WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

IBICARAÍ: PROGRAMA DESPERTAR REALIZA AÇÃO NA FEIRA LIVRE COM OS ALUNOS DO GRUPO ESCOLAR LINO FRANCISCO DOS SANTOS


foto principal

Onze alunos voluntários do Programa Despertar, do Grupo Escolar Lino Francisco dos Santos, localizado na região do Jacarandá, em Ibicaraí, fizeram uma ação de campo na feira livre de Ibicaraí com o tema Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo, na manhã de hoje, sábado, 16 de novembro. A ação foi orientada pelos professores e a coordenadora do programa, Nelizia Ferreira.

Professores e alunos desenvolveram ações estratégicas sobre o tema, com atividades pedagógicas significativas a partir de projetos interdisciplinares, dentro da sala de aula. Uma dessas ações foi Um Dia na Feira Livre, onde os alunos vieram para a prática, vendendo os produtos produzidos pelos pais, que na oportunidade atuaram como voluntários.

Entre os produtos comercializados na ação, havia bananas da prata e da terra, mamão, limão, sapoti, aipim, alface, coentro, chuchu e puba.

A ação contou com o apoio da população, que além de comprar os produtos, ainda incentivaram os alunos, parabenizando professores e pais pela iniciativa.

A ação realizada teve como objetivo mostrar a importância da produção dos alimentos saudáveis, apresentando situações que instiguem os estudantes a compreenderem a importância da agricultura orgânica para uma alimentação mais saudável, valorizando o homem do campo.

A coordenadora Nelizia Ferreira, muito emocionada ao ver a alegria dos alunos nas atividades, exaltou a importância de se valorizar essas pequenas atitudes, que certamente vão deixar marcas profundas e positivas na vida dessas crianças, que na maioria das vezes, vivem esquecidas onde moram, na zona rural.

O Programa Despertar tem como coordenadora a professora Nelizia Ferreira, que juntamente com a professora Alesandra Guimarães realizaram a ação na feira livre.

SAPEÇAÚ: SEM MANUTENÇÃO, MERCADO CAI E PREFEITO CULPA TORNADO

WhatsApp Image 2019-11-16 at 11.32.50
Sem manutenção, parte do Mercado Municipal de Sapeaçu, na Bahia, desabou ontem (15). Na área do acidente, funcionava a parte das farinhas.

Após a queda, o prefeito da cidade, George Góis, culpou um “tornado”, por mais que no momento da queda, a velocidade do vento registada pelo de climatempo fosse de apenas 5 km/h.

Com mais essa queda, duas partes do mercado que ajuda a movimentar a economia da cidade estão paradas. Nas redes sociais, George não deu prazo para início das reformas ou retomada do serviço.

Feirantes reclaman ainda da cobrança que é feita para utilização do espaço. Nenhum comprovante é fornecido após o pagamento, que é cobrado com um ticket de papel.

Imagem mostra estrutura metálica corrompida

ITAPETINGA: O NOVO SEMPRE VEM; MANIFESTO DA JUVENTUDE SARUÊ

WhatsApp Image 2019-11-15 at 22.25.07

No dia em que rememoramos a Proclamação da República Federativa do Brasil, nos apresentamos enquanto organização político-partidária com o objetivo de formar jovens lideranças e promover o empoderamento e protagonismo juvenil.

Cremos que a juventude tem muito a dizer sobre as questões que afligem a sociedade na atualidade. Mais do que isso a juventude, por si só, traz um espírito ousado que não se abate frente às dificuldades, mas as transforma em possibilidades de desenvolvimento humano…

Desde 2015 temos construído um projeto político para nossa cidade, capitaneado pela juventude. Após a eleição de 2016, nos orgulhamos da metamorfose que Itapetinga vem passando.

Contudo o nosso orgulho não é vaidoso. Temos maturidade em reconhecer que muito há de ser feito. Nacionalmente vivemos num país mergulhado em crise econômica, social, política e de valores que impactam diretamente nos rumos do nosso município.

Em que pese os altos índices de desemprego que afetam toda a população brasileira, Itapetinga tem criado centenas de postos de trabalho. Isso só foi possível graça à retomada do desenvolvimento que se iniciou nos últimos dois anos.

A educação foi equalizada como principal mecanismo de transformação. Nossas crianças e adolescentes têm na escola um espaço propício para um crescimento sadio e efetivo. Inúmeros investimentos foram feitos na valorização do magistério, infraestrutura de escolas, aquisição de material didático. Os resultados têm sido vistos a olho nu.

E como “a gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte…” Diversas ações esportivas, culturais e lúdicas têm sido feitas e apoiadas na cidade. Campeonatos de futebol, handebol, corridas de rua, circuitos de bike e outras ações fazem com que o jovem desperte o sentimento de grupo, de interação e de parceria.

Para continuar transformando Itapetinga numa cidade diferente é que fazemos a opção de continuar trabalhando coletivamente, contribuindo para a consolidação do nosso município como grande polo territorial. Por isso, somos mais 15!

 

ITACARÉ: GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA GARANTEM PERMANÊNCIA DO HOSPITAL

Hospitall 1

Em uma ação conjunta da Prefeitura de Itacaré, Câmara de Vereadores, Governo do Estado da Bahia e o deputado estadual Rosemberg Pinto, o governador Rui Costa publicou no Diário Oficial desta quinta-feira o decreto 19.336 considerando de utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel sede da Fundação Hospitalar de Itacaré, com os bens móveis e benfeitorias nele existentes. Isso significa dizer que o imóvel da Fundação Hospitalar não irá mais a leilão, como estava previsto, e destinará, conforme o decreto, ao funcionamento da Unidade Hospitalar e Ambulatorial de Saúde de Itacaré.

 O prefeito de Itacaré, Antônio de Anizio, comemorou a decisão, não somente por garantir a todo o povo do município a permanência do hospital, prestando importantes e relevantes serviços, mas também pela história da Fundação Hospitalar, criada com a missão de salvar vidas e que ao longo desses anos vem garantindo atendimento a todos que procuram esta unidade. E com a desapropriação, a Prefeitura de Itacaré e o Governo da Bahia poderão realizar investimentos, reformas, melhorias e benfeitorias que possam garantir um atendimento cada vez melhor a todo o cidadão.

 O prefeito falou da luta de todos para garantir a permanência do hospital, transformando definitivamente numa unidade de atendimento da rede pública, mas fez questão de parabenizar a todas as voluntárias sociais que um dia tiveram o sonho e concretizaram essa missão de criar a Fundação Hospitalar de Itacaré. “Foram tantas mulheres de garra que fizeram desse sonho realidade. Mulheres como Mãe Jú, Dona Geni, Rejane, Cleonice Sá, Dona Zil e tantas outras a quem devemos muita gratidão, respeito e homenagens. A desapropriação é mais uma etapa para que a gente possa melhorar a cada dia o atendimento”, complementou o prefeito.

Fundada em 1970, a Fundação Hospitalar de Itacaré, entidade mantenedora do hospital, vem prestando ao longo desses anos relevantes serviços na área de saúde. Atualmente a entidade conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré, que vem garantindo o funcionamento do hospital com a aquisição de equipamentos, materiais, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e serviços gerais, além das despesas com água, energia e manutenção.

No mês de outubro o prefeito Antônio de Anízio encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei declarando de utilidade pública o prédio onde funciona o Hospital de Itacaré e colocando o imóvel com a finalidade de utilização como Unidade Hospitalar. No projeto, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, o prefeito justifica a necessidade da permanência do hospital, que durante décadas vem servindo à população, beneficiando os itacareenses e turistas com um serviço tão essencial que é a saúde.

IBICARAÍ: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA O PROJETO “CAFÉ PROSA LITERÁRIO” PARA HOMENAGEAR DIRETORES E VICES

WhatsApp Image 2019-11-14 at 07.20.18 (1)

Na noite da última terça-feira, 12 de novembro, por volta das 18:30h, no salão nobre da Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Educação, promoveu o Café Prosa Literário, com o objetivo de homenagear todos os diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino.

Foi uma noite excepcional, onde alunos(as), de várias escolas recitaram poesias, declamaram versos e fizeram homenagens especiais, tanto às suas professoras, como também à diretoria em geral. A homenagem especial, ficou por conta de Flaviele Almeida de Souza, aluna da professora Maria Hélcia dos Santos, da Escola Municipal Ressurgir, cursando o 4º ano e que realmente emocionou a todos os presentes, com sua eloquência e notável leitura.

A coordenadora da Educação Básica da Secretaria de Educação Dioney Cavalcante juntamente com as coordenadoras geral das Creches Aena Resende, Michele Pimentel, Nelizia Ferreira (Despertar) e Izabel Rodrigues (EJA), fizeram todos os preparativos e arranjos que deram um brilho especial ao evento. Elas também, ficaram responsáveis por toda a condução das apresentações desse projeto.

A Secretária de Educação Jailma Ferreira, parabenizou a todos os diretores e vice-diretores, elogiou as apresentações dos alunos que prestaram suas homenagens, e falou da sua emoção e alegria em participar com todos que alí estavam, pois todos amigos, companheiros de trabalhos na Educação e da satisfação de fazer parte de uma honrosa equipe que visa o crescimento de toda uma sociedade.

O Secretário de Governo Givanilson Francisco (Van), representando ao prefeito Lula Brandão, que se encontrava em viagem oficial, parabenizou a todos os diretores e vice-diretores, aos professores e alunos presentes, falando da preocupação da gestão União e Trabalho em procurar melhorar a cada dia, a Educação em nossa cidade. Van, externou também, todo seu carinho e respeito aos profissionais de Educação da cidade.

A coordenadora Dioney Cavalcante, presenteou as diretoras e vice-diretoras, com uma especial lembrancinha. Ao final do evento, foi oferecido um coffee break organizado pela equipe da educação em parceria com os coordenadores das escolas.

 

ITACARÉ COM PRAIAS LIMPAS E OPÇÕES DE LAZER PARA O FERIADO PROLONGADO

 

Limp 6

Considerada como um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia, Itacaré oferece nesse final de semana um feriado prolongado com direito a praias limpas, cachoeiras, esportes de aventura e diversas opções de lazer. A quinta-feira praias limpas, águas claras e propícias para o banho de mar. Logo na madrugada desta segunda-feira equipes da Prefeitura de Itacaré realizaram o monitoramento de todas as praias urbanas do município e verificaram que permanecem limpas, sem as ameaças do óleo que vem atingindo o litoral brasileiro.

Entre as opções, se destaca o Festival Música Boa, evento totalmente gratuito, que terá sua primeira edição realizada nos dias 15 e 16 de novembro. Nomes como Armadinho Macedo e Adaury Mothé Trio, além de diversos artistas da região trazem neste final de semana o melhor da MPB, blues, jazz e bossa nova.  Mas, um dos grandes destaques da estreia do evento, idealizado pela Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Turismo, é a programação cultural que traz grande notoriedade para as manifestações culturais locais.

Rodas de capoeira, apresentações percussivas, manifestações de origem quilombola e desfile de fanfarras estão entre as atividades oferecidas ao público nos dois dias de festival, além de um workshop de música. A proposta é levar o melhor da música, a cultura, folclore e a participação popular num dos principais destinos turísticos da Bahia. O Festival Boa Música, que conta com patrocínio é do Governo do Estado por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) e apoio da Cervejaria Eisenbahn.

No dia 15 (sexta-feira), o grupo de capoeira Tribo no Porto, fundado no bairro Porto de Trás, abre, a partir das 18 horas, a programação cultural e se apresenta na Praça Santos Dumont. Depois será a vez do grupo feminino de percussão Dedo de Moça desfilar levando samba-reggae e misturando estilos como funk, ijexá, samba-enredo e baião pelas ruas da cidade. A concentração será na Praça das Mangueiras e segue até à Praça Santos Dumont.

Nos palcos a alegria começa às 16 horas. No palco Elza Soares, montado na Ponta do Xaréu, acontecerá o por do sol animado por Rodney Roque. Já no Palco Joao Gilberto, armado na Pituba, os shows começam às 18 horas com a Banda Meu Som Instrumental, seguindo com a Banda Pecados Capitais. E no palco Vinícius de Moraes, na Passarela da Vila, se apresentam às 18 horas a Banda Quente e logo depois a Banda Sparta. Já o Palco Dorival Caymmi, montado na orla da cidade, traz às 18 horas Padre Ednaldo e Banda, seguindo com Reginaldo Natureza. E o Palco Tom Jobim , montado na Praça Santos Dumont, traz a ´partir das 20 horas as atrações Ronara Criola, seguindo com Armandinho Macedo e  Adraury Monthé Trio.

Já no dia 16 (sábado), a capoeira também dará o pontapé inicial das manifestações populares, com o grupo Tribo Unida. Criada no Bairro Novo, a turma apresentará a união entre música e movimentação cultural da arte secular de origem africana. Em seguida, a Fanfarra de Percussão de Taboquinhas (FANPET) apresenta toda musicalidade local com desfile entre as praças das Mangueiras e Santos Dumont.

Com uma programação mais extensa, o segundo dia do Festival, ainda terá apresentação do grupo Bicho Caçador, considerada a principal manifestação cultural da região. De origem quilombola, a apresentação conta a história de caçador contra dois grandes bichos, os quais consegue derrotas após longa e árdua batalha.

Em meio ao dia cultural, será realizado um Workshop de Música, que terá como moderadores Naiara Galvão e Claudio Maestro. O debate terá como foco abordagem a teoria musical, percepção, harmonia, criação, análise, história, apreciação e estética, traduzidos em simbologias, estruturas, exemplos práticos e novas propostas. A ação traz ilustrações compostas de exemplos tradicionais e atuais, do repertório erudito e/ou popular, com especial ênfase à produção musical brasileira, tendo como base ritmos como jazz, blues, bossa nova e MPB. As sessões serão realizadas das 9h às 11h e das 13h às 15h, na Casa dos Conselhos (Antiga Bola de Neve).

E nos palcos as apresentações começam no sábado às 16 horas. No palco Elza Soares, acontecerá o por do sol animado pela Banda Meu Som Instrumental. Já no Palco Joao Gilberto os shows começam às 18 horas com o show de Aram, seguindo com Marcos Abaga. E no palco Vinícius de Moraes se apresentam às 18 horas Laís Marques e logo depois a Banda Pecados Capitais Blues. Já o Palco Dorival Caymmi traz às 18 horas Rodney Roque e Banda Quente. E o Palco Tom Jobim, montado na Praça Santos Dumont, traz Adraury Monthé Trio e Banda Raiô.

 

ILHÉUS: 475 MILITARES CHEGAM PARA REFORÇAR LIMPEZA DAS PRAIAS NO LITORAL SUL DA BAHIA

Militares foram recepcionados pelo prefeito Mário Alexandre, no Porto de Malhado. Clodoaldo Ribeiro-Secom 3
O prefeito Mário Alexandre recepcionou na manhã desta quinta-feira (14), no Porto de Malhado, uma tropa com 260 de fuzileiros navais. De acordo com o Comando da Marinha, 475 militares, sendo 260 fuzileiros navais e 215 militares foram enviados no intuito de agregar esforços junto a centenas de voluntários e representantes de diversos órgãos nas ações de limpeza das praias do litoral sul do estado.

Giovani Andrade, delegado da Capitania dos Portos de Ilhéus lembrou que o município se tornou exemplo nas atividades de preparação e diante disso, foi possível sensibilizar as autoridades para o envio dos militares. Andrade pontuou que a intenção é distribuir os fuzileiros navais nas praias da região, dando apoio aos demais órgãos envolvidos na ação.

“Ilhéus é uma base estratégica e o prefeito Mário Alexandre cedeu o Estádio Mário Pessoa para permanência da tropa, que irá atuar entre os municípios de Ilhéus e Caravelas. Os fuzileiros vieram para reforçar a atividade de monitoramento e limpeza das praias. A ideia inicial é que eles fiquem até o final de dezembro”.

Mário Alexandre destacou o apoio primordial da Marinha do Brasil, que também já encaminhou ao município Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para reforçar as ações de limpeza. “Mais um apoio importante para somar forças no combate ao óleo. Ilhéus hoje é referência de planejamento e organização administrativa para o Nordeste brasileiro”.

E completa. “Os fuzileiros navais cuidarão da costa baiana e diante disso, cedemos um espaço no município para que os militares possam se alojar. Com união e determinação conseguiremos superar esse problema”.

O capitão André Luiz, ex-chefe da equipe precursora da Operação Mar Azul em Ilhéus, enfatizou que a Prefeitura está dando o suporte e apoio logístico junto à Capitania dos Portos de Ilhéus. “Não conseguiríamos sem o apoio, mas estamos prontos para receber o efetivo que irá auxiliar no combate ao óleo em Ilhéus e nas demais cidades que compreendem a região sul e extremo sul do estado”.

O Comando da Marinha do Brasil lembra que os militares atuam do Maranhão ao Espírito Santo. As tropas chegaram à costa do Nordeste no início de setembro último.

COARACI: DEFINIDA SEQUÊNCIA DE ENTREVISTAS COM PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO

WhatsApp Image 2019-11-14 at 15.39.29

Ocorreu na tarde desta quinta, 14/11 o sorteio da sequência para entrevistas com Pré-Candidatos a prefeito de Coaraci no projeto “Na Rota das Eleições”. O sorteio ocorreu durante o programa Radar Comunitário que vai ao ar pela Terra do Sol FM e nesta edição também pelo Canal da Rede Portal no Youtube.

As entrevistas começam na segunda, dia 18 com o ex-prefeito Janjão, na terça é a vez do vereador Carlos Maia, na quarta foi sorteado o nome da ex-prefeita Josefina, na quinta o ex-vereador Nino Torquato, na sexta o ex-vereador Robson Reis. Na semana seguinte o primeiro entrevistado é o pré-candidato Sinho Fernandes, na terça o atual prefeito Jadson Albano, na quarta o pré-candidato Miltinho do Axé, na quinta é a vez de Kadu Castro e encerrando essa jornada na sexta dia 29 o ex-vereador Chico Bala.

Acompanharam o sorteio, alguns pré-candidatos, representantes de partidos e confirmaram a lisura do sorteio os convidados Élcio Herlon, Simmon Eber e Adriana Santana, ambos professores do Colégio Almakazir e também o advogado Dr. Samuel Oliveira.

O programa será apresentado pelo diretor da Rede Portal, Rodrigo Leite, com participação do radialista Nadson Santos, da Terra do Sol FM e terá o seguinte formato: 05 Minutos para as considerações iniciais e saudações do pré-candidato já respondendo à pergunta: Porque o senhor se coloca como pré-candidato a prefeito de Coaraci nas próximas eleições? / 32 Minutos com o Bloco de Perguntas Temáticas (Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura, Geração de Emprego e Renda, Inclusão Social, Agricultura e Gestão) com 3 Minutos pra cada resposta; / 12 Minutos no Bloco de Perguntas Livres e/ou do público, selecionadas por ordem de chegada por meio das redes sociais, que não sejam similares às perguntas já realizadas no bloco anterior com 3 Minutos pra cada resposta; / 05 Minutos ou o tempo que sobrar para as considerações finais do pré-candidato.

O público poderá acompanhar o programa pela 104,9 Terra do Sol Fm ou pelo Canal da Rede Portal no Youtube.

POÇÕES: ESCOLA MUNICIPAL WOLNÉA MACÊDO RECEBERÁ O PRÊMIO “ENERGIA QUE TRANSFORMA” E FARÁ PARTE DO LIVRO ANUAL DA COELBA

75443131_1025368274461569_323490782046584832_n

Os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Wolnéa Macedo desenvolveram, ao longo do ano letivo, o Projeto Energia que Transforma. Sob a coordenação de Ednilson Moreira e dos professores Emanuel Braga e Jamile Azevedo, os estudantes fizeram a análise das contas de energia elétrica das suas respectivas residências, calculando a porcentagem que cada eletrodoméstico gasta em watts/hora, classificando as lâmpadas quanto eficiência no que tange a relação de consumo e luminosidade, além de considerarem questões relevantes sobre o desperdício de energia, a degradação ambiental, a preservação e utilização de energias de fontes renováveis.

Além disso, também estudaram e avaliaram o consumo da escola dos últimos três meses e fizeram observações pertinentes de modo que a unidade de ensino possa manter o funcionamento e ainda economizar energia elétrica.

“A nossa escola tem sido destaque no que tange a conquistas pedagógicas, graças aos profissionais que aqui trabalham e a parceria escola/famílias, e é nosso compromisso, cada vez mais, fortalecer esses vínculos. Como sabiamente dizia Paulo Freire: Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Fato que reafirma a nossa prática pedagógica em todos âmbitos,” comentou a diretora Ângela Ferreira.

Selecionada entre todas as escolas do estado da Bahia, o Wolnéa Macedo será um dos destaques do livro Educação com Energia edição 2019 – publicação organizada pelo grupo Neoenergia. O lançamento da publicação será no dia 10/12/ 2019, à partir das 14h, no auditório da Coelba, em Salvador-BA.

A Prefeitura Municipal de Poções, através da Secretaria de Educação, se orgulha e parabeniza a todos os envolvidos nessa iniciativa.

 

ITAPETINGA: PREFEITURA ENGAJADA NA LUTA CONTRA O DIABETES

WhatsApp-Image-2019-11-14-at-08.55.34-1024x576

A Secretaria Municipal de Saúde e o Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família – realizaram, na manhã desta quinta-feira, 14, uma ação de rastreamento e educação em saúde sobre o Dia Mundial do Diabetes.

Na Alameda Rui Barbosa, o grupo de enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos e demais profissionais de saúde se reuniram para fazer, além do teste de glicemia, uma avaliação de risco nos pacientes.

Obesidade, circunferência abdominal, antecedentes genéticos, sedentarismo, tabagismo, nível de ingestão de frutas e verduras foram alguns dos quesitos avaliados para detectar o risco ou não de desenvolvimento do diabetes. O grupo, então, realizou gratuitamente aferição de glicemia capilar e pressão arterial, medidas antropométricas e fez orientações individualizadas, buscando a sensibilização sobre a doença e suas complicações e a detecção precoce.

Após as análises, a equipe encaminhou para as Unidades de Saúde aqueles que foram identificados como possíveis portadores sem diagnóstico.

As estatísticas apontam que a cada 10 pacientes, 5 não sabem que tem diabetes. Por isso, a prefeitura de Itapetinga vem realizando ações que levem saúde para mais perto da população. Previna-se.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia