:: ‘Cidades’
ILHÉUS: FEIRA CULTURAL ‘VIVA RUA VIVA’ ENTRA EM CLIMA DE CARNAVAL NESTE SÁBADO

Com apoio da Prefeitura de Ilhéus será promovida neste sábado (8) mais uma edição da Feira Cultural ‘Viva Rua Viva’, na Praça Ruy Barbosa, na Avenida Soares Lopes, a partir das 16h. A mostra vem se consolidando como um espaço alternativo dentro do calendário cultural do município e inclui artesanato, gastronomia, música ao vivo, atrações infantis, entre outros. André Luiz, um dos organizadores da Feira, explica que os serviços de limpeza, iluminação e infraestrutura ofertados pela Prefeitura possibilitam a realização do evento.
Programação – “Olha o Carnaval Viva Rua Viva aí gente!” será o tema do Viva Rua Viva edição especial, que começará a partir das 17h, com desfile. Das 17h45min às 18h30min contação de estórias com a pedagoga Miriam Oliveira. Das 18h40min às 19h acontecerá o momento Charanga Seca Copo. A partir das 19h palhaços e drag queens se apresentarão no evento. O segundo momento Charanga Seca Copo acontecerá das 20h às 20h20. Luciano e banda Jah Bless se apresentam às 20h20min. Finalizando a mostra momesca, o terceiro momento Charanga Seca Copo, às 21h50.
ITABUNA: OBRA DE REVITALIZAÇÃO PROMETE HUMANIZAR A PRAÇA CAMACAN

Mais uma obra que está sendo executada pela administração municipal de Itabuna promete humanizar a Praça Camacan. O espaço que é utilizado para o lazer da família itabunense, principalmente nos finais de semana, ganhará um novo visual após a revitalização. “Temos poucas áreas de lazer, e as que temos precisamos melhorar. Aos poucos estamos revitalizando esses locais que ficaram anos abandonados. Praça é lugar de família”, disse Fernando Gomes, prefeito de Itabuna.
De acordo com a engenheira responsável, Géssica Chaussê, a obra que foi iniciada há cerca de uma semana conta com cerca de 10 homens trabalhando diariamente. “Será uma revitalização geral, com novo piso, novos bancos, nova iluminação de led e reforma da fonte. Estamos na fase inicial, com a retirada das pedras portuguesas e implantação do solo de brita”, informa a engenheira.
ILHÉUS: PRIMEIRA FASE DA VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA (10)

A primeira fase da vacinação contra o sarampo terá início em Ilhéus na próxima segunda-feira (10), com o Dia D de mobilização nacional programado para o sábado (15), com foco nas crianças e jovens de 5 a 19 anos, não vacinados ou com esquema incompleto. Nas salas de vacinação da cidade, receberão a vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A campanha seguirá até o dia 13 de março em todo o Brasil.
Para garantir que a doença não se espalhe, a prevenção é fundamental, como explica a chefe do Setor de Imunização, Walkíria Cardeal. “A prioridade de vacinar as crianças dessa faixa etária, no entanto, os adultos também devem se imunizar, basta procurar as salas de vacina portando caderneta/cartão de vacina ou do SUS. Apelamos aos pais ou responsáveis que levem suas crianças para vacinarem”.
Pessoas que possuem as duas doses da vacina registradas no cartão não precisam comparecer, pois já são consideradas imunizadas, orienta a Secretaria de Saúde (Sesau). O Ministério da Saúde ressalta que a vacina é segura e não faz mal, e afirmou que está empenhado em esclarecer dúvidas e principalmente combater as Fake News (notícias falsas) que surgem durante o período de campanha.
A doença – O sarampo é altamente transmissível, podendo provocar sérias complicações e evoluir para óbito. O vírus pode ser transmitido seis dias antes e quatro dias após a erupção cutânea por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados, como creches, escolas, clínicas e meios de transporte, incluindo aviões.
Os sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal, antecedendo ao exantema. Para o reforço da campanha, a Secretaria de Saúde irá divulgar nos próximos dias um calendário de assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por conta do período festivo de Carnaval na cidade, o atendimento do sábado (15) será das 8h às 13h.
EUNÁPOLIS: “REFORMA DOS BOXES É POR NOSSA CONTA” RELATAM FEIRANTES À CORDÉLIA DURANTE SUA VISITA À FEIRA DO PEQUI
Segundo depoimentos, a prefeitura apenas reformará piso e telhado
Após grande repercussão na visita à feira do bueiro (Mercado Dona Alzira) no centro de Eunápolis, a pré candidata a prefeita Cordélia Torres continuou suas visitas às feiras livres para ver a situação precária vivenciada pelos feirantes. Na terça-feira (4), Cordélia esteve na Feira do Pequi e pode ver de perto que absurdamente em meio a poeira e uma grande bagunça, os feirantes precisam vender alimentos para apurar dinheiro para reformar seus boxes.
Nos depoimentos em vídeo compartilhado pela assessoria de Cordélia nas redes sociais, feirantes dizem que a prefeitura só vai reformar o piso e o telhado e eles terão que arcar com a reforma de seus pontos dentro da feira.
Apesar de uma placa informar que a reforma é obra da prefeitura com recursos próprios, a reclamação dos feirantes é de que tiveram que se sacrificar e arcar com reformas do próprio bolso.
A situação das feiras livres de Eunápolis são precárias e segundo Cordélia, o que falta é atenção do poder público e a vontade de resolver, a exemplo das constantes enchentes que alagam a feira do bueiro e poderia ser definitivamente resolvido o problema com a construção de um sistema de drenagem conhecido como piscinão com canaleta de escoamento que faria o grande volume de águas fluir pelo Córrego do Gravatá evitando enormes prejuízos para os feirantes e moradores próximos ao local.
Cordélia está visitando diversos lugares de Eunápolis, inclusive onde o poder público não chega ou só prometeu e não cumpriu e com isso, conhecendo de perto a situação vivenciada por milhares de famílias eunapolitanas e caso tenha oportunidade de ser prefeita, saberá muito bem quais atitudes deverá tomar e por onde começar.
JUSSARI: DEPUTADO ROSEMBERG E PREFEITOS DO LITORAL SUL E MÉDIO SUDOESTE ACOMPANHAM RUI NO MUNCÍPIOO NO MUNICÍPIO
Governador entregou diversas obras a cidade e firmou convênios para produtores da região
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) acompanhou, nesta quinta-feira (6), o governador Rui Costa (PT) em mais uma agenda de inaugurações no território do Litoral Sul.
O município contemplado desta vez foi Jussari, que recebeu uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Academia da Saúde, ruas requalificadas com pavimentação e drenagem, além da formalização do convênio do Programa Bahia Produtiva para beneficiar criadores de gado leiteiro.
Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Rosemberg elogia as ações do governador para desenvolver a região. “Além das ações pontuais nos municípios como ampliação das UBS, pavimentação e incentivo à agropecuária; a gestão de Rui Costa tem potencializado a integração do Litoral Sul com grandes obras que estão em andamento como a ponte Ilhéus Pontal e o semianel rodoviário de Itabuna, uma obra solicitada pelo nosso mandato, além das que já foram entregues como o Hospital Regional Costa do Cacau, a barragem do Rio Colônia e o Teatro Municipal Candinha Dória, em Itabuna”, reforçou.
Na ocasião, diversos prefeitos, vereadores e lideranças do Litoral Sul e do Médio Sudoeste, parceiros do mandato do parlamentar petista, integraram a comitiva do governador. Entre eles, o prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, Antônio de Anízio; o prefeito de Iguaí e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Médio Sudoeste, Rony Moitinho; o prefeito de Santa Luzia e presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, Guilherme Santos; e o prefeito de Itororó, Adauto Almeida, além de ex-prefeitas e ex-prefeitos, como Josefina Castro, de Coaraci; e o itororoense Adroaldo Almeida.
ITACARÉ: IGREJA RESTAURADA SERÁ ENTREGUE NESTA SEXTA-FEIRA
A comunidade, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e lideranças políticas e religiosas entregam amanhã (dia 7), em Itacaré, a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo de cara nova, após a conclusão das obras de restauração. A missa solene acontecerá na própria igreja, às 19 horas, e contará com a presença do prefeito da cidade, Antônio Mário; do vice-prefeito, Bonfim Genilson; do presidente da Câmara Municipal, Lenoildo; do bispo da diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli; e de representantes do IPAC.
Além das melhorias estruturais na igreja, durante as obras, foi descoberta uma pintura artística de aproximadamente 200 anos nas paredes do templo religioso. Por se tratar de um bem tombado pelo IPAC, uma equipe da Diretoria de Projetos, Restauro e Obras (Dipro) do instituto foi acionada e deu um reforço na decapagem (remoção de tintas) e na reintegração cromática das camadas pictóricas (recomposição das partes faltantes da pintura) no intuito de revelar a antiga arte e recuperar sua beleza e caraterísticas originais.
Agora, os visitantes e moradores de Itacaré contam com um local para suas orações ainda mais valioso e que lhes ofereça mais conforto e segurança.

ITAJUÍPE: PREFEITURA INAUGURA MAIS TRÊS ESCOLAS NO MUNICÍPIO
O Prefeito Marcone Amaral anunciou, nesta quinta-feira, 06, a entrega de três escolas municipais, reformadas com recursos próprios. As obras de reforma e requalificação das escolas municipais Núbia Borges Badaró, Dr. Pedro Catalão e Prof. Diógenes Vinhaes serão entregues simultaneamente à comunidade escolar, marcando o início do ano de 2020 com mais obras entregues à população.
O prefeito Marcone entrega as três escolas na próxima semana, totalmente reformadas e equipadas, sendo que uma delas, a Escola Municipal Prof. Diógenes Vinhaes também recebe o Vetor Disciplinar do Colégio da Polícia Militar, inaugurando um novo sistema de ensino no município.
As obras nas três escolas municipais foram realizadas com recursos próprios, somando-se mais de R$ 400.000,00 (Quatrocentos mil reais) investidos para o empreendimento. Com a inauguração destas unidades escolares, serão dez obras entregues na área de educação no município de Itajuípe, em três anos de gestão municipal.
O governo municipal realiza, ainda, a reforma do posto de saúde Distrito da Ruinha de São Cristóvão, da Escola Municipal Joaquim Cunha Filho, também no distrito da Ruinha, e a construção de banheiros nas escolas do campo, obra esperada há anos pela comunidade escolar.
Para o prefeito Marcone Amaral, “Estou muito feliz em ver a décima obra de educação sendo entregue em apenas três anos de governo. Este é o nosso Projeto Mais, no qual planejamos reformar e requalificar todas as escolas municipais para dar mais conforto aos nossos professores e alunos do nosso município. Muito feliz em ver a nossa educação avançando”, declarou.
ILHÉUS: NOVO VIÁRIO DO PONTAL PASSA A RECEBER FLUXO DE VEÍCULOS

A partir desta quarta-feira (5), o fluxo do trânsito no Pontal será alterado para os veículos que transitam tanto pela Avenida Lomanto Júnior sentido BA 001 (Olivença), quanto para os que se deslocam da zona Sul em direção ao Pontal e centro da cidade, é o que informa a Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) de Ilhéus.
Obras para implantação dos dutos de drenagem que integram o projeto eixo sul da nova ponte, serão realizadas na cabeceira do aeroporto e na rua Treze de Maio, esta que estará interditada até a conclusão da empreitada. Os veículos trafegarão pelo novo eixo viário, nos dois sentidos, durante o período de intervenção.
Entenda o novo fluxo no Pontal – Os condutores que transitam na Avenida Lomanto Júnior sentido zona Sul, ao invés de acessarem a rua Treze de Maio, no Pontal, passarão direto e entrarão no final da via, à direita, sentido pista nova, com saída próxima à cabeceira do aeroporto. Já quem trafega pela cabeceira do aeroporto Jorge Amado sentido Pontal e centro, ao invés de acessarem a rua Treze de Maio, seguirão pelo novo viário, à margem do mar.
A transferência do fluxo é necessária para a instalação dos dutos de drenagem, responsáveis em grande parte por manter as estradas conservadas e com menos risco de desmoronamentos e de impactos ambientais. A mudança estará sinalizada e monitorada pelos agentes da SUTRAM. O órgão orienta que os condutores obedeçam às recomendações.
ITACARÉ: PREFEITURA CONSTRÓI NOVA ESCOLA NA COMUNIDADE DA POVOAÇÃO

A comunidade da Povoação, que fica às margens do Rio de Contas, em Itacaré, vai receber uma nova escola. A Prefeitura está construindo com recursos próprios uma unidade escolar para atender aos estudantes dessa localidade. O objetivo, segundo explicou o prefeito Antônio de Anízio, é garantir mais segurança, conforto, melhores instalações e assegurar aos alunos uma escola mais perto de suas casas.
A escola terá uma sala de aula ampla, uma cozinha, cantina e dois banheiros, instalações que segundo os moradores, é suficiente para comportar confortavelmente a quantidade de alunos. A escola vai funcionar em dois turnos e vai facilitar a vida dos moradores, já que antes os estudantes tinham que se descolar para outras unidades.
A comunidade da Povoação conta com cerca de 50 famílias que vivem no local e que tem como principal fonte de renda a agricultura, o turismo e a pesca. No ano passado a Prefeitura de Itacaré realizou a abertura da estrada para dar acesso à comunidade, com o objetivo de possibilitar aos moradores mais facilidade e comodidade para o deslocamento até a cidade, melhorando o acesso e facilitando a oferta de serviços no local.
A nova estrada, conforme colocou o prefeito, garantiu ainda mais dignidade e oportunidade de geração de emprego e renda, já que o local poderá ser mais utilizado como atrativo turístico, possibilitando que os visitantes possam comprar os produtos e iguarias dos moradores, além de incentivar a implantação de restaurantes.
ITACARÉ: JÚNIOR ANDRADE PRESIDENTE DO REPUBLICANOS PEDE EXONERAÇÃO DO CARGO DE DIRETOR DA AUTARQUIA TURISMO





































