:: ‘Cidades’
ITACARÉ: PREFEITURA CRIA NOVO ESPAÇO DE EVENTOS E ESPORTES EM TABOQUINHAS
O distrito de Taboquinhas vai ganhar um novo espaço de lazer, entretenimento e eventos esportivos. A Prefeitura de Itacaré está realizando a obra de urbanização do espaço da Beira Rio para que o local possa abrigar eventos culturais e também campeonatos das mais diversas modalidades esportivas.
De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a proposta é de criar campos de futebol, quadras de vôlei de praia, futevôlei, baleado e espaço para a prática da canoagem. Antônio de Anízio explica que Taboquinhas já merecia esse espaço voltado para a prática de esportes e lazer, sem contar que tudo será iluminado, organizado para que o distrito fique ainda mais bonito para os moradores e turistas.
No local a Prefeitura já realizou a canalização com manilhas de todo o riacho, desaguando no Rio de Contas, e também o aterro, criando uma área ampla para os eventos. Esta semana está sendo feita a compactação do aterro para que o espaço fique plano e já ponto para abrigar as atividades esportivas e de lazer.
No início da próxima semana deverão ser colocados alambrados e já a parte de iluminação, deixando o local ainda mais bonito. Em seguida serão implantados alguns equipamentos esportivos, até que o local se consolide de fato como um amplo espaço de lazer e esportes. E uma das atividades já previstas para o local será a Micareta de Taboquinhas, que acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto, criando um espaço para que todos possam curtir a festa com mais tranqüilidade e alegria, evitando os transtornos de interditar as ruas, como acontecia anteriormente.
ILHÉUS: MUNICÍPIO INICIA OBRAS NOS LOCAIS ATINGIDOS PELAS FORTE CHUVAS

Após os estragos provocados pelas fortes chuvas que caíram em Ilhéus no final do mês de março, o Governo Municipal decretou situação de emergência. Famílias ficaram desabrigadas e as aulas da rede municipal chegaram a ser suspensas. Na época, o prefeito Mário Alexandre comprovou a existência das áreas afetadas no município. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) informou que os serviços iniciaram na quinta-feira (11).
O Diário Oficial do Estado explicou que, para a publicação, foram consideradas informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil, que veio à Ilhéus para avaliar a intensidade dos prejuízos. Após o laudo, o governador Rui Costa assinou, na última vez que esteve à Ilhéus, ordem de serviço para execução das obras de engenharia e estabilização de encostas nas áreas de risco no município.
De acordo com o Contrato n° 051/2019 celebrado entre as partes e homologado pelo Ministério da Integração, serão atendidas pela Daud Empreendimentos e Construções Eireli, a 2ª Travessa do Alto Nerival, na Barra de Itaípe, Rua Sete e Oito do Alto da Esperança e Avenida Palmares, no Alto do Basílio. O valor do Contrato é de R$1.749.394,84, pela tomada de Preço n° 001/2019.
O coordenador da Defesa Civil no município, Joandre Neres lembrou que a Avenida Palmares, na zona norte da cidade, também atingida pelas chuvas, estava interditada desde 2016. “Hoje, homens e máquinas iniciaram as obras, que envolvem estabilização, construção da contenção e requalificação da via”, disse Neres. O prefeito Mário Alexandre deve vistoriar os trabalhos até o final desta semana.
COARACI: PREFEITO JADSON CUMPRE COMPROMISSO COM A CDL E QUITA SALÁRIO DO MÊS DE JUNHO
Segundo informação repassada agora há pouco pelo Secretário de Governo, Sr. Marcus Fagundes, ao presidente da CDL de Coaraci, Rodrigo Leite, toda a folha do mês de Junho/2019 está quitada junto aos servidores municipais. O que corresponde com a cobrança realizada por esta entidade ainda na semana anterior aos festejos juninos realizados nos dias 14, 15 e 16. De acordo com o que o governo informa, os resgates com precatórios gerados pelas gestões anteriores somaram entre junho e julho quase 400 mil reais, quase inviabilizando o pagamento dos servidores, mas ainda assim conseguiram cumprir com esta obrigação e realizar os festejos juninos movimentando a economia local.
A CDL mantém o seu compromisso de primar pela ordem econômica do município, visto que o atraso de salários gera um caos na economia local, num efeito cascata. Esperamos que a gestão municipal possa tão logo em breve ajustar os pagamentos para que os mesmos ocorram de preferência até o dia 30 de cada mês, mas entendendo que a lei permite e flexibiliza o prazo de cinco dias úteis no início do mês subsequente.
Ainda neste mês de Julho a CDL deve estar discutindo com os associados: a nova etapa da campanha “Liquida Coaraci”; a retomada do sistema de sonorização do centro da cidade; a implantação do sistema de videomonitoramento na zona comercial; a implantação de um cartão para adiantamento de salários e substituição de vales junto aos comerciários locais e os trabalhos relativos ao período natalino.
BARRO PRETO: PREFEITURA CONSTRÓI NOVA PONTE E AMPLIA INFRAESTRUTURA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO
Dando continuidade ao trabalho de ampliação e melhora da infraestrutura na zona rural, a Prefeitura de Barro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Administração, entregou mais uma ponte no interior do município. Construída com recursos próprios, próximo a fazenda de Paulo Mamão. A ponte beneficia os moradores locais que ficavam ilhados em épocas de chuva.
A obra era um anseio da comunidade local, pois durante o período chuvoso a água e o acúmulo de lama impossibilitavam o tráfego pela estrada prejudicando moradores e estudantes.
Para o senhor Aparecido Alves de Souza, que trafega todos os dias, próximo a Faz. Santa Rita vendendo cestas básicas, adorou a realização dessa obra: “O benefício [da ponte] foi bom demais! Antes, pra gente passar tinha que esperar a água baixar, hoje pode estar passando água que não tem perigo. Melhorou muito aqui para nós”, comemorou.
Para o secretário de Administração Adriano Clementino, a prefeitura tem resolvido problemas estruturais em toda Barro Preto. “O esforço de toda a equipe do Governo Participativo tem sido no sentido de solucionar problemas na infraestrutura do município e, por isso, temos feito obras na sede e na zona rural. A construção dessa ponte é mais uma obra que vem beneficiar a população de Barro Preto”, enfatizou o secretário.
A prefeita Ana Paula destacou que a construção dessa ponte representa muito para as famílias que vivem no entorno das fazendas que ligam a Fazenda Almirante. “Essa é uma importante obra, que cumpre seu objetivo e resolve os problemas dos moradores da região. E é pra isso que a nossa gestão trabalha, para melhorar ainda mais a qualidade de vida do nosso povo”, destacou a prefeita.
IBICARAÍ: CAPS REALIZA PALESTRA SOBRE CUIDADOS BUCAL

Aconteceu na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), situado na Avenida Cinquentenário, centro, uma palestra sobre cuidados bucal, tendo como palestrante o cirurgião dentista Dr. David Brito, que abordou os principais cuidados que devem ser observados para uma saúde bucal que propicie aos usuários um bem estar e auto estima que certamente valorizam ainda mais a cada um como cidadão.
O Dr. David com bastante empatia enfatizou com todos os usuários presentes, sobre os cuidados essenciais para a saúde bucal, orientando a maneira correta de uma escovação eficiente, inclusive abrindo espaço para perguntas que foram prontamente respondidas.
Ao término da palestra cada usuário recebeu um kit com creme dental e escova e foi servido também um lanche para todos os presentes.
A coordenadora do Caps, Edcarla Reis, enfatizou a importância de ações como esta, para valorizar os usuários capacitando-os para uma vida mais digna, trazendo nas ações do dia a dia, uma maior participação dos mesmos em todas as atividades.
A ação faz parte do programa saúde na escola (PSE), que tem como coordenadora da saúde bucal a Drª. Raquel Guedes, sendo que a enfermeira Luciane Velanes atua como coordenadora do PSE (Saúde), levando ações educativas as escolas, creches e agora também ao CAPS.
A equipe do Posto de Saúde Gelson Lopes esteve presente dando suporte a ação, que contou com o palestrante Dr. David Brito. A Auxiliar de saúde bucal Dierdina Souza, a enfermeira Claudia Souza, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Joel da Hora, Elys Ferreira, Ana Lucia Barbosa e Marlene Cordeiro.
A equipe do CAPS composta por Edcarla Reis (Coordenadora), Maria Isabel e Evanice Duarte (Assistentes Social), Fabiana Santos e Priscila Nascimento (Técnica de Enfermagem), Josadaque Braga (Enfermeiro), Paula Duarte (Psicóloga), Alan Moraes (Educador Físico), Graciela Oliveira (Recepcionista), Eva Santos e Vicente Correa (Oficineiros), Selma Santos (Serviços Gerais), Edna Costa (Cozinheira), e Alberto Calazans (Segurança).
O CAPS de Ibicaraí atente 165 usuários internos e mais de 7 mil ambulatoriais, que são aquelas pessoas que recebem medicamentos e atenção psicossocial, mas, que não frequentam o Caps.
ITABUNA: PREFEITURA PAGA O SALÁRIO DE JUNHO DOS SERVIDORES
A Prefeitura Municipal de Itabuna depositou o salário de junho dos servidores da Administração Geral, o que envolve as diversas secretarias, além da educação. Para o prefeito Fernando Gomes, o pagamento representa uma injeção financeira significativa na economia local e regional, o que estimula o comércio e demais setores produtivos da comunidade.
“Apesar da crise geral que afeta a economia brasileira e as finanças municipais, inclusive, considerando os bloqueios feitos pela justiça, conseguimos pagar nesta quarta-feira (10) o salário de junho de todos os servidores”, destacou o prefeito. O Secretário de Administração, Dinailson Oliveira, finalizando lembrando que o desejo do prefeito é manter as contas em dia, “e a administração municipal tem trabalhado para honrar com os compromissos financeiros da gestão”.
IGUAÍ: PREFEITURA COMEÇA A PREPARAÇÃO PARA A TRADICIONAL FESTA DE SETEMBRO DE IGUAÍ

Após a realização de Festa em todos os distritos do munícipio de Iguaí, a Prefeitura Municipal, juntamente com seu Departamento de Eventos, já está se preparando para a principal festa de largo da região, A Festa de Setembro de Iguaí 2019.
Conhecida por trazer grandes atrações nacionais para Iguaí, tais como Sérgio Reis, Saia Rodada, Calypso, Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Luan Santana, Psirico, Amado Batista, dentre outras, fica a expectativa para a divulgação da principal atração da Festa neste ano de 2019.
Segundo o Prefeito Rony Moitinho ‘’Já estamos trabalhando fortemente para trazer uma atração de peso para Iguaí, assim como em todos os anos em que estou à frente da gestão pública municipal (…). A comunidade está sendo ouvida, e isso que é o importante, temos diversas sugestões e através de nossas consultas, logo mais tornaremos público toda a grade da Festa de Setembro de Iguaí. ‘’
Junto com a Festa de Setembro de Iguaí, acontecerão alguns eventos, como: Torneio de Futevôlei, 5º Pedal da Independência, Baba da Saia, 1º Cicloturismo Águias do Pedal, Baba do Limão, além do tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro.
IGUAÍ: PREFEITO RONY MOITINHO MOSTRA PRESTIGIO DURANTE SÃO PEDRO DE IGUAIBI









































