WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

IGUAÍ: RONY MOITINHO VEM MOSTRANDO FORÇA NA POLÍTICA REGIONAL

WhatsApp Image 2020-02-06 at 11.56.21
As articulações políticas na cidade de Iguaí começaram bem cedo neste ano eleitoral, fato é que o atual Prefeito Rony Moitinho, e postulante à reeleição municipal, vêm com sua equipe fazendo as articulações e aderindo várias famílias para seu lado.

Na última semana, mais de 30 famílias, e lideranças antes da oposição, já fecharam questão com o grupo político do atual gestor iguaiense.

Rony Moitinho está em alta na cidade, trazendo grandes realizações e obras neste mandato, além de toda sua representatividade junto ao governo do estado, enquanto Presidente do Consórcio do Médio Sudoeste.

Em Nova Canaã, por exemplo, um dos nomes mais cogitados da oposição do atual prefeito é o de Magna Chaves, Secretária Municipal do Trabalho e Ação Social de Iguaí e esposa de Rony. Magna, inclusive estudou vários anos no Colégio Florestal de Nova Canaã, além de já ter sido Secretária de Ação Social na ‘’Terra Prometida’’, e possuir uma grande amizade com diversos moradores da cidade.

Nas redes sociais, os comentários estão bem favoráveis enquanto as questões que envolvem os dois municípios.

 

 

AMURC REPUDIA VEICULAÇÃO DE NOTÍCIA FALSA CONTRA O PREFEITO DE BUERAREMA

download (1)

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – AMURC vê com repúdio e tristeza, notas “Fake News” em face de cidadãos, em especial aos Gestores Públicos que no período eleitoral passam a serem vítimas de ataques midiáticos ferindo princípios éticos, moral e legal.

O caso mais recente se refere a uma informação inverídica publicada na coluna Carrasco, do jornal A Tarde, que trata de uma delação premiada supostamente negociada pelo ex-prefeito de Buerarema, Orlando Filho contra o filho e o atual prefeito da cidade, Vinícius Ibrann.

Com a aprovação da Lei 13.834/19, que altera o Código Eleitoral – Lei 4.737/65 vem tipificar crimes de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral, estes atos denigrem tanto o denunciado quanto denunciante:

Art. 326-A. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral:

§ 3º Incorrerá nas mesmas penas deste artigo quem, comprovadamente ciente da inocência do denunciado e com finalidade eleitoral, divulga ou propala, por qualquer meio ou forma, o ato ou fato que lhe foi falsamente atribuído.

A AMURC reitera a importância de realizar e participar de eventos, encontro e oficinas com o tema “Fake News”, a exemplo do provido no dia 24 de janeiro em Itabuna pelo Sindicato dos Jornalistas, Associação Bahiana de Imprensa e Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia, objetivando: “Sensibilizar a sociedade para a crescente onda de “fakes news” no Brasil, em especial neste ano de eleições municipais, e mobilizar os profissionais da área do sul da Bahia na luta pela preservação da profissão de jornalista”.

Na oportunidade clama a todos para o chamamento a uma imprensa livre, autônoma e responsável por divulgar matérias que sejam fatos e notícias verdadeiras e que o respeito as pessoas sejam norteados pelos princípios da ética, moral e da garantia do Estado Democrático de Direito.

SALVADOR: ASSEMBLEIA APROVA ESTADO DE GREVE DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

WhatsApp Image 2020-02-05 at 17.57.40
Cerca de 2.000 trabalhadores em Educação aprovaram, na manhã desta quarta-feira (05), Estado de Greve na Rede Municipal de Salvador. A assembleia Geral da categoria, promovida pela APLB-Sindicato, foi realizada no Ginásio de Esportes dos Bancários.

Também foi aprovada a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial de 2020. Ao final da assembleia, a categoria saiu em caminhada até a SEMGE, nos Barris, aonde foi entregue este documento ao secretário Municipal de Gestão, Thiago Dantas, que coordena a mesa permanente de negociação, representando o Executivo Municipal.

Na pauta, a proposta de reajuste salarial no percentual de 19,19% (dezenove e dezenove centésimos por cento), conforme estudos realizados pelo DIEESE, analisando as perdas salariais do Magistério (professoras (es) e coordenadoras (es) pedagógicos) ativos, aposentadas (os) e REDAs, a ser aplicado linearmente em toda a Tabela de Vencimentos do Quadro Suplementar e Efetivo; extensão do mesmo percentual para as (os) demais trabalhadoras (es) em educação não docentes; convocação imediata das (os) professoras (es) concursadas (os), incluindo cadastro reserva, rejeição a qualquer proposta de Reforma da Previdência do Município de Salvador que venha prejudicar o servidor municipal (ou qualquer proposta que não seja discutida com a categoria dos servidores municipais) e cumprimenti integral e com agilidade do Acordo da Campanha Salarial 2019 (que não vem sendo cumprida).

Uma nova assembleia foi marcada para o dia 3 de março, onde irá analisar a devolutiva do Executivo Municipal. Caso não seja atendida, a tendência é que esse estado de greve seja convertido em uma paralisação por tempo indeterminado.

Confira a Agenda de Mobilização aprovada pela categoria:

05/02 – Caminhada até a SEMGE, após a assembleia para entrega da Pauta de Reivindicações
12/02 – Audiência na CMS – Sobre a Reforma da Previdência Município de Salvador – Proposta pela vereadora Aladilce Souza
18/02 – Grito de Carnaval – Protesto pela Educação e Servidores – Circuito Barra Ondina, 9h
20/02 – Quinta de Carnaval -Protestos com manifestação política – Participação no Bloco Rodopiô
24/02 – Mudança do Garcia – Segunda de Carnaval
Reunião de representantes de Escola com data a confirmar
03/03 – Assembleia da Rede Municipal

ILHÉUS: EMOÇÃO E COMPROMISSO MARCAM A POSSE DO REITOR DA UESC

04 02 2020 Posse Reitor Foto- Júlia Barreto (350)O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes de Santana, e o vice-reitor, Maurício Santana Moreau tomaram posse nos cargos, nesta terça-feira (04). A solenidade foi presidida pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade

“É uma alegria muito grande, em nome do governador, estar empossando o magnífico reitor e o vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tenho certeza que a gestão dos professores Alessandro e Mauricio será voltada para o desenvolvimento regional, inovação científica e tecnológica, além das atividades finalísticas da instituição e também para os projetos que dizem respeito ao desenvolvimento do Estado da Bahia,” disse o secretário Jerônimo Rodrigues.

“Observo a relação entre ciência e emoção aqui nesta mesa. Geralmente temos a universidade com o ambiente exclusivo da ciência, portanto frio, muitas vezes por conta das decisões que precisam ser tomadas. Aqui hoje, presenciamos a emoção muito forte. Não se faz educação e não se faz gestão se não tivermos emoção, se não houver amor e o coração dirigindo os rumos e decisões.”

 “Vivemos momentos picantes para universidade pública brasileira. Hora são os corte de recursos, hora é querer uma educação que não trate dos temas importantes, de uma universidade que fique cada vez mais distante do povo brasileiro e do povo baiano. A decisão do governador Rui Costa em que nesta mesa tivéssemos quatro secretários de estado é uma demonstração do compromisso do governo para com a gestão e esta universidade. A posse é um momento de resgate da democracia, de resgate da autonomia da Universidade,” afirmou Jerônimo Rodrigues.

Desafios

O reitor Alessandro Fernandes, em seu discurso, trouxe novamente a emoção citando os grandes desafios para que a UESC, além de fazer ensino pesquisa e extensão, faça o desenvolvimento regional, juntamente com a Universidade Federal e os Institutos Federais, transformando-a numa região de pessoas que possam escolher o seu destino tendo a educação como pilar básico. “Uma Universidade não deve fazer apenas ensino pesquisa e extensão. A universidade deve transformar a vida das pessoas.”

Falando para um auditório repleto de servidores, professores e estudantes além de vereadores de várias cidades da região, prefeitos, representantes dos diversos segmentos da sociedade, Alessandro Fernandes ratificou: “O meu compromisso e o de Mauricio para com esta instituição é buscarmos elevar para o nível de excelência os 33 cursos de graduação, buscar cada vez mais condições para que os nossos pesquisadores e pesquisadoras desenvolvam aqui suas pesquisas com qualidade”

Legitimação

A atual secretária de Ciência e Tecnologia e Inovação do estado da Bahia, professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro – reitora da UESC no, período 2012 a 2019, sucedida pelos professores Evandro Sena Freire e Elias Guimarães que finalizaram a gestão, citou o atual patamar: “Entregamos a UESC hoje mais madura, sólida e legitimada como instituição universitária profundamente entrelaçada com a sua região e o desenvolvimento dela, apta a dar respostas aos principais problemas aqui existentes e em dialogo com os movimentos sociais, com os setores produtores e as demais estruturas de governo e com a sociedade.”

Lembrou que a UESC hoje figura entre as 60 melhores universidades do país, a segunda da Bahia e participando de rankings internacionais. A qualidade do ensino de gradação a ampliação da qualidade e do número de cursos de pós-graduação stricto sensu, e implantação da residência multiprofissionai e médica, além da implantação da graduação a distância foram destacados pela reitora.

Já o vice-reitor Elias Lins Guimarães, representou o reitor Evandro Sena Freire, impossibilitado de comparecer à solenidade por recomendação médica, destacou que “a universidade deve continuar sendo o gerador e difusor do conhecimento na sua acepção mais plural e tolerante, aberta à diferença e à multiplicidade.” Desejando entusiasmo dos gestores empossados concluiu.

Além dos secretários de Educação e Ciência, Tecnologiae Inovação, participaram do evento os secretários estaduais  do Meio Ambiente da Bahia, João Carlos Oliveira da Silva, do Trabalho Davidson de Magalhães Santos.

Também estiveram presentes o diretor da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, período 1985 a 1988, prof. Aurélio Farias de Macêdo, dos reitores Renée Albagli Nogueira (1996 a 2004), Antônio Joaquim Bastos da Silva (2004 a 2012), José Nazal Soub, vice-prefeito de Ilhéus, Fernando Gomes, prefeito de Itabuna, Aurelino Moreno Neto, presidente da Associação dos Municípios da Região Cacacueira da Bahia (Amurc).

A presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (CEE), Anatércia Contreiras, dos reitores das universidades Estadual de Feiira de Santana Evandro do Nascimento Silva, Estadual do Sudoeste da Bahia e presidente do Fórum de Reitores das universidades estaduais da Bahia, Luiz Otávio de Magalhães e da reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia , Joana Angélica Guimarães. Presidente Adusc, prof. Arturo Rodolfo, – Afusc, Rafael Bertoldo, do DCE também do coordenador, Josimar Ferreira.

04 02 2020 Posse Reitor Foto- Júlia Barreto (367)

JUSSARI: PREFEITO VALETE ORGANIZA VINDA DO GOVERNADOR RUI COSTA AO MUNICÍPIO

WhatsApp Image 2020-02-05 at 14.57.15

O Governador estará em Jussari nesta quinta-feira (06) com horário previsto as 09:00 horas, na programação está acordado uma visita ao Colégio Estadual Amélia Amado e o Estádio Municipal Renildo Pinheiro, além da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde, uma Academia da Saúde e pavimentação de Ruas, na oportunidade será celebrado 02 Convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva.

Para Valete “é um momento de muita alegria e honra receber o Governador Rui Costa, com o apelido de Correria porque é um Governador que realmente não para e que apesar da crise nacional que nós estamos vivendo, nós temos também a crise local, mas o Estado da Bahia apesar das dificuldades está com as finanças em dias, honrando o compromisso com os servidores, que é uma coisa importante, além de ser o segundo Estado que mais investe recursos em obras no país, eu diria que a Bahia tem a sorte de ter o governador que tem, com a responsabilidade que tem e eu diria mais, eu diria que a Bahia está preparando um candidato a Presidente com chances de ganhar, tenho certeza que nós vamos ter a oportunidade de mostrar pro Brasil o que o Governador está fazendo pela Bahia, com a responsabilidade que ele tem, com o compromisso que ele tem, certamente será um candidato extraordinário e que nós poderemos ter ali um Presidente saindo aqui das nossas terras” finalizou Valete.

BUERAREMA: PREFEITURA RENOVA CONVÊNIO COM O INSTITUTO MACUCO JEQUITIBÁ

 

AAA

O Instituto Macuco Jequitibá é quem gerencia a Casa de Cultura Jonas e Pilar

A Prefeitura de Buerarema renovou, nesta terça-feira (04) o convênio com o Instituto Macuco Jequitibá, que gerencia a Casa de Cultura Jonas e Pilar. Em seu gabinete, o prefeito Vinícius Ibrann recebeu o presidente do Instituto, Rafael Guirra, onde assinaram o convênio, através do qual o município fará repasse mensal que ajudará ao Instituto continuar promovendo cultura de qualidade na cidade.

Vinícius elogiou o trabalho realizado pela instituição: “é fantástico e vale a pena vocês acompanharem”. E contou que acredita que a cultura tem um papel importante para comunidade. “Fomentar a cultura em nossa cidade é enxergar nossos cidadãos como indivíduos capazes de sonhar e realizar através da arte”, destacou.

A Casa de Cultura oferece há mais seis anos, oficinas, cursos e atividades diversas, contemplando crianças, jovens e adultos. Rafael agradeceu, em nome do Instituto, pela confiança e sensibilidade do Governo da Reconstrução. “Certamente formalizamos a promoção da cultura, da arte e de riquezas que nossa terra possui desde os eu desbravamento”, declarou.

 

ITAJUÍPE: SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

WhatsApp Image 2020-02-04 at 21.24.59

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta segunda, 04, uma nova etapa da campanha de vacina contra o Sarampo. A primeira etapa da vacinação acontece nas unidade de saúde do município e visam também a regularização da caderneta de vacinação dos usuários.

A campanha de vacinação é realizada a nível nacional pelo Ministério da Saúde, que recomenda aos municípios que nesta campanha, crianças de 5 anos até adolescentes de 19 anos atualizem suas carteiras de vacinação contra o sarampo. O Dia D de mobilização nacional será no próximo dia 15 de fevereiro, sábado, e em Itajuípe, todos os postos de saúde estrão preparados para receber a população objetivo desta campanha.

O atendimento à população será a partir das 08 horas e se estenderá até às 17 horas. O Secretário Municipal de Saúde, Renato Júnior, alerta a todos para a importância do comparecimento a esta campanha. Para o gestor “a população deve se manter sempre alerta para o cumprimento do calendário de vacinas. O sarampo tem apresentado surtos em nosso estado e devemos atentar para proteger nossos jovens, evitando que a doença apareça em nossa comunidade”, ressaltou.

FLORESTA AZUL: PREFEITA GICÉLIA SANTANA ESTEVE NO GABINETE DO DEPUTADO ROSEMBERG PINTO PARA TRATAR DO CONVÊNIO PARA A CONSTRUÇÃO DO NOVO COLÉGIO FRED GEDEON

WhatsApp Image 2020-02-04 at 12.06.30 (2)

Na manhã desta terça-feira, (04), a prefeita Gicélia Santana, acompanhada do ex-prefeito Carlos Amilton (Garrafão), esteve no gabinete do deputado estadual Rosemberg Pinto em Salvador, discutindo os assuntos referente ao Convênio para a construção do novo Colégio Estadual Fred Gedeon.

A prefeita Gicélia Santana informou que toda a documentação exigida pelo Governo do Estado já foi entregue, e que neste momento só está aguardando o processo de licitação para que a obra seja iniciada.

Além da prefeita Gicélia Santana e do ex-prefeito Garrafão, o deputado Rosemberg recebeu em seu gabinete os prefeitos Marcone Amaral de Itajuipe, Rony Moitinho de Iguaí, Antônio de Anízio de Itacaré e Guilherme de Santa Luzia, onde tiveram uma manhã bem produtiva com discursões e ideias para o fortalecimento do Sul da Bahia.

ITACARÉ: DEPUTADA FEDERAL ALICE PORTUGAL VIABILIZA OBRA PARA O MUNICÍPIO

 

WhatsApp Image 2020-02-04 at 08.30.39

Em reunião ocorrida nesta segunda-feira (03) foi viabilizada uma importante obra para o município de Itacaré, a construção de muros e arquibancadas do estádio de estádio municipal.  Um grande sonho da população, que a pedido do prefeito Antônio de Anízio e graças ao empenho da deputada federal, Alice Portugal poderá se tornar realidade.

A obra conta com apoio do Governo do Estado, através da Sudesb- Superintendência dos Desportos do Estado Da Bahia.

Estiveram presentes na reunião, o prefeito Antônio de Anízio, a coordenadora do mandato da deputada Alice Portugal Elvira Magalhães e o assessor no Litoral Sul, Lourival Junior, o diretor geral da Sudesb, Vicente Neto e o chefe de gabinete, Diogo Rios, o assessor parlamentar do deputado Rosemberg Pinto, Rubenildo Almeida, o representante da Setaf/Bahiater/SDR, Marcos Vinícius e Romário Damasceno.

 

 

 

ITAPETINGA: PREFEITO RODRIGO HAGGE VISITA INSTALAÇÕES DO HOSPITAL MONTE MORIAH

WhatsApp-Image-2020-02-04-at-14.06.13-1

Na manhã desta terça-feira, 04, o prefeito Rodrigo Hagge fez uma visita oficial às instalações do Hospital e Clínica Monte Moriah. Com previsão de inauguração no início de março, o hospital disponibilizará uma clínica com 13 consultórios, uma unidade hospitalar com cerca de 70 leitos, inclusive pediátricos, além de uma unidade de imagem com exames como ultrassonografia, radiografia, densitometria, tomografia, mamografia e ressonância.

Durante a visita, o prefeito falou da importância do novo empreendimento para o município. “Nós vivemos um novo tempo no município. A economia vem se reerguendo aos poucos e é extremamente importante que os serviços também caminhem juntos. Ter um novo hospital que ofereça essa gama de atendimentos é, sem dúvida, um avanço para nós. É bom saber que os itapetinguenses não precisarão se deslocar para conseguir cuidados de saúde como os que serão oferecidos pelo Moriah. É bom ver Itapetinga crescendo, se desenvolvendo”, afirmou o prefeito ao agradecer o convite da diretoria e desejar sucesso ao empreendimento.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia