WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA FAZ PARCERIA COM A AACD E PARTICIPA DO TELETON 2019

WhatsApp Image 2019-10-25 at 13.42.24

A Fundação José Silveira, instituição baiana que realiza mais de 177 mil atendimentos gratuitos para pessoas com deficiência em Salvador e outras cidades baianas, fez parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) no Programa Teleton 2019. O objetivo do programa é arrecadar recursos para obras sociais.

Em 2019 o Teleton brasileiro será apresentado no canal SBT nesta sexta- feira (25/10) às 22h 15 e amanhã, sábado, (26/10), com a meta de arrecadar 30 milhões de reais que serão empregados na manutenção de unidades da AACD em várias partes do Brasil.

Uma das instituições beneficiadas será o Instituto Baiano de Reabilitação (IBR) e o Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié, que faz parte da Fundação José Silveira.

As redes sociais do Teleton no Twitter, Facebook, Youtube e Instagram já estão ativas. Todas as doações feitas para o Teleton são fundamentais para o trabalho da instituição, que anualmente realiza cerca de 800 mil atendimentos, sendo a maior parte deles via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto para os pacientes. Hoje, a AACD conta com nove unidades localizadas nos estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Também tem na sua estrutura cinco oficinas ortopédicas e um hospital ortopédico.

ILHÉUS: HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU FAZ CIRURGIAS REPARADORASQUE AGILIZAM CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

 

134231-3 (1)

O Hospital RegionalCosta do Cacau (HRCC), em Ilhéus, incorporou aos seus serviços, há quatro meses, cirurgias reparadoras que agilizam o processo de cicatrização de feridas. A unidade, única da rede de saúde do interior da Bahia a realizar esse tipo procedimento, atende pacientes do SUS, com ferimentos complexos para serem fechados.

O cirurgião plástico do HRCC, Leonardo Albuquerque, explica sobre o trabalho realizado no hospital, onde o paciente que teve trauma nos membros, necrose de tecido, perdeu parte da pele de alguma região, tem ferida grande aberta, precisa que sejam realizados enxertos e retalhos para fechar essas feridas.

“Nós temos avaliado pacientes com feridas por pressão (úlceras, escaras), também sequelas de traumatismo, fatura nos membros, fratura exposta que podem ter perda de cobertura de pele, ficando uma grande área exposta de musculatura ou de osso”, complementou Leonardo.

O HRCC realiza em média uma a duas cirurgias reparadoras por semana. Cerca de 16 pacientes com feridas complexas foram operados nesses últimos quatro meses. O hospital tem estrutura adequada, ainda conta com equipamentos como o dermátomo (que retira a pele que será enxertada) e o expansor (amplia a pele retirada para cobrir maiores áreas do corpo).

Leonardo Albuquerque relata que a cirurgia reparadora traz benefícios para os pacientes. “Uma ferida muita extensa demora meses para cicatrizar sozinha, limitando o paciente e com chances de desenvolver outras patologias, risco de infecção. Então, tratando cirurgicamente essas feridas a gente antecipa o processo de reabilitação, restabelecendo a mobilidade e devolvendo a vida normal ao paciente. Isso quer dizer economia de tempo para o paciente e retorno mais rápido às atividades funcionais dele”, enfatizou.

Elissandro Macário dos Santos, morador de Seabra, passou por um enxerto de pele, realizado pela equipe do HRCC, para agilizar a cicatrização de uma ferida. Silerne Pereira dos Santos, irmã do paciente, declarou que “a recuperação dele está boa, o atendimento está ótimo, tudo certinho, graças a Deus”.

Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, disse que “o hospital segue a linha de cuidados e a meta de manter um atendimento humanizado, agregando tecnologia avançada aos serviços da média e alta complexidade da região, se tornando a cada dia referência, seguindo as diretrizes determinadas pelo governo do estado da Bahia, do governador Rui Costa e Sesab, através do secretário Fábio Vilas-Boas”.

O diretor assistencial relatou que o serviço de cirurgia plástica e reparadora do HRCC trabalha no resgate da funcionalidade e a anatomia dos órgãos, atuando de maneira significativa no emocional dos pacientes e dos familiares. “Esse serviço hoje que conta com uma equipe multidisciplinar especializada avança todos os dias em tratamentos especializados, em breve se tornará referência para doenças de alta complexidade não só para região, mas para toda a Bahia”, declarou Almir Gonçalves.

 

ITAPETINGA: UBS ARNALDO TEIXEIRA FAZ ENCERRAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA COM MUITA INFORMAÇÃO

WhatsApp-Image-2019-10-23-at-10.29.57-1024x768

Encerrou nesta quarta-feira, 23, a programação alusiva a campanha Outubro Rosa da UBS Arnaldo Texeira. Coordenada pela enfermeira Tamilla Ferraz, a campanha buscou organizar várias ações que pretendiam fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce.

No evento de encerramento, Cristiane Augusto, farmacêutica da equipe do  NASF, debateu o tema e mostrou a relevância de se conhecer as formas de se prevenir, identificando qualquer sinal da doença no seu estágio inicial. A enfermeira Tamilla Ferraz orientou sobre a realização do auto exame que ajuda  detectar precocemente o câncer.

O evento acolheu as mulheres do residencial 12 de Dezembro de forma humanizada, festiva e com muita informação.

POÇÕES: EM CONQUISTA, PREFEITO LEANDRO MASCARENHAS ASSINA RENOVAÇÃO DE CONTRATO COM A EMBASA

72963449_1007538672911196_4368066393837404160_n

Na tarde desta quinta-feira (24/10), no auditório da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), unidade de Vitória da Conquista, com a presença do gerente regional, Joselito Pires, aconteceu à assinatura de renovação de contrato com municípios da região, incluindo Poções.

Na oportunidade, o prefeito Leandro Mascarenhas se fez presente ao lado dos seus secretários de finanças e infraestrutura, Marcelo Pereira e Gilberto Silva, do assessor consultivo da prefeitura, Wagner Ferreira, e do vereador Eduardo Barbosa.

O convênio de cooperação, que celebram o município de Poções e o Estado da Bahia, autoriza a gestão associada para a delegação da regulação, fiscalização e prestação dos serviços de abastecimento de água, bem como para o apoio do Estado da Bahia no planejamento dos mesmos serviços.

IGUAÍ: PREFEITURA INICIA CALÇAMENTO EM RUAS NO BAIRRO GABIRABA

WhatsApp Image 2019-10-24 at 22.11.20

Com recursos próprios, e com a parceria de verbas oriundas de emendas, a Prefeitura de Iguaí está realizando diversos serviços de pavimentação e melhoria de Ruas, assim como recuperando calçamento.

Está sendo pavimentada a Rua Vanderley Fraga Lima, onde está recebendo mais de 100m de calçamento.

Segundo o Prefeito Rony Moitinho, outras Ruas estarão recebendo a pavimentação ainda este ano. “Vamos trabalhar para calçar várias Ruas da nossa Cidade. O que queremos é que as pessoas vivam melhor.” Comentou o Prefeito que acrescentou que; “a nossa gestão está olhando para Ruas que não eram vistas antes, agradeço ao nosso Deputado Federal Otto Filho, ao nosso Deputado Estadual Rosemberg Pinto, a nossa trinca do Senado Federal Wagner, Corenel e Otto e ao nosso Governador Rui Costa pelo apoio que nos é dado, o trabalho não pode parar”

 

ITAPETINGA: ESCOLA AMÉLIA “TRANSFORMA VIDAS” COM PROJETO ECOTEENS

WhatsApp-Image-2019-10-24-at-16.01.18

A Escola Municipal Maria Amélia Menezes Santos realizou, na manhã desta quinta-feira, 24, o lançamento da revista Eco Teens. O lançamento representa a culminância do projeto de educação ambiental idealizado e realizado pelo Ministério Público com apoio da prefeitura de Itapetinga.

Em seu terceiro ano em Itapetinga, o Projeto Ecokids e Ecoteens, busca levar às escolas conscientização sobre o papel de cada um na construção de um mundo mais sustentável. Assim, durante todo o ano, a escola criou ações que fizessem com que os jovens alunos percebessem a importância da sua atuação direta na proteção do meio ambiente. Nesta quinta, ao realizaram a culminância do projeto, a escola Maria Amélia apresentou um bonito recital com o tema: “Ecotransformação: adaptando espaços; transformando vidas”. Entre as poesias apresentadas, dança, música e teatro formaram um bonito quadro representativo do trabalho de educação ambiental feito durante todo o ano.

Compondo a mesa de autoridades, a Promotora Pública Karina Cherubini elogiou a atuação de Itapetinga nesses anos de realização do projeto e agradeceu à escola pelo trabalho de fato transformador que apresentou.

A escola Maria Amélia havia sido interditada pelo Ministério Público por graves problemas. Em 2017, ela passou por uma importante reforma que devolveu segurança e conforto ao lugar. Agora ela passa por uma nova transformação e ganha mais vida no pátio, no jardim, no muro, na horta… Não haveria tema melhor para representar a história de superação e conquistas do Maria Amélia.

BARRO PRETO: MUTIRÃO DE MAMOGRAFIA É REALIZADA COMO PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

96a03307-f722-4697-b853-a6b7146f118e

Mulheres entre 49 a 60 anos receberam o encaminhamento da Secretaria de Saúde para a realização dos exames. A Prefeitura Municipal de Barro Preto destinou na manhã desta quinta-feira, 24 de Outubro um ônibus gratuito para transportar as mulheres até a Fundação Lourdes Lucas, em Itajuípe para a realização da mamografia.

A recomendação é que as mulheres que tiveram resultados normais na mamografia realizem o exame a cada dois anos. Para as mulheres que estão fora dessa faixa etária é ofertada a mamografia diagnóstica, caso haja indicação da equipe de saúde, conforme suspeita clínica.

A prefeita Ana Paula disse sobre a importância da parceria na realização dos exames. “Muito importante essa parceria tão séria como a Fundação Lourdes Lucas em Itajuípe, que é uma referência na região. As mulheres saíram pela manhã, muito bem acompanhadas, e foram recepcionadas com carinho e atenção pela equipe da fundação.”, esclareceu a Prefeita Ana Paula.

Caminhada Outubro Rosa

Ainda nesta próxima sexta-feira (25), a partir das 8h, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde realizarão uma caminhada alusão a campanha do Outubro Rosa, que sairá da Praça João de Souza Leal. Participe!

ILHÉUS: SEBRAE E SALA DO EMPREENDEDORISMO REALIZAM PALESTRAS DE CAPACITAÇÃO

Sebrae e Sala do Empreendedor realizam palestras de capacitação em Ilhéus. Abmael Moura-Secom 2
O Sebrae e a Sala do Empreendedor promoveram na terça-feira (22), palestra de capacitação “Como Atender para Vender Mais”, voltada aos microempresários, microempreendedores e empresários de Ilhéus. A ação contou com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). A capacitação serviu para definir metas para o negócio, além de auxiliar na compreensão das necessidades do cliente, nas estratégias de venda e na análise do comportamento consumidor.

Segundo Júlio Melo, superintendente de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, o projeto atende a uma solicitação do prefeito Mário Alexandre. “Oferecemos cursos e ferramentas para que o comércio melhore de fato, com crescimento das vendas e fomento – esse é o principal foco do órgão. Comerciantes, microempreendedores e o grupo assistido pelo CRAS participaram do encontro, que teve um público motivado para a próxima palestra que será realizada em novembro”, informou.

Marília Enéas, analista técnica do Sebrae, explicou que as pessoas podem entrar em contato diretamente com a entidade. “Entendemos que todos gostam de um bom atendimento. Independente de ser microempreendedor ou empresa grande, é preciso tratar todos com muita qualidade. Isso é muito importante para nosso comércio, afinal, Ilhéus é uma cidade turística, e quanto mais o atendimento for de excelência, mais visitantes virão e mais rentável será o negócio”, justificou.

Sandra Marques Oliveira, uma das participantes da palestra, trabalha com vendas de tortas e salgados há mais de dois anos, em Olivença. Contente com a realização do evento, a empreendedora reconhece que a iniciativa veio para mudar sua forma de gerir os negócios. “Parabéns ao prefeito Mário Alexandre, pela iniciativa e por nos proporcionar esse curso. Aprendi a colocar preços e a melhorar o atendimento e a qualidade”, comemorou.

De acordo com a organização, aproximadamente 60 pessoas participaram da capacitação. Informaram ainda que os interessados em participar da palestra “Planejamento Financeiro do Seu Negócio”, que será realizada no dia 12 de novembro, podem se inscrever na Sala do Empreendedor, ou através no site do Sebrae: http://lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/evento/26115741

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. As informações também são disponibilizadas na sede da Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, situada à Rua Santos Dumont, prédio do Anexo da Prefeitura, 6º andar, no centro.

ILHÉUS: MUNICÍPIO REALIZA TREINAMENTO TÉCNICO PARA POSSÍVEL CHEGADA DE MANCHAS DE ÓLEO

Treinamento aconteceu no auditório do Teatro Municipal de Ilhéus. Clodoaldo Ribeiro-Secom 4

A Prefeitura, Marinha do Brasil, 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) organizaram uma estratégia de trabalho com treinamento técnico e orientação de voluntários, para a possível chegada das manchas de óleo na costa marítima do município. A ação, que visa prevenir acidentes, aconteceu na tarde de terça-feira (22), no auditório do Teatro Municipal de Ilhéus.

A iniciativa vem reunindo multiplicadores, como as ONGs, para sensibilizar comerciantes, banhistas, turistas e moradores sobre o que fazer caso manchas de petróleo cru cheguem à costa ilheense. O treinamento também serviu para alertar a respeito dos perigos do contato com o material contaminante. Na oportunidade, foram discutidas ações de prevenção, limpezas e preservação de praias do município.

Chamamento – Esta semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo (Semde), lançou a campanha “Se chegar a gente limpa”, com adesão de voluntários treinados e em alerta 24 horas para agir no trabalho de limpeza em praias de Ilhéus, caso seja necessário. O vazamento de óleo na costa do Nordeste já é considerado o maior desastre ambiental ocorridos nos últimos tempos.

Para o titular da Semde, Jerbson Moraes, desde as primeiras notícias sobre o evento, e da possível vinda das manchas de óleo, o município se colocou de prontidão. “Há dias começamos a traçar um plano de ação em razão da necessidade de cuidar da nossa cidade e preservação do ecossistema de forma responsável e competente. Conclamamos a população que nos ajude. Não é necessário pânico, mas, se chegar a gente limpa”, arrematou.

Prontidão – Na opinião do tenente-coronel BM Ednei Factum, que comanda o 5º GBM, “a Prefeitura Municipal está de parabéns em ter liderado esse processo de união entre os órgãos. A preocupação principal é de proteger a população”, salientou. Para o comandante da Capitania dos Portos em Ilhéus, Giovani Andrade, o mais importante é a prevenção. “A iniciativa foi captar informações e agregar forças num só propósito. Estamos prontos”, assegurou.

De acordo com o site UOL, o vazamento de óleo que atingiu todo o litoral do Nordeste pode ter ocorrido em uma região entre 600 e 700 km da costa, na altura dos estados de Sergipe e Alagoas, aponta estimativa feita por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Eles trabalham com a tecnologia conhecida como modelagem inversa, que parte dos pontos de chegada das manchas nas praias e faz o caminho para trás, estimando o ponto de origem desse óleo. O estudo foi encomendado pela Marinha e UFRJ.

ITAPETINGA: AGENTES DE ENDEMIAS E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA REALIZAM O ÚLTIMO LEVANTAMENTO DE ÍNDICE RÁPIDO PARA AEDES AEGYPTI 2019

WhatsApp-Image-2019-10-22-at-15.58.48

Mantendo o trabalho de prevenção a doenças como dengue, zika e Chicungunya, o Agentes de Endemias e Vigilância Epidemiológica de Itapetinga realizaram o último Levantamento de Índice Rápido (LIRA) e o Levantamento de Índice Amostral(LIA).

Os levantamentos são métodos de amostragem e mapeamento dos índices de infestação por Aedes Aegypti e Aedes Albopictus.  Para isso, o programa trabalha com amostragem de imóveis, a fim de averiguar a possível presença do vetor que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya.

Conforme dados do LIRAa desta etapa, o Índice de Infestação do município de Itapetinga para Aedes aegypti foi considerado de médio risco para epidemia e doenças.

As amostragens visam coletar informações no período que antecede o verão (época de maior transmissão) e têm o objetivo de fortalecer e otimizar as ações de combate ao vetor em áreas de maior risco.

A Secretaria de Saúde destaca que a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios e, por isso, é essencial a atuação da população com medidas preventivas nos seus quintais.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia