ILHÉUS: EX-PREFEITO MARÃO VAI ANUNCIAR SEU NOVO PARTIDO

O ex-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o Marão, pode ser oficializado na próxima segunda-feira (06) como novo filiado do Avante. O evento será realizado em Salvador e deve marcar a chegada de quadros importantes da política baiana, com foco na formação da chapa de candidatos a deputado estadual e federal para as eleições de 2026.
Marão governou Ilhéus entre 2017 e 2024 e é esposo da deputada estadual Soane Galvão, que também deve migrar para o Avante. O site apurou que o casal pretende anunciar em breve os rumos políticos para 2026.
Nos bastidores, há a possibilidade de Marão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), enquanto Soane abriria mão da reeleição para ceder espaço na composição partidária. A definição deve ser confirmada até o evento da próxima segunda-feira.
EUNÁPOLIS: PREFEITO ROBÉRIO OLIVEIRA VISTORIA OBRAS DE DRENAGEM EM BAIRRO

Nesta quarta-feira (01), o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), esteve vistoriando as obras de drenagem no bairro Alto da Boa Vista. Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Jonathan Cavalli, o gestor conferiu de perto o andamento dos serviços que antecedem a pavimentação da localidade.
O prefeito explicou que a prioridade foi iniciar pela drenagem para evitar problemas futuros.
“Determinamos que todo o trabalho de drenagem fosse feito primeiro, para que, quando chegarmos com a pavimentação, ela seja duradoura e traga mais qualidade de vida para os moradores. É um investimento pensando no presente e no futuro da nossa cidade”, destacou Robério.
Com a conclusão desta etapa, o bairro Alto da Boa Vista passará a receber a pavimentação, atendendo a uma demanda antiga da comunidade e garantindo melhores condições de mobilidade e infraestrutura para a população.
ILHÉUS: HOSPITAL MUNICIPAL SAGRADA FAMÍLIA COMPLETA 1 ANO DE CUIDADO, VIDA E ESPERANÇA

O Hospital Municipal Sagrada Família (HMSF) completou um ano de portas abertas! Uma data construída com dedicação, empenho coletivo e resultados que já transformaram a vida de muitas famílias. Desde sua abertura até hoje, a instituição consolidou-se como referência em saúde materno-infantil, combinando acolhimento humanizado com trabalho técnico e seguridade clínica.
Desde a sua inauguração, o Hospital Municipal Sagrada Família já realizou mais de 4.500 partos (entre partos normais e cesarianas). No dia 18 de setembro, o HMSF chegou a realizar 29 partos no mesmo dia, garantindo acompanhamento multidisciplinar para mães e recém-nascidos.
Outros marcos importantes para o hospital:
Mais de 67 mil atendimentos em pediatria;
Mais de 21 mil atendimentos em obstetrícia;
Mais de 2.000 internações pediátricas.
A UTI neonatal já acolheu mais de 370 recém-nascidos, proporcionando suporte intensivo e salvando vidas desde os primeiros momentos.
Cada conquista representa mais que um número, é uma história de superação, um sorriso recuperado e uma família amparada. O Hospital Municipal Sagrada Família celebra este primeiro ano com agradecimento aos profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos, equipe de apoio, e à comunidade pela confiança. A gestão municipal reafirma seu compromisso em seguir com a missão de ampliar o acesso, fortalecer a qualidade do atendimento e continuar oferecendo cuidado com carinho, respeito e excelência.
PORTO SEGURO: MANUTENÇÃO DE PONTOS DA ENTRADA DA CIDADE E ORLA NORTE ESTÃO EM ANDAMENTO E EMBELEZAM

Uma ação de manutenção, conservação e limpeza está sendo realizada pelo Departamento de Conservação Urbana, que segue com os serviços adiantados, dando um novo aspecto e melhorando o visual de quem chega a Porto Seguro.
Os trabalhos de pintura geral, pintura de meio-fio, limpeza, varrição, roçagem e poda tiveram início no Trevo da Rodoviária, se estenderam pela Ladeira, passaram pela Praça das Pitangueiras e agora avançam pela Orla Norte.
A Praça das Pitangueiras recebeu atenção especial, com nova pintura e melhorias visuais que a deixaram totalmente revitalizada e ainda mais agradável para moradores e visitantes. A ciclovia também está sendo pintada, ganhando um novo aspecto.
Segundo Luzinete Pinha, coordenadora da Conservação, os trabalhos já fazem diferença na paisagem, e a dedicação da equipe garante que cada área atendida seja entregue em melhores condições de uso e beleza. “Seguiremos com esse mutirão até a Barraca do Gaúcho e contamos com a colaboração da população para que nos ajudem a conservar os espaços públicos limpos e bem cuidados”, afirmou.
ILHÉUS: CTA REALIZA MANHÃ DE TESTAGEM RÁPIDA E PREVENÇÃO DE ISTS NO BAIRRO NELSON COSTA

Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, leva atendimento de saúde preventiva para a comunidade
A Praça da Mangueira, no bairro Nelson Costa, recebeu na manhã desta quarta-feira (1º) uma grande ação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus. A ação reuniu profissionais de saúde, estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e moradores da comunidade, oferecendo gratuitamente testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, além de orientação, encaminhamento médico e apoio psicológico.
De acordo com a enfermeira Adriane Cobucci, do CTA, a proposta é aproximar os serviços de saúde da população, facilitando o acesso e promovendo a prevenção. “Testar é uma das melhores formas de detectar precocemente as Infecções Sexualmente Transmissíveis. A partir do diagnóstico, é possível prevenir novas transmissões e iniciar o tratamento adequado”, destacou.
A iniciativa contou com a parceria da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Nelson Costa. Para a médica da unidade, Lorena Leahy, ações como essa fortalecem a atenção básica e ampliam o cuidado da população. “O bairro tem cerca de cinco mil habitantes, uma comunidade bastante ativa. Temos observado aumento nos casos de ISTs, por isso pensamos nessa ação. Além dos testes, estamos aferindo pressão, glicemia e orientando sobre doenças crônicas e cuidados com a saúde sexual. Aqui mesmo iniciamos o tratamento para quem recebe o resultado positivo, garantindo acolhimento imediato”, explicou.
Além da parte clínica, a ação também ofereceu suporte psicológico, fundamental para os momentos de diagnóstico. Estudantes de Psicologia e Medicina da UESC participaram do atendimento, auxiliando na realização dos testes e no acompanhamento dos pacientes. “Às vezes é difícil para a pessoa lidar com um resultado positivo. O apoio psicológico faz toda a diferença nesse momento”, completou Adriane do CTA.
A comunidade aprovou a iniciativa. O aposentado Antônio Correia da Silva elogiou a organização: “Gostei muito da ação e espero que continue acontecendo desse jeito.”
Já a dona de casa Zineide Santos aproveitou para realizar alguns testes: “Achei muito interessante. Vim participar e recomendo que outros moradores façam também”.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que seguirá realizando ações descentralizadas, levando saúde preventiva e inclusiva para diferentes bairros da cidade.
“JULGUE-ME SE FOR CAPAZ”: ESCRITORA LANÇA PRIMEIRO LIVRO INSPIRADO EM VIVÊNCIAS TRAUMÁTICAS

Transformar a dor em arte é um dos caminhos mais poderosos da escrita literária. Foi exatamente isso que fez a escritora Goretti Carneiro, que lança seu primeiro livro, a autobiografia “Julgue-me se for Capaz”, baseada em experiências pessoais marcadas por momentos traumáticos.
Engenheira Ambiental por formação, Goretti nasceu no semiárido da Bahia, em condições precárias, e foi vítima de abuso sexual na infância, cometido pelo irmão mais velho. Após ter sobrevivido a incontáveis situações de risco — inclusive de morte — a retomada dessas memórias, somada ao diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline, tornou-se combustível para uma jornada de superação diária, marcada pelo desejo de não mais provocar dor nem sofrimento.
Com uma escrita sensível e intensa, a autora mergulha em lembranças difíceis e, ao mesmo tempo, propõe reflexões sobre resiliência, superação e a força do autoconhecimento. O livro apresenta relatos ficcionais inspirados em episódios reais, revelando como a palavra pode se tornar uma ferramenta de cura e de conexão com outras pessoas que enfrentaram situações semelhantes.
“Escrever foi a forma que encontrei de dar novo sentido às dores que vivi. Quero que os leitores — especialmente mulheres diagnosticadas com o mesmo transtorno e que, muitas vezes, sequer percebem isso — entendam a importância do autoconhecimento, do auto perdão e da autossuperação. Mais do que tudo, quero que saibam que não estão sozinhos em suas batalhas”, destaca a escritora.
O lançamento de “Julgue-me se for Capaz” acontece no dia 3 de outubro, no Badauê, em Ilhéus, no sul da Bahia, e marca o início de uma trajetória literária que promete impactar e emocionar.
IBIRATAIA CONFIRMA PRESENÇA NO FEST CONTAS 2025

Município será representado no festival literário regional, fortalecendo laços culturais com cidades vizinhas
Nesta terça-feira (1º), o Secretário de Cultura e Turismo de Ibirataia, Silvio Brandão, recebeu os produtores do Fest Contas – Festival Literário do Médio Rio das Contas, Fagner Alves e Rafhael Andrade.
Durante a visita, foi feito o convite para que Ibirataia participe oficialmente da programação do evento, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de outubro, em Ipiaú. O secretário confirmou a presença do município, destacando o compromisso com a cultura, a literatura e o intercâmbio regional. A iniciativa fortalece a integração entre cidades e amplia a visibilidade das produções culturais do território.
VISTA DO VALE APRESENTA NOVA GESTÃO E PORTFÓLIO DE RAÇÕES EM EVENTO COM PRODUTORES DA REGIÃO
Na noite desta terça-feira (30), a Vista do Vale reuniu produtores rurais e parceiros no restaurante Los Pampas, em Itabuna, para apresentar oficialmente sua nova gestão e o portfólio de rações para bovinos de corte e leite.
A Vista do Vale é uma empresa de nutrição animal, especializada na produção de rações e suplementos para gado de corte e de leite. A fábrica, considerada a mais moderna do sul da Bahia, está localizada em Buerarema e integra o grupo Brasil Nutri Ambiental.
O CEO Robson Miranda destacou sua trajetória empreendedora, vinculada à Brasil Nutri Ambiental, e relembrou sua ligação familiar com o agronegócio. Ele ressaltou que a fábrica é equipada com tecnologia de ponta, operação automatizada e máquinas de última geração, assegurando precisão e homogeneidade na produção.
Segundo Miranda, a atuação da Vista do Vale seguirá sustentada em quatro pilares: tecnologia, qualidade dos insumos, precisão e logística eficiente, garantindo confiança e parceria sólida junto aos clientes.
O zootecnista Eduardo Livramento, responsável técnico, apresentou o portfólio de produtos e ressaltou a importância da suplementação animal, mostrando resultados expressivos já alcançados em propriedades que utilizam o manejo adequado.
Outro destaque foi a implantação de um laboratório próprio, que assegura o monitoramento contínuo da composição das rações, garantindo que cada produto entregue ao mercado seja 100% confiável e alinhado à tabela nutricional.
Comprometida com a responsabilidade socioambiental, a Vista do Vale também apresentou seu selo verde, resultado de práticas como coleta seletiva, aterro zero e processos sustentáveis em toda a operação.
O encontro foi finalizado com um jantar de confraternização, marcado por entusiasmo e pela expectativa de fortalecimento das parcerias e da utilização das rações da empresa nos rebanhos da região.
ITAPETINGA: MORRE EX-DEPUTADO E EX-PREFEITO MICHEL HAGGE

Nesta quarta-feira (01), faleceu o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hagge (MDB), aos 97 anos. Ele estava internado em Vitória da Conquista desde o último dia 21 de setembro.
Figura histórica da política baiana, Michel Hagge governou Itapetinga por três mandatos. Sua trajetória consolidou uma forte presença da família na vida pública do município. Seu neto, Rodrigo Hagge, foi prefeito entre 2017 e 2024, e atualmente seu filho, Eduardo Hagge, ocupa o cargo de chefe do Executivo municipal. Ele foi eleito deputado por duas vezes.
O falecimento encerra um ciclo de liderança marcado por quase sete décadas de atuação política, deixando um legado de influência e representatividade na região.
ITABUNA: USO INDEVIDO DA FONTE LUMINOSA E DE ENERGIA NA PRAÇA CAUSA DANOS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO






































