Enquanto vários Prefeitos têm garantido apenas o reajuste salarial do novo piso nacional aos profissionais do magistério nível 1, o prefeito Naeliton Rosa Pinto determinou – no pagamento da folha de Janeiro, efetuada nesta sexta-feira (31) – também o mesmo acréscimo de 12,84% nos salários dos Professores nível 2. Uma outra proposta ainda segue em análise para os professores do nível 3 já a partir do atual mês de Janeiro.
Além dos Professores, todos os servidores de apoio da educação também receberam reajuste salarial conforme o novo valor do salário mínimo que passou para R$ 1.039,00.
A regularidade no cumprimento do reajuste salarial dos Professores Municipais faz parte da política de valorização do servidor, colocada em prática pelo gestor municipal desde o início do governo, em 2017, e comprova o respeito ao trabalho desempenhado pelos profissionais.
De acordo com o prefeito, o reajuste provocou um impacto significativo nas contas públicas do município, mas por reconhecer a importância do educador na construção de uma sociedade, a gestão com planejamento implantou o novo piso junto à categoria.
“Dessa forma, esperamos que os educadores se sintam cada vez mais valorizados e estimulados para prosseguirem desempenhando a bela missão de educar e promover cada vez mais a qualidade de ensino”, destacou.
Com relação ao pagamento da folha de Janeiro dos demais servidores, mesmo com um bloqueio judicial de aproximadamente R$ 200 mil referente a precatórios trabalhistas de antigos governos, a Prefeitura repassou os salários dos Garís e demais do setor da limpeza pública.
Ainda de acordo com o calendário, até o quinto dia útil de fevereiro, todos os demais servidores públicos terão seus salários de Janeiro em conta.
A Prefeitura de Itajuípe divulgou, nesta sexta-feira, 31, o pagamento do salário dos servidores do município referente ao mês de janeiro. Há três anos e um mês o município mantém, rigorosamente, o pagamento dos servidores em dia.
O pagamento dos salários dos servidores é um compromisso que a gestão do Prefeito Marcone Amaral tem mantido fielmente, levando em consideração a valorização do servidor como um dos pilares para o equilíbrio da gestão municipal. Este também é o reflexo do cumprimento dos planos de cargos e salários dos professores municipais, dos servidores da saúde e da administração municipal, que tem fortalecido a confiança do servidor no trabalho desenvolvido pela equipe de finanças do governo.
Para o Prefeito Marcone Amaral “Temos a missão de sempre valorizar os profissionais que servem ao nosso povo, ao nosso município. Com os salários dos servidores em dia, mantemos muito mais que nosso compromisso, assim como a circulação de renda em Itajuípe, auxiliando também no crescimento do nosso comércio”, declarou.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Agricultura de Poções firmou um termo de parceria com a empresa Dossel Consultoria Ambiental, que doou para o setor de meio ambiente da referida Secretaria sementes de supressão vegetal realizadas na região que compreende zona de transição de caatinga e mata.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Danilo Mileno, as sementes nativas são para propagação e recuperação de áreas degradadas.
A Prefeitura de Buerarema tem aproveitado os dias de estiagem para ampliar os serviços de melhorias das estradas vicinais. Nas últimas semanas, a equipe da infraestrutura fez a manutenção da estrada que dá acesso à Vila Operária, com patrolamento e encascalhamento.
Dando sequencia, na segunda-feira, foi iniciado o serviço no trecho que liga Vila Operária à Cajazeira, a rodovia estadual (BA 668). De acordo com o cronograma da prefeitura, ao finalizar a região da Cajazeira, as melhorias contemplarão também a região dos Craveiros, chegando até a ladeira de Chico Portela.
Buerarema possui 363 km de estradas vicinais, que dão acesso a diversas regiões as quais a prefeitura tem realizado a manutenção periodicamente, para melhorar a mobilidade dos moradores das vilas, distritos e dos povoados.
A Prefeitura também está garantindo a manutenção de estradas que são de responsabilidade do Governo do Estado. Como é o caso da BA 668, trecho onde a prefeitura está realizando o serviço no momento.
Na noite desta quarta-feira um homem foi sequestrado em Itabuna, no bairro Zildolândia.
Vários homens armados e em um carro modelo Strada renderam um homem. A vítima tentou correr e gritou muito, mas acabou sendo colocado dentro do carro e levado. A polícia foi acionada.
Uma mistura de fé, devoção e gratidão à Rainha das Águas. Assim será a tradicional festa de Iemanjá município de Itacaré, neste domingo, dia 02 de fevereiro, um evento que reunirá milhares Itacareenses e turistas e unirá de terreiros de candomblé de toda a cidade para saudar e reverenciar a majestade dos mares. A festa de Iemanjá, que já faz parte do calendário turístico da cidade e da tradição do povo de Itacaré, chama a atenção pela união e organização e pela alegria dos fiéis para homenagear um dos maiores símbolos das religiões de matriz africana.
O evento é realizado pelos terreiros de candomblé, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura. De acordo com a programação, às 5 horas será realizada alvorada com os terreiros. Às 14h30min acontecerá a concentração na Praça do Fórum, seguindo às 15 horas com o cortejo terrestre. Já às 16 horas serão realizadas atividades culturais e às 17 horas a saída do cortejo náutico. Logo depois, às 17h30min começam os shows com o grupo É do Samba e às 19 horas se apresenta a cantora Ronara Criola
Considerada como a majestade dos mares, senhora dos oceanos e sereia sagrada, Iemanjá é um dos orixás mas seguidos, reverenciados e respeitados pelos adeptos da religião africana. Iemanjá é a rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.
O tradicional Estádio Mário Pessoa, de Ilhéus, receberá um novo gramado. A entrega será realizada nesta sexta-feira (31), às 14h, no local, quando também será anunciada a reforma estrutural do equipamento pelo Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. A benfeitoria do novo gramado é uma iniciativa da Superintendência dos Esportes (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), ambas do Estado da Bahia.
Já foram iniciadas as ações de melhorias para a retirada do antigo gramado e nivelamento do campo, além da instalação de um moderno sistema de irrigação automatizada usada em várias arenas do país.
A substituição do gramado do estádio conta com um investimento de R$ 250 mil, através de emenda do ex-deputado federal, Davidson Magalhães, hoje, titular da Setre. O local recebeu o plantio de sementes da grama tipo bermuda, possui alta capacidade de regeneração e rapidez ao desgaste excessivo. Segundo especialistas, com as intervenções o gramado local se igualará ao da Arena Fonte Nova, em Salvador.
História – O Estádio Municipal Mário Pessoa foi inaugurado no dia 28 de junho de 1940, no último ano do governo do então prefeito Mário Pessoa. Ao longo de 80 anos, o estádio é cenário de diversas apresentações esportivas. De acordo com a página Memória Visual de Ilhéus no Facebook, o Rei Pelé também desfilou pelo gramado em 1967 num amistoso entre o time do Santos & Cia e o Ilhéus, cujo resultado foi a vitória do Santos por 3 a 1. Na época, o time do Ilhéus jogou com reforços do Flamengo e do Colo-Colo.
Uma verdadeira força-tarefa foi montada pela Prefeitura Municipal de Itabuna para a recuperação asfáltica da cidade. De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Dinailson Oliveira, cerca de 150 homens estão trabalhando nas ações de recuperação asfáltica da cidade. Ainda na manhã de hoje, o prefeito Fernando Gomes juntamente com o Secretário Dinailson Oliveira, as visitou as obras de requalificação da Avenida Beira Rio.
“A determinação do prefeito é que possamos até o final do governo deixar Itabuna com 80% dos bairros prontos e também o centro da cidade. A prova disso é que hoje estamos com equipes na operação tapa buracos nos bairros Santo Antônio, São Judas, Novo São Caetano e parte do São Caetano”, informa o Secretário.
Já a partir das 16 horas, por conta do movimento de carros no centro da cidade, outra equipe também estará trabalhando nas Ruas Duque de Caxias, Rui Barbosa, Praça Adami e parte da avenida do Cinquentenário. Os trabalhos seguirão até meia-noite. “Após concluirmos os trabalhos nestas localidades, seguiremos para o Jaçanã, Novo Jaçanã, São Pedro, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e Maria Pinheiro”, lembrou o Secretário Dinailson, frisando que o Vila Anália já está completamente pronto.
O Shopping Jequitibá em Itabuna realiza a partir desta quinta-feira a última etapa do Projeto Super Férias, destinado ao público infantil de toda a região. As atividades serão encerradas pela Escola Kumon, uma das mais tradicionais da cidade, com foco no ensino de Matemática.
De quinta a sábado (1. de fevereiro), acontecem a Oficina de Linguagem, com orientações sobre expressão oral e o uso correto das palavras; Oficina de Coordenação Motora com ações lúdicas. Fechando a programação; a Oficina de Matemática, é uma disciplina desafiadora e fascinante.
Durante o mês de janeiro, o Projeto Super Férias do Shopping Jequitibá realizou atividades como a Oficina de Emoções, com a psicóloga infantil Thainara Santos, e ateliês sensorial e de eco arte na confecção de brinquedos, massa sensorial e fantoches, produção de contos infantis além do Cantinho do Bebê, com atividades selecionadas para a faixa etária de 7 meses até 2 anos, com a Oficina Catavento. O projeto tem reunido centenas de crianças, num espaço seguro e confortável.
As atividades do Projeto Super Férias são gratuitas e acontecem das 15 às 19 horas, no Mall Calixto Midlej, em frente a C&A.
Atendendo às mudanças propostas pelo Ministério da Saúde sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, instituído pela Portaria de nº 2.979 de 12 de novembro de 2019, foi disparado nas Unidades de Saúde, sala de espera, com a finalidade de ressaltar a importância e a obrigatoriedade do cartão SUS à todas as pessoas que busquem por atendimento.
Os Agentes Comunitários de Saúde José Marcos e Maria Célia, da USF Oséas Peixoto, na manhã de ontem, segunda-feira, 27 de janeiro de 2020, abordaram esse tema com a comunidade.
A secretaria de Saúde Jamylly Silva, pede compreensão e convida toda comunidade em geral a ter sempre em mãos seu cartão SUS, e aquele cidadão ou cidadã, que ainda não o tem, que procurem de imediato a Secretaria de Saúde para fazê-lo. É imprescindível a apresentação do Cartão SUS, no momento em que à pessoa procure por atendimento em qualquer estabelecimento de saúde.