR E REAFIRMA FORÇA DO ESPORTE NO MUNICÍPIO

Com total apoio da Prefeitura de Itapé, teve início mais uma grande ação esportiva no município: a Copa do Pescador
O campeonato reúne 16 equipes — sendo 8 times dos bairros de Itapé e 8 da categoria Sub-18 de cidades da região — com o objetivo de promover integração, inclusão social e oferecer lazer para toda a comunidade.
A abertura oficial foi realizada nesse domingo, 3 de agosto, no Estádio Municipal, e contou com a presença do prefeito Reinaldo das Batatas, da primeira-dama e presidente da Câmara, Ive de Reinaldo, além dos organizadores Eduardo de Badalo e equipe, José Roberto e Calango da Ótica, responsáveis pela coordenação da competição.
Com a final da Copa prevista para o dia 5 de outubro, a rodada de estreia teve três jogos:
•Jogo 1: Estiva 1 x 0 Associação
•Jogo 2 (Sub-18): Epitácio Martins (Entroncamento) 4 x 1 Colônia
•Jogo 3: Entroncamento 4 x 0 Cascalheira
O Transporte gratuito para atletas e moradores, bem como entrega do Troféu Craque do Jogo – que premia o melhor jogador de cada partida – são outras importantes iniciativas em apoio ao evento.
A Copa dos Pescador reforça ainda o papel da Prefeitura de Itapé no apoio a iniciativas que promovem cidadania, saúde, integração comunitária e valorização do esporte como política pública.
“Nosso compromisso é seguir apoiando o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social. Ver todos aqui reunidos em um campeonato como esse mostra que estamos no caminho certo.”, declarou o prefeito Reinaldo das Batatas.
ITAPETINGA: PREFEITURA APOIA SEGUNDA EDIÇÃO DA FLITA E FOMENTA CULTURA, ARTE E LITERATURA

A segunda edição da sua Feira Literária já começou. Entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, na Praça Dairy Valley, os amantes da cultura terão mais uma oportunidade de reunirem-se e celebrarem a importância dos livros, da arte e da literatura.
Feira de artesanato, oficinas, rodas de conversas, lançamentos de livros, apresentações musicais, de danças e artísticas, contações de histórias e apresentações de circo compõe uma grade de atividades variadas. “Queremos proporcionar um ambiente literário, cultural e de vivências formativas que muitas pessoas ainda não tiveram acesso. A feira literária se torna um ambiente propício para a promoção do hábito de leitura, incentivando o acesso a diferentes gêneros e estilos, além de criar um diálogo enriquecedor entre escritores e seu público”, explicou Sibelle Nery, organizadora da Flita.
De acordo com o prefeito, Eduardo Hagge, “ao destacar a riqueza cultural e a expressão artística por meio da leitura, as feiras literárias desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade mais educada e crítica. E foi justamente por reconhecer a importância do evento, que a prefeitura de Itapetinga não mediu esforços para oferecer uma estrutura que acolhesse toda a programação e oferecesse conforto aos nossos visitantes”, disse Eduardo ao desejar sucesso à feira.
CARAVELAS: PREFEITO ADAUTO ESTARIA AVALIANDO ROMPER COM GRUPO DE JERÔNIMO

O clima azedou de vez entre o prefeito de Caravelas, Dr. Adauto, e o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo fontes ouvidas pela coluna, o chefe do Executivo municipal está muito próximo de romper politicamente com o governador, após meses de descaso, silêncio e falta de retorno do Governo do Estado.
A situação já ultrapassou os bastidores. Projetos paralisados, demandas ignoradas e nenhum sinal de investimento estadual no município acenderam o alerta no gabinete de Dr. Adauto, que, sem apoio institucional, se vê forçado a buscar novos caminhos políticos para garantir recursos e manter a cidade funcionando.
A tensão se agravou após os embates com o ex-prefeito Silvio Ramalho, que deixou a prefeitura sob duras críticas. Dr. Adauto afirma ter herdado uma cidade à beira do colapso: salários atrasados, frota sucateada, farmácia sem remédio e mais de R$ 10 milhões em dívidas. Silvio, por sua vez, rebateu com vídeos e extratos, alegando que deixou as contas equilibradas.
Mas enquanto o duelo entre ex e atual prefeito segue quente, o que realmente preocupa é o abandono do Governo do Estado. A prefeitura suspendeu o envio de novos projetos ao Estado, e a sensação nos bastidores é de que Caravelas virou paisagem no retrovisor do governo petista.
O Extremo Sul da Bahia segue como uma das regiões mais promissoras do estado — com força no turismo, na pesca, na agricultura — mas sem articulação política à altura. E Caravelas, agora, caminha para se tornar símbolo do esgotamento dessa relação entre prefeituras e um governo estadual que, nos bastidores, parece tratar aliados como descartáveis.
Com a aproximação das eleições, Dr. Adauto deve mesmo romper com Jerônimo, e já há conversas em curso com grupos que garantam o que a cidade precisa: respeito, parceria e recursos.
Como dizem por lá: Caravelas cansou de esperar. E quem tem voto, não aceita só promessa.
POTIRAGUÁ: PROJETO “FAZENDO UMA CRIANÇA FELIZ” REALIZA AÇÃO NO DISTRITO

Neste sábado (02), o projeto Fazendo uma Criança Feliz realizou mais uma ação solidária, desta vez no distrito de Itaimbé, onde foram entregues bolsas personalizadas e bolas para as crianças da comunidade. A iniciativa contou com o apoio da escolinha de futebol local, coordenada pelo professor Antônio.
Idealizado por Jorge Coelho, o projeto já atua há vários anos promovendo ações simples, mas de grande impacto, voltadas à valorização da infância. Além de atender comunidades do município, a iniciativa também alcança cidades vizinhas, como Buerarema.
Com foco em gerar momentos de alegria, incentivo ao esporte e fortalecimento dos laços comunitários, o projeto reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente mais acolhedor para as novas gerações.
A entrega em Itaimbé se soma a outras já realizadas pelo projeto, que segue presente onde há necessidade, promovendo solidariedade e esperança.
O “Fazendo uma Criança Feliz” é uma ação social que merece reconhecimento e apoio, por sua contribuição direta na vida de tantas crianças.
ITAJU DO COLÔNIA: PREFEITURA INVESTE NA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS

A Prefeitura de Itaju do Colônia iniciou um amplo trabalho de recuperação das estradas vicinais do município. A ação faz parte de um projeto elaborado pelo prefeito Elder Fontes, que designou o vice-prefeito Juscelino Pires para coordenar de perto a execução dos serviços, com apoio direto da Secretaria Municipal de Infraestrutura, liderada pelo secretário Lú Pinto.
As obras já estão em andamento em diversas localidades da zona rural e têm recebido elogios dos moradores pela qualidade e agilidade dos serviços. A recuperação das estradas é fundamental para melhorar a mobilidade das famílias que vivem no campo, além de facilitar o escoamento da produção agrícola e pecuária de Itaju do Colônia e de toda a região.
O prefeito Elder Fontes reforçou o compromisso com a população rural e destacou que a iniciativa atende a uma demanda antiga das comunidades:
“Estamos cumprindo mais um dos compromissos assumidos em campanha com os moradores da zona rural. Investir na melhoria das estradas é valorizar o trabalhador do campo e fortalecer a economia local”, afirmou o prefeito.
A gestão municipal segue empenhada em garantir mais infraestrutura, acessibilidade e desenvolvimento para todas as regiões de Itaju do Colônia.
IBIRAPITANGA: PREFEITO DIZ QUE GESTÃO É INSPIRADA EM LÉO DE NECO E DECLARA: “SERÁ UM GRANDE DEPUTADO DA BAHIA!”




































