Mais uma etapa da formação de Geografia foi realizada esta semana no município de Uruçuca, através da Secretaria de Educação, com a parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, através do Projeto Cidade Imaginada, Cidade Possível.
A Formação foi ministrada pela professora Maria Lícia Silva de Queiróz, e teve como tema “Maquetes intuitivas”, uma proposta de continuidade e de construção dos saberes geográficos das formações anteriores “As Regiões Brasileiras” e “Cartografia e Escala” com o produto final as “Maquetes Intuitivas”.
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibicaraí, Joadson Evangelista, visitou na manhã da última terça-feira, dia 17, as dependências da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, em Ilhéus. Na oportunidade o secretário foi recebido pelo Coordenador Regional Reginaldo Paim, além dos diretores locais Roberto e Danilo.
A visita foi para reafirmar parceria entre a CEPLAC e a Secretaria de Agricultura de Ibicaraí. Vale salientar que o Coordenador Regional Reginaldo Paim visitou Ibicaraí no início desse mês e, em reunião na prefeitura com os secretários Joadson Evangelista (Agricultura) e Kalina Vita (Administração), ficou definido que o município disponibilizará um hectare de terra – em local a ser definido – para a CEPLAC desenvolver projeto piloto de melhoramento do cacau. A CEPLAC também dará suporte técnico e doará para o município trezentas mudas arbóreas, para arborizar as margens do Rio Salgado.
“Essa parceria com a CEPLAC é de extrema importância para a nossa cidade e o meio rural. Além de acompanhamento técnico a cidade vai ganhar mudas para arborizar as margens do Rio Salgado no Dia da Cidade. Pretendemos disponibilizar um hectare de terra para o melhoramento do cacau, servindo como projeto piloto, que visa dobrar a produção do nosso cacau, favorecendo assim os agricultores locais. Ainda vamos definir o local a ser cedido para a CEPLAC. A ideia é conseguir com um dos assentamentos. Mostrei a proposta dessa parceria para o prefeito Lula Brandão, que gostou da ideia. Precisamos qualificar o homem do campo com cursos e assistência técnica. Paralelo a isso temos parceria também com a nossa Secretaria de Infraestrutura, que tem mantido uma rotina de recuperação das nossas estradas vicinais”, disse Joadson.
A prefeita Katiana Oliveira esteve na manhã desta terça-feira, 17, juntamente com o secretário de Administração Mauricio Souza, acompanhando obras de calçamento da Rua Primavera e Bairro Feijão Semeado.
A obra atende uma antiga reivindicação dos moradores que até então viveram entre a poeira e o barro. “Foram anos de espera, mas agora vai melhorar muito para os moradores.”, assinalou a dona de casa Maria.
Os projetos realizados pela atual gestão primam pela qualidade das obras visando melhorar as condições de trafegabilidade e a vida das pessoas, o Governo Municipal também estará calçando boa extensão do Bairro Feijão Semeado.
A prefeita ressalta que trabalhos assim refletem na qualidade de vida para as pessoas: vai trazer muitos benefícios para os moradores que sentiam os efeitos do sol, chuva, poeira e barro, além de trazer valorização para o imóvel, frisou. O melhoramento da infraestrutura urbana é preocupação constante da Prefeita e da Administração Municipal. “Melhorias e qualidade de vida aos Arataquenses”. Conclui Katiana.
O prefeito Antônio Valete abriu uma sindicância no município de Jussari para apurar irregularidades acerca praticas de desvio de combustível e cobranças ilegais por parte dos servidores públicos, quanto a utilização das ambulâncias, a denuncia aconteceu em grupo de whatsapp, do qual participam 159 cidadãos jussarienses, onde a professora Joice Carvalho, que é ex mulher de um dos pré-candidatos que faz oposição ao Governo de Valete, cita que já presenciou por diversas vezes munícipes tendo que contribuir para usarem a ambulância da cidade, que esses valores eram repassado aos motoristas.
O Prefeito considera essa denuncia grave, uma vez que a gestão vem tendo comprometimento em manter ativo os serviços da saúde, principalmente na questão de transporte dos pacientes, portanto abriu- se essa sindicância para apurar os fatos e punir os possíveis transgressores.
Com uma quebra de recorde de público, a Cavalgada da Nossa Gente realizada pela Prefeitura Municipal de Barro Preto e Vaqueirama de Barro Preto com o apoio da Bahiatursa foi sem dúvidas uma das maiores demonstrações do quanto o município pode receber bem seus visitantes, apresentar suas belezas naturais, demonstrar carinho e receptividade para aqueles que buscam nessas terras um pouco de laser e diversão.
A cidade de Barro Preto viveu no último domingo, dia 15/09, grandes emoções e badalações com a realização da Cavalgada da Nossa Gente, que movimentou o comércio local e estabeleceu novo recorde de público durante os shows musicais que teve como principal atração a Banda 100 Párea levando o público ao delírio.
Um evento extremamente bem estruturado, com pessoas de todas as faixas etárias, de várias cidades da região do cacau e até turistas de outros estados lotaram não só a praça municipal, mas também bares, restaurantes, lanchonetes e girou economia da nossa comunidade.
A nossa Prefeita Ana Paula acompanhou o percurso Entroncamento de Itapé – Barro Preto animando os cavaleiros e amazonas de cima do mine trio e no final chegou à cidade montada à cavalo levando a bandeira da cidade, junto com Vice prefeito Mariano Macedo e do Presidente da Câmara Alain Andrade que levavam as bandeiras do Brasil e da Bahia respectivamente. A chegada da Cavalgada da Nossa Gente no município foi um momento emocionante e muito caloroso!
No palco, as apresentações musicais tiveram início com a Banda Xamego a Mais, depois foi a vez de Vanoly Cigano subir ao palco e dar continuidade no aquecimento do público que aguardava ansiosamente o cantor sertanejo Wilha da Banda 100 Parea. Depois da atração principal, o evento deu continuidade com a dupla sertaneja Rian Girotto & Henrique.
A Prefeita Ana Paula, agradeceu a presença de todos e falou do grande sucesso. “só temos a agradecer a todos que compareceram e fizeram esta cavalgada ser do tamanho que é, magnífica.”, disse.
Amante de cavalgadas, o presidente da Câmara Alain Andrade parabenizou o evento. “Parabéns! Essa foi uma das melhores cavalgadas da região e com um grande trajeto. Agradeço a todos que se empenharam pela realização desta grande festa, em especial a prefeita Ana Paula”, finaliza.
A prefeita Ana Paula juntamente com seu vice Mariano e o sec. de Administração Adriano Clementino, ainda foram convidados ao palco pela banda 100 Parea e curtiram grandes sucessos cantados pela banda. Os momentos de emoções e alegrias ficaram registrados nas imagens que você irá acompanhar abaixo desta matéria.
O Prefeito da Cidade de Iguaí e Presidente do Consórcio do Médio Sudoeste, Rony Moitinho, esteve na manhã desta terça-feira (17), na cidade de Vitória da Conquista, visitando a Policlínica Regional da Cidade.
O Munícipio de Iguaí é conveniado junto a outras cidades, e está disponibilizando diariamente diversos tipos de exames para pacientes iguaienses realizarem na Policlínica.
Rony Moitinho, esteve juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores de Iguaí, Vereador Ranulfo, que inclusive esteve fazendo alguns exames, e acompanhado do Secretário Municipal de Turismo Salatiel Pereira e outros amigos em visita à mesma.
Para o Chefe do Executivo iguaiense: ‘’É uma grande satisfação passar sempre por aqui nesta grande obra do nosso Governador Rui Costa, ainda fico mais feliz em fazer parte do convênio através da nossa cidade de Iguaí, que diariamente cerca de 26 pessoas são trazidas pra cá, para realizarem diversos tipos de exames de forma rápida, prática e gratuita…’’ destacou Rony.
Nesta segunda-feira, 16 de setembro o empresário e ex-candidato a deputado estadual, Rafael Moreira, esteve na capital do estado em reunião com o senador Otto Alencar, o ex-deputado Augusto Castro e o presidente do PSD de Itabuna, Alcântara Pelegrine.
Na oportunidade, ficou definido que o jovem empresário estará se filiando ao partido nos próximos dias. Otto aproveitou para reafirmar o nome do ex-deputado Augusto Castro como candidato a prefeito da cidade pelo partido.
A terra da melhor farinha do Brasil completa na próxima terça-feira, 17 de setembro, 60 anos de emancipação política e, a Prefeitura de Buerarema está preparando uma super festa para comemorar, com grandes nomes da música regional e nacional.
Felipe Araújo, La Fúria, Anna Catarina, Sinho Ferrary, Sem Rotoque, Boteco das Amigas, Trio da Huanna, Vera Cruz, Ky Legal, Ricardão Reis e Farofa de Cuscuz são as atrações que animarão a festa que acontece de 20 a 22 de setembro, na Praça Principal.
As comemorações têm início no dia 17, com a Missa Solene na Igreja Matriz Nossa Senhora Sant’Ana, às 08:30h, em seguida, Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores e inaugurações do Centro Municipal de Fisioterapia e dos Letreiros Turísticos na entrada da cidade e na praça Cristovaldo Monteiro. Às 14h acontece o Desfile Cívico.
Já no dia 20, às 14h, é a vez de inaugurar os calçamentos nos bairros Edmon Lucas e Santa Helena. E noite, a partir das 20h iniciam os shows musicais.
Os pré-candidatos a prefeito de Ilhéus, Nilton Cruz (PT) e Cacá Colchões (PP), reuniram-se para estabelecer os primeiros contatos do que pode ser o início de uma aliança de partidos da base do Governador Rui Costa, visando à formação de uma chapa em comum para a disputa das Eleições de 2020.
A concretude de uma composição desta envergadura causaria grande impacto em Ilhéus, pois teríamos Nilton Cruz, integrante do PT, mesmo partido do Governador Rui Costa, e Cacá Colchões (PP), pertencente ao PP, do Vice-Governador João Leão.
Os dois debateram os problemas de Ilhéus, principalmente na área de saúde, infraestrutura e turismo, apontando o que entendem sejam as soluções. Para uma primeira reunião, mostrou-se profícua e demonstrou o conhecimento de ambos sobre estas questões.
A Prefeitura Municipal de Coaraci, através da Secretaria de Educação realizou, no sábado (7), um desfile cívico em alusão à Independência do Brasil. Escolas públicas do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º Ano) e entidades diversas mandaram às ruas representantes que, ao som das bandas marciais e da fanfarra FANZIR, marcharam para lembrar a data em que o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.
Ao todo, mais de três mil estudantes estiveram nas ruas. As escolas e entidades foram divididas em blocos e comissões que levaram ao público o tema “BRASIL: SUA HISTÓRIA É MINHA HISTÓRIA”. O Colégio Municipal de Coaraci que adotou recentemente o Sistema de Ensino da Polícia Militar foi o responsável por abrir os desfiles, seguido pelo Centro Educacional Jaime Pereira da Silva, Colégio Antônio Ribeiro Santiago, Fanfarra do Colégio Almakazir Gally Galvão e finalizando com a Igreja Adventista. As apresentações ocorreram na Praça de Eventos e nas ruas de Coaraci.
Vale ressaltar que foi um compromisso do Governo Minha Cidade Meu Orgulho resgatar o tradicional Desfile Cívico da Semana da Pátria, uma vez que, o mesmo, não foi prioridade na gestão anterior. Os desfiles aconteceram durante toda semana, com envolvimento de todas as escolas, das creches ao ensino fundamental.
Cada uma das escolas trouxe importantes subtemas para falar sobre a importância do tema. Entre as propostas, o folclore, flora e fauna do Brasil e regiões do Brasil.
Prefeito Jadson Albano falou sobre o desfile “É um compromisso do nosso Governo resgatar a tradição dos desfiles cívicos, a gente celebra esse feito e relembra a importância de sentimentos como o civismo e patriotismo para todos nós, além de fortalecer o comércio local.”
Participaram do Evento, o Prefeito Jadson Albano, Vice-prefeito Rosival Carvalho, Vereadores do município, Assessor parlamentar do Deputado Estadual Niltinho, Sr. Marco Polo, Secretários do Governo, Tenente José Cerqueira, Comandante da 5ª Cia de Polícia Militar, demais autoridades, gestores escolares, pais, alunos e comunidade em geral.