:: ‘Cidades’
BARRO PRETO: HOSPITAL MUNICIPAL NOSSA SRA. DA CONCEIÇÃO RECEBE MAIS UM NOVO APARELHO, AUTOCLAVE

A Prefeitura de Barro Preto adquiriu um moderno aparelho de autoclave. O equipamento será destinado à Secretaria Municipal de Saúde, para uso das atividades no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição.
A autoclave é adequada, pois os processos de esterilização serão mais rápidos, proporcionando melhor qualidade no trabalho dos profissionais e mais segurança para os pacientes. É um aparelho dotado de recipiente hermeticamente fechado, no qual se aquece o líquido, obtendo altas temperaturas. É utilizado para esterilizar artigos por meio de calor úmido sob pressão.
Para a prefeita Ana Paula, aos poucos o hospital vem se equipando e se modernizando. “Graças à força de vontade, e compromisso com nossos munícipes” Descartou a prefeita.
ILHÉUS: PREFEITURA ABRE PROCESSO SELETIVO COM 30 VAGAS PARA AGENTES DE ENDEMIAS

A Prefeitura de Ilhéus abriu edital do Processo Seletivo Simplificado de caráter emergencial para a contratação por tempo determinado de agentes de combate às endemias. A seleção simplificada visa preencher 30 vagas imediatas mais cadastro reserva, observado o prazo de validade do edital. As inscrições ficarão abertas, exclusivamente via internet, entre os dias 14 e 17 de janeiro. Para inscrição, acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/1FlthqvPFAWEJVafycyQ63RI3m1qV2JxKhFc9vuUtx5k/viewform?edit_requested=true
O profissional desempenhará atividades externas no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. De acordo com a publicação, a contratação terá validade de um ano e os agentes serão lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), mediante as condições previamente estabelecidas.
A seleção será dividida em quatro etapas: inscrição e cadastramento curricular; entrevista e apresentação dos documentos comprobatórios cadastrados no ato da inscrição online (os documentos deverão ser apresentados em fotocópia e original para serem autenticadas no ato de comparecimento); apresentação de Atestado de Saúde Ocupacional expedido pelo Serviço de Medicina Ocupacional, sob a responsabilidade da Administração Municipal; e curso de reciclagem com parte teórica e prática.
Todos os resultados serão divulgados no Diário Oficial do Município.
Para mais informações acesse o edital no link: https://bit.ly/2snh7UG
FLORESTA AZUL: PREFEITA GICÉLIA SANTANA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS NO DISTRITO DE SANTA TEREZINHA (COQUINHOS)
Na manhã dessa terça-feira (14), no distrito de Santa Teresinha (Coquinhos), a prefeita Gicélia Santana assinou a ordem de serviço para o calçamento e saneamento básico das ruas Bela Vista, 2 de Julho e transversais, onde serão feitos mais de três mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedos pelas empresas Luxus Empreendimentos e Sete Construções, realizando um sonho de mais de 50 anos dos moradores locais.
Em seu discurso a prefeita Gicélia falou sobre os avanços da cidade em sua administração com apenas três anos de governo, e disse estar ansiosa para dar início às obras de pavimentação das ruas desde 2017 quando o projeto realizado pelo engenheiro Luis Alberto já estava pronto. Fez questão de parabenizar e agradecer o empenho e a dedicação do deputado Ronaldo Carletto e do ex-deputado Bebeto que conseguiram através de emenda junto à Caixa Econômica Federal uma obra que custará quase quinhentos mil reais.
O vereador Peba e moradores do distrito, emocionados, falaram sobre a satisfação em ver a autorização da obra ser assinada. Os administradores Véi e Buda falaram que a comunidade local já tinha perdido as esperanças que as ruas um dia fossem pavimentadas e parabenizou a prefeita Gicélia Santana que se empenhou para que o sonho dos moradores virasse realidade.
EQUIPE DA SDR REALIZA VISITAS TÉCNICAS NOS MUNICÍPIOS DE MASCOTE E CAMACAN

Uma comitiva formada por dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acompanhada de lideranças locais, realizou, nesta terça-feira (14), visitas técnicas nos municípios de Mascote e Camacan, Território de Identidade Litoral Sul.
No município de Mascote a equipe conheceu as novas estruturas da feira livre do distrito de São João do Paraíso. A ação, executada pela SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), beneficiará, aproximadamente, nove mil pessoas, que passaram a contar com um espaço adequado para a comercialização de produtos locais.
Em Camacan foi visitada a unidade de beneficiamento de pescado que atenderá mais de 200 famílias de municípios da região, a partir de investimentos, do Governo do Estado, na Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e Associação dos Pescadores Artesanais da Região do Baixo Jequitinhonha do Município de Itapebi, via Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR, por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
De acordo com o secretário Josias Gomes, “nós temos duas grandes iniciativas sendo concluídas em breve aqui na região cacaueira que vão, sem dúvida, incrementar aquela política que nós estamos desenvolvendo por meio da SDR. Uma é a feira do Distrito de São João do Paraíso, que vai dinamizar a venda e a comercialização; e, em Camacan, a unidade de beneficiamento de pescado, que vai gerar emprego e permitir que a gente agregue valor ao pescado. Nós não estamos apenas no caminho, nós estamos dizendo que é possível dinamizar a economia a partir da agricultura familiar que nós estamos desenvolvendo”, observou.
Camacan possui uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, que serão beneficiados com outras obras, como a da reforma do mercado municipal. A previsão é que a obra seja entregue no início do segundo semestre de 2020.
Comercialização da agricultura familiar
O Governo do Estado vem investindo em construção, reforma ou ampliação de mercados municipais em toda a Bahia. Nos últimos anos, cerca de 60 mercados, centros de abastecimento e feiras livres foram entregues a populações urbanas ou rurais, oferecendo estrutura e condições adequadas, tanto para quem produz a vende, quanto para quem compra e consome.
Gildeon Farias , integrante da Coofasulba, afirma que, com a chegada da unidade de beneficiamento, será possível qualificar o processo produtivo do pescado: “Estamos muito felizes com isso, otimistas já temos uma base de produção, nós já vendemos pescado in natura, o peixe fresco, mas com essa unidade nós vamos agregar valor e verticalizar a produção, podendo fazer vários cortes do filé, do peixe espalmado, vários tipos de corte que nós estamos fazendo nessa unidade para colocar no mercado”.
Arnaldo Lopes, prefeito de Mascote, destacou que o Governo do Estado, por meio da SDR, tem atendido o município e cuidado da região: “Essa reforma do mercado municipal em São João do Paraíso é uma ação extraordinária, que vem beneficiar vários comerciantes que antes viviam em condições precárias, comercializando seus produtos sem higiene, estrutura e conforto, mas, hoje, graças aos esforços desses homens, nós vamos ter um espaço para as pessoas defenderem seu pão de cada dia com dignidade, sempre. Só tenho a agradecer”.
ITACARÉ REALIZA NO FINAL DE SEMANA A II ETAPA DO CIRCUITO DE SURF
Itacaré estará sediando neste final de semana, dias 18 e 19, na Praia da Tiririca, a II Etapa do Circuito Itacareense de Surf Nova Geração, contando com disputas nas mais diversas categorias. As inscrições estarão abertas, com vagas limitadas, nas seguintes categorias: Iniciante (12 vagas), Feminino (08 vagas); Sub 10 (12 vagas), Sub 12 (16 vagas), Sub 14 (16 vagas) e Sub 16 (16 vagas). A realização é da Associação de Surf de Itacaré.
O presidente da Associação de Surf de Itacaré, Miguel Reis, informa aos atletas, pais e responsáveis que nesta sexta sexta-feira, dia 17, as 19 horas, na Colônia de Pesca Z-18 de Itacaré, estará acontecendo o meeting técnico da segunda etapa do Circuito Itacareense de Surf Nova Geração. No encontro serão confirmadas as últimas inscrições e discutidos os critérios da etapa. Os organizadores do evento lembram ainda que os itens de alimentos deverão ser entregues na Praia da Tiririca no primeiro dia do evento, que ao final da etapa serão doados para as crianças do projeto social Surfando para o Futuro.
Com uma nova roupagem e seguindo o alinhamento do Circuito Nacional Amador, a segunda etapa do Circuito Itacareense e as demais etapas irão prestigiar as categorias de base, dando pranchas, medalhas e kits do 1° ao 4° lugar em todas as categorias. Os organizadores do evento informam que a intenção deste novo formato é investir e focar diretamente nos pequenos e nas categorias de base, fazendo uma interlocução direta com o projeto social Surfando para o Futuro
ITABUNA: OFICINA DAS EMOÇÕES ABRE PROJETO SUPER FÉRIAS NO SHOPPING JEQUITIBÁ
O Shopping Jequitibá inicia nesta quinta-feira o Projeto Super Férias, com muitas atividades para a criançada, num ambiente seguro e confortável. O evento começa com o projeto da psicóloga infantil Thainara Santos, que realizará oficinas de 16 a 18 de janeiro, sempre das 15 às 19 horas.
Na quinta, Thianara realiza a “Oficina das Emoções, desvendando o medo e cultivando o amor”, com rodinha de conversa, ações como caixa do medo, pote do amor e relaxamento, mímica e quebra-cabeça. Já no dia 17, o tema da Oficina das Emoções será “Desvendando a tristeza e cultivando a alegria”, com rodinha de conversa, arco-íris das emoções, desenho, bingo das emoções e quebra-cabeça.
No sábado, fechando as atividades, a Oficina das Emoções terá como foco “Desvendando a raiva e cultivando a calma”, com rodinha de conversa, semáforo do autocontrole, desenho e relaxamento, recreação, mímica e quebra-cabeça.
As atividades do Projeto Super Férias são gratuitas e acontecem no Mall Calixto Midlej, em frente a C&A.
ILHÉUS: TURISMO E CULTURA ELEVAM A CIDADE COM AÇÕES INTEGRADAS
lhéus tem se destacado cada vez mais como terra amada não só dos ilheenses e gente da Bahia, mas do Brasil e do mundo todo. Com classificação na categoria A em 2019-2021 pelo Ministério do Turismo, que avaliou e mapeou indicadores, a cidade caminha para os 500 anos como um dos seis destinos mais procurados da Bahia, por experienciar contínuas transformações. Com a estima ilheense melhorada por meio do conjunto de ações desenvolvido pela Prefeitura, a cultura e o turismo têm sido fortalecidos e despontam a terra do chocolate no horizonte da ascensão.
As realizações protagonizadas pelo executivo municipal com o planejado pacote de medidas executadas e em continuidade de implementação, como na infraestrutura, educação, saúde e, inclusive, no cenário turístico e cultural, têm impactado positivamente e refletido na qualidade de vida da população.
Do meado de 2019 para cá, a Secretaria de Cultura e Turismo trouxe para o calendário turístico da cidade eventos estruturados com artistas de renome nacional. A exemplo, a edição do Viva Ilhéus de 2019, trouxe Bell Marques como atração principal, em comemoração ao aniversário de 485 anos de Ilhéus, com um show inesquecível que já fez história na memória dos ilheenses.
No recente réveillon, a maior virada da região, a Prefeitura trouxe Armandinho, Dodô e Osmar com um super show em grande estilo, em plena Avenida Soares Lopes lotada no acesso para a nova ponte. O grupo foi homenageado pelos 70 anos do trio elétrico e trajetória dos artistas, que contribuíram para a história da música baiana. Outros sucessos nacionais como Cheiro de Amor, Denny Denan e Solange Almeida também marcaram o réveillon, que contou com forte presença de músicos e bandas locais.
Potencializar a capacidade turística, reconhecer e valorizar a cultura de Ilhéus, planejar e fazer acontecer eventos estruturados para destacar ainda mais a cidade na Bahia e no Brasil, são algumas das diretrizes seguidas pela pasta da Cultura e Turismo.
“Estou muito grato de poder estar neste paraíso. As praias são maravilhosas, e eu pude aproveitá-las. As pessoas são muito gentis, hospitaleiras. A comida é muito boa. Me alegro toda vez que vou comer. A cidade me pareceu bastante segura. Me senti livre pra passear por aí sem precisar ter medo de nada. Agradeço por poder ter passado este tempo aqui, e ter conhecido as coisas que conheci. Espero voltar pra poder conhecer mais”, elogiou o turista suíço, da cidade de Berna, Lukas Suter, durante estadia em Ilhéus.
O secretário da Cultura e Turismo de Ilhéus, Fábio Manzi Jr., informa que “além da proposta de realizar eventos estruturados, as próximas ações também estarão voltadas às capacitações, no atendimento aos seguimentos de hotelaria e restaurantes, bem como de política digital na área cultural, ações que a Secretaria de Cultura e Turismo realizará”.
Atualmente, iniciativas de fomento e participação no planejamento e realização de projetos como o Cidade Verão são realizadas pelo município, que oferece o atual complexo de lazer instalado na Avenida Soares Lopes. Música na Praça Castro Alves com apresentações de artistas locais e regionais, Ilhéus rumo aos 500 anos, planejamento para o museu da capitania, realização e apoio a eventos das manifestações culturais e populares como a Puxada do Mastro de São Sebastião, festa da lavagem da escadaria da Catedral, carnavais culturais do Hernani Sá e Pontal, festa de Iemanjá, festividades juninas como São João nos bairros e aniversário da cidade são também outros trabalhos empreendidos.
Com vistas à valorização e reconhecimento da cultura local, a pasta da Cultura e Turismo da Prefeitura fomenta relacionamento com a classe dos músicos ilheenses, para garantir a participação de bandas locais nos eventos da cidade. Além disso, outras ações que incluem a cultura como matriz para fomento ao turismo se refletem na realização da semana Jorge Amado, bem como na organização dos vinte receptivos de navios que importam para Ilhéus mais de 70 mil pessoas durante a temporada até o mês de abril 2020, com as apresentações de baianas, capoeiristas e percussionistas, na exportação, pela arte, de Ilhéus, para todo o mundo.
ITAJUÍPE: MUNICÍPIO IMPLANTA NOVO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR

A Secretaria Municipal de Educação recebe, nesta terça-feira, 14, o treinamento para utilização do sistema informatizado de gestão escolar. A partir deste ano letivo, todas as escolas municipais de Itajuípe estarão interligadas via sistema, compartilhando mais rapidamente as informações acadêmicas das escolas.
A capacitação teve início com a apresentação do sistema aos servidores da Secretaria de Educação, relacionando as principais atividades que serão desenvolvidas pela secretaria e pelas unidades escolares. Este sistema disponibiliza o controle de matrículas, frequência, processos administrativos da Secretaria de Educação, bem como das escolas municipais, gerenciando também controle dos recursos financeiros, desempenho do corpo técnico, transporte escolar e demais serviços.
A implantação do sistema contribuirá para a gestão eficaz e segura dos dados da gestão escolar em Itajuípe, um dos maiores avanços na gestão da educação municipal dos últimos anos. Com o treinamento, o serviço de gestão escolar avança na oferta de melhores condições para o atendimento das demandas da comunidade escolar, facilitando o acesso às informações e integrando o sistema municipal de gestão informatizada ao Censo Escolar, por exemplo.
Para a Secretária de Educação, Profª Maria de Lourdes Santana, “Desde 2019, nossa gestão vem trabalhando para implantar este sistema em nossa educação municipal. Agora, com a concretização deste sistema informatizado, nossa gestão educacional será mais eficaz e atenderá cada vez melhor as demandas educacionais das nossas escolas municipais”, declarou.
BAHIA: GOVERNO ENVIA PROJETO PARA LEGISLATIVO QUE VAI BENEFICIAR 12,1 MIL PROFESSORES

Medida vai readequar vencimentos dos docentes e coordenadores pedagógicos ao piso nacional
O Governo da Bahia encaminhou, nesta segunda-feira (13), para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que altera a Lei 10.963/2008, readequando os valores do piso nacional do magistério público da educação básica, instituído pela Lei 11.378/2008. Com a medida, 12,1 mil educadores, entre professores e coordenadores pedagógicos, pertencentes as escolas do estado, além dos já aposentados, receberão reajuste salarial e terão vencimentos acima do piso nacional (R$ 2.886,15).
Caso aprovado, o Projeto de Lei vai conceder reajustes para os educadores de até 11%, a depender do grau e do padrão que ocupam na carreira. A medida vai gerar um impacto para os cofres do Estado de R$ 53,7 milhões, este ano.
De acordo com o PL, os professores do grau III do padrão P, por exemplo, passaram a ter um vencimento de R$ 2.900,00. Já um professor do grau III-A, padrão E, receberá um vencimento de R$ 3.390.
Serão beneficiados os professores e coordenadores pedagógicos dos graus III e III-A do padrão P, com regimes de 20 horas e 40h semanais. Também terão vencimentos alterados os educadores do grau IV- padrão P, além dos docentes dos graus III e III-A, padrão E, nos regimes de 20h e 40h de trabalho semanais.
O Projeto de Lei beneficia os professores da ativa, mas também os inativos e pensionistas, que, da mesma forma, terão alteração nos seus benefícios previdenciários. O Governo do Estado solicitou regime de urgência na tramitação do PL na Assembleia Legislativa, conforme autoriza o Artigo 79 da Constituição do Estado.
“Estamos dando continuidade no desenvolvimento de uma política pública na educação que tem como princípio a melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes baianos. Entre as ações do Governo do Estado está a valorização do professor que é um agente importante nesta transformação. Por isso, a proposta de readequar os valores ao piso do magistério público se torna uma importante realização neste processo. Para se ter uma ideia, o Estado da Bahia cumpre o Piso Salarial Nacional do Magistério, desde 2009, quando passou a vigorar, o que mostra o nosso comprometimento com a educação,” destacou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.
ITABUNA: CERCA DE 500 HOMENS GARANTIRÃO A SEGURANÇA NO CARNAVAL ANTECIPADO




































