Sobre a oferta de ônibus, a equipe da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) já está em contato com a comunidade do Banco do Pedro, localidade situada à zona norte do município.
Atualmente o órgão desenvolve estudos para implantação da mudança de um novo sistema que chegará nos próximos meses, obtendo a integração como fator de ampliação de oferta.
A Sutram informa ainda que já notificou a empresa, cobrando adequações e manutenção do contrato e melhoria do transporte público.
Em campanha relacionada ao Setembro Amarelo, a Prefeitura de Uruçuca, através da equipe da Secretaria de Saúde, promoveu no último dia 10 de setembro uma roda de conversa abordando a prevenção ao suicídio.
Cercadas de tabus e desinformação, a prevenção ao suicídio e a forma como se deve lidar com os transtornos mentais precisam ser ditas. E por essa razão a equipe responsável pelo Ambulatório de Saúde Mental proporcionou debates para mostrar aos participantes que existem outras alternativas.
Abraços e mimos foram distribuídos, sempre com a mensagem de que compartilhar a dor é necessário e que há sempre uma saída e alguém disposto a estender a mão para ajudar. Ligue 188 – Centro de Valorização a Vida. Falar é sempre o melhor caminho.
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social mais de 25 crianças, atendidas pelo Serviço de Convivência, do Centro de Referência e Assistência Social, Cras de Barro Preto, foram presenteadas com novas roupas de balé.
“Sou grata em fazer parte da formação dessas crianças, por meio da dança e semear um futuro melhor dentro da realidade de cada uma delas, sou feliz, por fazer da minha cidade um lugar de realizações, onde a cultura, e a educação possam colher bons frutos” finalizou a prefeita Ana Paula.
Para a coordenadora do Cras Joelma Guimarães “Esse momento representa um sentimento de realização. Por que trabalhar a dança, direcionando ela pra a educação, você contribui para a formação individual de cada uma dessas crianças. Colaboramos para a realização do sonho de cada uma delas”. Frisa.
As aulas acontecem todas as quintas-feiras, manhã e tarde, sob o comando da professora Maressa Pacheco.
Satisfeito com o trabalho, o Secretário de Assistência Social Fabio Bomfim “diz que a maior motivação é fazer parte de um projeto que também é social. É fazer parte de um governo que trabalha pensando em cada detalhe. Investir na criança, na educação, é investir em um futuro melhor” ressaltou.
Durante sessão realizada essa semana, a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou por unanimidade uma monção de aplausos em referência à equipe médica do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC).
A homenagem aconteceu devido a um requerimento do vereador Gil Gomes, do Partido Verde (PV), encaminhado à mesa diretora da casa no último dia 4 de setembro.
A iniciativa do edil foi em reconhecimento, após o HRCC realizar a primeira cirurgia cardíaca da rede de hospitais públicos do interior do estado. “Uma grande conquista para a população de toda região sul da Bahia, razão pela qual todos os profissionais envolvidos merecem o reconhecimento e gratidão da comunidade”, justificou Gil Gomes.
No último dia 27 de agosto, um paciente, de 70 anos, foi submetido a um procedimento de revascularização do miocárdio, popularmente conhecido como ponte de safena, a primeira cirurgia desse tipo em um hospital público do interior do Bahia.
O deputado estadual Sandro Régis, líder do Democratas na Assembleia Legislativa, disse hoje que o setor de educação na Bahia, “depois de amargar as últimas colocações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sofreu mais um duro golpe do governo do estado nesta segunda-feira”, após a publicação da Portaria 770, que é uma chamada pública feita pela Secretaria de Educação para que empresas denominadas Organizações Sociais (OS) assumam a gestão administrativa das escolas públicas nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Ilheus e Itabuna.
“Na prática, isso é o reconhecimento, por parte do governo, de que não tem a devida competência para cuidar da educação no estado e transfere para uma entidade privada aquilo que deveriam ser as suas obrigações”, avalia Régis, acrescentando que professores e estudantes já estão se manifestando nas redes sociais para exigir a revogação dessa portaria.
Para o deputado, não é uma justificativa convincente o argumento da Secretaria de Educação de que a entrega da gestão administrativa das escolas para um organismo privado vai permitir que a equipe pedagógica se dedique apenas à educação, melhorando os indicadores e a qualidade da formação dos alunos e alunas.
“Já vimos esse filme antes em outras áreas da gestão estadual” diz Régis.
Ainda segundo o deputado, é falso o argumento do governo de que “apenas” a gestão administrativa será entregue para as empresas, e que a parte pedagógica continuará com a equipe escolar pedagógica.
“Há muitas questões em jogo. Conquistas históricas do setor de educação, como as eleições diretas para os cargos de diretoria na escola, ou mesmo o plano de cargos e salários, estarão em xeque”, frisa Régis, lembrando que será também atribuição dessas OS a contratação de professores, “com salários do mercado”, pelo regime celetista.
“Temos também a informação de que as OS cuidarão da gestão dos laboratórios, acervo bibliográfico, bibliotecas, salas de leitura e quadras de esporte. Ou seja: estão contratando as Organizações Sociais para ensinar missa ao vigário”, ressalta o deputado.
“É preciso que o estado procure ter um melhor conhecimento da realidade escolar, trazendo para a sociedade um bom debate, com propostas inovadoras que contribuam para melhorar a qualidade na educação, mas o que se vê é um governo transformando o setor em laboratório de pirotecnia, ora querendo mudar o calendário para oficializar o trabalho infantil, ora vindo a público para defender a privatização do ensino público, o que é lamentável”.
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) rebateu declaração do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), dada à imprensa quarta-feira (11), responsabilizando os governos do Partido dos Trabalhadores pelo encerramento das atividades da Petrobrás na Bahia. Para o petista, o presidente nacional do Democratas faz “diversionismo” e como principal aliado do governo Bolsonaro no estado mostra-se “cúmplice” da medida que, se concretizada, causará grave impacto econômico e social, tirando da Bahia pelo menos 19 mil empregos diretos.
“O prefeito de Salvador, ACM Neto, é cúmplice do presidente Bolsonaro na decisão de fechamento da operação da Petrobras na Bahia. Ao atribuir ao Partido dos Trabalhadores a culpa pelo ato da direção da Petrobras, ACM Neto tá fazendo diversionismo sobre o grave prejuízo para economia baiana. É muita cara de pau do prefeito transferir a sua responsabilidade para os outros”, afirmou o petista, que no dia 23, às 9h, promove audiência pública e lança na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás na Bahia. “Ele é o principal defensor de Bolsonaro na Bahia e por que não tenta reverter essa decisão? Quem tá lutando pra defender a permanência da Petrobras na Bahia somos nós. Neto é omisso, é cúmplice”, enfatizou Robinson.
Numa noite de bastante emoção, a equipe diretiva do Rotary Club Itabuna divulgou, nesta terça-feira (10) o resultado do Concurso Literário Adelindo Kfoury Silveira, realizado com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) e do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC). O Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM) foi o grande vencedor do concurso, com a aluna Hellen de Souza Silva (do 9º ano B – Matutino), em primeiro lugar; o aluno Gabriel Moreira Leite (9º M 21 – Matutino), do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC), foi classificado em segundo lugar; e também aluna do IMEAM, Shawanna Elane S. Santos (9º ano D – Matutino), foi classificada em terceiro lugar.
O secretário do Rotary Club Itabuna, Luis Fernando Lopes, integrante da comissão organizadora, destacou que o concurso recebeu mais de 400 redações e que a avaliação, tanto do ponto de vista quantitativo, quanto do ponto de vista qualitativo, foi a melhor possível, chegando-se, então, aos textos classificados. Previamente, os nomes dos autores já haviam sido divulgados, mas a colocação de cada um só foi revelada na noite de ontem. O rotaryano destacou ainda a efetiva contribuição e participação da honorável Gersolita Almeida, que não pôde comparecer à reunião por razões profissionais.
Ao primeiro colocado, foi oferecido pelo CEBRAC uma bolsa de estudos em qualquer um dos cursos oferecidos pelo centro. O diretor Jônatas Pinho ressaltou a importância desse prêmio, num reflexo de que a estudante vencedora terá uma oportunidade inigualável de um trilhar profissional que será iniciado num centro de excelência de formação profissional.
Ao segundo colocado foi oferecido um computador portátil de última geração (notebook), e à terceira colocada foi oferecido um tablet.
A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, falou sobre a importância do concurso, ao permitir que estudantes fossem provocados a pensar em questões importantes. O tema sugerido foi “A Preservação da Água e o Rio Cachoeira”. Para ela, “é importante que as ações de motivação ao conhecimento ocorram nessa dimensão de suscitar o incentivo à leitura, à escrita e ao conhecimento”. A secretária destacou também a importância da parceria estabelecida com o Rotary Club de Itabuna, reconhecendo que a Rede Municipal de Ensino foi muito privilegiada, quando foi escolhida para compor o público-alvo do concurso, suscitado entre os estudantes do 9º ano das escolas da rede, tanto os do ensino regular, quanto os da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As diretoras do IMEAM, professora Wildes Alvarenga e do CAIC Jorge Amado, professora Stella Soares, também estiveram presentes.
A vencedora do concurso, Hellen de Souza Silva, disse que não esperava que a sua redação fosse classificada em primeiro lugar e que se sente muito feliz com a surpresa. “Para mim, é uma honra muito grande estar aqui. Tive o apoio da escola, aulas preparatórias com a professora Elisandra Reis, que é uma pessoa maravilhosa, me ajudou muitíssimo, passou dicas e isso foi importante. Estou grata por tudo”.
Antecedendo a divulgação dos resultados, personalidades importantes foram homenageadas com a entrega do título de “Cidadão Honorável”, entre os quais Edimar Luis Margotto, João Edivaldo Lima Santos Filho, Ana Souza Coelho, Rosilene de Souza, José Orleans Bragança, Maria Lourdes Hage Brito e Antônio Nunes de Souza, este último recebendo o título justamente no dia do seu aniversário.
Acontece nos dias 21 e 22 de Setembro em Serra Grande – Uruçuca, a segunda etapa do I Campeonato Baiano de Pesca em Terra Firme. A etapa acontece em Serra Grande após a Prefeitura firmar parceria com a Federação Baiana de Pesca e Atividades Subaquáticas para que o evento ocorresse no distrito praieiro.
“Serra Grande tem crescido muito nos últimos anos e o nosso intuito é fazer deste lugar, o melhor destino turístico da região. A etapa do Campeonato de Pesca acontecerá na praia do Pé de Serra, ambiente perfeito para sediar a competição e entrar definitivamente no Circuito Baiano de Pesca”, disse o prefeito Moacyr Leite JR
O torneio está aberto a comunidade em geral e as inscrições custam R$50 reais por atleta + 1kg de alimento não perecível que serão doados às famílias carentes da região
O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, através da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itajuípe realiza, nesta quinta-feira, 12, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”. O evento visa discutir a importância da participação popular para as atividades inerentes ao serviço social ofertado aos cidadãos itajuipenses. Além disso, serão realizadas discussões sobre a política de assistência social existente atualmente, bem como a promoção do debate acerca da construção de para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.
O Evento conta com a participação dos conselheiros municipais, Conselho Tutelar, de Assistência Social, demandantes do serviço de assistência social atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, além de autoridades locais e demais membros da sociedade civil organizada.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Lucimara Hage “Em todos os nossos programas, CRAS, CREAS, Primeira Infância e Bolsa Família, temos nos empenhado em oferecer o melhor aos nossos demandantes, com dedicação às atividades à nós conferidas, bem como a discussão constante sobre a qualidade deste serviço e se as ações realizadas estão adequadas ao SUAS e aos direitos de nossos cidadãos. Buscamos constantemente a excelência em nossos serviços aos cidadãos”, declarou.
A VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Itajuípe acontece a partir das 8h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Rua Frei Bento de Souza, Centro.
Os agentes de endemias de Itapetinga participaram, entre os dias 09 e 11 de setembro, no auditório da Dires, de uma capacitação para o desenvolvimento de Programas de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores.
Realizada pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, junto com o Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, o curso vem fazer uma atualização de informações, visando avançar as ações de combate a dengue, zika, chicungunya, leishmaniose e demais doenças transmitidas por vetores.
O prefeito Rodrigo Hagge reitera a necessidade de se manter e intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle a essas doenças, além do monitoramento das notificações dos casos suspeitos, a partir das unidades de saúde, até as equipes de endemias. “Não se desenvolve um bom trabalho sem profissionais capacitados”, afirmou o prefeito.