:: ‘Cidades’
ITAJUÍPE: PREFEITO MARCONE AMARAL FISCALIZA OBRA DE ESGOTAMENTO
O Prefeito Marcone Amaral e o Vice-Prefeito Leandro Junquilho visitaram, na manhã desta sexta-feira, 06, as obras do esgotamento sanitário do distrito do Sequeiro Grande. Acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Itamar Chagas, de Saúde, Renato Júnior, Desenvolvimento Econômico, Vinicyus Guimarães e demais assessores, o Prefeito pode conferir de perto o investimento de mais de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) numa obra de grande importância social, econômica e sanitária.
A implantação do esgotamento sanitário do Sequeiro já se encontra na etapa final, com uma grande estrutura já finalizada e com inúmeros benefícios para a população local, com destaque para a saúde e meio ambiente. Com uma expectativa de cinco décadas de espera para a realização desta obra, o prefeito Marcone Amaral entrega uma obra histórica para os moradores do Sequeiro Grande. Esta foi a única promessa durante o período de campanha e que está sendo cumprida pelo gestor. O valor da obra, mais de duzentos mil reais, foram empregados na compra de manilhas, na mão de obra, transporte, alimentação e toda a estrutura para realização do empreendimento, como máquinas e materiais diversos.
A diferença já está sendo sentida pelos moradores, quanto às contaminações e doenças ocasionadas pelo esgoto a céu aberto. Diante das chuvas dos últimos dias, já se sente a diferença quanto aos alagamentos, antes frequentes, ocasionados pelo transbordamento de esgoto nas casas da comunidade. “Já temos um grande diferencial, do antes e depois da obra. Foram cinquenta anos de espera e estamos muito felizes ao proporcionar esta mudança na vida dos moradores do Sequeiro Grande. Nossa equipe tem trabalhado intensamente para concluir esta obra imprescindível para o bem-estar e para a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, declarou.
ILHÉUS: REUNIÃO PÚBLICA ENTRE MUNICÍPIO E CONSULTORIAS TRATA DE LICENÇAS AMBIENTAIS

A nova Resolução Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONDEMA), nº 07/2019, que visa organizar e otimizar os trâmites processuais do setor de Licenciamento Ambiental, rendeu um encontro entre a Superintendência do Meio Ambiente e Urbanismo (SEMA), Conselho e representantes das consultorias ambientais para tratar dos assuntos com esse objetivo. A reunião pública ocorreu na última quarta-feira (4), na sede do órgão municipal.
O dispositivo considera a Lei nº 3.510/10 que institui o Código Ambiental do Município de Ilhéus, e dispõe sobre o Sistema Municipal de Meio Ambiente (SISMUMA) que dá ainda outras providências. A proposta prevê, inclusive, a necessidade de tornar a análise técnica ambiental, segura, prática e célere. Na prática, a resolução promove maior transparência do fluxo processual do licenciamento ambiental no município ao requerente.
Segundo a superintendente do Meio Ambiente e Urbanismo, Joélia Sampaio, a resolução minimiza tempo, evita desgaste com burocracias e viabiliza o andamento processual. “Ganha o Município de Ilhéus e ganha o empreendedor, principalmente. O tempo de espera de documentos para análises chegava a durar mais seis meses, o que era muito demorado. Analisamos hoje as licenças com a maior rapidez possível”, disse.
Contratação de analistas – A superintendente acrescentou ainda que o prefeito Mário Alexandre autorizou a contratação de novos analistas, alegando na época que o município dispunha de apenas um profissional para as demandas com processos ambientais. “Contamos hoje com mais dois analistas, mas, devido as grandes demandas, precisaremos de outros profissionais. Levaremos, portanto, essa solicitação ao prefeito.
“Temos presenciado um grande volume de empreendimentos implantados na cidade, o que não acontecia no passado não tão distante. Parte desse volume dependiam das licenças ambientais. O Assaí Atacadista é um grande exemplo. O empreendimento iria para o município de Itabaiana, mas, felizmente o prefeito foi à São Paulo, a fim de viabilizar os processos. Assim tem sido feito com vários empreendimentos”, conclui.
Portas abertas – A reunião contou com biólogos, engenheiros ambientais dos municípios de Itabuna e Ilhéus, além de representantes das construtoras. No entendimento dos envolvidos, o encontro foi proveitoso, já que o intuito do governo ilheense é promover a desburocratização do setor, atrair novos investidores e impulsionar o desenvolvimento econômico de Ilhéus.
ITAPETINGA: EVENTO DE FRUTICULTURA CONTA COM A PRESENÇA DO PREFEITO RODRIGO HAGGE

Nesta sexta-feira, 06, o prefeito Rodrigo Hagge participou da Programação de Fruticultura Irrigada no Sudoeste Baiano. O evento, realizado pela Seagri, em parceria com o Sindicato Rural de Itapetinga, teve como objetivo reunir produtores, empresários, profissionais e estudantes das áreas de ciências agrárias e biológicas para troca de informações e experiências.
Segundo o prefeito, aquela foi uma oportunidade de grande aprendizagem. “Estou aqui como ouvinte e aprendiz para que a gente possa trazer um novo vetor de desenvolvimento para a cidade”, afirmou Rodrigo ao dizer que Itapetinga ganha, com isso, uma nova oportunidade de geração de emprego e renda.
A fruticultura é o setor agrícola que mais emprega, gerando de 2 a 5 postos por hectare. Com o evento, “Itapetinga dá mais um passo para o crescimento e o protagonismo no Sudoeste Baiano”, garantiu Rodrigo Hagge.
Presente na Programação, o Secretário de Agricultura do Estado, Lucas Costa, afirmou que a agricultura da Bahia foi a que mais cresceu em todo o país. “Isso é mérito nosso, como produtores rurais. Somos nós que seguramos a economia do estado. A gente representa 25% do PIB baiano e 1/3 da empregabilidade do estado. A agricultura baiana voa e pode voar ainda mais alto”, disse o secretário.
O evento contou com palestras sobre o retrato da fruticultura tropical, empreendedorismo rural,
JUSSARI: PREFEITURA PAGA MAIS DE R$ 50 MIL DE GRATIFICAÇÃO DO PMAQ ÀS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO

O Ministério da Saúde divulgou o resultado da certificação das equipes da Atenção Básica e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB que participaram do 3º Ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB.
O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde – UBS por meio das equipes de Atenção Básica á Saúde.
As equipes de Atenção Básica e NASF foram avaliadas durante o transcorrer do 3º Ciclo por três componentes: A autoavaliação das equipes, resultado dos indicadores de saúde e a avaliação externa que verificam in loco a estrutura das UBS, processo de trabalho das equipes, acesso da população usuária do SUS ás ações e serviços de saúde ofertados à população, dependendo da pontuação recebida foram classificadas em cinco níveis: Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular e Ruim.
As equipes de Atenção Básica e do NASF-AB do município de Jussari conquistaram resultado BOM. Em termos financeiros isso significa que o município irá receber o valor total de R$ 53.540,00 , esse valor será dividido entre 60 servidores da saúde.
ILHÉUS: PREFEITURA ESCLARECE SOBRE FILAS NA UBS SARAH KUBITSCHECK

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus esclarece a grande concentração de pessoas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarah Kubitscheck, que aconteceu bem no início da manhã desta quarta-feira (4). Funcionários da unidade orientaram os pacientes de que não haveria a necessidade de formação de longas filas e que senhas seriam distribuídas para melhor controle do número de consultas disponibilizadas. Porém, algumas pessoas optaram por continuar no local com receio de serem excluídas do agendamento.
A distribuição de fichas é feita na primeira semana de cada mês na unidade, que é responsável apenas pelo atendimento primário ambulatorial. O setor estabelece um cronograma para facilitar a marcação de exames. Importante salientar que as marcações de exames do setor Sarah são descentralizadas, com profissionais marcadores específicos para cada UBS, já que Sarah abriga a unidade da Barra, enquanto o Governo Municipal realiza os serviços de reforma corretiva e preventiva.
A cultura da fila – As filas nas unidades de saúde são culturais. Esta quarta (4), pela manhã, a população contou com os serviços de enfermagem e odontológico (todos os dias). Não houve atendimento clínico, porque este serviço está disponível nas terças, quintas e sextas-feiras, segundo o cronograma. Pela manhã, a confirmação é às 7h e o atendimento a partir das 8h. Já pela tarde, a confirmação é às 12h e o atendimento se inicia às 14h. São dois clínicos que atendem esta unidade.
O município aguarda a finalização do Processo Seletivo de preenchimento imediato das vagas. Quando isso ocorrer, serão mais 66 profissionais entre médicos clínicos, pediatras, ginecologistas, também enfermeiros e técnicos de enfermagem. Com isso, o Município visa ampliar a oferta de serviços para noite, promovendo uma maior cobertura assistencial básica, suprindo a necessidade de profissionais na rede pública municipal de saúde.
Abstenções – A oferta está sendo comprometida em virtude da crescente ausência aos agendamentos. De acordo com dados levantados pela Central de Regulação, no último mês, pelo menos 5.300 pacientes deixaram de comparecer a exames em Ilhéus, fato que agrava a fila de espera do município. A falta de comparecimento prejudica o trabalho dos prestadores de serviços conveniados pelo SUS. A Prefeitura de Ilhéus trabalha para diminuir as filas de espera.
IGUAÍ: COM NOITE GOSPEL, FESTA DE SETEMBRO DE IGUAÍ COMEÇA COM SHOW DE VANILDA BORDIERI

Na noite desta quarta-feira (04), a Praça Manoel novaes de Iguaí, esteve lotada para a Noite Gospel, abrindo assim os tradicionais festejos da Festa de Setembro de Iguaí 2019.
Junto com Show da cantora gospel Vanilda Bordieri, esteve também se apresentando Gedilaine Costa, Rodrigo Nunes, Naldo Mendes, Adriely, dentre outro artistas da cidade de Iguaí e ministrações de pastores.
O Prefeito Rony Moitinho, ao lado de sua esposa e Secretária Municipal do Trabalho e Ação Social, esteve presente, junto com outros Secretários da gestão. “É um momento ímpar começar a nossa Festa de Setembro, pedindo para nosso bom Deus em forma de muito louvor e oração abençoar nossa cidade nesses dias que viveremos essa grandiosa festa (…) Parabéns aos pastores envolvidos, e a todos que se apresentaram, em especial à cantora Vanilda Bordieri por abrilhantar ainda mais a nossa Noite Gospel. (…)’’ Disse o Prefeito de Iguaí Rony Moitinho.
BARRO PRETO: PREFEITA ANA PAULA VISITA OBRA DE CONSTRUÇÃO DE CASA DO PROGRAMA CASA DA GENTE
Nesta terça-feira (03/09), a prefeita Ana Paula Silva Simões e o secretário de Assistência Social Fabio Bomfim visitaram a nova casa de Dona Maria Pretinha que já está em construção pelo programa Casa da gente. A casa fica na rua Joana Maria da Conceição e está em fase terminal.
O programa Casa da Gente visa a doação de materiais de construção e mão de obra com recursos próprios da prefeitura, para reformar as casas de famílias em vulnerabilidade social e que não são beneficiadas por outro programa governamental.
“Estou muito feliz com a evolução que estamos presenciando hoje. Há um mês começamos esta construção que se trata de um sonho para dona Maria e sua família e agora, constatamos que ele está se transformando em realidade”, disse a prefeita Ana Paula.
Para o secretário Fabio Bomfim Essa é uma oportunidade que temos de beneficiar as pessoas que precisam realmente de uma casa nova, Esse programa também visa em doações de materiais de construção e mão de obra com recursos próprios da prefeitura, para reformas de casas de famílias em vulnerabilidade social e que não são beneficiadas por outro programa governamental.
ILHÉUS: ENTRE CANÇÕES E HISTÓRIAS; SHOW TRAZ FLAVIA WENCESLAU EM VOZ E VIOLÃO

“Minha música tem história” é o show intitulado pela cantora Flávia Wenceslau, que estará nesta sexta-feira (6), às 20h, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). Fãs da cantora terão a oportunidade de conhecer as histórias por trás de algumas das belas composições, afinal, quem nunca se interessou em saber como as músicas foram feitas? Intimista, o espetáculo é centrado na voz e no violão de Flavia, com suas canções e suas histórias de vida e de carreira.
De forma bem-humorada e espontânea, a artista conta como se inspirou a compor alguns dos sucessos já conhecidos pelo seu público, a exemplo de Canção de Esperança, escrita em um momento familiar difícil, e Te Desejo Vida, dedicada a um amigo. Para quem acompanha a artista, nos dias 13 e 15 de setembro, Flávia Wenceslau se apresenta no Espaço Músico Cultural Carolina, em São Paulo, SP.
O show conta com a direção artística de Jackson Costa e direção de produção de Maurício Corso, repetindo a parceria de sucesso firmada no espetáculo anterior, Por Uma Folha, que garantiu casa lotada e foi finalista do Prêmio Caymmi de Música. Flavia Wenceslau foi vencedora da premiação por duas vezes – em 2017 (melhor música – intérprete feminina) e 2007 (melhor CD regional).
Com três discos autorais gravados [Saia de Retalhos, Quase Primavera e Agora], a artista paraibana, radicada há mais de uma década na Bahia, tem composições interpretadas por diversos cantores brasileiros, a exemplo de Maria Bethânia, Padre Fábio de Melo, Mariene de Castro e Sant’anna. Os ingressos estão à venda na bilheteria do TMI e custam R$100 (inteira) e R$50 (meia).
SERVIÇO
O quê: Flávia Wenceslau – “Minha música tem história”
Onde: Teatro Municipal de Ilhéus (TMI)
Quando: 6 de setembro
Horário: 20h
Ingressos: R$100 (inteira) R$50 (meia)
UBAITABA: CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEBATE DIREITO E PARTICIPAÇÃO
A assistência social como um direito do povo, com financiamento público e participação social, será debatida pela sociedade de Ubaitaba nesta quinta-feira, dia 5, das 8 às 16 horas, no antigo Colégio Osvaldo Cruz, no centro. O evento é aberto a todas as pessoas dispostas a contribuir com as discussões visando o fortalecimento da política de assistência social para a oferta plena da integralidade da proteção socioassistencial como dever do Estado.
O credenciamento será a partir das 8h, a solenidade de abertura com a participação da prefeita Suka Carneiro, a secretaria Elied Soares e demais autoridades, às 8h30min, e a palestra magna às 10 horas a cargo da assistente social Jerusa Lopes Calazans. Ao todo são três eixos temáticos que conduzirão as discussões em grupos para apresentação das propostas que serão referendadas pela plenária. Os delegados à Conferência Estadual serão eleitos às 15:30h.
Subordinada ao tema: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social” esta será a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Está sendo promovida pela Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria da Assistência Social, Promoção e Trabalho (SEAST), com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
IBICARAÍ: PREFEITURA REVITALIZA QUADRA DE ESPORTES NO BAIRRO DO LUXO







































