:: ‘Cidades’
MARAÚ: 4°GBM REALIZA PALESTRA SOBRE CUIDADOS COM O RECOLHIMENTO DO ÓLEO

A comunidade de Lagoa do Cassange, na Península de Maraú assistiu, neste sábado (2), uma palestra sobre os cuidados e a forma exata de realizar a remoção do óleo. Durante o bate-papo, realizado por equipe do 4° Grupamento de Bombeiro Militar (4°GBM) de Itabuna e da Ocean Pack, foi abordada ainda a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
“É muito importante que eles saibam a forma correta de realizar a remoção do óleo, assim como o uso correto dos EPIs. Tudo é muito recente e não sabemos ainda os impactos futuros, por isso pedimos que eles tenham cuidado com o manuseio e o façam de forma correta”, explicou o tenente BM Rômulo César Nunes.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) tem realizado palestras para que as comunidades litorâneas saibam a forma correta de retirar e armazenar o óleo. O objetivo da corporação é também prevenir as áreas que ainda não foram acometidas pela chegada do material. “Esse também é um trabalho de prevenção”, concluiu o tenente BM Nunes.
ILHÉUS: PREFEITO SOLICITA E GOVERNO BAIANO RETOMA MANUTENÇÃO DA BA-262 E ACESSOS

Sensibilizado com o estado em que se encontra a BA-262 (Ilhéus- Uruçuca), o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre solicitou do governador Rui Costa o retorno da Terquip, empresa contratada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) para prestar manutenção em rodovias baianas. As melhorias vão atender o bairro Jardim Savóia, seguido do Polo Industrial da cidade localizado no Km 6.
Segundo o prefeito, o fortalecimento da atividade industrial também depende de uma gestão eficiente. “As melhorias favorecem não apenas para quem trafega pelo trecho, as intervenções ajudam a manter e atrair novos investimentos no setor industrial. Importante assegurar, nesse momento, a incorporação de boas práticas de gestão e parceria, e com isso, visamos a segurança da população”, salientou o gestor.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Átila Docio, as melhorias nas estradas chegam em boa hora, graças as articulações de governança competente do prefeito de Ilhéus. “Celebramos essa parceria com o resultado da força de trabalho e a capacidade do prefeito Mário Alexandre em dialogar e atrair os principais investimentos do governo baiano para nossa cidade”, frisou.
POÇÕES: PREFEITURA REALIZOU O 2º HALLOWEEN FEST
Na noite deste domingo (03/11), a Prefeitura Municipal de Poções, através da Coordenadoria de Cultura do município, realizou o 2º Halloween Fest, no Jardim dos Pássaros (Coreto), no Centro. O evento superou as expectativas dos organizadores, reunindo um enorme público.
Até quem não pôde alugar uma fantasia, deu um jeitinho de improvisar e participou da festança em grande estilo. E a noite ficou ainda mais animada com as apresentações dos DJ’s Luan e Lucas. Além disso, houve também a apresentação dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
“O halloween é uma festa popular no mundo inteiro e cada país tem suas tradições peculiares para a data. Em Poções estamos comemorando pelo segundo ano consecutivo essa festa alegre e que vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade. Aproveito o momento para agradecer ao público pela presença e, de um modo especial, parabenizar aos organizadores, nas pessoas dos coordenadores de cultura Alessandro Queiroz [Paulista] e Junior Bill”, disse o prefeito Leandro Mascarenhas.
No 2º Halloween Fest, foram escolhidas as cinco melhores fantasias, com direito a premiação em troféu.
IGUAÍ: SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DE REUNIÃO NA POLICLÍNICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Na tarde da última sexta-feira (01), o Secretário de Saúde de Iguaí, Dr. José Anailton, esteve na cidade de Vitória da Conquista, na sede da Policlínica Regional, participando uma reunião juntamente com outros Secretários de municípios que fazem parte do consórcio de saúde, parar tratar de assuntos referentes ao atendimento de pacientes.
Segundo José Anailton:‘’Reunimos na sexta na policlínica, em Vitória da Conquista, os secretários da região sudoeste para alguns ajustes no atendimento dos pacientes. Não ha duvida dos benefícios que a policlínica vem trazendo para a comunidade iguaiense. Valei a pena prefeito Roni Moitinho e seu secretario Jose Anailton. Isso prova que o dinheiro do povo está bem empregado.’’ Destacou do Secretário de Saúde de Iguaí.
Diariamente a cidade de Iguaí encaminha ao município de Vitória da Conquista dezenas de pacientes para consultas médicas e também realização de exames na Policlínica Regional.
ITAPÉ: CEMITÉRIO MUNICIPAL RECEBE MANUTENÇÃO ESPECIAL PARA O DIA DE FINADOS

O dia de finados é celebrado neste sábado (2), momento em que familiares e amigos relembram e homenageiam seus entes queridos que já partiram.
Para proporcionar maior conforto aos Itapeenses e visitantes que devem visitar o cemitério municipal Campo Santo, a Prefeitura de Itapé, por determinação do Prefeito Naeliton Rosa Pinto, realizou ao longo dos últimos dias, serviços de manutenções, como pinturas, limpeza, plantios e diversas outras ações para receber a população.
O cemitério municipal irá funcionar em horário especial, a partir de 7h da manhã e servidores públicos do cemitério estarão a postos para atender as pessoas que tenham dúvidas sobre o local de sepultamento de seus amigos e familiares.
Importante lembrar que o governo municipal já deu início às obras de ampliação do cemitério municipal, com o objetivo de atender as demandas do município e preservar as memórias dos entes falecidos. Conforme já anunciado pelo prefeito, a ampliação vai contar com uma desapropriação de uma área em torno do cemitério e a criação de gavetas.
ITAPETINGA: CORAL DO CAPS SE APRESENTA EM CELEBRAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL
No dia 10 de Outubro é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Saúde Mental. A data, instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, busca chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade. Neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para celebrar o momento é “Os jovens e a saúde mental em um mundo em transformação”.
Como parte das comemorações da data especial, a equipe de Saúde Mental de Itapetinga realizou, nesta quinta-feira, 31, uma caminhada que saiu do Paço Municipal rumo à Alameda Rui Barbosa. Na alameda, o Coral do Caps encantou àqueles que circulavam pelo comércio local, despertando olhares para a causa, buscando inclusão social e quebrando o preconceito e o tabu que ainda existe em torno do tema.
SHOPPING JEQUITIBÁ INAUGURA NOVAS LOJAS E AMPLIA MIX DE PRODUTOS E SERVIÇOS
O Shopping Jequitibá, em Itabuna, inaugurou primeira fase do seu novo projeto de expansão. Cerca de R$ 27 milhões estão sendo investidos pelo shopping para abrigar cerca de 15 novas lojas e serviços, além das salas de projeção da Cinemark, previstas para serem inauguradas em dezembro.
O diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto disse que “esse é um momento de grande alegria e satisfação em poder entregar a Itabuna a nova etapa de expansão, com mais opções para os consumidores de uma região que engloba cerca de um milhão e duzentos mil habitantes”. “Quero agradecer nossos parceiros empresariais e colaboradores, que acreditam no projeto de um shopping completo, moderno e diversificado”, disse Neto, ao lado da mãe, Lia Chaves e dos irmãos Leo e Alexandra Chaves.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Carlos Leahy afirmou que “o shopping é a âncora do comércio de Itabuna, que atrai consumidores de toda a região. Essa expansão demonstra o compromisso dos administradores com o desenvolvimento do Sul da Bahia, num processo permanente de atração de novos empresários e na modernização da estrutura”. Fernando Gomes, prefeito de Itabuna, disse que “o Shopping Jequitibá está no mesmo nível das grandes capitais, contribuindo para gerar empregos e movimentar a economia da cidade”.
O EXEMPLO DE HELENILSON CHAVES
Um dos empreendimentos, que começa a funcionar a parte de hoje, é a loja da Kalunga, que funciona em espaço de 500 metros quadrados. Por Itabuna ser caracterizado como polo universitário regional, os estudantes e demais clientes poderão encontrar um mix de mais de 12 mil produtos da maior varejista do segmento de papelaria, material escolar, suprimentos para escritório e informática do país. O diretor de expansão da Kalunga, Manoel Cardoso, destacou que “nossa expectativa é excelente, essa é uma região com grande potencial, que tem tudo para continuar crescendo e o shopping é um grande empreendimento e estamos orgulhosos de instalar uma unidade em Itabuna”.
Outra loja âncora na área de expansão, também já aberta, é a Casas Bahia. Uma particularidade da nova loja em Itabuna é que a área de estoque será maior, para atender a expectativa daqueles que gostam de comprar e retirar o produto na hora, incluindo itens da linha branca, como fogões e geladeiras. Além da área de estoque maior, a loja trará o novo conceito Smart, com diversas facilidades para os consumidores, entre elas, a conveniência da experimentação dos produtos.
No final do evento que marcou a entrega da nova etapa de expansão, foi prestada uma homenagem ao empresário Helenilson Chaves, falecido em 2018, responsável pela implantação do Shopping Jequitibá e um dos grandes empreendedores da cidade. “Meu pai é um exemplo para a família, os amigos e todos aqueles que acreditam que as pessoas são capazes de construir um mundo melhor e permanece vivo através de suas realizações”, disse Manoel Chaves Neto, emocionado.
ITORORÓ: EMENDA SOLICITADA POR RUBINHO CORDEIRO A DAVDSON MAGALHÃES CONTEMPLA MUNICÍPIO COM MICRO-ÔNIBUS
Itororó acaba de receber deputado federal Davidson Magalhães (à época), verba de uma emenda parlamentar de mais de 260 mil reais, convertida em aquisição de um Micro ônibus para atendimento à saúde do município.
O pleito dessa emenda se deve ao empenho do radialista Rubinho Cordeiro (PCdoB), que detém e goza da amizade com o ex parlamentar e atual secretário de estado do governo da Bahia, segundo o Itororó no Ar.
IGUAÍ: CAPS JAILTON MATOS ENCERRA O MÊS DE OUTUBRO COM PALESTRAS SOBRE O OUTUBRO ROSA






































