O governador Rui Costa confirmou que a nova Ponte Ilhéus-Pontal e Orla-Sul ilheense, que inclui a duplicação de um trecho de um trecho de 2,7 quilômetros da BA 001, no sentido Olivença, até o entroncamento da BR-251, serão inauguradas em breve.
A nova ponte, que está sendo construída pelo Governo do Estado, terá 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura. O projeto inclui passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, num investimento total de R$ 100 milhões.
DUPLICAÇÃO DA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA
Rui Costa também afirmou que está fazendo gestões junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) para o início das obras de duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, que além de melhorar a mobilidade entre as duas cidades, terá impactos positivos no turismo, indústria, comércio, serviços e outros setores.
“Já temos os recursos disponíveis, o projeto aprovado e a empresa contratada, só dependemos da autorização do Governo Federal para realizar essa importante obra que vai beneficiar toda a região”, disse o governador.
A prefeitura municipal de Floresta Azul está realizando no Bairro Nova Floresta o levantamento topográfico do terreno que será construído o novo Colégio Estadual Fred Gedeon.
O terreno que foi doado pela prefeita Gicélia Santana ao Governo do Estado já foi aprovado pela câmara de vereadores em sessão extraordinária e terá uma área de 10.000,00 m², localizado no antigo matadouro.
O engenheiro do município, Luís Alberto, está acompanhando de perto todo o processo de topografia para que tudo fique de acordo com o projeto do Governo Estadual.
Grande público prestigiou no último domingo a 29ª edição da Festa do Cavalo de Buerarema. O evento que foi realizado pela prefeitura com apoio da Associação de Cavaleiros Organizados de Buerarema – ACOB levou atrações locais, regionais para o palco, que animaram e divertiram milhares de pessoas presentes, dentre elas, caravanas de diversas cidades vizinhas.
A festa que começou no início tarde, encerrando somente no final da noite contou com atrações inéditas, como foi o caso da dupla ‘Frank e Alex’, que à moda sertaneja fez o público inteiro vibrar. Os artistas locais também tiveram seu espaço, como a Banda Farofa de Cuscuz e Renatinho dos Teclados, além de Coração Cigano e Vanoly Cigano que muito requisitado pelo público.
O prefeito Vinícius Ibran e o vice Gel da Farmácia como sempre prestigiaram e curtiram cada uma das atrações ao lado do público. Eles ressaltaram a importância em apoiar, incentivar e fazer com que eventos como a Festa do Cavalo continuem ocorrendo, mantendo vivas as tradições culturais da cidade e levando entendimento para o povo.
Integrantes da Comissão Organizadora do Carnaval, da Prefeitura Municipal e do 15º Batalhão da Polícia Militar, do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, Samu, Coelba, de empresas prestadoras de serviço e entidades da sociedade civil organizada participaram, na tarde de ontem (27), de uma vistoria da infraestrutura do circuito do Itabuna Folia 2020, durante o Carnaval Antecipado, a ser realizado no período de 6 a 9 de setembro. Foram inspecionados os locais onde vão funcionar camarotes, praça de alimentação, espaços onde serão instaladas barracas de alimentos, serviços de saúde e postos de comando da PM, Bombeiros e GCM.
O presidente da FICC, Daniel Leão destacou que esta vistoria é mais uma etapa do planejamento de ações do governo e das autoridades de segurança para a realização do Itabuna Folia. Ele destaca que uma das prioridades para o prefeito Fernando Gomes é a segurança dos foliões, num evento que tem uma dimensão regional e recebe turistas de diversos municípios da região, atraídos por apresentações de grupos e artistas muitos deles conhecidos nacionalmente.
Para o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, a segurança deve mobilizar um efetivo de 500 pessoas da PM, GCM, Bombeiros, Polícia Civil. A prefeitura também vai alocar espaços para 40 toldos na praça de alimentação, além de 250 barracas e locais para vendedores ambulantes, bem como mais de 40 capeteiros, “ isso, além de cuidarmos de toda a infraestrutura de camarotes, palcos, trios elétricos e iluminação pública”, complementou.
O titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, tenente-coronel Valci Góes Serpa, informou que a Sesttran vai mobilizar todo o seu efetivo durante os quatro dias de folia, disponibilizando homens no GCM no apoio às ações de segurança numa ação integrada com a PM, Polícia Civil e Bombeiros, como também monitorando o trânsito no entorno do circuito da folia. A Sesttran também vai cuidar da segurança do camarote oficial em frente ao Hospital Beira Rio.
O comandante do 4º GBM, major Manfredo Silva Santana manifestou a preocupação com a segurança dos camarotes e vistoria dos trios, inclusive destacando uma equipe de plantão para checagem dos projetos, verificação das normas de segurança e dos equipamentos instalados na área da folia. Também determinou a inclusão no circuito da festa de quatro postos elevados para os bombeiros, além de uma área para o posto de comando e a liberação de espaços de estacionamento visando facilitar o deslocamento das viaturas e ambulâncias dos bombeiros.
O major Ricardo Penalva, do 15º BPM, informou que o planejamento daquela unidade militar projeta, para o circuito da folia, a implantação de dois postos de comando e de mais 20 postos elevados de observação, o que visa facilitar o trabalho de prevenção de possíveis incidentes. Explicou ainda, que nos acessos para as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, onde vão se concentrar maior número de foliões, serão instalados postos de vigilância com detetores de metais.
Os moradores do Banco do Pedro, distrito localizado na zona norte de Ilhéus, receberão neste sábado, 1º de fevereiro, das 8h às 13h, mutirão de atendimento e promoção à saúde, uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).
No posto de saúde local, a comunidade terá acesso às consultas nas especialidades de Cardiologia, Pediatria e Ginecologia, também atendimento de Enfermagem, teste rápido de glicemia, aferição da pressão arterial, vacinas, exame preventivo e peso do Bolsa Família.
Segundo a coordenação da Atenção Básica à Saúde do município, uma equipe multidisciplinar levará novamente assistência médica e cidadã aos moradores do distrito, cuja ação, obedece a um cronograma de atendimento junto à população rural.
A tradicional Festa de São Sebastião, em Itajuípe, terminou neste domingo, 26, com grande público prestigiando as apresentações. O Troco, Sem Retorque, Flavinho e a Carreta e Kauã Araújo fizeram grandes apresentações, abrilhantando ainda mais a festa de largo.
As grandes atrações da Festa de São Sebastião 2020 mostraram toda a popularidade que tem com o público local. Mário Brazil, com o Troco e Flavinho e a Carreta levantaram o público que curtiu ao som do mais legítimo pagode baiano. Sem Retoque e Kauã Araújo trouxeram o arrocha romântico para o público itajuipense, arrastando multidões para a Festa de São Sebastião.
Com uma excelente estrutura de palco, transmissões ao vivo pela Rede Portal, Rádio Jornal de Itabuna e pela Cidade Nova Fm, a Festa de São Sebastião teve enorme alcance nas mídias digitais. Além das apresentações das bandas regionais, destacaram-se as Bandas Sistema 234 e De Rolezinho, com samba, JKS com arrocha, Som de Raiz que trouxe os maiores sucessos do Axé Music, Ki Absurdo que trouxe a quebradeira para a festa, levantando o público na última noite de festa.
Para o Prefeito Marcone Amaral, “A festa de São Sebastião 2020 foi um grande sucesso de público. Estamos muito felizes, pois a festa contribui não só para a cultura de nosso município, mantendo a nossa tradição de mais de 80 anos, mas também na geração de emprego e renda em nossa comunidade durante o período de produção e realização da festa”, declarou.
Na manhã desta segunda-feira, 27, começou a Jornada Pedagógica 2020. Pelo segundo ano consecutivo, todos os profissionais que fazem parte da educação municipal se reuniram para debater os planos para mais um ano letivo. Certos de que não se constrói uma cidade educadora sem incluir todos, Educação Especial foi o tema escolhido por ser este, como afirmou o Secretário de Educação Geraldo Trindade, “o nosso propósito, o nosso projeto maior para 2020”.
Durante a abertura oficial do evento, Trindade falou sobre os desafios, a esperança e as alegrias que estão por vir neste ano que se inicia. “Não me lembro de começar um ano com tantos desafios, mas também não me lembro de tantas conquistas. Todos nós juntos estamos fazendo uma educação de qualidade e estamos muito orgulhosos do que estamos conseguindo”, afirmou o secretário.
Presente no evento, o diretor do NTE-08, Alécio Chaves, destacou a importância da parceria e de um bom trabalho da rede municipal. “Todo aluno é aluno municipal, porque é no município que as coisas acontecem”, afirmou Alécio ao garantir que “não há democracia real se ela não passar pela educação”.
Ao declarar oficialmente aberta a jornada, o prefeito Rodrigo Hagge faz um discurso de agradecimento pelo trabalho desempenhado por toda a equipe da educação. “Tive grande privilégio de estar prefeito nesse período e de saber que transformamos a educação de Itapetinga. Muito além de desejar um ano profícuo, quero externar minha eterna gratidão a todos. Que nós possamos continuar a promover educação com inclusão. Vamos continuar fazendo história, fazendo bonito, para que Itapetinga continue sendo exemplo para a nossa microrregião”, afirmou o prefeito.
A Jornada
Após o pronunciamento oficial do Secretário Geraldo Trindade – que elencou as dificuldades e os avanços do município nos últimos três anos – a Jornada continuou com a palestra da professora Évila Carrera, sobre o Poder da Comunicação para a melhoria da educação”.
À tarde, a programação seguirá com uma mesa redonda que debaterá A escola e a Inclusão num tempo de metamorfose. Ana Cláudia Mattos, mestranda em Educação e Diversidade, comandará as discussões que serão mediadas pela pedagoga Jadira Couto Cruz.
Na terça-feira, 28, a reunião se dará nas unidades escolares.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, entregou na noite desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, o novo fardamento e equipamentos de segurança para os salva-vidas, que terão a oportunidade de oferecer um atendimento ainda melhor para os itacareenses e turistas. Nessa etapa foram entregues 100 camisetas, 55 lycras, 55 shorts, 35 bandeiras, 04 pranchões, 04 funboard, e também será feita a sinalização da praia da Concha com bóias para delimitar o espaço dos banhistas e das embarcações.
Durante solenidade de entrega o prefeito falou da importância dos salva-vidas, profissionais habilitados para prevenir, educar, realizar um salvamento em ambiente aquático e prevenir casos de afogamento. Em Itacaré, segundo destacou Antônio de Anízio, além de realizar as atividades de salvamentos, os profissionais exercem um importante trabalho de orientação dos banhistas e de informações para os turistas, além de garantir a preservação do meio ambiente e possibilitar que as praias continuem sempre limpas e propícias para o banho.
Para os salva-vidas, a entrega dos novos equipamentos representa o compromisso da atual gestão em garantir melhores condições de trabalho para a categoria, além de demonstrar a preocupação com a segurança dos banhistas. E para oferecer um serviço ainda melhor, os salva-vidas de Itacaré também tem participado constantemente de cursos de capacitação, treinamento e aprimoramento.
A solenidade de entrega dos novos equipamentos e fardamento contou com a participação dos secretários municipais Ricardo Lins e Ari Magalhães, do supervisor do Grupamento de salva-vidas da Prefeitura de Itacaré, Pedroildo Conceição, do assessor de Planejamento Cléber Miranda e dos profissionais que atual diariamente nas praias da cidade.
Referenciado pelo governador Rui Costa como unidade hospitalar fruto de uma política pública que gosta de cuidar de gente, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, amplia cada vez mais amplia a oferta de procedimentos para a população baiana, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, com o empenho do secretário Fábio Vilas-Boas.
No leque desses serviços de saúde, o HRCC é o primeiro hospital da Bahia a implantar, conforme indicação médica norteada pelas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o stent farmacológico em pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de angioplastia. O dispositivo possui um medicamento que reduz de forma significativa a oclusão, ao longo do tempo, da artéria do coração.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas destacou a importância do HRCC na atuação da saúde pública do Estado. “O Hospital Regional Costa do Cacau é pioneiro em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como implantação de marcapasso CDIR e revascularização do miocárdio (ponte de safena). Agora, a meta é intensificar a realização de cirurgias cardíacas pelo interior da Bahia”.
De acordo com o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, essa intervenção era somente realizada na rede particular e por convênios privados. “A implantação desse procedimento na saúde pública baiana, aqui no hospital, tem modificado a vida de muita gente. Uma decisão acertada do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas, em conseguir empreender, iniciando pelo Hospital Regional Costa do Cacau, essa oferta para pacientes do SUS, os quais não têm plano de saúde”, disse.
O diretor assistencial assegura a qualidade e eficiência da implantação do stent farmacológico no HRCC. “Hoje oferecemos serviços equiparados a grandes centros, pela nossa estrutura, equipe e materiais. Imagine muitos pacientes que, às vezes, eram tratados com esses stents não farmacológicos, principalmente diabéticos, quando ele iria fazer sua revisão, com seis meses a um ano, esse stent tinha fechado. Hoje, a gente utiliza o stent farmacológico, que é diferenciado, tem maior custo, porém eleva a qualidade de vida do paciente, isso é um grande avanço para rede pública e para a população usuária do SUS”, enfatizou.
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, anunciou, nesta sexta-feira (24), que irá conceder o reajuste de 12,84% nos proventos de todos os profissionais do magistério de Nível I. O reajuste se insere nas ações propostas de valorização e qualificação profissional do Magistério Municipal Público, atendendo a aplicação da Lei 11.738/2008, que instituiu o piso salarial nacional para os professores da Educação Básica. A diferença salarial já estará contabilizada nos proventos dos profissionais na folha de janeiro. O salário base inicial sai da ordem de R$2.557,77 e atinge R$2.886,95.
A secretária municipal da Educação, Nilmecy Gonçalves, corrobora mais uma vez com o reajuste prévio dos profissionais do Nível I, de acordo com o que já vem acontecendo desde o início da atual gestão.
O prefeito Fernando Gomes ratificou que, “o que está espelhado, quando a Prefeitura de Itabuna consegue garantir um reajuste salarial, é o resultado direto de uma gestão que tem sido extremamente rigorosa com a aplicação dos recursos públicos e com tudo o que está planejado”, disse.