WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

BAHIA: DEPUTADO BINHO GALINHA É ALVO DE OPERAÇÃO CONTRA JOGO DO BICHO EM FEIRA DE SANTANA E SALVADOR; PF BLOQUEIA R$ 9 MILHÕES

Segundo o site parceiro Bahia Noticias, A Polícia Federal, a Receita Federal, o Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e a Força Correcional Especial Integrada (Force/Coger/SSP-BA) deflagraram, nesta quarta-feira (1º), a Operação Estado Anômico. O deputado estadual Binho Galinha, um dos alvos da operação, ainda não foi localizado e já é considerado foragido.

Durante a operação, mulher e filho do deputado foram presos preventivamente. Não somente os membros da família, mas também quatro policiais militares encarregados da proteção do parlamentar foram presos. Outro investigado, além de Binho Galinho, ainda não foi localizado e encontra-se em fuga.

O objetivo é desarticular uma organização criminosa estruturada e especializada em lavagem de capitais oriundos de atividades ilícitas, como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. O grupo atuava em Feira de Santana e cidades da região, além de Salvador.

De acordo com a decisão da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva, entre eles contra o deputado estadual, e 18 de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 9 milhões em contas bancárias e da suspensão de atividades econômicas de uma empresa ligada aos investigados.

TEIXEIRA DE FREITAS: PREFEITURA MOBILIZA REDE MUNICIPAL PARA AS AVALIAÇÕES SABE E SAEB 2025

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já iniciou a mobilização da rede de ensino para a realização das avaliações SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação) e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que acontecerão entre os meses de outubro e novembro de 2025.

As avaliações são um importante instrumento para medir a aprendizagem dos estudantes, apoiar o trabalho pedagógico das escolas e subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais mais eficazes.

Calendário das avaliações

– SABE

– 6 a 10 de outubro: alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

– 10 a 14 de novembro: alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

SAEB

– 20 a 31 de outubro: provas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Compromisso com a qualidade da educação

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os resultados obtidos nessas avaliações são fundamentais não apenas para os estudantes, que têm a oportunidade de identificar avanços e pontos que precisam ser aprimorados, mas também para as escolas, que recebem informações valiosas para o planejamento pedagógico. Além disso, os dados contribuem para que o município e o estado fortaleçam a construção de políticas públicas voltadas à melhoria contínua da qualidade da educação.

O sucesso desse processo, no entanto, depende do esforço conjunto de toda a comunidade escolar. Os estudantes precisam se preparar e participar com dedicação; as famílias têm papel essencial ao incentivar e apoiar seus filhos; e professores e gestores são responsáveis por organizar e garantir um ambiente adequado para a realização das provas.

O secretário municipal de Educação, Edinaldo Rezende, destacou a importância desse engajamento coletivo. “Agradecemos profundamente a dedicação de alunos, famílias, professores e gestores. Todos estão unidos para que essas avaliações sejam um sucesso. Juntos, estamos construindo uma educação cada vez mais forte, inclusiva e de qualidade em Teixeira de Freitas”, afirmou.

A Prefeitura de Teixeira de Freitas reafirma, assim, seu compromisso com a valorização da educação e seguirá trabalhando em parceria com toda a comunidade escolar para garantir melhores resultados e proporcionar um futuro mais justo e promissor para crianças e adolescentes do município.

ITACARÉ: FESTIVAL DE FORRÓ GARANTE 100% DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA E MOVIMENTA ECONOMIA DA CIDADE

Evento levou milhares de pessoas às ruas e consolidou Itacaré como destino cultural e turístico da Costa do Cacau

O Festival de Forró de Itacaré registrou 100% de ocupação nas redes hoteleiras do Destino Turístico, lotando cerca de 7 mil leitos e movimentando bares, restaurantes, lanchonetes, cabanas de praia durante o fim de semana. Realizado entre sexta-feira (26) e domingo (28), o evento, sob curadoria de Targino Gondim, e coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, levou milhares de pessoas às ruas e reafirmou sua importância no calendário cultural da Bahia.

“Com o Festival de Forró a gente conseguiu aquecer a economia da cidade, da região inteira, mostrar a força do forró, do público e dos nossos forrozeiros. É sempre um prazer e ser muito ser bem recebido nesse destino turístico”, disse o forrozeiro e o curador, Targino Gondim.

Na sexta-feira, a abertura contou com a Levada da Rural Amarela, que partiu da Rua da Pituba em direção ao palco montado na orla. O tradicional Aulão de Forró animou moradores e turistas na Praça do Canhão. No sábado, a Rural, comandada por Marquinhos Café, novamente arrastou uma multidão até a orla, onde os shows lotaram a praça até a madrugada. O público dançou ao som de artistas como Rennan Mendes, Sebastian Silva, Targino Gondim, Gel Barbosa, Trio Forró + Eu e Paulo Pootrich.

O Secretário de Turismo Marcos Japu, afirmou que o Festival de Forró na sua quinta edição, surpreendeu positivamente. Foi um evento que mais uma vez reuniu amantes do forró. Um público de turistas brasileiros e estrangeiros. É um evento consolidado, mas construído por muitas mãos. Estamos felizes por conseguirmos entregar mais um grande festival”, disse o secretário.

O australiano Jack, que visita Itacaré pela segunda vez, falou sobre o Festival de Forró. “Estou achando incrível! O estilo da música é muito legal, um ambiente maravilhoso, todo mundo dançando, estou assistindo e me divertindo muito.”

A diretora da agência Itacaré Bahia Turismo & Viagens, Kali Sena também comemora. “Foi lindo ver o Festival de Forró 2025. Um evento muito bem organizado, fora do período de feriados. Deu um pico de crescimento na economia, todo o comércio ficou muito feliz com os resultados.

A agenda do domingo encerrou a programação com nova edição da Levada da Rural e apresentações no palco principal. Destaque para o Quinteto Sanfônico do Brasil e para a banda Cacau com Leite, além dos shows de Zelela e os Três da Bahia, Ivan Greg, Marquinhos Café, Luana Ingry e Natureza Forró da Bahia.

O Prefeito Nego de Saronga comemorou o sucesso do evento, “Festival consolida o calendário de eventos, com fortalecimento da economia, Turismo gerando emprego e renda.  Parabenizo todos os envolvidos, mais uma belíssima entrega”, colocou.

Criado em 2018 por Targino Gondim, o Festival de Forró de Itacaré já se consolidou como um dos maiores eventos culturais da Costa do Cacau. Além de celebrar a música nordestina fora do período junino, o festival fortalece o turismo regional, unindo música, cultura e hospitalidade em um dos destinos mais procurados do litoral sul baiano.

Itacaré já planeja para 2026 o evento que será ainda maior, o secretário de Turismo Marcos Japu, já com autorização do Prefeito Nego de Saronga, está no próximo mês de novembro apresentando ao Trade, o calendário de eventos para o próximo ano.

ROSEMBERG: GOVERNO DO ESTADO SUSTENTA SAÚDE EM SALVADOR ENQUANTO ACM NETO ENCENA FÓRUM

O deputado estadual Rosemberg Pinto disse hoje que o fórum de saúde promovido por ACM Neto “não passa de encenação para maquiar uma gestão incompetente, sustentada pelo clientelismo e marcada pelo descaso com o povo de Salvador; a saúde administrada pela prefeitura é um caos total”.

De acordo com ele, quem realmente sustenta a saúde da capital é o Governo do Estado, com 39 unidades em funcionamento, mais de R$ 585 milhões em investimentos recentes e obras estruturantes em curso. “Neto e Bruno não têm coragem de mostrar os números, porque eles revelam a verdade: 80% dos pacientes das UPAs municipais terminam nos hospitais estaduais”, afirmou.

PORTO SEGURO: PREFEITURA FIRMA CONTRATO DE R$ 100 MILHÕES PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA

Nesta semana, foi publicado no Diário Oficial da União o contrato de operação de crédito entre a Prefeitura de Porto Seguro e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 100 milhões. O empréstimo conta com aval da União, o que garante juros mais baixos para o município.

Segundo apuração do site, o prefeito Jânio Natal (PL) pretende destinar parte dos recursos para a construção da ponte que ligará Porto Seguro ao distrito de Arraial d’Ajuda, obra aguardada há anos pela população.

Além disso, a gestão municipal negocia uma nova operação de crédito, também no valor de R$ 100 milhões, junto ao Banco de Brasília (BRB), para ampliar o investimento em infraestrutura.

FLORESTA AZUL: VEREADORES PEDEM AFASTAMENTO DA PRESIDENTE DA CÂMARA


Na noite desta segunda-feira (29), vereadores de Floresta Azul protocolaram uma representação pedindo o afastamento da presidente da Câmara Municipal, vereadora Ellen de Gordo (PT). O pedido será analisado e a parlamentar terá um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa.

De acordo com apuração do site, a representação aponta suspeitas de irregularidades em contratos da mesa diretora e ainda acusa a presidente de nepotismo, pelo fato de seu pai ter sido nomeado para um cargo na própria Câmara.

Em resposta, Ellen de Gordo utilizou as redes sociais nesta terça-feira (30) para rebater os vereadores e direcionar críticas também ao governo municipal, elevando o tom do embate político na cidade.

ALMADINA PREPARA GRANDE FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

No próximo sábado, 04 de outubro, a cidade de Almadina será palco de uma programação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público. A partir das 15h, a Praça Basílio Oliveira receberá servidores, familiares e toda a comunidade para uma tarde de celebração, lazer e muita música.

A programação inclui o tradicional Bingo do Servidor, que promete momentos de descontração e interação, além de shows com Netinho do Forró, Kiko Cigano, Nem Vaqueiro e Juninho Show, garantindo um repertório animado para embalar a festa.

De acordo com o prefeito Marciel Pinheiro, a celebração é uma forma de reconhecer a dedicação dos servidores municipais.

“Os servidores públicos são parte fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade. Este momento é uma justa homenagem a todos que trabalham diariamente para servir ao povo de Almadina”, destacou o gestor.

O evento é aberto ao público e marca uma iniciativa de valorização do funcionalismo municipal, promovendo integração e alegria entre servidores e comunidade.

IBIRATAIA: PREFEITURA APRESENTA METAS FISCAIS DO 2º QUADRIMESTRE DE 2025 EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Evento realizado na Câmara Municipal reforçou transparência e participação cidadã na gestão dos recursos públicos

A Prefeitura Municipal de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, realizou na manhã da última terça-feira, 30 de setembro de 2025, uma audiência pública para a demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao segundo quadrimestre deste ano.

O encontro ocorreu às 9h, na Câmara Municipal de Ibirataia, e teve como principal objetivo prestar contas à população, garantindo a transparência da gestão fiscal do município, conforme determina o §4º do Art. 9º da Lei Complementar nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Durante a audiência, foram apresentados os principais dados sobre arrecadação, despesas, investimentos e aplicação dos recursos públicos, além do desempenho orçamentário do município nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2025. Técnicos da Secretaria de Planejamento detalharam os números e esclareceram dúvidas dos presentes, promovendo um ambiente de diálogo aberto com a sociedade civil.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão destacou a importância desse tipo de encontro:

“A audiência pública é um momento essencial para reforçar o compromisso da gestão com a transparência e o uso responsável dos recursos. Também é uma oportunidade para a população acompanhar de perto como o dinheiro público está sendo aplicado”.

Além de representantes da administração municipal, o evento contou com a presença de vereadores, lideranças comunitárias, servidores públicos e cidadãos interessados no acompanhamento das finanças do município.

A iniciativa reforça o princípio da gestão participativa e o direito da sociedade de fiscalizar o uso dos recursos públicos, garantindo que as ações do governo municipal estejam alinhadas com os interesses coletivos.

ITAJU DO COLÔNIA: VALÉRIO PERDE ALIADO PARA ELDER

O cenário político de Itaju do Colônia ganhou um novo capítulo nesta semana. O 1º suplente de vereador William Pacheco (MDB) anunciou oficialmente sua adesão à base do governo do prefeito Elder Fontes.

Segundo William, a decisão reflete o reconhecimento dos avanços que o município já vem conquistando nos primeiros nove meses da atual gestão.

“O prefeito Elder Fontes tem mostrado compromisso com o desenvolvimento de Itaju do Colônia, principalmente do Parque dos Rios, onde resido com minha família. Os investimentos realizados até aqui são visíveis e têm melhorado a vida da nossa população. Por isso, faço questão de declarar meu apoio e caminhar junto nessa construção”, destacou o suplente.

Com a chegada de William Pacheco, a base do governo se fortalece ainda mais, consolidando a credibilidade da administração municipal, que em menos de um ano já cumpriu compromissos importantes e entregou obras e serviços em diversas áreas.

EUNÁPOLIS: PREFEITURA  INICIA PAGAMENTO ANTECIPADO DOS SALÁRIOS DE SETEMBRO E INJETA R$ 22 MILHÕES NA ECONOMIA LOCAL

A Prefeitura de Eunápolis começou nesta segunda-feira (29) o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, referente ao mês de setembro. A medida reforça o compromisso da gestão com a valorização dos servidores e a pontualidade no cumprimento das obrigações trabalhistas. Os pagamentos serão concluídos nesta terça-feira(30).

Com a folha de pagamento, mais de R$ 22 milhões estão sendo injetados diretamente na economia local, fortalecendo o comércio, os serviços e diversos setores produtivos da cidade. O salário em dia representa não apenas segurança financeira para os servidores e suas famílias, mas também um importante fator de movimentação da economia municipal.

“Manter os salários em dia e pagos de forma antecipada é uma das prioridades da nossa gestão. Além de garantir dignidade aos nossos servidores, sabemos que esse recurso circula no comércio local, gerando emprego, renda e desenvolvimento para Eunápolis”, destacou o prefeito Robério Oliveira.

A pontualidade no pagamento também reforça a credibilidade da administração municipal junto aos servidores, ao mesmo tempo em que contribui para o planejamento financeiro e a estabilidade das famílias eunapolitanas.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia