:: ‘Cidades’
ITAPETINGA: ESCRITOR MIRIM RYAN MAIA VISITA A CIDADE

Itapetinga recebeu, nesta terça-feira, 12, o jovem escritor, Ryan dos Santos Maia. Na manhã de quarta, Ryan visitou a Centro Educacional Marvione Macêdo, unidade onde a professora Dami Sodré elaborou uma série de atividades pedagógicas utilizando o livro “Uma heroína e um herói: o bem vence o mal”, escrito pelo menino quando tinha apenas seis anos.
Segundo o secretário de Educação, Geraldo Trindade, a escola passou a usar o livro como um estímulo à leitura e à escrita. As crianças se identificaram com o autor e, durante a visita, mostraram emoção em conhecer aquele que havia as levado por uma história cheia de aventuras e encantamento. Uma festa cheia de heróis foi preparada para receber o autor que além de conversar com as crianças ainda autografou alguns exemplares.
Durante à tarde, o jovem se encontrou com a coordenação da rede municipal de educação para bater papo, contar sua história e a sua experiência.
Com apenas 8 anos, Ryan possui 17 certificados de conquistas, duas moções pela Câmara Legislativa, uma moção pela Câmara Federal, 5 títulos de embaixador, um reconhecimento internacional. Em seu canal no YouTube, ele grava vídeos ensinando algumas regras de português, matemática e conhecimentos gerais.
ITAJUÍPE: PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM ONG PROTETORA DE ANIMAIS
A Prefeitura de Itajuípe firmou uma parceria com a ONG Paita, Protetores dos Animais de Itajuípe, para a realização de castrações coletivas, no município. A proposta visa à castração dos animais de pessoas que não tem condições de pagar uma cirurgia, além de contribuir para a diminuição dos animais em situação de rua, com a prevenção de novas ninhadas.
A ONG Paita está em atividade no município de Itajuípe desde o ano de 2016, tendo atendido e resgatado das ruas cerca de 500 animais. A realização de cirurgias de castração surge como uma importante medida para diminuir os constantes casos de abandono de animais, além de fortalecer o trabalho desenvolvido pela ONG Paita no controle da população de animais de rua, que tem sido crescente no município.
Para o prefeito Marcone Amaral, “Estamos muito felizes com a parceria entre a Prefeitura e a ONG Paita. O número de animais abandonados em nosso município tem sido crescente e nós apoiamos o trabalho desenvolvido pela ONG em nossa cidade. Com pioneirismo, a Paita vem promovendo a conscientização da nossa população sobre os cuidados e o respeito com os animais, fortalecendo não só os direitos dos animais, mas também a promoção da saúde pública em nossa cidade”, declarou.
IGUAÍ: PREFEITO RONY MOITINHO SE REÚNE COM DEPUTADO ROSEMBERG PINTO EM SALVADOR

O prefeito de Iguaí e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Médio Sudoeste, Rony Moitinho, esteve na manhã desta terça-feira se reunindo com o Deputado Estadual e Líder do Governo na Câmara Rosemberg Pinto.
Acompanhado do Secretário de Relações Institucionais e Presidente da SOMAI Dr. Valdeci Lima, e do Secretário de Saúde de Iguaí, Dr. José Anailton, Rony destacou e enfatizou algumas demandas voltadas para Iguaí e também para o Consórcio.
Disse: ‘’Estamos aqui na capital cumprindo essa importante agenda, conversamos com o Deputado Rosemberg, sobre ações para o Território do Médio Sudoeste, e para Iguaí pautas para a SOMAI, serviços de Infraestrutura, Pavimentação Asfáltica de ruas de Iguaí e a reforma do nosso Mercadão Municipal, além de outras ações… Agora é continuar trabalhando ainda mais para o nosso povo.’’
MARAÚ: PREFEITURA E GOVERNO DA BAHIA INICIAM RETIRADA DO ÓLEO COLETADO NAS PRAIAS

A pedido da Prefeita de Maraú, Gracinha Viana, o Governo do Estado da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), já iniciou a retirada do óleo coletada nas praias do município.
A retirada do óleo começou na tarde da última terça-feira, 12. O início da ação foi acompanhada pelo Secretário de Meio Ambiente de Maraú, Valdemir Lisboa, juntamente com membros do Inema. Mais de 50 toneladas de resíduos serão retirados até o fim desta semana do galpão onde estava armazenado o óleo.
De acordo com o presidente da CERB, Antonio Matos, “a empresa, em parceria com Inema e prefeitura, vai continuar colaborando no suporte ao município que teve suas praias afetadas pelas manchas de óleo, através de equipamentos e pessoal no processo de coleta e transporte de resíduos”.
Funcionários da Secretaria de Infraestrutura de Maraú, auxiliaram na remoção dos residuos.
Foram disponibilizados ao todo, 04 (quatro) caminhões muncks, sendo que dois deles já iniciaram o processo de coleta. Todo material coletado em Maraú ficará temporariamente armazenados em empresas especializadas em resíduos, até o alinhamento do destino final.
DEPUTADO PEDRO TAVARES DISCUTE DEMANDAS DE ILHÉUS COM VEREADOR JUAREZ BARBOSA

Vereador solicita que deputado articule com a Codeba doação de terreno para o município
O vereador de Ilhéus, Juarez Barbosa esteve no gabinete do deputado estadual Pedro Tavares (DEM), onde discutiu demandas importantes para o município. O parlamentar solicitou o apoio do deputado para que a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) faça a doação de um terreno para o município. O local situado no início da Avenida Princesa Isabel, na Rua Ramiro de Castro, próximo a Ponta da Pedra está em situação de abandono, com uma construção em ruínas.
“Como o terreno encontra-se com uma construção inacabada e abandonada, está sendo utilizada para fins que não acrescentam em nada à comunidade”, justificou o vereador.
O deputado demonstrou sensibilidade com a questão e colocou-se a disposição para buscar articulação junto a Codeba. “Vamos entrar em contato para articular essa questão e a Companhia deve fazer uma análise do pedido” , ressaltou o deputado.
No ofício entregue ao deputado, o vereador cita a possibilidade de implantação de um museu que deve contribuir bastante com a sociedade ilheense, difundindo a cultura.
O deputado ressaltou a importância da solicitação e frisou a sua ligação com Ilhéus. “O nosso gabinete sempre estará sempre a disposição da população de Ilhéus,” disse ao destacar a satisfação em receber a visita do vereador em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia.
O vereador solicitou ainda a indicação para a construção de uma academia de saúde, na praça Manoel Castro Nery, também na Avenida Princesa Isabel.
IGUAÍ: PREFEITO RONY MOITINHO PARTICIPA DE REUNIÃO COM O SENADOR OTTO ALENCAR EM BUSCA DE RECURSOS PARA O MUNICÍPIO









































