:: ‘Cidades’
COARACI: EM REUNIÃO COM APLB, PREFEITO GARANTE CUMPRIMENTO DO REAJUSTE DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO PARA 2020
A Educação tem sido prioridade no Governo Minha Cidade Meu Orgulho. Na manhã desta quinta-feira, 23 de janeiro, aconteceu no Auditório da Prefeitura reunião com a diretoria da APLB, Secretários do Governo e o Prefeito Jadson Albano. A principal pauta da reunião foi o Piso Salarial do Magistério estimado em 12,84% para 2020, que pelo quarto ano tem sido cumprido pelo gestor, demonstrando seu compromisso para com a educação.
Agora o rito é a publicação no diário oficial da união, em seguida o projeto precisa ser encaminhado a Câmara de Vereadores para aprovação e estima-se que a partir do mês de março, os professores já recebam seus salários com os devidos reajustes. Esse tem sido o comportamento do governo junto com os sindicatos de nossa cidade, sempre buscando o caminho do diálogo.
“O NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES VAI ALAVANCAR A ECONOMIA DE SALVADOR E DA BAHIA”, DIZ SANDRO RÉGIS
O deputado estadual Sandro Régis, líder do Democratas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), afirmou que o novo Centro de Convenções de Salvador (CCS) vai alavancar a economia da capital baiana e do estado, potencializando o turismo de negócios e a geração de emprego e renda. O equipamento, inaugurado nesta quinta-feira (23) em evento para convidados, está localizado na orla da Boca do Rio e será administrado pela empresa francesa GL Events, que, no Brasil, é responsável pela gestão do Riocentro, do Jeunesse Arena e do São Paulo Expo.
“O centro vai movimentar, por ano, cerca de R$ 500 milhões em 50 setores da economia de Salvador, provocando a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. Para além disso, o equipamento coloca Salvador e a Bahia de volta ao roteiro dos principais eventos do turismo de negócios do país e do mundo. O CCS vai alavancar a economia de Salvador e do estado. É uma conquista não apenas da capital, mas de todo a Bahia”, ressalta.
Para Régis, a falta de um centro de convenções nos últimos quatro anos trouxe prejuízos para a economia do estado. Somente o setor hoteleiro, por exemplo, perdeu R$1,6 bilhão apenas em diárias desde que o antigo equipamento desabou. “O turismo de negócios e eventos representa 5% do PIB do Brasil, e é o terceiro principal motivo de visita de turistas estrangeiros. Pesquisas do Ministério do turismo mostram que o turismo de negócios no país está em crescimento e que este turista gasta em média US$300 por dia, três vezes mais do que o visitante de lazer. Ou seja, o cenário é muito otimista”, destaca.
Régis salienta que já são 20 eventos confirmados para 2020 e outros 130 em negociação para os próximos três anos. “Os números são animadores. Acredito que o CCS coroa o brilhantismo da gestão do prefeito ACM Neto, que tem revolucionado Salvador e se tornou referência para o Brasil. Fico feliz em participar deste projeto, que, com certeza, irá fazer a Bahia retomar seu lugar de destaque a partir de 2023”, enfatiza.
BARRO PRETO: SISTEMA DE SAÚDE EM BARRO PRETO É REFERÊNCIA REGIONAL

A Secretaria de Saúde de Barro Preto recebeu hoje, 23 de janeiro, uma Comissão da Secretaria de Saúde de Ilhéus para conhecer o Sistema de Informação e-SUS AB em nosso município. A implantação e uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) auxilia as equipes da Atenção Primária a organizar todo o processo de trabalho desde o acolhimento até o planejamento das atividades fora da unidade e propicia um atendimento de maior qualidade para os munícipes. Por ser pioneira na Região Sul em implantar e usar o sistema, Barro Preto é agora uma referência regional.
ITAPETINGA: PREFEITO RODRIGO HAGGE CONQUISTA COMPLEXO POLIESPORTIVO PARA O MUNICÍPIO
Na terça-feira, dia 21, o Prefeito Rodrigo Hagge, acompanhado pelo Secretário de Educação Geraldo Trindade, foi recebido na Secretaria de Educação do Estado da Bahia. A audiência, agendada pela Secretária de Relações Institucionais, Cibele Carvalho, tratou sobre a instalação do Complexo Poliesportivo e Educacional que abrangerá o Ginásio de Esportes e a área ao lado, atualmente ocupada pelo campo de futebol.
Itapetinga agora está incluída na relação dos próximos municípios que serão contemplados com as construções dos Complexos Poliesportivos . A Secretaria da Educação do Estado informou que a licitação para a construção do equipamento – de um total de 20 que serão implantados no Estado – será publicada nos próximos dias.
O Complexo será administrado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, para uso dos alunos das redes municipal, estadual e particular, e contará com uma estrutura completa que englobará o ginásio de esportes totalmente reformado, piscinas, campo de futebol, quadra poliesportiva, quadra com piso de areia, pista de atletismo, pista para saltos dentre outros, fortalecendo a prática esportiva, artística e cultural no currículo escolar, facilitando também a ampliação da jornada escolar em tempo integral.
O Prefeito Rodrigo Hagge salientou a importância da iniciativa, que além de reforçar o regime de colaboração entre Estado e Município, mobilizará a nossa juventude em atividades esportivas e culturais, principalmente no contraturno das aulas.
SANTA CRUZ DA VITÓRIA: PREFEITO CARLOS ANDRÉ CONSEGUE LIBERAÇÃO DE R$481 MIL REAIS PARA OBRAS NO MUNICÍPIO

Com o objetivo de melhorar as condições de infraestrutura do município, o prefeito de Santa Cruz da Vitória, Carlos André, acompanhado do secretário de governo Efson Moreno, do GCM do município, Joselito Nascimento e do engenheiro civil Wellison Amado, esteve na superintendência da Caixa Econômica Federal, na manhã desta quarta-feira (22), na cidade de Itabuna, onde assinou um contrato para liberação de fundos no valor de R$ 481.500,00 (quatrocentos e oitenta e um mil e quinhentos reais).
Após o encontro, o prefeito Carlos André comentou sobre a importância da assinatura do contrato. “É um momento muito importante para a cidade de Santa Cruz da Vitória, com esses recursos liberados pela Caixa poderemos realizar a nossa tão sonhada requalificação da Avenida Getúlio Vargas. Gostaria de agradecer bastante ao nosso amigo e deputado federal João Bacelar, que foi o grande responsável por destinar essa emenda para o nosso município. Estaremos sempre buscando por mais recursos que garantam mais qualidade de vida aos nossos moradores,” finalizou o prefeito.
FLORESTA AZUL: PREFEITA GICÉLIA SANTANA CONSEGUE MAIS UMA IMPORTANTE OBRA PARA O MUNICÍPIO
Na manhã dessa quarta-feira, (22/01/20), a prefeita Gicélia Santana esteve na Superintendência da Caixa Econômica Federal em Itabuna, acompanhada do Procurador Geral do Município o Drº Marcos Apoim e do Engenheiro Civil Luis Alberto, onde na oportunidade foi assinado um Convênio de R$ 380.000,00 (trezentos e oitenta mil reais) para reforma e modernização da praça Manoel Saturnino (Jardim Encantado). O convênio foi firmado com o Ministério do Turismo através de uma emenda do deputado federal Ronaldo Carletto.
No mesmo dia, a prefeita esteve na sede da Embasa para tratar de assuntos referente a água para o distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), onde o diretor Drº Felipe garantiu que a obra será licitada ainda em 2020.
COARACI: CHUVA E INCÊNDIO NUMA QUARTA-FEIRA TRÁGICA
O dia 22 de Janeiro ficará na memória da comunidade coaraciense pelo exemplo de comoção popular. Durante a tarde, as fortes chuvas causaram uma série de alagamentos em ruas centrais e nos bairros da cidade, mas foi no início da noite que uma tragédia foi evitada por voluntários.
Por volta das 18:30h o prédio do Colégio Educandário Pestalozzi que situa-se anexo ao templo da Primeira Igreja Batista, foi avistado por moradores, em chamas. Um vigia que abriria o local pra aulas de um curso técnico, ao chegar na escada, deparou-se com as chamas vindo do primeiro andar.
Imediatamente a notícia se espalhou nas redes sociais e membros da igreja, empresários, cidadãos comuns se mobilizaram com baldes com água e extintores para combater às chamas, já que na cidade não há destacamento do Corpo de Bombeiros. O fogo foi controlado até a chegada dos Bombeiros que fizeram o rescaldo do incêndio. Foram consumidos pelas chamas diversos documentos do colégio e da igreja. Não houveram vítimas nem feridos.
BUERAREMA: PREFEITO ASSINA CONVÊNIO PARA CALÇAMENTO DE MAIS RUAS DO BAIRRO EDMON LUCAS
Mais um convênio firmado entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Buerarema. O contrato assinado na nesta quarta-feira (22), pelo prefeito Vinícius Ibrann, cujo objeto é de R$ 382.000,00, é destinado à pavimentação de mais ruas do Bairro Edmon Lucas.
A verba é proveniente de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Irmão Lázaro (PL).
Vinícius ressaltou a enorme felicidade em assinar o terceiro convênio com a Caixa Econômica, já que o município tinha mais de oito anos sem conveniar com esta entidade.
“Agradeço a articulação do meu pai, o ex-prefeito Orlando Filho junto ao Irmão Lázaro que destinou essa emenda para Buerarema”, disse.
ALMADINA: PREFEITO ASSINA CONVÊNIO DE 500 MIL DESTINADO À PAVIMENTAÇÃO DE RUAS DO MASSARAMBUBA
Na manhã desta quarta-feira(22), o prefeito de Almadina Milton Cerqueira esteve na Superintendência da Caixa Econômica Federal, acompanhado do Secretário de Governo Hamurabe Flores e do Controlador Marciel Pinheiro, onde na oportunidade foi assinado o Convênio para o repasse de quase R$ 500.000.00 destinado à pavimentação de ruas do Bairro Massaranduba.
Este recurso foi uma emenda do deputado federal Bacelar, o qual tem contribuído com diversas emendas para o município de Almadina.
Para o prefeito Milton Cerqueira, este é o momento de grande alegria para o povo almadinense, pois com este recurso o bem estar da comunidade é assegurado.
ITABUNA: LOTEAMENTO GUEDES DE PINHO CONTEMPLADO COM NOVA REDE DE ESGOTO








































