WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ITACARÉ: PREFEITURA ANTECIPA SALÁRIOS PELO 10º MÊS CONSECUTIVO EM HOMENAGEM AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

A Prefeitura de Itacaré realiza hoje o pagamento antecipado dos salários de todos os servidores municipais, pelo décimo mês consecutivo, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Nego de Saronga (PT) com a valorização do funcionalismo público e a responsabilidade na administração dos recursos municipais.

A antecipação ocorre em homenagem ao Dia do Servidor Público, celebrado na próxima terça-feira (28), e também como forma de incentivar a economia local durante o XI Festival Sabores de Itacaré, que movimenta a cidade neste final de semana com gastronomia, cultura e música.

De acordo com a gestão, a medida possibilita que o recurso circule no comércio local, fortalecendo o setor produtivo e permitindo que os servidores e suas famílias usufruam com tranquilidade dos dias de lazer e celebração que marcam o calendário do município.

“Cumprir com os compromissos e valorizar quem trabalha por Itacaré é um dever e também um gesto de respeito. Garantir o salário antecipado, especialmente neste mês em que celebramos o servidor público, é reconhecer o esforço de cada colaborador e, ao mesmo tempo, aquecer nossa economia local”, destacou o prefeito Nego de Saronga.

Com planejamento, responsabilidade e zelo com os recursos públicos, a Prefeitura de Itacaré segue garantindo salários em dia, investimentos em diversas áreas e o fortalecimento das políticas públicas que beneficiam toda a população.

IBICARAÍ: GESTÃO MONALISA TAVARES MARCA 73 ANOS DA CIDADE COM OBRAS E FESTA POPULAR

O município de Ibicaraí, no sul da Bahia, comemorou na última quarta-feira (22) seus 73 anos de emancipação política com uma programação marcada por fé, emoção e importantes entregas à população.

As celebrações começaram com uma missa em ação de graças, reunindo autoridades, servidores e moradores em um momento de gratidão pelos avanços alcançados ao longo dos anos.

Na ocasião, foi inaugurado o novo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) — estrutura moderna e adaptada para atender alunos com necessidades especiais, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva e de qualidade.

Encerrando o dia festivo, a Prefeitura entregou à população a revitalizada Praça Pepê Tavares, que promete se tornar um novo ponto de lazer e convivência para as famílias, além de impulsionar o comércio local.

Durante a cerimônia, a prefeita Monalisa Tavares destacou que cada obra representa “cuidado e amor” por Ibicaraí e pelos seus habitantes, reafirmando o compromisso da administração com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população.

A programação de aniversário segue com atividades culturais, esportivas e musicais, celebrando a história e o futuro de uma cidade que continua em ritmo de crescimento e novas conquistas.

ILHÉUS: MARÃO TROCA A CANETA PELO JALECO, MAS SEGUE DE OLHO NO TABULEIRO POLÍTICO

Após oito anos à frente da Prefeitura de Ilhéus, o ex-prefeito Mário Alexandre (PSD) voltou ao ofício que o formou: a medicina. Ortopedista, Marão — como é conhecido dentro e fora da política — retomou os atendimentos na rede particular, voltando a vestir o jaleco depois de dois mandatos consecutivos comandando o município.

Mas engana-se quem acha que o retorno ao consultório representa afastamento da política. Nos bastidores, aliados e adversários apostam que o ex-prefeito apenas muda o cenário, não o roteiro. Político habilidoso e com bom trânsito no Governo do Estado, Marão deixou a gestão com o selo de grandes entregas — entre elas, a Ponte Jorge Amado, símbolo de sua parceria com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e, antes, com Rui Costa.

Sucedido nas urnas por Valderico Júnior (UB), com quem mantém relação institucional, mas distante, Marão observa o novo ciclo de Ilhéus sem se desconectar dos movimentos que se desenham para 2026.

De volta à medicina, o ex-prefeito agora opera em outro campo — mas segue de bisturi afiado, atento às fraturas políticas que o futuro pode alinhar. Em Ilhéus, onde política e vocação se misturam, ninguém duvida: Marão pode ter largado a caneta, mas não largou o tabuleiro.

UBAITABA: TRE DEVOLVE ELEGIBILIDADE AO EX-PREFEITO BÊDA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, por unanimidade, reformar a sentença que tornava inelegível o ex-prefeito de Ubaitaba, Asclepíades de Almeida Queiróz, conhecido como Bêda Almeida (MDB). Com a decisão, o ex-gestor, que governou o município por quatro mandatos, recupera o direito de disputar eleições já em 2026.

A ação que resultou na condenação de Bêda havia sido movida pela coligação da então candidata e atual prefeita, Maria das Graças Viana (Gracinha Viana). O juiz eleitoral de Ubaitaba chegou a acolher as denúncias e decretou a inelegibilidade por oito anos.

No entanto, ao analisar o recurso, o TRE-BA entendeu que não havia provas suficientes que sustentassem as acusações e reconheceu a inconsistência das alegações, derrubando a decisão de primeira instância e restabelecendo os direitos políticos do ex-prefeito.

ITAPETINGA: RODRIGO HAGGE PODE SER A PONTE ENTRE CIDA MOURA E ACM NETO

Em Itapetinga, a ex-candidata a prefeita Cida Moura (PSD) tem se aproximado do ex-prefeito Rodrigo Hagge (MDB), movimento que pode redefinir alianças locais para 2026. Segundo apurado pelo site, Rodrigo articula o apoio da ex-adversária à sua pré-candidatura a deputado estadual e deve se tornar o elo entre o grupo de Cida e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).

A aproximação ocorre em um momento em que o grupo de Cida se distancia ainda mais do PT. Em 2024, ela deixou a legenda para disputar a prefeitura pelo PSD, e agora, diante da boa relação entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito Eduardo Hagge (MDB), aliados de Cida já defendem publicamente uma guinada em direção ao campo oposicionista.

Vale lembrar que o ex-prefeito José Carlos Moura, marido de Cida, tem histórico carlista: disputou a eleição de 2004 pelo antigo PFL e só ingressou no PT em 2008 por conveniência política. Assim, um novo alinhamento com ACM Neto — tendo Rodrigo Hagge como articulador — não seria novidade no xadrez político de Itapetinga.

EUNÁPOLIS :DEFESA CIVIL EMITE ALERTA PARA CHUVAS

A Defesa Civil de Eunápolis informa que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de Perigo Potencial para chuvas intensas em diversas regiões da Bahia, incluindo o município de Eunápolis. O aviso é válido das 8h55 do dia 22 de outubro até as 10h do dia 25 de outubro, com previsão de precipitações entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.

Embora o risco seja considerado baixo, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos. A população deve evitar atravessar ruas com enxurradas, manter distância de postes e árvores durante ventania e desligar aparelhos elétricos em caso de relâmpagos.

“Estamos com equipes de plantão monitorando os pontos mais vulneráveis e prontos para agir rapidamente, se necessário. A prevenção é essencial para garantir a segurança da população”, destacou Tom Costa, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Eunápolis.

Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo número (73) 99994-6961, o Corpo de Bombeiros pelo 193, o SAMU pelo 192 e a Coelba pelo 116. A Prefeitura de Eunápolis segue em alerta e reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os eunapolitanos.

PORTO SEGURO: MARCA PRESENÇA E CONQUISTA MELHORIAS NO LANÇAMENTO DO PROGRAMA MUNICÍPIO MAIS SEGURO, EM BRASÍLIA

O secretário municipal da casa civil de porto seguro, josemar siquara, acompanhado do comandante-geral da guarda municipal, marco de jesus pereira, e do secretário municipal de assistência social, washington borges, participou nesta quarta-feira, 22, em brasília, do lançamento do programa município mais seguro, promovido pelo ministério da justiça e segurança pública (mjsp). O evento, que contou com a presença do ministro ricardo lewandowski, reuniu autoridades de todo o país para discutir o fortalecimento das guardas municipais e a modernização da segurança pública nas cidades brasileiras.

Para porto seguro, a adesão ao programa representa um avanço importante na segurança pública e valorização da guarda municipal, que será reequipada e contará com novos recursos tecnológicos, cursos de profissionalização e instrumentos modernos de trabalho. “estamos em busca constante por investimentos e melhorias que reforcem nossa guarda, reconhecendo o trabalho desses profissionais e proporcionando mais segurança e bem-estar para nossa população e nossos visitantes”, ressaltou o secretário da casa civil, josemar siquara.

O secretário ainda destacou que vem muita novidade boa por aí, já que os resultados do programa serão sentidos diretamente pela população, com a reestruturação, preparo e valorização dos guardas municipais. “é assim que nosso governo trabalha. O prefeito jânio natal sempre preocupado com a nossa gente e buscando melhorias para a cidade”, completou.

Durante o encontro, o ministro lewandowski anunciou um investimento de mais de r$ 171 milhões do fundo nacional de segurança pública (fnsp) para a iniciativa, que tem como objetivo valorizar e estruturar as guardas municipais como parte integrante do sistema único de segurança pública (susp). O programa prevê a doação de equipamentos de proteção, viaturas, câmeras corporais e instrumentos de menor potencial ofensivo, além de cursos de capacitação e programas de saúde mental voltados aos profissionais de segurança. A meta é desenvolver uma polícia municipal mais cidadã, preparada e próxima da população.

UBAITABA: AVANÇA NO FORTALECIMENTO DO EMPREENDEDORISMO LOCAL COM INAUGURAÇÃO DA SALA DO EMPREENDEDOR E POSTO DO CREDIBAHIA*

A prefeitura municipal de ubaitaba, sob a liderança da prefeita gracinha viana, segue fortalecendo a economia local e criando novas oportunidades para quem faz o comércio da cidade girar. Em parceria com o sebrae – agência ilhéus/ba, a desenbahia – agência de fomento do estado da bahia e a setre – secretaria do trabalho, emprego, renda e esporte do estado da bahia, foi inaugurada nesta quinta-feira, 23 de outubro, a sala do empreendedor e o posto do credibahia.

O novo espaço chega para oferecer suporte técnico, orientação e linhas de crédito que vão impulsionar o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores do município, ampliando as possibilidades de crescimento econômico e geração de renda.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração a prefeita gracinha viana, o presidente da câmara de vereadores, izaque do armandão, as vereadoras karol viana e socorro, além do vereador george. Também participaram representantes do sebrae, desenbahia, setre, lideranças políticas e demais autoridades locais.

Durante o evento, a prefeita destacou a importância da iniciativa como mais um passo rumo a uma gestão que investe nas pessoas e acredita no potencial de ubaitaba.

“estamos abrindo portas para que nossos empreendedores cresçam, formalizem seus negócios e tenham acesso a crédito e capacitação. Esse é o caminho para uma cidade mais justa, forte e desenvolvida”, afirmou gracinha viana.

Com a criação da sala do empreendedor e do posto do credibahia, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o fortalecimento da economia solidária e o incentivo ao empreendedorismo como ferramenta de transformação social e geração de oportunidades para todos os ubaitabenses.

TEXEIRA DE FREITAS: PREFEITURA INFORMA INTERDIÇÃO DAS RUAS JOÃO AMARO GOMES E MACAÚBA

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa que, em continuidade às obras de Saneamento Integrado na Bacia do Rio Itanhém –  Área do Lava Pés 1 (que abrangem os bairros Redenção, Tancredo Neves e Vila Vargas) será necessário o fechamento temporário das Ruas João Amaro Gomes e Macaúba.

A intervenção, realizada pela Secretaria de Projetos Estratégicos, faz parte do projeto de execução de macrodrenagem da nova galeria pluvial subterrânea, que substituirá a antiga rede e solucionará problemas históricos de acúmulo de água das chuvas na região.

Com a nova estrutura, será possível eliminar os pontos de alagamento que causavam prejuízos materiais aos moradores, riscos à saúde pública e danos às vias, calçadas e residências. A obra representa um avanço importante para a mobilidade urbana, o saneamento e a preservação da infraestrutura local.

A Prefeitura reconhece que o bloqueio temporário pode gerar transtornos, mas reforça que a interdição momentânea trará benefícios permanentes. O que antes era cenário de casas invadidas pela água, móveis danificados, mau cheiro e transtornos no trânsito, em breve dará lugar a mais qualidade de vida, segurança e valorização para toda a comunidade.

Com esse investimento, o Município dá mais um passo importante rumo ao desenvolvimento, recebendo melhorias que garantem mais dignidade, segurança e bem-estar para os moradores.

_Por: Brian Ferreira_

Prefeitura informa interdição das Ruas João Amaro Gomes e Macaúba

ACM NETO É CANDIDATÍSSIMO”, AFIRMA SANDRO RÉGIS, AO IRONIZAR “DESESPERO” DO PT PARA 2026

O deputado estadual Sandro Regis (União Brasil) disse nesta quinta-feira (23) que o ataque orquestrado pelo PT contra o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) não passa de uma jogada desesperada do grupo que comanda a Bahia há quase 20 anos.

“Eu não estou entendendo essa necessidade, esse desespero do governo em dizer que Neto não é candidato. Eu não sei se é medo, se eles estão prevendo a derrota antecipadamente, se é receio. ACM Neto é candidatíssimo”, disse, durante entrevista ao apresentador Mário Kertész, na rádio Metrópole.

O parlamentar afirmou que os petistas insistem em dizer que Neto não será candidato porque não têm bom resultado do governo para apresentar à população.

“Já faz um mês que eles só falam isso. Se você perguntar a um assistente de deputado, ele vai dizer ‘Neto não é candidato’, só sabem falar isso. Não sei se é porque o governo deles não tem o que apresentar, não tem bons números, e os dados oficiais mostram isso. O nosso Estado continua numa crise eterna na violência, na saúde, e aí eles só falam isso. Virou até meme”, declarou.

Sandro Régis apontou que, caso nacionalmente haja um candidato competitivo contra o PT, Neto chegará eleitoralmente mais forte em 2026 do que em 2022. “Se nacionalmente as coisas terminarem convergindo para uma decisão inteligente para o país, Neto chega mais eleitoralmente no próximo ano do que chegou em 2022. Eleitoralmente, Neto vai chegar muito forte para as eleições aqui no Estado”, salientou.

O parlamentar avaliou ainda que o cenário que se desenha para o próximo ano é bem diferente do de 2022, principalmente no cenário nacional, visto que o país vive um momento de retração econômica e poder de compra reduzido para a população. “São momentos diferentes, clima distante do que aquele de 2022. Tanto é que o governo só se preocupa em dizer que Neto não é candidato. Ao invés de mostrar o que tem feito para a Bahia, qual é o legado desses 20 anos, preferem bater na tecla da mentira, da fake news”, frisou.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia