:: ‘Cidades’
ITABUNA: HOSPITAL DE BASE INSTALA POLTRONAS RECLINÁVEIS PARA ACOMPANHANTES

O Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna, acaba de instalar 160 novas poltronas reclináveis, acolchoadas e com apoio para os pés, destinadas a acompanhantes de pacientes internados nas quatro enfermarias. É a primeira vez que o hospital, que completou 21 anos de implantação, oferece essa estrutura, que garante maior comodidade e conforto.
Os usuários aprovaram as novas poltronas. De acordo com Edna Ferreira da Silva, moradora do bairro Ferradas, em Itabuna, que acompanha o marido após uma cirurgia de hérnia, “ficou muito melhor para as famílias, as cadeiras são muito confortáveis e é possível repousar durante a noite, a direção do hospital está de parabéns por melhorar o atendimento”.
“Antes a gente só dispunha de cadeiras de plástico. Essas novas cadeiras permitem mais conforto para quem precisa ficar ao lado dos pacientes. Dá pra sentir que o atendimento no Hospital de Base vem melhorando a cada dia”, destacou Laurindo da Conceição, que acompanha o pós-cirúrgico de um parente.
A instalação de novas poltronas reclináveis faz parte do processo de humanização do atendimento no Hospital de Base de Itabuna, que atende pacientes de cerca de 160 municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, através do Sistema Único de Saúde-SUS.
BARRO PRETO : COM O PROGRAMA CASA DA GENTE PREFEITA ANA PAULA REFORMA MAIS UMA CASA
Com o rompimento do telhado, e paredes, a casa da Senhora Maria Silva Rufino, localizado na Rua Lauro de Freitas, está em, inicio a reformas. A prefeita Ana Paula, mandou dar início à reformas, usando o programa Casa da gente de Lei n° 504, que vem beneficiando a população Barropretense.
O programa Casa da Gente visa à doação de materiais de construção e mão de obra com recursos próprios da prefeitura, para reformar as casas de famílias em vulnerabilidade social e que não são beneficiadas por outro programa.
A prefeita Ana Paula, ressaltou que é uma grande honra para a gestão realizar ações sociais para quem realmente precisa. “Encontramos a casa em uma situação precária, apresentando riscos de moradia para dona Maria. Apesar das dificuldades financeiras que a gestão enfrenta, iremos reformar e entregar uma estrutura de qualidade”, disse.
A equipe de pedreiro, e ajudantes já se encontra no local, e as obras de reforma já está em andamento.
IBIRAPITANGA: TCM REALIZARÁ AUDITORIA NA SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO
O TCM – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia irá realizar auditorias especiais na área da Saúde em Ibirapitanga. A ação foi determinada pelo Conselheiro Plínio Carneiro Filho. De acordo com o próprio Tribunal essa auditoria tem como base “na matriz de risco elaborada a partir de informações dos bancos de dados do próprio Tribunal”.
Assim, nos próximos dias, será realizada com base nos dados colhidos pelo Tribunal de Contas, através de seus auditores e agentes de controle externo inspeção ampla como a regularidade de aquisição de medicamentos, observando-se os editais, processos licitatórios, números de empresas fornecedoras concorrentes, custos, elaboração, execução de contratos, como também o prazo de validade dos remédios, averiguação com os gastos e compras de medicamentos que são distribuídos com a população, condições de armazenamento, validade e instalações físicas das farmácias e dos equipamentos indispensáveis à conservação dos remédios.
Os relatórios dos auditores irão instruir processos que serão analisados pelos conselheiros e poderão resultar em multas, denúncias ao Ministério Público para instauração de investigação criminal, entre outras advertências e penalidades.
Destaca-se que Ibirapitanga, foi e ainda é alvo de ações do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e da Polícia Federal justamente sobre irregularidades em licitações.
De acordo com o TCM, após análise técnica, foi observado que em Ibirapitanga mais 16 municípios o volume de gastos com medicamentos – com recursos auditáveis pelo TCM – chegou a R$12,1milhões, no exercício de 2018. Em todo o estado, os gastos com remédios com recursos municipais somaram R$73,2 milhões.
ILHÉUS: CORAÇÃO NA SUA PORTA OFERTA ATENDIMENTOS E EXAMES ITINERANTES

A ação itinerante “Coração na sua porta”, que viabiliza à população ilheense atendimentos com realização de exames de Eletro e Ecocardiograma foi lançada no último sábado (19). A iniciativa proposta pelo prefeito Mário Alexandre, conta com a parceria da Clínica 2 de Julho. A Prefeitura de Ilhéus ainda conta com o apoio da Faculdade Madre Thaís e da Drogaria Velanes.
O médico cardiologista André Cezário é um dos responsáveis pelo atendimento. “Lembro que o projeto foi proposto pelo prefeito Mário Alexandre, justamente por compreender que as alterações do coração ocorrem de forma intensa. Iniciamos a atividade no sentido de captar esses pacientes, mas o serviço já é oferecido rotineiramente pela Prefeitura em diversas unidades de saúde”, explicou.
Cezário completou informando que o atendimento é complementar, buscando aquele paciente que por algum não vai ao posto de saúde, e por isso, estamos indo até eles. Buscamos locais que possuam um índice maior de pessoas com complicações no coração. A proposta é que o atendimento itinerante ocorra duas vezes ao mês, além dos mutirões de saúde realizados mensalmente pela Prefeitura nos bairros”.
Abraçou a causa – “Em primeiro lugar eu quero agradecer ao prefeito Marão por mais uma iniciativa do governo em trazer à comunidade um evento tão importante como esse. A população merece os cuidados, e como ele é médico, abraçou a nossa causa, está de parabéns”, comentou Cleiton Lima, morador da localidade.
Por sua vez, Érica Lima, diretora da média e alta complexidade do município afirmou que o prefeito está atento às necessidades da população. “Hoje os moradores do Sol e Mar foram atendidos, mas o projeto vai contemplar bairros e distritos. Nosso papel é preventivo, afinal, muitas pessoas não conseguem chegar às unidades de saúde, portanto, a Prefeitura viabilizou um equipamento volante, que realiza os exames com entrega do resultado na hora”.
“Sabemos que a Cardiologia é uma especialidade procurada por muitos. A comunidade está se sente satisfeita e agradece ao prefeito Mário Alexandre e a todos os envolvidos. Fiz o exame, e, graças a Deus está tudo bem, estou com um coração de menino”, contou Jaques Coelho, presidente da Associação dos Moradores do Sol e Mar.
IBICARAÍ: JOSIAS GOMES PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO DO 67º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DA CIDADE

O deputado federal Josias Gomes participou nesta segunda-feira (21) das comemorações dos 67 anos de emancipação política do município de Ibicaraí.
Na cidade, ele foi recepcionado pelo prefeito Luiz Jácome Brandão Neto – conhecido por Lula Brandão -, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, representantes de associações e cooperativas de produtores rurais.
“Foi um evento produtivo, onde visitamos assentamento de agricultores familiares produtores de cacau, agrovila produtora de hortaliças, e a fábrica de chocolate Bahia Cacau, entre outras atividades”, informa o prefeito Lula Brandão.
“Também entregamos um veículo tipo Van para o CAPS e aparelhos de eletrocardiograma para 4 Unidades de Saúde da Família (USF) de Ibicaraí e assinamos ordem de serviço para a construção de 36 banheiros em casas de moradores da zona rural do município”, destaca Josias Gomes.
“No âmbito do projeto Bahia Produtiva foi assinado convênio para incrementar a produção de cacau e chocolate em Ibicaraí e mais 7 municípios da região, investimento que deve alcançar cerca de R$ 4 milhões”, diz Osaná Crisóstemo do Nascimento, diretor presidente da Cooperativa Bahia Cacau, que, fundada em 2010, possui 205 associados, e produz cacau de qualidade, nibs, mel e chocolate (com 35%, 50%, 60%, e 70% de cacau).
ITAJUÍPE: FAMUITA VENCE MAIS UMA ETAPA DO CAMPEONATO BAIANO DE FANFARRAS
A Fanfarra Municipal de Itajuípe – FAMUITA venceu, neste domingo, 20, o Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras, na cidade de Catu, correspondente à segunda etapa do Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras.
Colecionando excelentes apresentações por onde passa, a Fanfarra de Itajuípe levou mais um campeonato para casa. Além da premiação principal, a FAMUITA levou também os prêmios individuais de Melhor Coreográfico, Melhor Baliza, Melhor Mor, Melhor Cívico e Melhor Cartel.
Com esta, já são duas etapas vencidas pela FAMUITA na atual edição do campeonato baiano, trilhando seu caminho em busca do oitavo título para a agremiação. Com sessenta e sete componentes, entre corpo de baile e músicos, a FAMUITA tem mostrado o excelente trabalho desenvolvido com a educação musical em Itajuípe.
“Nossa cidade tem muito orgulho da nossa FAMUITA. Mais uma vez, se destaca na principal competição de fanfarras do nosso estado, ficando na primeira posição. O trabalho com os nossos jovens é fundamental e agradecemos aos nossos regentes e aos nossos diretores da FAMUITA pelo incrível trabalho realizado”, declarou o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral.
BARRO PRETO: PREFEITURA REALIZA FESTA EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, reuniu neste final de semana, no sábado (19), todos os professores da rede municipal de ensino para uma grande festa em homenagem ao Dia do Professor em Barro Preto.
O evento foi realizado no Sitio do Cachorrão com direito a um delicioso churrasco, coquetéis, cerveja gelada e muita música. A festa contou com a presença de toda a equipe da educação, da prefeita Ana Paula e do seu vice prefeito Mariano Macêdo.
O Secretário de Educação Arley Soares, se mostrou emocionado pelo momento e iniciou agradecendo a todos que se empenharam para que o evento pudesse ser realizado em grande estilo e a satisfação em ver todos os profissionais reunidos naquele evento. E destacou que ao longo da gestão da prefeita Ana Paula, a valorização da classe dos profissionais da Educação no Município tem sido prioridade.
Ao longo da gestão da prefeita Ana Paula, a valorização da classe dos profissionais da Educação no Município tem sido prioridade, exemplo disso foi a conquista dos ar condicionados na Escola Municipal Domingos Chaves , Ônibus Escolar, refeitórios, escolas reformadas, além de diversas ações que valorizam a classe como capacitação, distribuição de kit escolares para todos os alunos do EJA, além do mobiliário de qualidade entre outros benefícios a educação.
IGUAÍ: PREFEITO RONY MOITINHO PARTICIPA DO DIA FESTIVO DA FESTA DA PADROEIRA 2019
O Prefeito da cidade de Iguaí e também Presidente do Consórcio do Médio Sudoeste do Estado, esteve mais um dia na Festa da Padroeira 2019. Acompanhado de sua esposa Magna Chaves, Rony participou da celebração e ainda percorreu toda cidade juntamente com os fiéis católicos na procissão.
Segundo Rony: ‘’É com imensa alegria e satisfação que participamos de mais uma Festa da Padroeira de Iguaí, como fiel católico, estou envolvido e participando sempre de todos os movimentos da nossa igreja e ajudando em tudo o que é necessário. Parabenizo o Pároco Padre Luiz Cláudio pela brilhante condução desse novenário, o nosso Vigário Padre Nilo Vicente e todos os paroquianos que fizeram esse lindo Jubileu de Ouro.’’
A Festa da Padroeira de Iguaí, em 2019 está comemorando o Jubileu de Ouro, comemorando os 50 Anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
BUERAREMA: CACAU DE ALTA DE PRODUTIVIDADE É TEMA DE SEMINÁRIO REALIZADO PELA PREFEITURA E CEPLAC

Cerca 130 agricultores do município de Buerarema e regiões vizinhas participaram nos dias 17 e 18 do Seminário do Projeto Cacau 500, Manejo do Cacau para Alta Produtividade, realizado pela Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Ceplac, que teve como objetivo capacitar os produtores rurais no manejo de alta produtividade dos cacaueiros.
No primeiro dia, na quinta-feira, ocorreram oficinas, ministradas pelos agrônomos Ivan Costa Sousa, Rosenilton Klecius Araújo, com os seguintes temas: Bases Tecnológicas na prestação de Ater coletiva e no Projeto de Produção de Cacau de Alta Produtividade, Tecnologia do manejo do Cacaueiro para Alta Produtividade: práticas de poda, desbrota e adubação modular, Tecnologia do manejo do Cacaueiro para alta produtividade: práticas de polinização e vendas de Produtos.
Já na sexta foi realizada uma visita de demonstração prática na Fazenda São Roque, escolhida por se tratar de uma propriedade que tem uma alta produtividade de cacau, onde foram executados diversos procedimentos, como poda, desbrota, adubação, dentre outros.
O prefeito Vinícius Ibrann e o vice Gel da Farmácia também estiveram presentes no evento. Vinícius por sua vez, falou sobre a satisfação, em estar juntamente com Ceplac, realizando o seminário que com certeza trará grandes contribuições para os agricultores rurais participantes.






































