WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

BARRRO PRETO: PACIENTES E ACOMPANHANTES RECEBEM INSTRUÇÕES SOBRE AMAMENTAÇÃO NOS POSTOS DE SAÚDE

aaa

Prestes a completar três semanas, a programação do “Agosto Dourado” segue em plena atividade nos postos de Saúde, Edson Clementino e Eanes Ricardo. Com ações diárias, nesta manhã desta  quinta-feira (22) pacientes e acompanhantes participaram da Sala de Espera, que é um bate-papo sobre diversos temas realizado com pacientes e acompanhantes presentes.

A nutricionista Giulliana Magalhães, e a enfermeira Ana Carolina conversaram com cerca de 20 pessoas sobre a maneira correta de posicionar o bebê no momento de amamentar, a importância e benefícios do aleitamento  e como os pais podem auxiliar as mães. As profissionais comentaram sobre a qualidade  e diferença nutricional entre o leite materno e outros leites, e informações sobre as fases do leite materno.

“Mostramos que o leite materno é infinitamente melhor que o leite formulado e serve como uma ‘vacina’ para o bebê no primeiro momento. A conversa foi importante para tirar as dúvidas e alertar as mães para este conhecimento”, disse Ana Carolina.

Já a psicóloga Mariana , conversou sobre a relação psicológica do recém-nascido com a mãe e os vínculos formados na amamentação. “Utilizamos este momento para mostrar que o aleitamento materno é mais do que nutrição. É uma construção de vínculos da mãe com o bebê”.

No final do bate-papo as mamães se deliciaram com um café da manhã de dar água na boca. Tudo muito saudável, frutas, sucos, e não podia faltar um bom leite e um cafezinho.

Na última Segunda-feira (19) o bate-papo na sala de espera, foi no posto Edson Clementino dos Santos. O que não faltou por lá, foi mais dicas de amamentação e assuntos referente ao mês dourado, além de um delicioso bolo para confraternizar todo aprendizado das mamães do ano.

LEONARDO MATOS ASSUME COORDENAÇÃO EXECUTIVA DA FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS DO ESTADO DA BAHIA

WhatsApp Image 2019-08-21 at 16.19.44

O itapetinguense Leonardo Matos assumiu, nesta quarta-feira (21), o cargo de Coordenador Executivo da Federação das Santas Casas da Bahia – FESFBA. Com passagens pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJ/BA, pela Assembleia Legislativa da Bahia – AL/BA e na Coordenação do Hospital Cristo Redentor/ Fundação José Silveira em Itapetinga, o advogado recebeu o convite da presidente da FESFBA Doraildes Nunes para intensificar as ações em prol do setor filantrópico no Estado da Bahia e reforçar a interlocução com o deputado federal Antonio Brito (PSD-BA), que preside a Frente Parlamentar das Santas Casas e a Comissão de Seguridade Social e Saúde da Câmara dos Deputados.

ITACARÉ: TONY CANABRAVA, AMASSA E LUCIANO CRUA NA FESTA DE RUA DE PALHA

Rua de Palha

A comunidade de Rua de Palha, em Itacaré, está em festa. A Paróquia de São Miguel Arcanjo está comemorando a festa de São Roque, padroeiro da localidade. Como parte dos festejos, está sendo realizado um novenário com celebrações todas as noites. E no dia 25, consagrado ao Santo, os festejos em homenagem a São Roque começam com uma alvorada em Rua de Palha, às 5 horas da manhã, contando como fogos de artifícios e bandas que circularão pelas ruas da comunidade anunciando a festa. Às 15 horas será celebrada a missa solene, seguindo com procissão e bênção do Santíssimo Sacramento

E logo depois da festa religiosa a Prefeitura de Itacaré estará realizando shows em praça pública, com artistas regionais. Na lista de atrações confirmadas estão a Banda Amassa, Tony Canabrava e Banda e Luciano Cruz, o Miseravinho. No local será montada uma estrutura com palco, toldos, iluminação e espaços para a comercialização de comidas e bebidas. O objetivo é comemorar a festa do padroeiro com celebrações religiosas e também levar a alegria para os moradores.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou o compromisso de garantir a tradição dos distritos de comemorar a festa dos seus padroeiros e também o memento de festa e de confraternização entre os moradores de Rua de Palha e os visitantes. “E mais uma vez realizaremos uma grande festa com alegria, mas também num clima de paz, harmonia e animação, onde todos possam comemorar, brincar e curtir sem violência”, complementou o prefeito.

ILHÉUS: HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU EMPOSSA MEMBROS DA CIPA

 

CIPA HRCC (6)

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) empossou membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), no último dia 12 de agosto. Esses representantes tornaram-se aptos para exercer suas funções, após passarem por um curso de formação para cipeiros, conforme NR 5, entre os dias 6 e 8 deste mês.

O treinamento da CIPA contou com parceiros externos como o enfermeiro Dennis Dias e  a técnica de enfermagem Bárbara Farias (SAMU – Ilhéus), o cabo Anderson Cruz (5º GBM), o enfermeiro Marcos Ramos Abreu (Hospital Manoel Novaes – Itabuna), além de profissionais do HRCC, a enfermeira Indira Dias Novato (Núcleo de Vigilância Epidemiológica) e o técnico de segurança Ronilton Silva (SESMT).

Durante o curso de formação foram abordados temas como noções sobre primeiros socorros; combate a princípio de incêndio; prevenção de doenças e acidentes do trabalho; DST e AIDS, precauções com isolamento de pacientes; Legislação, NR 5, NR 6, apresentação dos equipamentos de combate a incêndio da planta do hospital.

A CIPA é composta pelo total de 22 integrantes, entre titulares e suplentes, 11 são eleitos e 11 escolhidos pela administração. Celilucia F. Santos, do setor de clínica médica, foi empossada como presidente da comissão e Alex Cardoso Sena, do setor de patrimônio, tomou posse como vice-presidente.

 

ILHÉUS: PROJETO RIMAS E SONS INCREMENTA AGENDA CULTURAL DE SETEMBRO DO TMI

Projeto-Rimas-e-Sons

A agenda cultural do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) está recheada de arte, literatura e muita diversão. Nos dias 4 e 5 de setembro, a partir das 8h, entra em cena o Rimas e Sons, projeto pedagógico interdisciplinar. Este ano se apresenta com o tema “Livros, mentes e guarda-chuvas somente servem se os abrirmos”.

Os idealizadores disseram que esta edição se apresenta em formato de exposição com quatro temáticas, entre elas, Ciranda e Brincadeiras Cantadas e Dançadas. Também terá Sarau Literário: semear leitura, florescer ideias com os escritores, Tatiana Belinky, Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Eva Furnari.

Além de tudo isso, A Poética do Espaço: instalações artísticas, com os artistas Goca Moreno, Osmundo Teixeira, Caribé e Mário Cravo Júnior. E por último, Leitores e Seguidores: poesia no insta, a literatura no nosso tempo, poesia, canção e feminismo: pluralidade do belo.

Além da exposição, haverá também apresentações de palco e performances no calçadão. A programação, que tem o apoio do Colégio Vitória deve durar o dia todo, e deve atrair um público participante formada por crianças, jovens e adultos.

IBICARAÍ: PREFEITO LULA BRANDÃO VISTORIA OBRAS PELA CIDADE

obras06

O prefeito Lula Brandão vistoriou na tarde da última segunda-feira, dia 19, algumas obras que estão em andamento na cidade. Na oportunidade o prefeito estava acompanhado do novo Secretário Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, Helder Carlos Cruz; do Mestre de Obras da prefeitura, Gelson Pedreiro, e o Operador de Retroescavadeira, Mai Céo; do Assessor Especial, Charles Novaes; do vereador Chico do Doce e o Assessor da Câmara de Vereadores Ridney Cruz.

O prefeito Lula Brandão e comitiva iniciou a vistoria pela Rua A, do bairro Bela Vista, onde existem duas obras em andamento. Além dos quase 700 metros da rede de esgoto que a prefeitura está fazendo nas casas populares e o entrocamento de mais de 100 moradias nessa nova rede, a Secretaria de Infraestrutura está trocando também uma antiga galeria a céu aberto na Rua A, por manilhas de 60cm. Segundo o secretário de Infraestrutura Helder Carlos, a galeria está sendo substituída por 32 manilhas.

Na sequência o prefeito Lula Brandão esteve nas ruas Raimundo Cordeiro, no bairro Duque de Caxias e na Monte Castelo, no bairro Corina Batista, vistoriando trabalhos de troca de manilhas e calcetamento. Por último Brandão visitou o andamento das obras nas praças Régis Pacheco (praça da Igreja) e Assis Araújo, onde foi recebido pelo Engenheiro Civil da Vidamed, Felipe Damásio.

“Essa rotina de visitação e vistoria das obras em andamento por toda cidade e nos distritos eu gosto de fazer sem avisar data ou horário. Estamos com muitas obras em andamento e a tendência é que outras tenham início em breve. Esse trabalho de saneamento básico no Bela Vista está em fase final e aproveitamos para trocar uma velha galeria a céu aberto por manilhas, o que vai trazer mais qualidade de vida para os moradores daquela localidade. A Infraestrutura não para e o nosso novo secretário tem trabalhado nos quatro cantos da cidade. Aproveitei também para visitar as duas praças que que iniciamos os trabalhos. Em breve Ibicaraí terá outra cara, com nossas avenidas principais totalmente asfaltadas e cinco praças que iremos requalificar e entregar para a população. Tudo isso é fruto de muito trabalho. Agradeço muito ao nosso grandioso Deus, que tem abençoado Ibicaraí”, disse o prefeito Lula Brandão

ILHÉUS: SESAU DEBATE INCLUSÃO DO COAPES NAS UNIDADES DE SAÚDE

 Articuladores da Saúde e representantes das instituições de ensino superior de Ilhéus reunidos em encontro de educação permanente. Foto Rodrigo Macedo-Sesau.

Articuladores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e representantes das instituições de ensino superior estiveram reunidos durante esta segunda-feira (19), no Centro Administrativo, bairro Conquista, com o objetivo de iniciar o processo para a formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). Na ocasião foram discutidas políticas públicas de inclusão, diretrizes e ações de integração do ensino e serviço à comunidade ilheense.

O encontro contou com a presença do titular da Saúde, Geraldo Magela; coordenadora e apoiadora de Educação da Sesau, Dayse Santos; doutor em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Márcio Florentino; coordenadores e diretores da rede municipal de saúde; representantes das instituições de ensino superior (IES), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) e Faculdade Madre Thaís.

Através da ação conjunta será possível ordenar e ampliar os serviços prestados à população, como garantiu o secretário Geraldo Magela. “A parceria firmada entre município e instituições irá promover, de forma significativa, o alcance aos serviços de saúde. A iniciativa é a garantia de uma rede com profissionais integrados, que fomenta pesquisas, promove debates e se mantém atualizada. Os estudantes terão contato direto com a realidade do mercado de trabalho antes mesmo da formação acadêmica”.

Investimento – O professor Márcio Florentino destacou que o investimento na rede de atenção básica é o primeiro passo para a articulação, aprimoramento e acesso a um sistema de saúde efetivo. “O investimento na atenção primária faz toda a diferença. A discussão foi pautada na oferta e ampliação das linhas de cuidado, como é possível somar esforços entre as universidades e o serviço público para que as ações não retrocedam. Precisamos apostar no direito à saúde, que é uma garantia de todos”.

Dayse Santos disse que os compromissos pactuados irão fortalecer a relação entre as IES e a gestão em saúde. “O COAPES assegura o compromisso assumido entre as partes envolvidas para a oferta de um serviço de qualidade. O processo é uma troca mútua, enquanto possibilita aos estudantes o ensino-aprendizagem com a prática profissional, auxiliando na qualificação dos profissionais, e, como consequência, o avanço do SUS”, pontuou.

Fortalecimento da saúde – A enfermeira e apoiadora de Educação da Sesau completou. “Estamos vivenciando um momento propício para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema municipal de saúde. Conseguimos reunir trabalhador, gestão, instituições de ensino e controle social no mesmo espaço, a fim de discutir ações prioritárias que atendam às necessidades sociais de saúde dos nossos clientes”.

Apoio institucional – A Secretaria de Saúde de Ilhéus ressalta que contratualização foi um movimento incentivado diretamente pelas IES e que a ausência em momentos de debates e articulações poderá comprometer futuramente a disponibilização de campos de estágios, pesquisas, extensão, ligas e residências. Os estudantes poderão desenvolver o seu estágio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Já no período da tarde, foi realizada uma oficina metodológica com os grupos de trabalho presentes. A Oficina teve o intuito de analisar programas e ações de fortalecimento das linhas de cuidado que circulam por toda a rede de saúde do município de Ilhéus.

O COAPES é um instrumento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, instituído por meia da Portaria 1.127/15, para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS. É voltado à celebração dos compromissos das instituições de ensino, programas de residência em saúde e gestões municipais e estaduais de saúde para o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem e formação no âmbito do SUS, especialmente nos serviços previstos por meio da Política Nacional de Atenção Básica em vigência.

ITACARÉ REALIZA CAMPANHA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO “AGOSTO DOURADO”

Agosto 2

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o Programa “Agosto Dourado”, um mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Como parte dessas ações estão sendo realizadas palestras nas mais diversas unidades de saúde do município. Na primeira semana foram realizadas palestras e debates no Posto de Saúde Familiar Otto Alencar 3 e 4, no centro da cidade, mas a proposta é atender a todas as unidades de saúde do município.

Durante as palestras as enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde destacam o leite materno como a base da vida. “Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. Assim é o leite materno: a base da vida”, destacaram. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até o 6º meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais. “Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites”, complementaram.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que esses programas educacionais e campanhas de conscientização da comunidade sobre os mais diversos programas e orientações na área de saúde tem sido importantes instrumentos para garantir uma qualidade de vida melhor para todos. E nessas ações do Agosto Dourado em Itacaré cabe ao profissional de saúde tirar dúvidas, incentivar a mãe, estimular a participação do pai – da consulta pré-natal às consultas de rotina – e apoiar a família com informação, orientação e cuidado. “Tudo isso é importante para a família e indispensável para o bebê”, complementou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins.

FLORESTA AZUL: PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA EVENTO EM HOMENAGEM AO AGOSTO LILÁS.

ZZZ

A Prefeitura Municipal de Floresta Azul, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos equipamentos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou na última sexta-feira (16/08), uma ação da campanha Agosto Lilás que tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência contra a mulher.

As psicólogas Selma Cordeiro e Eulina Cristina fizeram dinâmicas com as mulheres presentes para mostrar como o machismo está inserido na nossa cultura de forma tão natural tornando-se algo comum no nosso dia a dia. Em Seguida a advogada Mayanna Carvalho ministrou uma palestra sobre Sororidade Feminina e Tipos de Violência Contra a Mulher, trazendo os fatos para a nossa realidade.

O evento contou com o total apoio da prefeita Gicélia Santana e do secretário Alexsandro Barreto, com sorteios de diversos brindes no seu decorrer.

O Agosto Lilás é uma campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e acontece nesse mês em homenagem ao aniversário da lei Maria da Penha que entrou em vigor no dia 07 de agosto de 2006.

ITAPÉ: PREFEITO VAI ISENTAR O IPTU DE MORADORES QUE RESIDEM EM RUAS SEM PAVIMENTAÇÃO E REDE DE ESGOTO

 

WhatsApp Image 2019-08-19 at 15.37.25
A fim de beneficiar os itapeenses que a dezenas de anos residem em ruas sem Pavimentação e Rede de Esgoto, o prefeito Naeliton Rosa Pinto, vai encaminhar para a câmara de vereadores o projeto de lei isentando estes moradores da cobrança de IPTU.

Embora o Código Tributário Nacional – CTN (Lei 5.172, de 25.10.1966) que rege o IPTU, permita que a cobrança seja realizado nestas localidades – bastando que ruas nestas condições tenham apenas abastecimento de água; rede de iluminação pública, dentre outros critérios – o prefeito visa isentar a população menos favorecida.

“Estamos conseguindo realizar diversas obras de pavimentação e rede de esgoto desde que assumimos nosso governo, restando algumas ruas que a dezenas de anos aguardam estas melhorias. Estamos captando recursos e emendas para enfim promover estas obras, mas até lá, vamos isentar o pagamento do IPTU aos moradores que residem nestes locais”destacou o prefeito Naeliton.

Da mesma forma estaremos isentando do pagamento do IPTU:

– Aproximadamente 2 mil beneficiários do bolsa família

– Portadores de doenças graves ou que tenham dependentes nestas condições

– Famílias que moram em ruas sem Pavimentação e rede de esgoto

O morador que se enquadra nestas condições, deve comparecer ao setor de Tributos com o talão do IPTU e comprovante de residência.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia