Após a Bahia não aderir ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, proposto pelo Governo Federal, via Ministério da Educação, o governador Rui Costa se pronunciou sobre a decisão. Segundo Rui, a adesão à iniciativa, que pretende instalar 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023 não traria nenhum benefício concreto ou recurso adicional para a educação do estado.
“O que essa adesão vai trazer para a Bahia? O que eles estão oferecendo? Vai oferecer recursos? A implantação é apenas de metodologia? Se assim for, nós já temos 18 escolas militares funcionando na Bahia, há muitos anos, e funcionam muito bem! Temos ainda parceria com a escola militar do Exército. Participar apenas do marketing não faz sentido”, questionou o chefe do executivo baiano.
Na declaração dada durante a edição desta terça (1º) do “Papo Correria”, programa transmitido ao vivo em suas redes sociais, Rui Costa ainda disse que estaria disposto a aceitar a proposta, desde que haja repasse efetivo de recursos. “Se o Governo Federal quiser oferecer uma escola nova ao estado da Bahia, montar uma escola militar ou mandar recursos para reformar escolas, eu estou aceitando na hora, mas só participar de marketing, não dá”, completou.
Durante a campanha Setembro Verde, de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, diversos acompanhantes e familiares de pacientes receberam informações e esclarecimentos sobre o procedimento, que ainda enfrenta muitos tabus na sociedade.
Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC destacou a importância da campanha e a continuidade da sensibilização sobre a doação de órgãos. “ Os colaboradores do hospital intensificaram as ações sobre a doação de órgãos no Setembro Verde com a realização de palestras, orientações, panfletando, oferecendo aulas, com a adesão de outras instituições regionais para equipe, pacientes e familiares sobre esse tema tão importante, que modifica a vida. Apesar desse mês ser o símbolo dessa marca, essas atividades terão continuidade durante todos os meses do ano”, afirmou Almir Gonçalves.
Ronaldo Vital Pereira, enfermeiro coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) revelou que “a maioria das pessoas não tinha ideia o que era a doação, quem poderia e como ser um doador, conseguimos quebrar estigmas e sensibilizar que a doação de órgãos é um importante gesto de amor e que ajuda a continuidade de vida em outros pacientes”.
Toda equipe do HRCC esteve engajada na campanha, diversas atividades foram realizadas, como a exibição de videoaulas nas horas de visitas, apresentação de banner informativos com explicações sobre o tema. As parcerias também reforçaram as ações da campanha.
O SARAHDO, da Secretaria de Educação da Bahia, modalidade de ensino para pacientes, usou a abordagem para sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos. A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) e CIHDOTT de Itabuna realizaram palestras.
A OPO Sul do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães de Itabuna atuou em conjunto com o HRCC, com paradas próximas as lombadas, da BR 101, para entrega de panfletos explicativos. As enfermeiras Patrícia Betyar e Cristiane Abreu da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizaram palestra.
No último dia 28 de maio, o CIHDOTT – HRCC realizou a captação de múltiplos órgãos (coração, dois rins, fígado e córnea). Além disso, em 2019, a unidade captou, até setembro, 24 córneas.
Buscando desenvolver um trabalho criterioso de recuperação de ruas e avenidas, a Secretaria de Infraestrutura está realizando a desobstrução da rede de águas pluviais, na rua Armando Nunes de Queiroz, um pouco abaixo da área que já recebeu pavimentação asfáltica. Os moradores da localidade sofriam com alagamentos em períodos de chuva pois a rede encontrava-se 80% obstruída com terra.
Após a pavimentação das ruas adjacentes, o volume de material que descia para as manilhas diminuiu consideravelmente, o que vai permitir maior durabilidade das obras. Segundo o secretário Gustavo David, ainda será construído um engole tudo no início da via, a fim de coletar de forma mais satisfatória as águas pluviais e evitar assim o alagamento da área.
As obras de desobstrução estão chegando ao fim e logo após será iniciado a pavimentação em paralelo.
Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, todas as obras do município primam pela qualidade, pela durabilidade. “O nosso objetivo é deixar uma cidade com base sólida para um desenvolvimento sustentável”, reforçou o prefeito.
Desde o inicio do seu mandato o Prefeito Antônio Valete vem se encarregando do desafio de equilibrar as contas do município, resultado desse esforço foi a decisão proferida nesta terça-feira (01) pelo TCM que aprovou as contas do exercício de 2017 da gestão Construindo um Novo Tempo.
Na prática, a aprovação significa que município está sendo administrado com seriedade, para atender todas as exigências legais. O Tribunal tem a função principal de cobrar a transparência, ética e compromisso com os recursos públicos diante da fiscalização contábil, financeira, orçamentária e controle externo.
A decisão do TCM foi um verdadeiro baque na oposição, que publicamente já tinha se manifestado na certeza da rejeição da contas.
O Prefeito Antônio Valete relatou que não foi fácil essa aprovação, uma vez que foi necessário algumas medidas árduas para controlar os gastos públicos, entretanto se sente feliz com a sensação de está no caminho certo, pois os resultados estão aí, com a aprovação das contas, e toda equipe de governo se mantendo firme e comprometida com a transparência e responsabilidade fiscal.
O secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Joadson Evangelista, recebeu na manhã de hoje, dia 30 de setembro, a visita do Engenheiro Agrônomo Técnico em Gestão Ambiental, CDS Litoral Sul, Lucius Flavius Ourives Bonfim. Na oportunidade Lucius e Joadson atenderam durante toda a manhã na Secretaria de Agricultura as demandas de licenças ambientais do município.
Lucius Flavius aproveitou e fez visitas técnicas juntamente com o secretário Joadson pela cidade e no distrito do Cajueiro Velho. Na oportunidade o engenheiro analisou o pedido de supressão de uma árvore; visitou as praças em reformas e foi até o distrito para analisar uma solicitação de um comerciante que está colocando uma pequena distribuidora de gás de cozinha e precisa de licença ambiental para funcionar. Na oportunidade o Diretor de Meio Ambiente Cochise Assis se fez presente.
Segundo o secretário Joadson Evangelista, a visita periódica do engenheiro Lucius Flavius é de suma importância para regularizar pendências relativas às licenças ambientais. “Temos buscado agir dentro das exigências legais e a presença do Engenheiro Agrônomo do CDS Litoral Sul só nos respalda. Quero aproveitar para lembrar para toda a população que no próximo dia 8 vai acontecer um grande Mutirão para Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Essa ação vai acontecer aqui na secretaria (na rodoviária) e vai começar às 8 horas”, disse Joadson.
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente- CMDCA realiza neste domingo, 06 de outubro, a eleição do Conselho Tutelar, em Buerarema. Onde os cinco mais votados (e cinco suplentes) dos onze candidatos serão eleitos para serem nos próximos quatro anos responsáveis pela proteção e garantia dos direitos dos menores do município, segundo o seu Estatuto.
A população poderá votar de 08h as 17h, na Escola Municipal José Nery Constant e, para isso, deverão estar munidos com Título de Eleitor e documento com foto.
A prefeitura disponibilizará transportes coletivos para as comunidades do Vila Operária, KM 02 e KM 03 no dia da eleição. Os ônibus sairão às 07h, dos seus respectivos postos de saúde.
A Fanfarra Municipal de Itajuípe, Famuita, venceu a primeira etapa do Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras, realizado neste domingo, 29, na cidade de Candeal, Bahia. A fanfarra de Itajuípe, que ostenta o título de heptacampeã baiana, busca o oitavo título de sua história e venceu a Fanfarra Serra Vale, de Salvador na disputa deste domingo.
Com sessenta e sete componentes, entre corpo de baile e músicos, a FAMUITA levou à mais uma cidade baiana a tradição musical de Itajuípe, realizando uma apresentação digna de campeã. A FAMUITA tem como Diretoria Thiago Santana, Diretor e Regente, Dilson Dantas, co-regente e diretor, Robson Alcantara, vice-regente, Micksaelles Oliveira, professor de percussão, Marcos Fabian, professor da linha de frente, o vereador Mateus Matos, Diretor, que promovem a cultura e contribuem para a realização da educação musical dos jovens itajuipenses.
A fanfarra de Itajuípe foi a única da região sul que participou desta etapa do Campeonato Baiano de Fanfarras. A próxima etapa da competição será na cidade de São Francisco do Conde, próximo dia 13 de outubro, na qual a Famuita tentará avançar mais uma etapa até a grande final do Campeonato.
Para o prefeito Marcone Amaral “este é um momento grande alegria para a nossa cultura. Parabenizamos aos membros da Famuita pela grande vitória e por levar o nome de nossa cidade ao lugar mais alto no Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras. Agradecemos ao nosso vereador Mateus Matos, pela incessante dedicação à cultura e aos jovens da nossa cidade e a todos que promovem a educação musical em nossa querida Itajuípe. Vamos em busca do título!”, declarou.
A Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reforça que neste domingo (06 de outubro) acontece a Eleição do Conselho Tutelar de Barro Preto .
A votação acontece das 8h às 17h, no Colégio Municipal Domingos Chaves.
Neste ano, 15 candidatos concorrem às cinco vagas de Conselheiros Tutelares Titulares.
A população escolherá representantes que vão zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes nos próximos quatro anos.
Como votar:
O voto é facultativo, e cada cidadão poderá optar por um candidato da cidade onde o título de eleitor está registrado. É preciso apresentar, além do título, um documento de identidade.
O Prefeito de Iguaí Rony Moitinho esteve ao lado de amigos na manhã deste domingo (29), visitando a Feira Livre do Distrito de Altamira. Recém-criada pelos moradores da localidade e da região a feira já se consolida como ótima oportunidade dos moradores venderem seus produtos e lucrarem de forma digna, além de atrair moradores de toda região.
O Prefeito Rony esteve ao lado da Representante de Altamira Dona Gaza, do Representante de Palmeirinha Ícaro, do Secretário de Governo Inocêncio Filho, do Secretário de Administração Valter Pinheiro, do Secretário de Infraestrutura Nedo Pinto, do empresário Getúlio Gomes, do Ex Vereador Ico Gomes, além de outros amigos.
Para Rony, ‘’Estar em Altamira e acompanhado de amigos é muito satisfatório na manhã deste domingo, ver que uma iniciativa popular deu certo e está gerando dezenas de empregos indiretos, onde cada um que está aqui pode vender seu produto de forma digna e ganhar seu dinheiro (…). Estou muito feliz, parabéns a todos envolvidos, enquanto gestor, só tenho a dizer que contem comigo e com a Prefeitura para ajudar em qualquer suporte e apoio para o prosseguimento da Feirinha de Altamira, sempre que eu puder estarei aqui visitando, fazendo minhas compras e tendo o contato do calor humano com todos desta querida comunidade.’’
Aconteceu na última sexta-feira, 27, a Cerimônia de entrega da sala de informática do Colégio Municipal de Coaraci, que contam com 10 computadores. A sala de informática foi uma doação do GETS (Grupo Esportivo da Terra do Sol), composto por ex-alunos do Colégio Coaraci, que estão completando 60 anos de existência. “A geração dos anos 60, reconhece de forma grandiosa o valor da formação que aqui tivemos. Almas sonharam e lutaram por um futuro promissor, sem jamais esquecer suas origens construindo grandes pontes de amor e solidariedade” citou o GETS.
A Cerimônia contou com a participação do Prefeito Jadson Albano, da Secretária de Educação, Cristine Barbosa, dos alunos, gestores e do GETS.
“Fico feliz em ver um resgate da história de minha cidade, isso é motivo de orgulho dos coaracienses de várias gerações, obrigado ao grupo GETS que voluntariamente promoveu uma campanha entre seus membros visando beneficiar nossos alunos”. Ressaltou o Prefeito Jadson Albano.