:: ‘Cidades’
ITABUNA: VEREADOR ROBINHO BUSCA PARCERIA COM A UESC PARA MODERRNIZAÇÃO DAS LEIS DO MUNICÍPIO

O Vereador Robinho (PP) participou na manhã desta quinta-feira (29) de uma reunião com o Pró – Reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Professor Alessandro Fernandes de Santana, com o objetivo de firmar parceria entre a Universidade e a Câmara de Vereadores de Itabuna. A reunião também contou com a presença da Professora Silvia Carvalho, Coordenadora de Integração Comunitária da UESC.
Segundo o vereador as universidades existentes na região figuram como “indústrias de capital intelectual para exportação”, onde o conhecimento absorvido pelos alunos, geralmente migram para outras localidades com a partida dos mesmos após a conclusão do curso, seja de graduação ou de pós-graduação. Precisamos que as universidades tenham os municípios como objetos de estudos de casos para a proposição de melhorias em todos os sentidos.
Sendo o atual Presidente das Comissões Técnicas do Poder Legislativo itabunense e trabalhando como sua principal bandeira o estímulo ao desenvolvimento econômico e sustentável (visando à geração de emprego e renda) o vereador pontua que a parceria busca contar com o apoio do corpo docente da UESC, para viabilizar a revisão e modernização das leis do nosso município. Itabuna é uma cidade polo com grande inclinação para o comércio e a prestação de serviços e precisamos adequar as nossas leis para melhor atender a esses seguimentos, bem como, também criar a base para uma ampliação da diversificação econômica local, através da reestruturação e criação de novas leis que sejam capazes de atrair novos investidores e impulsionar o desenvolvimento da nossa economia”, ressalta Robinho.
Já o Pró- Reitor, Alessandro destacou que a pauta do desenvolvimento econômico regional também se encontra entre os temas prioritários da Pró-Reitoria de Extensão é ressaltou a importância desse tipo de parceria propondo a formulação de uma “Minuta” visando o desenvolvimento de um “Projeto Piloto”, através de cooperação técnica prestada pela UESC à Presidência das Comissões Técnicas do Legislativo itabunense.

ITAPETINGA: RODRIGO HAGGE PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO
O prefeito Rodrigo Hagge participou, na manhã desta sexta-feira, 30, da inauguração da sede do Ministério Público em Itapetinga. O novo espaço foi apresentado pela procuradora geral de Justiça Ediene Lousado, que destacou a importância do equipamento para a população e agradeceu a todos que se engajaram para cumprir esta missão.
Lousado lembrou da responsabilidade que o Ministério tem com a sociedade. “Receber a população com ambiente humanizado é o nosso dever”, falou ela ao garantir o seu compromisso e o seu esforço para o melhor dessa instituição e afirmar que Itapetinga tem, hoje, “a sede mais bonita do interior do estado”.
Segundo o prefeito, a cidade vem dando sinais claros de recuperação da crise, de desenvolvimento. “Novas empresas estão chegando ao município, novos bancos, um novo hospital, novas indústrias… o Judiciário tem se equipado cada vez mais. Já recebemos a sede da Defensoria Pública, da OAB e agora do Ministério Público. Isso dá mais comodidade e segurança à população, além, claro, de projetar Itapetinga para o tamanho que ela deve ter”, afirmou Rodrigo.
ITACARÉ REALIZARÁ OFICINAS DE DIAGNÓSTICO DO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

A Prefeitura de Itacaré estará realizando na próxima semana as oficinas de diagnósticos e prognósticos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). As oficinas são abertas ao público e serão realizadas nas mais diversas comunidades de Itacaré, na sede e na zona rural. As discussões fazem parte das orientações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e tem o objetivo de ouvir a comunidade, para que cada um possa propor, sugerir e participar das discussões sobre o PMSB.
De acordo com a programação no dia 03 de setembro, terça-feira, serão realizadas três oficinas, sendo uma às 9 horas da manhã na escola municipal da comunidade do Cachimbo Seco, outra às 14 horas na Igreja Católica de Água Fria e a terceira às 19 horas no Salão Paroquial da Igreja de Bom Jesus de Taboquinhas. No dia 04 de setembro serão realizadas as oficinas na comunidade de Morada de Israel, às 9 horas da manhã na sede da Associação de Moradores; às 14 horas na escola da Camboinha e às 19 horas na sede da Associação de Moradores da Marambaia. Já no dia 05 de setembro as oficinas serão às 9 horas na Associação Assentamento Pancada Grande e às 14 horas será na sede do município, na Igreja Bola de Neve.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destaca a importância da participação de todos para discutir o plano conjunto de saneamento básico do município, feito a várias mãos e com a contribuição, as ideias e a colaboração de todos. O objetivo desse trabalho, segundo informou o prefeito é dar prosseguimento a todas as ações, discussões, diagnósticos, audiências públicas e atualização dos dados para que o Plano de Saneamento Básico seja concluído, possibilitando que seja aprovado pelo Governo Federal e o município esteja apto a receber recursos para obras de saneamento.
O PMSB abrange quatro áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.O Plano municipal deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.
ITABUNA: PT PODE TER NOVO PRESIDENTE
O PT – Partido dos Trabalhadores está em processo eleitoral a nível nacional onde os filiados irão eleger as direções partidárias, cuja a votação em Itabuna será no dia 08/09/2019 na Câmara de Vereadores.
Valdir Mesquita, professor da UESC e atual vice-presidente do PT em Itabuna é um dos nomes fortes para presidir o partido no município. Valdir é advogado e milita nas causas sociais há mais de 30 anos.”Sou a favor da atuação que valoriza os movimentos sociais, minorias e as populações em situação de vulnerabilidade social, e minha candidatura está pautada nestas questões. Defendo a renovação do partido em nosso município com o retorno urgente das medidas iniciais da origem do PT”, declarou Mesquita.
Com atuação em movimentos sociais e a favor das minorias, Valdir escolheu uma mulher para compor a chapa.
“O Partido dos Trabalhadores nasceu com o objetivo de possibilitar o acesso às políticas públicas para todos os grupos de minorias. Pra mim é uma honra ter a companheira Ivone Miranda ao meu lado, pois é uma mulher negra, professora, guerreira e lutadora. Conto com o apoio de todos para retornar as origens do partido em nosso município”, afirmou Mesquita, pois a qualificação de Ivone é invejável.
Ivone Miranda é formada em letras pela UESC, especialista em Educação de jovens e adultos também pela UESC, é ainda psicomotricista, atua no MNU- Movimento Negro Unificado e na Rede Feminista de Itabuna. É mestra em ciências da Educação, mãe de três filhos e professora da Rede Pública.
“Portanto, altamente qualificada para a altura do cargo que almeja e possui uma envergadura moral invejável. É uma honra ter esta companheira em minha chapa para renovar o PT de Itabuna com a retomada dos princípios iniciais do partido” declarou ainda Valdir.
A candidatura de Valdir Mesquita para presidir o PT em Itabuna já ganhou apoio de grandes lideranças políticas, militantes do partido e deputados federais.
Dentre os apoiadores estão os deputados federais Valmir Assunção e Jorge Solla; Fernanda Silva, ex-prefeita de Uruçuca e seu esposo, Murilo Brito, militante atuante no partido e liderança política; militantes antigos, dentre eles Francisco Gilton, ex–presidente do PT em Itabuna; Dr. Humberto Barreto, médico e ex – secretário municipal de saúde; Tassio Brito, membro da Executiva Estadual; Josimar Ferreira, Coordenador Geral do DCE UESC e Dirigente do Coletivo Quilombo; Dr. Jorge Almeida, advogado; Manoel Messias, diretor do Sindicado dos Correios da Bahia; Erick Maia, dirigente sul-baiano do Sindae; Maria Domingas, integrante do MNU – Movimento Negro Unificado de Itabuna; Crystiane (Tiane) da Rede Feminista; Dr. Gil Nunesmaia Junior, advogado; Mariza Eduane, Auditora em saúde e ex- coordenadora do Núcleo Regional de Saúde da Região Sul; Marcos Alberto Oliveira (Marcão) cirurgião dentista, Lucineia Duraes, Dirigente Nacional do MST; Braulino Pereira, Zilma Félix, Paulo Demeter, Renato Teixeira, Maria Dájuda Larcher, dentre outros notórios militantes, inclusive, contando com o apoio de lideranças políticas de outros partidos.
“Estamos vivendo dias muito difíceis com o retrocesso em nosso país e a tentativa de cercear a liberdade e a democracia. Um exemplo bem claro disso é a prisão injusta de nosso presidente Lula. No dia 8 de setembro conto com o apoio de todos pela retomada da democracia e em favor de Lula Livre e do retorno das origens do PT”, concluiu Ivone Miranda.
No âmbito estadual, Valdir Mesquita conta com o apoio da candidata à presidência Vera Lúcia (Lucinha). Por fim, registramos que Valdir concorre ao pleito disputando à vaga com os militantes Jackson e Miralva Moitinho.
ILHÉUS: PRINCÍPIO DE INCÊNDIO NO IME É CONTROLADO E MUNICÍPIO AGUARDA RESULTADO DA PERÍCIA

Um princípio de incêndio causou um susto nos professores e alunos do Instituto Municipal de Ensino (IME). Por volta das 17 horas da quarta-feira (28) começou a exalar um cheiro de fumaça que vinha de uma sala interna do prédio. Felizmente o Corpo de Bombeiros chegou ao local e controlou o foco. Engenheiros e técnicos da Coelba e da Prefeitura apuram as causas do incidente. Um laudo técnico será apresentado.
Segundo funcionários, o quadro de energia foi desligado e a Coelba acionada. Alunos, professores e funcionários foram rapidamente retirados para evitar inalação. A diretora Maria Sandra Leone garantiu que mesmo com o incidente, nenhum aluno será prejudicado. “Buscamos tranquilizar o alunado, pais e responsáveis quanto ao retorno das aulas, a fim de não comprometer o período de provas”, explicou a diretora.
Vida preservada – Logo que tomou conhecimento da situação, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre entrou em contato com a Seduc para saber de mais informações quanto ao estado de saúde das pessoas. “Felizmente, não houve feridos e o fogo foi controlado rapidamente, graças a Deus! Importante saber que a vida de nossas alunos, funcionários e professores foi preservada”, manifestou o prefeito.
A titular da Seduc, Eliane Oliveira relatou que as providências foram tomadas em tempo hábil. Na oportunidade, afirmou à Blitz da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) que o Governo Municipal está atento quanto as manutenções nos prédios escolares. A gestora disse que acompanha o cronograma dos serviços e informa as equipes de técnicos revisam periodicamente o sistema elétrico.
O IME foi incluído no projeto de requalificação total com outras 10 unidades escolares. A instituição de ensino possui cerca de 1.300 alunos distribuídos nos turnos, matutino, vespertino e noturno, além de realizar gestão compartilhada com a Escola Municipal Heitor Dias. Também realiza trabalho educacional em parceria com cursos de Teologia, Rotina Administrativa e Pré Militar, totalizando cerca de 1.600 alunos.
IBICARAÍ: PSE E NASF MANTÉM ROTINA DE AÇÕES EM ESCOLAS MUNICIPAIS, CRECHES E CAPS

Durante todo o mês de agosto o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Prefeitura de Ibicaraí, promoveram ações em várias escolas municipais, entre elas as escolas Ramiro Berbert de Castro, José Tito De Lima, Natércia Kauark e Yêda Barradas.
No dia 23 (sexta-feira), aconteceu uma palestra no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com o Tema: A Família e os Cuidados em Saúde Mental, ministrada pela Assistente Social Maria Izabel. A ação teve o objetivo de ofertar qualidade de vida aos usuários do CAPS, reinserção social, visando a garantia dos seus direitos, ressaltando a importância do acompanhamento dos familiares no tratamento, fortalecendo o vínculo com a equipe do CAPS.
Na tarde do dia 28 (quarta-feira), aconteceu uma palestra sobre Higienização e Saúde Bucal, no Colégio Municipal de Ibicaraí, situado no distrito da Vila Emílio Isabel. A palestra foi ministrada pela odontologista Dra. Laís Santos Macêdo e contou com a contribuição da equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde Dr. Henrique Pimentel Sampaio.
Segundo a Coordenadora da Atenção Básica, Maíra Cardoso, essas ações preventivas e promocionais têm o intuito de informar e orientar sobre a importância do processo de higienização bucal, essencial para a sua saúde do indivíduo. “A prevenção e promoção da saúde são relevantes, pois está intrinsecamente ligada a política do SUS, através do Programa Saúde na Escola (PSE)”, disse Maíra.
O Programa Saúde na Escola (PSE) conta com as coordenadoras Luciane Velanes (Saúde) e Nelizia Ferreira (Educação) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a coordenação de Francine Melo.
ITAJUÍPE: RETIRADA DE ESGOTAMENTO BENEFICIA MEIO AMBIENTE

A prefeitura de Itajuípe retirou, do Bairro Avenida Itabuna, na entrada da cidade, instalações de esgotamento sanitário que despejavam resíduos diretamente em um dos lagos, cartão postal da cidade, no Complexo Turístico Jorge Amado.
A ação, que requalifica e traz mais qualidade de vida, beneficiou inúmeros moradores da localidade, fazendo com que as residências estejam adequadas à rede de esgotamento sanitário da cidade. Além das pessoas, a ação da prefeitura também beneficia o cartão postal da cidade, em especial a fauna e a flora presentes no ambiente em questão, que agora deixa de receber esgoto residencial de uma parte dos moradores do bairro.
Para o prefeito Marcone Amaral, “A gestão municipal tem se preocupado em organizar a parte ambiental de Itajuípe. Com muito empenho, vamos avançando nesta questão, melhorando a vida de nossos cidadãos e contribuindo para a melhoria do meio ambiente em nossa cidade. Estamos muito satisfeitos em entregar uma obra que valoriza o meio ambiente e a dignidade de nossos moradores”, declarou.
ILHÉUS: HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU É O PRIMEIRO HOSPITAL PÚBLICO DO INTERIOR DA BAHIA A REALIZAR CIRURGIA CARDÍACA





































