:: ‘Cidades’
BUERAREMA: PREFEITURA IMPLANTA REDE DE ESGOTO NO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO

A Prefeitura de Buerarema iniciou na última semana a obra de implantação de uma rede de esgotos na 2ª Travessa Floriano Peixoto, no bairro São Cristóvão, conhecido como “Bairro de Caxixe”. A obra levará aos moradores daquela localidade, que conviviam com o esgoto a céu aberto há mais de 15 anos, mais dignidade e melhor qualidade de vida.
A Secretaria de Infraestrutura do município vem realizando desde os primeiros meses do governo obras de reparos (sanando problemas antigos) e implantação de novas redes de esgotos, ultrapassando a marca de 17 mil km em toda a cidade.
ITABUNA: FICC LANÇA CHAMAMENTO PÚBLICO PARA AUTORIZAÇÃO DE CAMAROTES NO CARNAVAL

A Fundação Itabunense de Cultura e cidadania (FICC), realizará entre os dias 13 à 17 de Janeiro de 2020, o credenciamento de interessados para autorização de uso do espaço público para exploração de camarotes do Carnaval antecipado – Itabuna Folia 2020, que acontece nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro.
O cadastro deverá ser efetuado diretamente na sala da Comissão Permanecente de Licitação, na sede da FICC, localizada na Praça Laura Conceição, 399 – Centro, Itabuna – Bahia, de segunda à sexta- feira, das 08h às 12h.
Todos os resultados serão publicados no Diário Oficial do Município de Itabuna – DOM. Informações pelo e-mail: ficclicita@gmail.com ou através do telefone (73) 3613-4915.
IBICARAÍ: CMDCA EMPOSSA NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES PARA O QUADRIÊNIO 2020/2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ibicaraí empossou na manhã de hoje, sexta-feira, dia 10 de janeiro de 2020, no plenário de Câmara de Vereadores, os cinco novos conselheiros tutelares e os cinco suplentes para o quadriênio 2020/2023, com início hoje, e término no dia 10 de janeiro de 2024. Foram eles: Silvana de Santana Santos (1°), Andressa Dantas Lacerda de Lima (2°), Aline Ferreira dos Santos (3°), Jussara Santos Nascimento (4°) e Carlos Orlando dos Santos (5°). Na suplência ficou: Maria Ilmara Ferreira dos Santos Farias (6°), Dais Santos do Nascimento (7°), Maria de Fátima Silva Oliveira (8°), Layrssa Lopes de Oliveira (9°) e Marcos Santos Menezes (10°).
Na oportunidade a secretária executiva do CMDCA, Juliana Costa, conduziu a cerimônia, acompanhada da presidente Luciane Borges Velanes, que convidaram para compor a mesa o prefeito Lula Brandão, a secretária municipal de Assistência Social Alesandra Brandão, o procurador do município Adriano Carvalho, o promotor de Justiça do município Dr. Dioneles Leone Santana, o Major PM Wesley Siqueira, o vereador Aroldo Melo e a secretária municipal de Administração Kalina Vita.
Estiveram presentes ainda os secretários de Agricultura Joadson Evangelista, e de Educação Jailma Ferreira, além do Subprocurador do município Lameque Pascoal, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Genivaldo Paixão, o representante da Maçonaria, PM João Carlos, além de grande público presente.
A ação teve início com o novo conselheiro Carlos Orlando fazendo uma oração para os presentes. Na sequência foram tocados os hinos do Brasil e de Ibicaraí.
A presidente do CMDCA, Luciane Velanes, agradeceu a todos que participaram do processo eleitoral para o quadriênio 2020/2023 e desejou boa sorte nessa nova empreitada. Dando continuidade o procurador do município, Dr. Adriano Carvalho, iniciou sua fala lembrando que ele subiu pela primeira vez no plenário da Câmara como conselheiro e hoje está empossando novos conselheiros. Adriano falou da importância do persistir e não se agarrar às críticas do dia a dia.
Na sequência o Major PM Wesley deu as boas vindas aos novos conselheiros e disse que a PM está a disposição para trabalhar com o CMDCA. O major lembrou que o seu comando deu ênfase às escolas e reforçou o trabalho do PROERJ. “É necessário que estejamos próximos do Conselho Tutelar e ao judiciário para proteger os direitos das crianças e adolescentes. Precisamos ter um olhar especial com as crianças, deixando ideologias políticas de lado e nos unindo para não perder essa guerra para os traficantes e as drogas”, disse o major.
A secretária de Assistência Social Alesandra Brandão iniciou sua fala parabenizando a presidente do CMDCA e Juliana Costa. Alesandra agradeceu aos antigos conselheiros e desejou sorte e empenho para os novos que assumiram hoje. A secretaria enalteceu a atual gestão e o prefeito Lula Brandão pela manutenção da Casa Acolhedora. Por último Alesandra citou uma passagem bíblica e desejou um bom mandato para todos.
O promotor Dr. Dioneles Santana agradeceu a todos os presentes e lembrou da importância do papel do Conselheiro Tutelar para o município. “É uma missão que os novos conselheiros irão seguir. A vida é uma luta constante. É um eterno recomeçar. Vocês estão iniciando agora um novo ciclo e a partir de agora irão estabelecer uma rede direta com o Judiciário, Polícia Militar, CRAS, CREAS e a Secretaria Municipal de Assistência Social”, disse o promotor.
O prefeito Lula Brandão iniciou agradecendo a presença de todos. Em seguida saudou a mesa e agradeceu ao Major pelo excelente trabalho da Polícia Militar em Ibicaraí. “Quero parabenizar os cinco novos conselheiros tutelares e os cinco suplentes. Vocês estão assumindo um cargo de muita responsabilidade e compromisso com as crianças e os adolescentes de Ibicaraí. É importante salientar que a luta diária por direitos traz conflitos. Boa sorte e estejam todos sempre com Deus”, disse o prefeito.
Na parte final o Dr. Adriano leu o decreto que nomeia os cinco conselheiros tutelares e os cinco suplentes. Na sequência o prefeito assinou o decreto. Em seguida a conselheira eleita Silvana Santana leu o juramento.
Por último a conselheira Jussara Nascimento falou como representante dos conselheiros titulares e Marcos Menezes como representante dos conselheiros suplentes.
ILHÉUS: NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE

A cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares de Ilhéus foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre compôs a mesa de honra, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva.
Os 15 conselheiros e 15 suplentes foram eleitos por voto popular em outubro do ano passado, e irão atuar nas unidades do Conselho Tutelar Norte, Conselho Tutelar Centro Oeste e do Conselho Tutelar Sul. São responsáveis por garantir e proteger os direitos de crianças e adolescentes do município, no período de 2020 a 2024.
Mário Alexandre destacou o momento como especial e afirmou que os novos conselheiros terão todo apoio do Município no cumprimento da função. “Parabenizo aos empossados! Agora é hora de cuidar do que temos de mais preciso, nossas crianças. Vamos fortalecer as políticas públicas e zelar pelos direitos, pois elas são o futuro do nosso país”, destacou o chefe do executivo.
Marcaram presença a presidente da Comissão Especial do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares, Maria Cláudia Angeli; vereadores Gil Gomes, Makrisi Sá, Ivo Evangelista e Ery Bar, secretários municipais, familiares e comunidade. A cerimônia foi realizada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).
“Hoje é um dia muito especial para estes conselheiros, pois foram empossados para garantir o direito de crianças e adolescentes, bem como protegê-las. Além disso, irão prestar aconselhamento aos pais e responsáveis, executar decisões para a prevenção de problemas e violação de direitos”, salientou o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Charles Santos.
Conselheiro tutelar que atua na unidade Centro Oeste, Sérgio Luiz da Silva, comentou que “diversas mazelas afetam as famílias no município. Muitas famílias estão fragmentadas, com laços rompidos e nós, conselheiros, atuaremos com o intuito de restabelecer esses laços e fortalecer os vínculos, através de um trabalho humanizado”.
Capacitação – Um dia antes de tomarem posse (9), os conselheiros e suplentes iniciaram uma importante capacitação. No CEEP do Chocolate, viram temas relacionados ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a assistente social, Bernadete Santos; atribuições do Conselheiro Tutelar, com a Dra. Lara Kauark e Sistema de Garantia de Direitos (SGD), com a assistente social, Daniela Hoisel.
Outros temas como relações interpessoais, com o psicólogo Gustavo Pestana; elaboração de documentos oficiais: ata, ofício, notificação, relatório e regimento interno, com o Dr. Oséas Antônio; Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), com o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros da Bahia, Sales Barbosa. A capacitação encerrará neste sábado (11)
MP E SEMA AVANÇAM NAS NEGOCIAÇÕES SOBRE O PORTO SUL E O CACAU CABRUCA
Nesta quinta-feira (9), o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira se reuniu com a promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente Costa do Cacau Leste, Aline Salvador. O ponto principal do encontro foi o planejamento para discutir com a sociedade sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul, empreendimento previsto para ser instalado no distrito de Aritaguá, do município de Ilhéus. O documento determina medidas para prevenir danos ambientais evitáveis e mitigar impactos não evitáveis na região.
Firmado com a finalidade de assegurar, por meio das medidas nele previstas, o desenvolvimento sustentável, a integridade das funções ecológicas e os serviços ecossistêmicos da região –, a recomendação tem o objetivo de promover a gestão ambiental integrada e estratégica; o planejamento territorial; o aprimoramento do monitoramento, avaliação e controle ambiental; o fortalecimento da fiscalização; a consolidação de unidades de conservação; e a preservação e proteção de corredores ecológicos.
Outras pautas que avançaram foram sobre a Portaria do Cabruca, e parcerias para realização do inventário das mudanças climáticas, que está marcado para ocorrer agora em janeiro. Participaram também da reunião a chefe de gabinete da Sema, Cássia Magalhães; a superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental, Clarissa Amaral; e Mariana Vidal, da assessoria jurídica da Sema.
BUERAREMA: EMPOSSADOS OS CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS PARA O QUADRIÊNIO DE 2020/2024
Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (10), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a Secretaria Municipal de Assistência Social deram posse aos conselheiros eleitos para o quadriênio de 2020/2024.
A solenidade aconteceu no Auditório Prefeito Paulo Portela, no prédio da prefeitura e, contou com a presença do prefeito Vinícius Ibrann, do vice Gel da Farmácia, secretária de Assistência Social Glécia Andrade, presidente do CMDC, Tíssila Carilo e demais membros, representantes da sociedade civil organizada: presidente do Rotary Clube, Rógeres Magalhães, Presidente da Casa da Criança Padre Zé Carlos, Eugênia Sanjuan, Casa de Cultura Jonas e Pilar, Joselice Ganem, Centro Espírita Allan Kardec, Isabela Santos, Os Desbravadores, Marleide Cunha, secretários Isaac neto, Manoel Deolino, Marcela Indira, Silvio Nascimento, Nataja do Vale, vereadores Roque Borges, Roseli e Riviane Martins, demais servidores e familiares.
O Conselho é um órgão público não-jurisdicional, permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, desempenhando funções administrativas. Em Buerarema, foram nomeados cinco conselheiros tutelares e três suplentes. Na oportunidade, foram entregues aos conselheiros tutelares titulares, o fardamento e os crachás de identificação.

Titulares:
– Marcos Vinícius dos Santos
– Márcio Nascimento Alcântara
– Lucimar Santana dos Santos
– Tatiane Pacheco dos Santos
– Saulo Xavier Santos
Suplentes:
– Eronilda Ribeiro de Andrade Santos
– Jociara Martins de A. Nascimento
– Solivan Santos do Nascimento
PONTE SALVADOR-ITAPARICA PODERÁ RECEBER NOME DE SANTA DULCE DOS POBRES
Indicação foi feita ao governador Rui Costa pelo deputado Rosemberg Pinto
“A ponte Salvador – Itaparica será um divisor de águas para alavancar ainda mais o desenvolvimento da Bahia, combatendo a pobreza e, sem dúvida, contribuindo para melhorar a vida dos baianos, abrindo caminhos para o progresso, mobilidade, aprimoramento do turismo e crescimento da terra de todos os santos. Esta obra, aguardada com tanta esperança pela população baiana, não poderia ser batizada com outro nome se não “Ponte Santa Dulce dos Pobres”, uma singela homenagem para aquela que abdicou de sua vida pessoal em defesa da nossa gente”.
Essa foi uma das diversas justificativas apresentadas pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) ao governador Rui Costa (PT), em sua indicação para que o equipamento receba o nome do Anjo Bom da Bahia, uma justa homenagem pela grandiosidade de Santa Dulce e suas obras sociais à maior ponte construída sobre lâmina d’água da América Latina.
“Santa Dulce dos Pobres desde cedo dedicou a sua vida em defesa daqueles mais necessitados, em defesa do povo da Bahia, acolhendo todas e todos. Ela é sinônimo de amor, caridade e de compaixão para com o próximo. Como representante do povo da Bahia faço essa indicação como forma de homenagear aquela que tanto abdicou de tudo em prol do povo baiano, que dedicou a sua vida até os últimos dias para aqueles que mais precisavam”, defendeu o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
A PONTE
Salvador e a Ilha de Itaparica estão separadas por 12 km sobre o mar. A construção de uma ponte ligando esses dois pontos aproxima não apenas a capital à ilha, mas abre novas possibilidades para diversas regiões, como o sul do Recôncavo baiano, Baixo Sul, Oeste da Bahia, além de todo o Litoral Sul e Região Metropolitana.
ITAJUÍPE: PREFEITURA ANUNCIA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO









































