WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ITAJUIPE: PREFEITO LÉO DA CAPOEIRA E DEPUTADO NETO CARLETTO CELEBRAM 20 CASAS POPULARES PARA ITAJUÍPE

O município de Itajuípe foi contemplado com a construção de 20 novas unidades habitacionais, por meio do Novo PAC, Seleção Minha Casa, Minha vida, fruto da iniciativa do Deputado Federal Neto Carletto.

A iniciativa visa garantir moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo mais qualidade de vida e segurança para os beneficiários.

As novas casas serão construídas seguindo padrões de conforto e acessibilidade, atendendo às exigências do Programa Federal.

Na última semana, o Deputado Neto Carletto e o Prefeito Léo da Capoeira já haviam anunciado emenda no valor de R$ 600.000,00 em pavimentação asfáltica, fruto de destinação do parlamentar ao município.

Com mais uma ação voltada à Itajuípe, Neto legitima sua missão em contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da população, destacando que “Essa conquista é reflexo do nosso compromisso e do Prefeito Léo da Capoeira com a melhoria na qualidade de vida da população.”. Na ocasião, agradeceu ao Presidente Lula, ao Ministro da Casa Civil Rui Costa e ao Governador Jerônimo Rodrigues.

Cabe ressaltar que recentemente o município de Itajuípe foi contemplado com 70 casas populares através do Governador Jerônimo Rodrigues.

Com a construção dessas casas populares, a Prefeitura Municipal de Itajuípe, juntamente ao Governo Federal, Governo do Estado e Deputado Neto Carletto, reafirma seu compromisso com a promoção do direito à moradia, investindo em políticas públicas que transformam vidas e fortalecem o futuro da cidade.

ILHÉUS: PREFEITURA NOTIFICA COELBA E COMPANHIA INICIA REALOCAÇÃO DE POSTES NO MARCIANO

Ação busca viabilizar o início de obras de infraestrutura no local

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), notificou a Neoenergia Coelba para a realocação de dois postes localizados na Avenida João Alfredo Amorim de Almeida (Contorno), no Marciano, bairro Malhado. A medida busca viabilizar o início de obras de infraestrutura na via, que atualmente se encontram impossibilitadas devido à posição dos postes.

A solicitação já havia sido enviada anteriormente à companhia, com a última reiterada em 15 de julho de 2025. Nesta terça-feira, 12 de agosto, a Coelba iniciou o trabalho de remoção dos postes.

Com a liberação do trecho, a Seinfra poderá iniciar o serviço de asfaltamento previsto para o local, dando sequência ao cronograma de obras no município.

ITABUNA: VICE-PREFEITO JUNIOR BRANDÃO ASSUME SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL

O vice-prefeito de Itabuna, Junior Brandão (PV), assumiu nesta quarta-feira (14) a Secretaria de Promoção Social. A mudança ocorre após o afastamento do titular da pasta, José Trindade, que se retirou do cargo para tratamento de saúde.

Junior Brandão já comandou a secretaria em gestões anteriores, acumulando experiência na condução de programas sociais e no relacionamento com comunidades e instituições.

Com o retorno à pasta, a expectativa é de continuidade nas ações em andamento, além da implementação de novas estratégias voltadas à assistência social e ao fortalecimento das políticas públicas no município.

MAIQUINIQUE: JUSTIÇA BLOQUEIA MAIS DE R$ 8 MILHÕES DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF/FUNDEB

A Justiça Estadual determinou, em decisão liminar, o bloqueio imediato de mais de R$ 8 milhões referentes à segunda parcela dos precatórios do extinto FUNDEF, recebidos recentemente pelo município de Maiquinique, sob gestão da prefeita Valéria Ferreira Silveira Moreira.

A medida atende a Ação Popular ajuizada pelo advogado e ativista em controle social Dr. Rafael de Jesus, com objetivo de impedir que os recursos — de uso exclusivo na educação — sejam aplicados de forma irregular, como teria ocorrido, segundo a ação, com a primeira parcela recebida em 1º de março de 2024. Ao todo, as duas parcelas somam mais de R$ 19 milhões.

Irregularidades apontadas

O autor da ação afirma que não foi criado o Conselho Municipal Específico de Acompanhamento e Fiscalização dos recursos, como prevê a Lei nº 14.113/2020 (Nova Lei do FUNDEB), e que escolas municipais permanecem em estado precário, com destaque para o Colégio Municipal Nataniel Souza Silveira, interditado há mais de três anos por risco estrutural crítico.

Também é apontada a falta de transparência sobre o destino dos valores da primeira parcela, que não teriam sido aplicados em melhorias para a educação municipal.

Fundamentação da decisão

Na decisão, a magistrada destacou a “plausibilidade do direito e perigo de demora”, considerando que a liberação sem controle adequado poderia gerar “nova má aplicação” em prejuízo direto à educação básica e aos profissionais do magistério.

A liminar determina que o município crie, em até 20 dias, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, apresente demonstrativo detalhado do uso da primeira parcela e mantenha os valores bloqueados na instituição financeira até nova ordem judicial. O descumprimento poderá resultar em crime de desobediência e multa de até dez vezes o valor indevidamente usado.

Contexto

Os precatórios do FUNDEF resultam de ação contra a União para corrigir repasses feitos a menor ao fundo. Esses recursos devem ser aplicados exclusivamente na manutenção e desenvolvimento da educação básica e na valorização dos profissionais do magistério.

O bloqueio busca garantir que esse montante extraordinário seja efetivamente destinado à melhoria da educação em Maiquinique, diante do cenário de precariedade das unidades escolares no município.

PORTO SEGURO: TSE REJEITA RECURSO E PREFEITO DE PORTO SEGURO PODE TER MANDATO CASSADO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por unanimidade, os embargos apresentados pelo prefeito de Porto Seguro, no sul da Bahia, Jânio Natal (PL). A decisão aumenta as chances de cassação do mandato do gestor, que poderá resultar na realização de novas eleições no município.

A votação, conduzida pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, foi acompanhada pelos ministros Isabel Gallotti, Edilene Lôbo, Vera Lúcia Santana Araújo, Nunes Marques, André Mendonça e Antonio Carlos Ferreira. O julgamento ocorreu em sessão virtual no dia 7 de agosto.

O caso ainda pode ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que já firmou entendimento sobre a proibição de prefeitos itinerantes — situação que, segundo a acusação, se aplica a Jânio Natal.

Entenda o caso

Jânio Natal foi eleito prefeito de Belmonte em 2016, mas renunciou antes de assumir o cargo. Em 2020, venceu a eleição para prefeito de Porto Seguro e foi reeleito no último ano, sob acusação de tentar emendar um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pela legislação eleitoral.

Caso o STF mantenha a decisão do TSE, o município de Porto Seguro deverá realizar novo pleito para escolher o próximo chefe do Executivo.

EUNÁPOLIS: PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE SAÚDE EM GABIARRA COM FOCO EM PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA

Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, promoveu uma importante Ação de Saúde no distrito de Gabiarra, com o objetivo de levar atendimentos essenciais à população. A iniciativa foi realizada na Escola Municipal Dom Pedro II e contou com expressiva participação da comunidade.

Durante a ação, foram oferecidos serviços como atualização do cartão de vacinas, com aplicação de doses contra Influenza e Antitetânica, além da vacinação antirrábica, que imunizou 80 animais entre cães e gatos. Também foram realizados testes rápidos, ampliando o acesso a diagnósticos de forma ágil e preventiva.

As atividades educativas tiveram destaque com a realização de palestras sobre arboviroses e cuidados com a saúde bucal, direcionadas a alunos com idades entre 3 e 17 anos. A proposta é incentivar, desde cedo, práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses também esteve presente, orientando a população sobre posse responsável de animais e medidas de prevenção de zoonoses. A secretária municipal de Saúde, Lívia Souza, enfatizou a relevância da iniciativa: “Ações como essas são fundamentais para aproximar os serviços de saúde das comunidades, especialmente nas áreas mais distantes. Nosso compromisso é garantir acesso à prevenção, cuidado e informação, pilares de uma saúde pública mais eficiente”.

ITACARÉ: JUSTIÇA ELEITORAL CONDENA E REJEITA CONTAS DE DE CAMPANHA DE GUILHERME DA VILA BAIANA (UB) POR IRREGULARIDADE GRAVE

A Justiça Eleitoral da 198ª Zona de Uruçuca desaprovou as contas de campanha do candidato derrotado à Prefeitura de Itacaré em 2024, Guilherme da Vila Baiana do Partido União Brasil, e de seu vice, Joalison Conceição dos Santos. A decisão, assinada pelo juiz eleitoral Daniel Álvaro Ramos, determina a devolução de recursos ao Tesouro Nacional.

De acordo com a sentença, a chapa cometeu irregularidades graves, como ausência de extratos bancários completos, divergências entre valores declarados e movimentação real, notas fiscais inconsistentes ou sem validade jurídica, contratos de aluguel sem comprovação de propriedade e diferença entre valores declarados e pagos. Mesmo após serem intimados, os candidatos não sanaram as falhas.

O magistrado destacou que as irregularidades comprometeram a transparência e a fiscalização dos recursos, especialmente do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). A decisão segue os pareceres da área técnica e do Ministério Público Eleitoral.

IBIRAPITANGA CELEBRA O DIA DOS EVANGÉLICOS COM GRANDES ATRAÇÕES NOS DIAS 15 E 16 DE AGOSTO

Evento reunirá nomes consagrados da música gospel como Anderson Freire e Gerson Rufino, em programação promovida pelo COMPLEIB e Prefeitura

Nos dias 15 e 16 de agosto, a partir das 14h, na Praça Ivan Lima, a prefeitura de Ibirapitanga e o Conselho Municipal de Pastores e Líderes Evangélicos de Ibirapitanga (COMPLEIB) preparam um grande momento de celebração e fé, quando acontece o Dia dos Evangélicos. A programação atende à Lei Municipal nº 1624/2008, criada pelo então vereador e atual prefeito Jé Assunção, e promete reunir milhares de fiéis para momentos de louvor, adoração e comunhão.

Entre as atrações confirmadas, destaque para o cantor Anderson Freire, um dos maiores nomes da música gospel nacional, vencedor do Grammy Latino e autor de sucessos como “Raridade”, “Acalma o Meu Coração” e “Identidade”.

Também se apresenta Gerson Rufino, que é um dos cantores mais respeitados da música gospel brasileira. Sua voz e interpretação emocionante deram vida a sucessos como “Dia de Sol”, “Além das Aparências” e “Campanha de Oração”, que o tornaram querido em todo o país.

Completam a programação Átila Macedo, Rebeca Freitas, Forrozão Moria, Silvan Oliveira, Ryan Ribeiro e Júnior, além do momento especial de ministração com o Presbítero Bruno Souza.

O evento é gratuito e terá estrutura preparada para receber as famílias Ibirapitanguenses, reforçando com palavras de conforto espiritual e louvor a Deus. O Dia dos Evangélicos faz parte do calendário cultural e religioso de Ibirapitanga.

UBAITABA: PREFEITA GRACINHA FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR COM NOVOS INVESTIMENTOS E PROJETOS PARA COMUNIDADES RURAIS

A Prefeita Gracinha Viana reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento rural e a valorização do homem e da mulher do campo durante visita nesta segunda-feira, 11 de agosto de 2025, aos Assentamentos Caguinhos e Cachoeira Bonita. A agenda contou com a presença da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e de importantes parceiros que atuam na promoção da agricultura familiar.

O encontro foi marcado por anúncios significativos. Bernardino Alves Rocha, Coordenador da Bahiater, destacou a relevância do CAF Individual e do CAF Jurídico como ferramentas essenciais para garantir que agricultores tenham acesso às políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

Uma das grandes conquistas anunciadas veio por meio de Elias Jacob Neto, Supervisor Territorial da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), que confirmou a contemplação das comunidades com o Projeto Parceiros da Mata – iniciativa que incentiva o desenvolvimento sustentável e valoriza as comunidades rurais.

Também esteve presente Maciel Santana, Gerente do Terminal Pesqueiro de Ilhéus – Bahia Pesca, que apresentou as propostas aprovadas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os investimentos somam R$ 120 mil para o Assentamento Caguinhos e R$ 130 mil para o Assentamento Cachoeira Bonita, recursos que irão impulsionar a produção local e gerar mais renda para os agricultores familiares.

Ao final da visita, a Prefeita destacou que o desenvolvimento rural é prioridade de seu governo, reforçando que continuará buscando parcerias e investimentos para fortalecer a produção agrícola, garantir renda e melhorar a qualidade de vida de quem vive e trabalha no campo.

“Nosso compromisso é com uma agricultura mais forte, sustentável e que valorize o esforço de cada agricultor e agricultora. Estamos juntos para transformar a realidade do campo e levar mais oportunidades para todos”, afirmou Gracinha.

COLUNA “MEL DE CACAU COM VENENO POLÍTICO”

Mais uma edição da coluna “Mel de Cacau com Veneno político”, que tem como objetivo relatar alguns fatos da política do sul da Bahia.

• GARRAFÃO SAIU PERDENDO

Em Floresta Azul, o rompimento entre o ex-prefeito Garrafão e o atual prefeito Bambu deixou claro quem ficou com a vantagem inicial. A postura “coronelista” de atacar o prefeito na imprensa não caiu bem junto à população.

• GARRAFÃO SAIU PERDENDO – PARTE 2

Até 2028, Garrafão só tem para oferecer à população o famoso “ABC” (abraço, beijo e compromisso). Já o prefeito tem “tinta na caneta”, estrutura e empregos para movimentar a política e buscar a reeleição.

• PELADO NU COM A MÃO NO BOLSO

Nos grupos privados de WhatsApp de uma importante cidade do sul da Bahia, o assunto foi um secretário municipal que passou o fim de semana cantando “Pelado Nu Com a Mão No Bolso”. Depois do “vazamento”, dizem que ele pode escorregar no rodo.

• SOANE QUER REELEIÇÃO

A deputada estadual Soane Galvão está firme na ideia de disputar a reeleição em 2026. Com isso, o ex-prefeito Marão pode tentar vaga na Câmara Federal ou assumir a coordenação da campanha da esposa.

• MARÃO DERRETEU

Duas pesquisas realizadas em julho, em Ilhéus, mostraram que o ex-prefeito Marão perdeu força. A imagem desgastada dos últimos dois anos de gestão parece ter ficado marcada na memória do eleitorado.

• ACM NETO CONTINUA PERDENDO ALIADOS EM ITABUNA

Depois de perder Capitão Azevedo e Pancadinha, agora foi a vez do médico Isac Nery abandonar o barco. O apoio político de Neto em Itabuna está cada vez mais ralo, e o palanque começa a perder peso.
• SECRETÁRIA DE SAÚDE SUBIU NO TELHADO

Em Ilhéus, a titular da Saúde viu sua situação se complicar após o resultado de uma pesquisa interna. Fontes garantem que a exoneração não está descartada e pode ser questão de tempo.
• CLIMA TENSO ENTRE RODRIGO E EDUARDO

Em Itapetinga, a paz durou pouco. A guerra fria entre o prefeito Eduardo Hagge e o ex-prefeito Rodrigo Hagge voltou a esquentar nos bastidores da política local.
• O DILEMA DE RODRIGO

Rodrigo quer ser candidato a deputado estadual, mas sem o apoio do tio-prefeito a missão fica difícil. E, se resolver apoiar ACM Neto, aí é que o apoio some de vez.
• JABES COBRA A FATURA

O ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, quer a contrapartida pelo recuo na disputa pela prefeitura para apoiar Valderico. Ele pressiona ACM Neto para garantir o acordo que viabilizaria o apoio do governo de Valderico ao federal do PP.

• DOIS SECRETÁRIOS NA CORDA BAMBA

Nos bastidores do governo Augusto Castro, em Itabuna, a tensão aumentou: duas cadeiras no primeiro escalão estão balançando. Há também nomes do segundo escalão ameaçados. A caneta do prefeito está cheia de tinta e pronta para assinar exonerações.

• VEREADOR NO CONSELHO DE ÉTICA

Em Itapitanga, o vereador Dika Damasceno (PSD) pode perder o mandato por quebra de decoro parlamentar. Na última sessão, ele ofendeu um colega utilizando um monossílabo terminado em “u”. O caso será analisado pelo Conselho de Ética.

• CIGANOS À PROCURA DE DEPUTADO

Tem deputado fugindo de cigano como gato foge de cachorro. O motivo? Débitos de campanha que, segundo um ex-assessor, já passam de R$ 4 milhões.

• PREFEITO CHAMA OPOSIÇÃO DE “URUBUS”


O prefeito de Itarantim, Fábio Gusmão, foi às redes sociais e chamou a oposição de “urubus”. Pela postagem, ficou claro que o gestor anda irritado com o comportamento dos adversários políticos.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia