WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

ITABUNA: VEREADOR ROBINHO BUSCA PARCERIA COM A UESC PARA MODERRNIZAÇÃO DAS LEIS DO MUNICÍPIO

WhatsApp Image 2019-08-30 at 19.07.30

 

O Vereador Robinho (PP) participou na manhã desta quinta-feira (29) de uma reunião com o Pró – Reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Professor Alessandro Fernandes de Santana, com o objetivo de firmar parceria entre a Universidade e a Câmara de Vereadores de Itabuna. A reunião também contou com a presença da Professora Silvia Carvalho, Coordenadora de Integração Comunitária da UESC.

Segundo o vereador as universidades existentes na região figuram como “indústrias de capital intelectual para exportação”, onde o conhecimento absorvido pelos alunos, geralmente migram para outras localidades com a partida dos mesmos após a conclusão do curso, seja de graduação ou de pós-graduação. Precisamos que as universidades tenham os municípios como objetos de estudos de casos para a proposição de melhorias em todos os sentidos.

Sendo o atual Presidente das Comissões Técnicas do Poder Legislativo itabunense e trabalhando como sua principal bandeira o estímulo ao desenvolvimento econômico e sustentável (visando à geração de emprego e renda) o vereador pontua que a parceria busca contar com o apoio do corpo docente da UESC, para viabilizar a revisão e modernização das leis do nosso município. Itabuna é uma cidade polo  com grande inclinação para o comércio e a prestação de serviços e precisamos adequar as nossas leis para melhor atender a esses seguimentos, bem como, também criar a base para uma ampliação da diversificação econômica local, através da reestruturação e criação de novas leis que sejam capazes de atrair novos investidores e impulsionar o desenvolvimento da nossa economia”, ressalta Robinho.

Já o Pró- Reitor, Alessandro destacou que a pauta do desenvolvimento econômico regional também se encontra entre os temas prioritários da Pró-Reitoria de Extensão é ressaltou a importância desse tipo de parceria propondo a formulação de uma “Minuta” visando o desenvolvimento de um “Projeto Piloto”, através de cooperação técnica prestada pela UESC à Presidência das Comissões Técnicas do Legislativo itabunense.

WhatsApp Image 2019-08-31 at 10.02.35

ITAPETINGA: RODRIGO HAGGE PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO

WhatsApp-Image-2019-08-30-at-12.35.26

O prefeito Rodrigo Hagge participou, na manhã desta sexta-feira, 30, da inauguração da sede do Ministério Público em Itapetinga. O novo espaço foi apresentado pela procuradora geral de Justiça Ediene Lousado, que destacou a importância do equipamento para a população e agradeceu a todos que se engajaram para cumprir esta missão.

Lousado lembrou da responsabilidade que o Ministério tem com a sociedade. “Receber a população com ambiente humanizado é o nosso dever”, falou ela ao garantir o seu compromisso e o seu esforço para o melhor dessa instituição e afirmar que Itapetinga tem, hoje, “a sede mais bonita do interior do estado”.

Segundo o prefeito, a cidade vem dando sinais claros de recuperação da crise, de desenvolvimento. “Novas empresas estão chegando ao município, novos bancos, um novo hospital, novas indústrias… o Judiciário tem se equipado cada vez mais. Já recebemos a sede da Defensoria Pública, da OAB e agora do Ministério Público. Isso dá mais comodidade e segurança à população, além, claro, de projetar Itapetinga para o tamanho que ela deve ter”, afirmou Rodrigo.

ITACARÉ REALIZARÁ OFICINAS DE DIAGNÓSTICO DO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

 

Itacare 2

A Prefeitura de Itacaré estará realizando na próxima semana as oficinas de diagnósticos e prognósticos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). As oficinas são abertas ao público e serão realizadas nas mais diversas comunidades de Itacaré, na sede e na zona rural. As discussões fazem parte das orientações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e tem o objetivo de ouvir a comunidade, para que cada um possa propor, sugerir e participar das discussões sobre o PMSB.

De acordo com a programação no dia 03 de setembro, terça-feira, serão realizadas três oficinas, sendo uma às 9 horas da manhã na escola municipal da comunidade do Cachimbo Seco, outra às 14 horas na Igreja Católica de Água Fria e a terceira às 19 horas no Salão Paroquial da Igreja de Bom Jesus de Taboquinhas. No dia 04 de setembro serão realizadas as oficinas na comunidade de Morada de Israel, às 9 horas da manhã na sede da Associação de Moradores; às 14 horas na escola da Camboinha e às 19 horas na sede da Associação de Moradores da Marambaia. Já no dia 05 de setembro as oficinas serão às 9 horas na Associação Assentamento Pancada Grande e às 14 horas será na sede do município, na Igreja Bola de Neve.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destaca a importância da participação de todos para discutir o plano conjunto de saneamento básico do município, feito a várias mãos e com a contribuição, as ideias e a colaboração de todos. O objetivo desse trabalho, segundo informou o prefeito é dar prosseguimento a todas as ações, discussões, diagnósticos, audiências públicas e atualização dos dados para que o Plano de Saneamento Básico seja concluído, possibilitando que seja aprovado pelo Governo Federal e o município esteja apto a receber recursos para obras de saneamento.

O PMSB abrange quatro áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.O Plano municipal deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.

 

ITABUNA: PT PODE TER NOVO PRESIDENTE

WhatsApp Image 2019-08-30 at 11.35.52

O PT – Partido dos Trabalhadores está em processo eleitoral a nível nacional onde os filiados irão eleger as direções partidárias, cuja a votação em Itabuna será no dia 08/09/2019 na Câmara de Vereadores.

Valdir Mesquita, professor da UESC e atual vice-presidente do PT em Itabuna é um dos nomes fortes para presidir o partido no município. Valdir é advogado e milita nas causas sociais há mais de 30 anos.”Sou a favor da atuação que valoriza os movimentos sociais, minorias e as populações em situação de vulnerabilidade social, e minha candidatura está pautada nestas questões. Defendo a renovação do partido em nosso município com o retorno urgente das medidas iniciais da origem do PT”, declarou Mesquita.

Com atuação em movimentos sociais e a favor das minorias, Valdir escolheu uma mulher para compor a chapa.

“O Partido dos Trabalhadores nasceu com o objetivo de possibilitar o acesso às políticas públicas para todos os grupos de minorias. Pra mim é uma honra ter a companheira Ivone Miranda ao meu lado, pois é uma mulher negra, professora, guerreira e lutadora. Conto com o apoio de todos para retornar as origens do partido em nosso município”, afirmou Mesquita, pois a qualificação de Ivone é invejável.

Ivone Miranda é formada em letras pela UESC, especialista em Educação de jovens e adultos também pela UESC, é ainda psicomotricista, atua no MNU- Movimento Negro Unificado e na Rede Feminista de Itabuna. É mestra em ciências da Educação, mãe de três filhos e professora da Rede Pública.

“Portanto, altamente qualificada para a altura do cargo que almeja e possui uma envergadura moral invejável. É uma honra ter esta companheira em minha chapa para renovar o PT de Itabuna com a retomada dos princípios iniciais do partido” declarou ainda Valdir.
A candidatura de Valdir Mesquita para presidir o PT em Itabuna já ganhou apoio de grandes lideranças políticas, militantes do partido e deputados federais.
Dentre os apoiadores estão os deputados federais Valmir Assunção e Jorge Solla; Fernanda Silva, ex-prefeita de Uruçuca e seu esposo, Murilo Brito, militante atuante no partido e liderança política; militantes antigos, dentre eles Francisco Gilton, ex–presidente do PT em Itabuna; Dr. Humberto Barreto, médico e ex – secretário municipal de saúde; Tassio Brito, membro da Executiva Estadual; Josimar Ferreira, Coordenador Geral do DCE UESC e Dirigente do Coletivo Quilombo; Dr. Jorge Almeida, advogado; Manoel Messias, diretor do Sindicado dos Correios da Bahia; Erick Maia, dirigente sul-baiano do Sindae; Maria Domingas, integrante do MNU – Movimento Negro Unificado de Itabuna; Crystiane (Tiane) da Rede Feminista; Dr. Gil Nunesmaia Junior, advogado; Mariza Eduane, Auditora em saúde e ex- coordenadora do Núcleo Regional de Saúde da Região Sul; Marcos Alberto Oliveira (Marcão) cirurgião dentista, Lucineia Duraes, Dirigente Nacional do MST; Braulino Pereira, Zilma Félix, Paulo Demeter, Renato Teixeira, Maria Dájuda Larcher, dentre outros notórios militantes, inclusive, contando com o apoio de lideranças políticas de outros partidos.

“Estamos vivendo dias muito difíceis com o retrocesso em nosso país e a tentativa de cercear a liberdade e a democracia. Um exemplo bem claro disso é a prisão injusta de nosso presidente Lula. No dia 8 de setembro conto com o apoio de todos pela retomada da democracia e em favor de Lula Livre e do retorno das origens do PT”, concluiu Ivone Miranda.

No âmbito estadual, Valdir Mesquita conta com o apoio da candidata à presidência Vera Lúcia (Lucinha). Por fim, registramos que Valdir concorre ao pleito disputando à vaga com os militantes Jackson e Miralva Moitinho.

ILHÉUS: PRINCÍPIO DE INCÊNDIO NO IME É CONTROLADO E MUNICÍPIO AGUARDA RESULTADO DA PERÍCIA

 Princípio de incêndio no IME é controlado e Município aguarda resultado da perícia. Foto Rodrigo Macedo-Secom.

Um princípio de incêndio causou um susto nos professores e alunos do Instituto Municipal de Ensino (IME). Por volta das 17 horas da quarta-feira (28) começou a exalar um cheiro de fumaça que vinha de uma sala interna do prédio. Felizmente o Corpo de Bombeiros chegou ao local e controlou o foco. Engenheiros e técnicos da Coelba e da Prefeitura apuram as causas do incidente. Um laudo técnico será apresentado.

Segundo funcionários, o quadro de energia foi desligado e a Coelba acionada. Alunos, professores e funcionários foram rapidamente retirados para evitar inalação. A diretora Maria Sandra Leone garantiu que mesmo com o incidente, nenhum aluno será prejudicado. “Buscamos tranquilizar o alunado, pais e responsáveis quanto ao retorno das aulas, a fim de não comprometer o período de provas”, explicou a diretora.

Vida preservada – Logo que tomou conhecimento da situação, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre entrou em contato com a Seduc para saber de mais informações quanto ao estado de saúde das pessoas. “Felizmente, não houve feridos e o fogo foi controlado rapidamente, graças a Deus! Importante saber que a vida de nossas alunos, funcionários e professores foi preservada”, manifestou o prefeito.

A titular da Seduc, Eliane Oliveira relatou que as providências foram tomadas em tempo hábil. Na oportunidade, afirmou à Blitz da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) que o Governo Municipal está atento quanto as manutenções nos prédios escolares. A gestora disse que acompanha o cronograma dos serviços e informa as equipes de técnicos revisam periodicamente o sistema elétrico.

O IME foi incluído no projeto de requalificação total com outras 10 unidades escolares. A instituição de ensino possui cerca de 1.300 alunos distribuídos nos turnos, matutino, vespertino e noturno, além de realizar gestão compartilhada com a Escola Municipal Heitor Dias. Também realiza trabalho educacional em parceria com cursos de Teologia, Rotina Administrativa e Pré Militar, totalizando cerca de 1.600 alunos.

IBICARAÍ: PSE E NASF MANTÉM ROTINA DE AÇÕES EM ESCOLAS MUNICIPAIS, CRECHES E CAPS

 

PSE02

Durante todo o mês de agosto o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Prefeitura de Ibicaraí, promoveram ações em várias escolas municipais, entre elas as escolas Ramiro Berbert de Castro, José Tito De Lima, Natércia Kauark e Yêda Barradas.

No dia 23 (sexta-feira), aconteceu uma palestra no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com o Tema: A Família e os Cuidados em Saúde Mental, ministrada pela Assistente Social Maria Izabel. A ação teve o objetivo de ofertar qualidade de vida aos usuários do CAPS, reinserção social, visando a garantia dos seus direitos, ressaltando a importância do acompanhamento dos familiares no tratamento, fortalecendo o vínculo com a equipe do CAPS.

Na tarde do dia 28 (quarta-feira), aconteceu uma palestra sobre Higienização e Saúde Bucal, no Colégio Municipal de Ibicaraí, situado no distrito da Vila Emílio Isabel. A palestra foi ministrada pela odontologista Dra. Laís Santos Macêdo e contou com a contribuição da equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde Dr. Henrique Pimentel Sampaio.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica, Maíra Cardoso, essas ações preventivas e promocionais têm o intuito de informar e orientar sobre a importância do processo de higienização bucal, essencial para a sua saúde do indivíduo. “A prevenção e promoção da saúde são relevantes, pois está intrinsecamente ligada a política do SUS, através do Programa Saúde na Escola (PSE)”, disse Maíra.

O Programa Saúde na Escola (PSE) conta com as coordenadoras Luciane Velanes (Saúde) e Nelizia Ferreira (Educação) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a coordenação de Francine Melo.

 

ITAJUÍPE: RETIRADA DE ESGOTAMENTO BENEFICIA MEIO AMBIENTE

 

WhatsApp Image 2019-08-29 at 10.23.00

A prefeitura de Itajuípe retirou, do Bairro Avenida Itabuna, na entrada da cidade, instalações de esgotamento sanitário que despejavam resíduos diretamente em um dos lagos, cartão postal da cidade, no Complexo Turístico Jorge Amado.

A ação, que requalifica e traz mais qualidade de vida,  beneficiou  inúmeros moradores da localidade, fazendo com que as residências estejam adequadas à rede de esgotamento sanitário da cidade. Além das pessoas, a ação da prefeitura também beneficia o cartão postal da cidade, em especial a fauna e a flora presentes no ambiente em questão,   que agora deixa de receber esgoto residencial de uma parte dos moradores do bairro.

Para o prefeito Marcone Amaral, “A gestão municipal tem se preocupado em organizar a parte ambiental de Itajuípe. Com muito empenho, vamos avançando nesta questão, melhorando a vida de nossos cidadãos e contribuindo para a melhoria do meio ambiente em nossa cidade. Estamos muito satisfeitos em entregar uma obra que valoriza o meio ambiente e a dignidade de nossos moradores”, declarou.

ILHÉUS: HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU É O PRIMEIRO HOSPITAL PÚBLICO DO INTERIOR DA BAHIA A REALIZAR CIRURGIA CARDÍACA

 

IMG-20190828-WA0039

Atividades como caminhar e subir escadas tornam-se um desafio quando as artérias do coração ficam entupidas. Em alguns casos, os médicos optam por uma cirurgia para solucionar a questão. Foi o que ocorreu ontem (27), pela primeira vez, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. Um paciente de 70 anos, morador do município de Guaratinga, foi submetido a um procedimento de revascularização do miocárdio, popularmente conhecido como ponte de safena.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressalta o compromisso em ampliar e descentralizar os serviços de alta complexidade para o interior. “Em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau já realiza mais de 180 cirurgias ortopédicas, procedimentos neurocirúrgicos e implantes de marcapasso e desfibrilador cardíaco. Agora entra para o rol de procedimentos a revascularização do miocárdio e as trocas valvares”, afirma o secretário, ao lembrar ainda que estes procedimentos serão realizados em breve em Irecê, Barreiras, Vitória da Conquista, dentre outras localidades.

De acordo com o cardiologista e diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves, “a partir de setembro estão previstas dez cirurgias por mês, mas a capacidade instalada é de até 20 procedimentos mensais”, afirma o diretor.

BUERAREMA: ​​CASA DE CULTURA JONAS E PILAR REALIZA CURSO DE ROTEIRO PARA RÁDIO, TV E CINEMA

OFICINA DE ROTEIRO COM PAULO TRICOLI

Com o objetivo de proporcionar aos alunos a compreensão teórica e a prática do processo de criação de roteiros de ficção para os diversos meios de comunicação (cinema, televisão, rádio e internet), a Casa de Cultura Jonas e Pilar, em Buerarema realiza de 30 de agosto a 01 de setembro o Curso de Roteiro (com carga horária de 20h), ministrado pelo roteirista e professor de roteiro, Paulo Tricoli.

O curso é gratuito e, destinado a pessoas que desejam escrever ou  tenha interesse de compreender o processo de criação de roteiros para filmes e programas de ficção para televisão, rádio e internet. Serão disponibilizadas 30 vagas. As inscrições  podem ser realizadas até o dia 30/08 através do e-mail: oficinacasajonasepilar@gmail.com com as seguintes informações: nome, nº do RG, telefone de contato e indicação da oficina que deseja participar ou presencialmente na sede da Casa de Cultura Jonas e Pilas, de 08h às 12h e de 13h às 17h.

HORÁRIOS:

Sexta-feira (30 ago) de 14h às 18h

Sábado (31 ago) –  de 08h às 12h / de 13h  às 18h

Domingo (01 set) – de 08h às 12h das 13h às 18h

Essa atividade faz parte do Edital de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar, com apoio financeiro do Governo do Estado, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

JUSSARI: VALETE FALA SOBRE OS DESAFIOS DE GOVERNAR O MUNICÍPIO EM ENTREVISTA NA “JUSSARI FM”

valete

O prefeito Antônio Valete (PSD) de Jussari, em entrevista na Jussari-Fm falou sobre os desafios de governar o município e rasgou elogios ao Governador Rui Costa, o que deixou alguns ouvintes surpresos pelo fato do Partido dos Trabalhadores ser o principal opositor da gestão local. O Prefeito não mediu predicados para enfatizar o trabalho do Governador na Bahia, sugerindo-o como o melhor representante do PT para as eleições presidenciais 2022.

“Eu diria que a Bahia tem a sorte de ter o Governador que tem. O Brasil passa por um momento muito difícil, que nós precisamos de governantes responsáveis, comprometidos com a comunidade, que tenha uma visão de empreender, de trabalhar e o nosso Governador tem o apelido de correria porque é um Governador que realmente não para. Apesar da crise nacional que nós estamos vivendo, nós temos também a crise local, mas o Estado da Bahia apesar das dificuldades está com as finanças em dias, honrando o compromisso com os servidores, que é uma coisa importante, além de ser o segundo Estado que mais investe recursos em obras no país, então o Estado da Bahia só perde para São Paulo. O Governador da Bahia, que é uma pessoa de origem humilde, que veio lá de uma zona pobre de Salvador, que foi alçado a Vereador, depois Deputado Federal, foi Chefe de Gabinete do Governador Jaques Wagner, foi alçado a Governador como uma aposta pessoal do Governador Jaques Wagner, mas que se superou e hoje é um político maior que o próprio Wagner que o lançou na política, eu diria que a Bahia tem a sorte de ter o governador que tem, com a responsabilidade que tem e eu diria mais, eu diria que a Bahia está preparando um candidato a Presidente. Se o Partido dos Trabalhadores (PT) não errar na escolha, querer escolher, como sempre, o eixo São Paulo, como se o PT tivesse obrigação de só lançar um candidato paulista, nós teremos a oportunidade de ver um baiano candidato a Presidente com chances de ganhar, tenho certeza que nós vamos ter a oportunidade de mostrar pro Brasil o que o Governador está fazendo pela Bahia, com a responsabilidade que ele tem, com o compromisso que ele tem, certamente será um candidato extraordinário e que nós poderemos ter ali um Presidente saindo aqui das nossas terras, que será muito bom para os baianos e para o Brasil, pelo que a gente vê, pelo compromisso que tem o Governador Rui Costa , de forma que eu estou admirado, estou encantado com a gestão, vejo cada dia ele querendo trabalhar mais, certamente vai fazer um governo melhor que o governo passado porque ele já tomou algumas medidas mais difíceis de ser tomadas no início da gestão anterior e ele está mais despreocupado para tocar o governo nos próximos anos. Certamente vai ser bom para Bahia e vai ser muito melhor para o Brasil se a gente conseguir emplaca-lo como candidato a Presidente. É isso que eu penso a respeito do nosso Governador.” finalizou Valete



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia