WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

ITARANTIM: LANÇAMENTO OFICIAL DA PRÉ-CANDIDATURA DE HILTON ROCHA AO LEGISLATIVO É DEFINIDA PARA DEZEMBRO

WhatsApp Image 2019-10-06 at 14.55.47

O empresário e Produtor de eventos Hilton Rocha esteve reunido com amigos nesta sexta-feira (04)ocasião em que ficou definido o ponta pé inicial de sua pré-campanha para uma vaga no Legislativo Itarantiense. Conforme o empresário o lançamento oficial de sua pré-candidatura acontecerá no mês de Dezembro com um grande evento. Hilton Rocha disse que as manifestações de apoio da população e dos amigos a qual vem recebendo e a necessidade de renovação o motivou a lutar por uma cadeira na Câmara Municipal.

“Quem me conhece sabe o quanto sou grato a Itarantim pelo que sou hoje, chegou a hora de colocar meu nome à disposição para que a sociedade possa fazer a renovação que aquela casa legislativa tanto precisa”, pontuou.

Hilton Rocha tem 36 anos, é empresário no ramo de suplementos naturais, produtor de eventos, ex radialista, e ex secretário de esportes e cultura de Itarantim, pasta em que se destacou por seu jeito aguerrido de comandar e de solucionar problemas.

IBICARAÍ: PSE FAZ AÇÕES NA ESCOLA CORACI ALLY E NA CRECHE TÉRCIA BORGES

tércia04d

Aconteceu na manhã e tarde da última quinta-feira, dia 03 de outubro, na Escola Municipal Coraci Ally, mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE). Na oportunidade foi aplicado o Programa Saúde Saudável, com os temas: Prevenção da Obesidade Infantil e Alimentação Saudável. Nos dois períodos foi feita a Antropometria e Ergonomia – que é o estudo das medidas, dimensões do corpo – e a Antropometria Nutricional, que avalia o estado nutricional e o peso do aluno.

Essas avaliações nos dois períodos contaram com as presenças da Coordenadora Yamara Barreto Santos; da Diretora Rosângela Batista dos Santos; da Educadora Física Potyra Silva Rodrigues, além da coordenadora do PSE (Saúde), Luciane Velanes.

Na sexta-feira, dia 04, a ação do PSE aconteceu na Creche Tércia Mota nos dois períodos. Na oportunidade a Diretora Arlete Porto recebeu a Enfermeira Cláudia Nascimento, do posto de saúde Gelson Lopes, e os Agentes Comunitários Joel, Ely e Dermeval que aplicaram o Programa Saúde Saudável e falaram da Prevenção da Obesidade Infantil e Alimentação Saudável.

As ações acontecerem na quinta (Coraci Ally) e sexta (Tércia Borges) nos turnos matutino e vespertino, com a avaliação de aproximadamente 120 alunos no Coraci e 97 alunos na Tércia. Essas ações têm acontecido periodicamente e os resultados têm sido satisfatórios. Vale lembrar que o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria das secretarias de Educação e Saúde e conta com a Coordenadora da Educação Nelízia Ferreira e a Coordenadora de Saúde Luciane Velanes.

ITABUNA: ONG UNIDOS PELO DIABETES PROMOVE PEDALADA AZUL

WhatsApp Image 2019-10-04 at 13.58.01
A ONG Unidos pelo Diabetes abrirá o mês do novembro azul com a realização da Pedalada Azul, que acontecerá no dia 3, domingo, e tem como tema “Vamos tirar o diabetes da pista”. O evento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do diabetes e marcará o início da grande mobilização para o Mutirão do Diabetes de Itabuna, que em 2019 chega à sua 15ª. edição, consolidado como o maior evento de prevenção e tratamento da doença no Brasil.

A Pedalada Azul terá saída da Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital Beira Rio, e vai percorrer as principais avenidas da cidade, num percurso de cerca de 10 quilômetros, retornando ao ponto de origem, onde acontece uma confraternização entre os participantes.

A atividade, que também incentiva a prática de atividades saudáveis para melhorar a qualidade de vida, contará com o apoio e coordenação de grupos de ciclismo como Pedal Bom, Amigos das Trilhas, Pedal Livre, Ciclo Bike Grapiuna, Pé de Cana e Selva no Pedal.

ITAPETINGA: FEIRA DE SAÚDE DA MULHER PROMOVIDA PELA FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA JÁ REGISTROU MAIS DE 3.000 ATENDIMENTOS/PROCEDIMENTOS

WhatsApp Image 2019-10-04 at 11.10.31

No segundo dia da Feira de Saúde da Mulher, promovida pela Fundação José Silveira no Hospital Cristo Redentor em Itapetinga foram registrados 1.736 atendimentos/procedimentos, de acordo com a organização do evento.

Dezenas de pessoas de Itapetinga e Região já realizaram consultas com especialistas de Cardiologia, Ginecologia e Odontologia, além de Mamografia, Preventivo Ginecológico, Ultrassonografia e Raio X.

O evento integra a campanha “Outubro Rosa”, alusiva ao combate do Câncer de Mama e de Colo de Útero.

Segundo a coordenadora geral da FJS, Ana Bárbara Matos, a edição do mês faz parte da luta contra o Câncer de Mama, sendo disponibilizadas cerca de 200 ultrassonografias por dia, número recorde de procedimentos nas edições da Feira.

As Unidades Móveis da FJS seguem em Itapetinga nesta sexta-feira (4), último dia do evento. Os atendimentos gratuitos serão das 8 às 17 horas.

A Fundação José Silveira é a instituição madrinha do “Outubro Rosa” no Estado.

ILHÉUS: SAÚDE PREPARA CAMPANHA SELETIVA CONTRA SARAMPO, AÇÕES SEGUEM ATÉ DIA 25

sARAMPO

A vacinação virou programa da família, portanto, deve acontecer de janeiro a janeiro. Por isso, a Prefeitura prepara campanha seletiva contra o sarampo, e intensifica a cobertura vacinal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A Campanha terá início na próxima segunda-feira (7) e vai até o dia 25 de outubro. O Ministério da Saúde divulgou no último mês boletim epidemiológico para subsidiar as ações de vigilância, prevenção e controle do sarampo no país.

A campanha seletiva tem como público-alvo, crianças com idade de seis meses a menores de 5 anos, independentemente da situação vacinal. No entanto, a população com idades de 1 a 29 anos deve procurar as salas de imunização para receber as 2 doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Pessoas com idades de 30 a 49 anos, devem receber 1 dose da vacina tríplice viral. Os profissionais da saúde devem ser vacinados independentemente da idade.

Alerta – Esta semana, o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas fez uma publicação nas redes sociais alertando sobre a nova fase da epidemia no Brasil. No vídeo, Vilas-Boas informa que a Bahia registrou oito casos de contaminação. “Os casos não foram importados, o que significa dizer que o vírus está circulando entre nós. Quem ainda não se vacinou, procure com urgência uma unidade de saúde ou posto de vacinação para tomar a vacina”.

Sarampo – É uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados. O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde apela ainda aos pais de crianças para que estejam atentos às datas de atendimento e compareçam aos postos portando a carteira de vacinação da criança.

ITAJUÍPE: ISADORA POMPEU CONFIRMADA PARA O I FESTIVAL CULTURAL EVANGÉLICO

WhatsApp Image 2019-10-03 at 15.58.02

A Prefeitura de Itajuípe confirmou, nesta quinta-feira, 03, a primeira atração do I Festival Cultural Evangélico de Itajuípe. A cantora Isadora Pompeo será uma das atrações do festival que ocorre nos dias 26 e 27 de outubro, na cidade.

Isadora Pompeo é uma jovem cantora gospel que vem fazendo sucesso com canções “Oi Jesus”, “Guia-me”, “Sorriso do Rei”, entre outras, e que estará em Itajuípe pela primeira vez. O evento, realizado pela primeira vez no município, terá atrações locais e nacionais, trazendo ao público cristão de Itajuípe a oportunidade de louvar a Deus em uma festa organizada para toda a família.

O I Festival Cultural Evangélico promete ser um dos grandes eventos realizados pela prefeitura de Itajuípe, que conta com a expectativa de atrair um grande público regional para a cidade nos dias de festa. Para o Prefeito Marcone “A confirmação de uma grande atração, como Isadora Pompeo, nos fortalece para fazer um evento com muito carinho e organização para nossa querida Itajuípe e região. Confirmaremos mais atrações nos próximos dias”, declarou.

URUÇUCA: PREFEITURA REFORÇA AÇÕES NA PREVENÇÃO DO SARAMPO

FB_IMG_1570189002735

Conforme o Ministério da Saúde, a Bahia está na lista de estados com surto ativo da doença, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados. Em Uruçuca, a Secretaria de Saúde vem reforçando a importância da prevenção para que a doença não se propague.

“A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina Tríplice Viral. Em um trabalho conjunto estamos intensificando as ações da vacinação em Uruçuca e Serra Grande, área turística, que recebe um grande número de pessoas de outras localidades. Por essa razão a secretaria de saúde já intensificou a vacinação contra Sarampo na rede hoteleira e afins, uma grande preocupação do Prefeito Moacyr Leite Junior”, disse o secretário de saúde, Marcos Pereira.

ILHÉUS: ETAPA BACKFISH DO CIRCUITO ILHEENSE DE SURF TERÁ CURSO DE EMERGÊNCIAS AQUÁTICAS

 Card_Campeonato Ilheense de Surf

Ilhéus terá um final de semana radical com a Etapa Backfish válida pelo Circuito Ilheense de Surf 2019, nos dias 5 e 6 de outubro (sábado e domingo), na Praia do Sul, próximo a Cabana Costa do Cacau, que fica ao lado da Cabana Guarany. Organizado pela Associação de Surf de Ilhéus (ASURFI), o evento contará com o curso “Surf Salva – Emergências Aquáticas”, pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

O campeonato reúne atletas de várias gerações do surf da cidade, região e Salvador. O local recebe grandes ondulações, com tubos entre os melhores do sul da Bahia, mas também relembra a grande importância do evento no fortalecimento do surf na região. O circuito é resultado da parceria com a Prefeitura, Corpo de Salva-vidas, Bombeiros Militares e Civis, Polícia Militar, Samu192, Projeto Educar para não afogar, entre outros.

As categorias que vão disputar a Etapa Backfish integram o Sub 12/14/16/ e 18; Feminino; Open; Master e a grande novidade ficará por conta da categoria Grand Master (acima de 40 anos). Gratuito, a programação esportiva terá aulas teóricas e práticas ministradas por Domingos Madureira, membro do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura, criador do Educar para não afogar e diretor da Sobrasa.

Segundo ele, o curso apresenta novas técnicas de salvamento aquático com utilização de pranchas de surf, além de envolver itens como prevenção, oceanografia e reanimação cardiopulmonar. Na visão do instrutor, a capacitação visa instruir os interessados com o objetivo de garantir o bem-estar, a tranquilidade e a segurança dos ilheenses e turistas nas praias do município.

“Ilhéus possui belas praias com potencial turístico, recebendo, no verão, milhares de visitantes. Por isso, a importância de ter um público preparado”, ressalta Domingos Madureira. A Prefeitura conta com 29 postos fixos com duplas de salva-vidas para o trabalho de fiscalização e orientação aos banhistas, distribuída entre a praia de Mamoan, no litoral norte, até Águas de Olivença, no litoral sul.

ITARANTIM: EX-JOGADOR PAULO ALMEIDA É NOMEADO PELA PREFEITURA

 

liga 1

Nesta quarta-feira, 02 de outubro, o prefeito de Itaratim, Paulo Construção, nomeou o ex-jogador de futebol, Paulo Almeida, como diretor de esportes do município. Paulo Almeida foi campeão brasileiro pelo Santos, é irmão do ex-candidato a prefeito Dr. Eduardo Almeida (PSDB).

Com essa nomeação, é muito provável que Eduardo Almeida deixe a oposição para apoiar a eleição do prefeito Paulo Construção.

ATUALIZAÇÃO: O ex jogador Paulo Almeida procurou o blog para esclarecer: ” nao fui convidado pelo prefeito para ocupar cargo. Nao sei como saiu essa nomeação no diário da prefeitura, sou tecnico da seleção de futebol e presidente da liga. Deve ter ocorrido algum erro”.

ITABUNA: SME DESTACA VITÓRIAS E AVANÇOS NA QUALIDADE DE TRABALHO E DE ENSINO NA REDE MUNICIPAL

SME DESTACA VITÓRIAS E AVANÇOS NA QUALIDADE DE TRABALHO E DE ENSINO NA REDE MUNICIPAL

Tendo como modelo de sua Proposta Político Pedagógica “Pelo Direito de Aprender” a busca constante por melhorar a qualidade de ensino das escolas Rede Municipal de Ensino e a qualidade do trabalho dos profissionais do magistério, a secretária municipal de Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, fez, nessa semana, um balanço dos avanços conquistados pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), especialmente para a categoria que estará sendo homenageada no dia 15 de outubro, com a passagem do Dia do Professor.

 A secretária indica que a atual gestão “vem efetivando uma política de ajustes que vem permitindo aos professores do município de Itabuna melhorias importantes. As análises técnicas de tudo o que vem se desenhando dão conta de que a prefeitura está no caminho certo para que as vitórias até aqui alcançadas sejam convertidas num prisma de que é possível melhorar a qualidade do trabalho, garantir o direito de aprender do aluno, sem perder de vista a figura indissociável do processo do ensino e aprendizagem, que é a do professor e tendo como resultado a melhoria na qualidade do ensino”, disse a secretária, indicando que, ao assumir a SME, já contou com o apoio do prefeito Fernando Gomes em demandas importantes, como a reinauguração do Lúcia Oliveira (Instituição de Educação Infantil Lúcia Oliveira), dando ao município e aos profissionais que atuam naquela escola um equipamento bastante diferenciado em seu modelo operativo, equiparável às melhores brinquedotecas e escolas particulares de Itabuna. Na mesma perspectiva, aponta que houve investimentos importantes da prefeitura na aquisição de utensílios e eletrodomésticos de cozinha. “Para estudar, as crianças da rede precisam estar nutridas. Por isso, reequipamos todas as escolas com itens como freezers, fogões domésticos e industriais, liquidificadores domésticos e industriais, máquinas de lavar roupas, pratos, panelas, bacias, talheres, etc.”. A reorganização da alimentação escolar, aliás, não se resume às aquisições, destaca a secretária, informando que os servidores públicos que atuam diretamente com a manipulação e preparo dos alimentos vêm passando por cursos formações específicas com as equipes de Nutrição da secretaria.

 “Os cursos de formação também têm sido fomentados para os professores da rede numa dimensão bastante ampliada do fazer pedagógico, colocando o Centro de Formação e Tecnologia Municipal (CFTM) como um centro de excelência de suporte às escolas e ao trabalho dos professores. Para além disso, a austeridade com que as finanças estão sendo conduzidas colocam a secretaria num papel de especial destaque, com pagamentos em dia, e reajuste nos proventos dos professores seguindo os percentuais orientados pela Lei do Piso. Também é preciso falar, ainda em termos de finanças, que o município está conseguindo garantir pagamentos de horas extras para os professores de 1º ao 3º ano que estão procedendo o planejamento individual, quinzenalmente aos sábados, na proporção de um terço a mais de carga horária (reserva técnica), como prevê a lei; e foi devolvido aos profissionais o pagamento da Atividade Complementar (AC)”, completou Gonçalves, traçando ainda um panorama mais completo de como a gestão vem discutindo com a categoria estratégias assertivas de valorização, como reforma de unidades escolares e a chegada do Vetor Disciplinar no IMEAM e que será estendido para outras quatro escolas.

 Falando de um trabalho feito em parceria com os professores, Nilmecy Gonçalves disse ainda que tem visitado as escolas, tem percebido que os profissionais são dedicados e que o município já consegue dialogar com a categoria de forma mais direta. “Estamos empenhados, por exemplo, na garantia do tempo de aprendizagem dos alunos e sempre que possível estamos negociando a reposição das aulas quando estas são suspensas por quaisquer motivos”, declarou destacando, por exemplo, que em relação às últimas paralisações orientadas pela representação sindical, a reposição já foi articulada e a falta que foi descontada será reposta na folha do mês de outubro.

 Segundo a secretária, o município ainda pretende reformar o espaço onde funcionou a Casa do Educador, transformando-o na nova sede do CFTM, da Escola Municipal de Dança e de outros projetos importantes. E pretende ampliar significativamente aspectos importantes da docência, com incentivo à leitura, extensão das parcerias com diversos outros atores sociais, especialmente com o empresariado itabunense, sem perder de vista por exemplo, o incrível apoio que os próprios professores vêm empreendendo em projetos como o Olhar Criança (Lions Club Itabuna), Eco Lacre Solidário (parceria com o CEBRAC), Concurso Literário Adelindo Kfoury (Rotary Club), o projeto de adoção, parte da Maçonaria 28 de Julho, dos melhores alunos de 9º ano das escolas da rede, que serão presenteados, ao final do ano letivo, com um notebook, entre outros.

“De tudo quanto mais importante sobre o Dia do Professor, eu quero dizer que, como professora, me sinto especialmente abençoada. Sempre procuro agir com o meu colega de trabalho sempre com bastante carinho e eu acredito que esse comportamento se transforma num movimento efetivo ‘em rede’, uma vez que, quando você se sente respeitado, acarinhado e valorizado, isso se manifesta no modo como o professor se relaciona com o estudante. Nunca perdi de vista que professor e estudante são os grandes norteadores de nosso trabalho e, não só em nome da secretaria, mas em nome do prefeito Fernando Gomes e de todos os integrantes das equipes de trabalho da prefeitura, queremos desejar aos nossos professores um Feliz 15 de Outubro. Que essa rede esteja cada vez mais abençoada e iluminada, para que cada profissional seja cada vez mais reconhecido, porque é isso que está nos nossos corações e é isso que queremos garantir”, finalizou a professora Nilmecy.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia