WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

IGUAÍ: EM IGUAIBI, PREFEITURA ANALISA SITUAÇÃO DA RUA BEIRA DO RIO, ONDE REALIZARÁ OBRAS

 

WhatsApp Image 2020-06-16 at 10.13.40

Nesta segunda-feira (15), o Secretário de Administração Valter Pinheiro esteve no distrito de Iguaibi, atendendo ao pedido do Prefeito Rony Moitinho, junto ao representante local, conhecido como “Xaguita”, para analisar a situação da Rua Beira do Rio, onde serão realizadas obras.

Nos próximos dias, a Rua Beira do Rio ganhará energia elétrica, calçamento e rede de esgoto. Tudo para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores locais.

 

ITABUNA: INFORMATIVO FORRÓ DA OAB SOLIDÁRIO 2020

WhatsApp Image 2020-06-15 at 22.09.16
Amigos e amigas, nossa live solidária será dia 17/6 (quarta-feira), às 19h, mas vocês já podem iniciar as doações. Estaremos recebendo as doações em alimentos, materiais de limpeza ou em dinheiro (que será revestido na compra de alimentos).

As doações estão sendo realizadas através do whatsapp: 73 99125-9804

Agradecemos pelo apoio. Seu gesto de solidariedade fará a diferença na vida de inúmeras pessoas!

OAB – Subseção Itabuna

AGRICULTURA FAMILIAR LEVA SABORES DIFERENCIADOS ATÉ A CASA DOS CONSUMIDORES

WhatsApp Image 2020-06-15 at 09.42.51

No São João da Bahia não pode faltar licor, não é mesmo? Este ano, em especial, o arraiá será dentro de casa, mas não é por isso que a bebida junina típica, saborosa e querida desta época vai ficar de fora. Neste São João, vai ter licor, sim, e é da agricultura familiar, com sabores diferenciados para degustá-los sem precisar sair de casa.

Cooperativas e associações da agricultura familiar baiana estão fazendo delivery de licores, para manter firme a tradição de fartura, união e alegria que faz partem do clima junino. Mel de cacau, umbu, licuri, maracujá da Caatinga, jenipapo, gengibre e cajá são alguns deles.

É o caso da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, no Sertão baiano, que produz licor artesanal nos sabores de umbu e de maracujá da Caatinga, o azedo peculiar dos dois frutos da Caatinga é o diferencial na degustação da bebida.

Há também o licor produzido com o coquinho do sertão, o licuri, produzido no Território Bacia do Jacuípe, pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), com sede no município de Capim Grosso. A cooperativa ainda comercializa licores de amendoim, maracujá e cajá.

Do Sertão para ao litoral Sul, uma novidade: a produção do licor Mel de Cacau. A comercialização está sendo feita pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), de Ilhéus, que traz a marca Natucoa, e pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, que administra a marca Bahia Cacau, e que também disponibiliza os licores nos sabores jenipapo, gengibre, limão e maracujá.

Todas as associações e cooperativas são organizações produtivas, apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com incentivo à produção, agregação de valor e acesso ao mercado.

Onde comprar

Os consumidores de Salvador podem adquirir os licores e outros produtos das cooperativas pelos canais de vendas na plataforma Balcão Online (balcao.online/coophub) e pela a startup baiana Escoar (www.escoarbrasil.com.br).
Outra opção é entrar em contato pelos telefones:
Coopercuc: (75) 99816-8503
Coopersabor: (75) 99892-0615
Coopfesba: Salvador: (71) 99651-0703. Ibicaraí e Região Sul (73) 99967-9790
Coopessba: (73) 9138-4040

IBICARAÍ : PREFEITO LULA BRANDÃO VISTORIA TESTAGEM PARA O COVID-19 DA EQUIPE DA BARREIRA E GCM

Equipe

O prefeito de Ibicaraí Lula Brandão esteve no último, sábado (13), vistoriando a barreira sanitária na entrada da cidade. Em seguida o prefeito se dirigiu até a Unidade Básica de Saúde Oseas Peixoto (antigo SESP), onde uma equipe da Saúde e Vigilância Epidemiológica fez testagem rápida em todos os funcionários e guardas municipais que atuam diretamente na barreira Sanitária.

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, vem desde o dia 8 de junho, fazendo testagem rápida para COVID-19 em cerca de 290 profissionais de Saúde, Barreira Sanitária e GCM que estão atuando no enfrentamento da pandemia. A ação desse sábado foi para aproximadamente 40 profissionais.

Segunda a Coordenadora da Atenção Básica, Maira Cardoso, a ação teve início pela Unidade de Saúde José Vieira, no distrito do Cajueiro, e ao longo dessa semana foram testados os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Unidades de Saúde, Hospital Arlete Maron de Magalhães, Vigilância Sanitária, CAPS e NASF e ontem foi a vez dos profissionais de barreira e os GCM.

“Conseguimos com a SESAB 290 testes rápidos para todos os profissionais da Saúde que estão na ativa e também os profissionais da Barreira e os guardas. Essa é mais uma das inúmeras ações que estamos fazendo para conter o avança desse vírus. Higienizamos também sexta e sábado (12 e 13.06) os postos de Saúde da sede e distritos, a feira e as avenidas professor Otávio Monteiro e São Vicente de Paula e a praça Natan Coutinho (Praça de Táxi) em parceria com o CDS-LS”, disse o prefeito Brandão.

DEPUTADO ROSEMBERG PINTO LAMENTA MORTE DA EX-DEPUTADA VIRGÍNIA HAGE

 

“Recebi com tristeza a notícia da morte prematura da ex- deputada estadual Virgínia Hage, que faleceu na manhã deste domingo (14), aos 56 anos”.

Neste momento de dor, me solidarizo com os familiares e amigos da ex-deputada itapetinguense, que prestou serviços relevantes à sociedade baiana durante seu mandato no Legislativo baiano e à frente da Delegacia Federal da Agricultura”.

ITAPÉ: PREFEITURA DISTRIBUI 2,3 MIL MÁSCARAS PARA MORADORES DO ENTRONCAMENTO

WhatsApp Image 2020-06-12 at 19.10.35

Em pleno feriado de Corpus Christi, equipes das Secretarias de Saúde e Assistência Social, distribuiu nessa quinta-feira (11), um total de 2.300 mil máscaras para os moradores do Entroncamento de Itapé.

A ação pretende conscientizar e mobilizar à comunidade do Entroncamento – que vê os casos confirmados por Coronavírus crescer nos últimos dias – para à utilização das máscaras em vias públicas e demais medidas de prevenção necessárias.

DESINFECÇÃO E MONITORAMENTO

Para manter o ambiente mais seguro e higienizado para os moradores do Entroncamento, profissionais de saúde vem realizado constantemente, a desinfecção da unidade de saúde local.

Outra ação realizada no Entroncamento, é o monitoramento presencial de moradores que testaram positivo para Covid-19, e que tiveram algum contato com os casos confirmados.

COMPRAS COLETIVAS GERAM ECONOMIA AOS MUNICÍPIOS SULBAIANOS

EPIs

Visando diminuir os custos dos municípios com a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o combate ao Coronavírus na região, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul orientou os gestores municipais para a realização de compras compartilhadas desde o início da pandemia. A iniciativa resultou em uma economia total superior a R$ 95 mil e contemplou os municípios de Ubaitaba, Aurelino Leal, Itapitanga, Camacan, Itororó e Barro Preto.

No início da Pandemia, só os municípios de porte grande estavam conseguindo acessar o mercado para efetuar a compra de materiais, enquanto os municípios menores não estavam sendo atrativos para o mercado, e não conseguiam adquirir os produtos.

Pensando em atender a essa demanda, o secretário executivo da Amurc e do CDS-LS, Luciano Veiga, explica que foi montado um grupo de trabalho para realizar diversas cotações, analisar perfis de empresas com anos no mercado, alinhada com a capacidade técnica comprovada e o histórico de entregas bem sucedidas na região.

Ao mesmo tempo, a entidade seguiu alguns critérios para as compras: busca de empresas idôneas com situação fiscal regular, apoio ao processo de compras através da unificação de pedidos dos municípios para que as entregas fossem também unificadas em um só local, na cidade Itabuna, além da certeza da qualidade dos produtos vendidos.

“Após as análises necessárias, selecionamos 3 (três) cotações, fizemos mapas comparativos e enviamos para os municípios interessados. Cada município realizou sua compra por meio de dispensa emergencial da Lei Federal nº 13.079/93, e, de forma individual,  elaborou seu contrato e realizou seu pagamento”, relatou Luciano.

A aquisição dos produtos com valores mais reduzidos foi possível por conta da quantidade de material e a entrega concentrada em uma cidade. Fizeram parte da lista compras, os seguintes produtos: máscaras (cirúrgica semi-facial descartável, PFF2), luvas (de procedimento), avental (uso laboratorial), álcool (em gel 70% e etílico 70 %), papel toalha, touca descartável, óculos e macacão de segurança (impermeável), protetor facial, propé, sabonete líquido.

Legislação

A iniciativa foi realizada com base no artigo 112, da Lei Federal 11.107/2005, que destaca: “os Consórcios Públicos poderão realizar licitação da qual, nos termos do edital, decorram contratos administrativos celebrados por órgãos ou entidades dos entes da Federação consorciados”.

ITABUNA: PALESTRA DO PROVEDOR DA SANTA CASA NO ROTARY CLUB DEBATE CORONAVÍRUS

reuniao rotary 9 junho

Com a participação do provedor e médico intensivista da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Éric Etinger Júnior, a reunião do Rotary Club de Itabuna que aconteceu na noite da última terça-feira, 9 de junho, debateu o coronavírus na cidade. A palestra do rotariano, que é responsável direto pela Unidade de COVID-19 da instituição trouxe esclarecimentos e informações de quem está na linha de frente no combate ao vírus, atendendo inclusive a pacientes advindos de outros municípios da região.

De acordo com Etinger, a Santa Casa inaugurou o serviço da Unidade COVID-19 no dia 25 de março deste ano, com o internamento do ex-deputado estadual Augusto Castro. Desde então, uma estrutura que havia sido pensada e montada para tal demanda já passou por algumas adaptações, conforme se manifesta a doença na cidade. “Uma doença nova traz novos desafios pra nós. O coronavírus provocou mudanças na atuação da medicina, na estrutura disponível e nos procedimentos realizados nos hospitais”, explicou.

O aumento incômodo do número de solicitações de vagas na última semana e a dificuldade de encontrar equipes treinadas e capacitadas para tratamento de pacientes graves também foram abordados na explanação, que incluiu ainda dados do atendimento da Santa Casa durante a pandemia.  Até a terça-feira, o total de atendimentos na instituição somava 221 pacientes positivos, entre os quais 102 tiveram alta e 34 vieram a óbito. “Temos, para atendimento exclusivo do COVID-19, uma Unidade de Terapia Intensiva com 12 leitos preparados com ventilador mecânico e 30 leitos de enfermaria na Santa Casa. Já no Hospital Manoel Novaes, são 3 leitos de UTI COVID-19 pediátricos e 10 de enfermaria”, esclareceu.

Etinger destacou a taxa de mortalidade da Santa Casa, que apesar de não ser motivo para comemoração, por se tratar de óbitos, traz alívio, pois está abaixo da média nacional. “Comparando a taxa de óbitos na UTI, a nossa é de 49% e a do Brasil 66%, sendo que em hospitais públicos é de 70%”, informou. Outro retorno positivo da instituição foi o resultado da testagem de funcionários, que revelou que apenas 7% foram infectados.

A isso se soma mais uma iniciativa: a de realizar testes de COVID-19 em todos os pacientes antes de serem internados nos hospitais para realizar quaisquer procedimentos médicos. Segundo Ettinger, além da Santa Casa, apenas um hospital em Salvador faz o mesmo. “Dessa forma, evitamos uma preocupação generalizada e os pacientes da UTI normal se sentem mais seguros em saber que o paciente ao lado fez o teste antes do internamento”, relatou o médico. Por fim, com a abertura de período para questionamentos dos rotarianos, foram sanadas dúvidas a respeito de temas como a eficácia dos testes para detecção do vírus e incidência em pacientes com comorbidades, entre outros.

O presidente 2019/2020 do Rotary Club de Itabuna Sílvio Roberto, que está no último mês da sua gestão, agradeceu por mais uma vez um rotariano que atua na comunidade ter socializado informações e informou que até a entrega do cargo continuará promovendo debates, palestras e discussões com temas que envolvam toda comunidade com o objetivo de manter os companheiros cientes e participativos das ações sociais na cidade.

Banco de cadeira de rodas faz mais uma entrega

Entrega cadeira de rodas 9 junho (1)

Ainda na terça-feira, aconteceu mais uma ação solidária do Rotary através do banco de cadeira de rodas. Elias Veloso e Wellington Ferraz, respectivamente coordenador de Projetos Humanitários e tesoureiro do Clube, realizaram a entrega de uma cadeira de rodas para pessoa carente que não tem condição de adquirir. O beneficiário, Vilibaldo Antônio de Souza, de 79 anos, é morador do Condomínio Itabuna Parque Village no bairro Antique e sofre de Diabetes e Mal de Parkinson. O equipamento foi recebido pelo genro do idoso, Telwallyson Silva dos Santos.

IBICARAÍ: PREFEITO E PRESIDENTE DA CÂMARA VISITAM SEDE DA EMBASA EM SALVADOR

O prefeito Lula Brandão e o presidente da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, Ney Macêdo, visitaram na quinta-feira, dia 04 de junho, a sede da Empresa Baiana de Água e Saneamento SA (Embasa), na 4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia – CAB, onde foram recebidos pelo Diretor Técnico e de Planejamento, César Silva Ramos.

A audiência foi solicitada ao prefeito Brandão pelo vereador Ney Macêdo e foi agendada em Salvador através do Secretário da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Josias Gomes e o Deputado Estadual Paulo Câmara, e na oportunidade o assunto pautado foi sobre uma provável mudança da captação da água do Córrego da Salomeia para uma adutora da Embasa no Ribeirão da Patioba.

Brandão expôs para o diretor da Embasa o problema do Córrego que abastece a Salomeia e mostrou dados que comprovam que o sistema da Embasa só usa essa adutora do Ribeirão da Patioba das 18 horas às 6 da manhã, o que deixa a adutora ociosa durante todo o dia, o que resolveria o problema da água da Salomeia, o volume captado seria de 380m³, suficiente para resolver o problema do distrito sem comprometer o sistema.

De acordo com o Técnico em Saneamento do SAAE de Ibicaraí, William Nogueira de Jesus, a vazão ecológica que a Embasa mantém não tem sido suficiente para diluir o ferro presente na água e outras características físicas prejudicando assim o tratamento.

 

 

ILHÉUS É A CIDADE DO INTERIOR COM MAIOR NÚMERO DE LEITOS DE UTI COVID-19

{AC6ACEDC-BDC6-C5CB-D5CE-68E7444DCB8A}_650X450

Foi ainda no mês de janeiro que o governo municipal, antevendo a projeção do cenário da pandemia em Ilhéus, se antecipou com as providências necessárias para estruturar a saúde, como a contratualização de novos leitos de UTI SUS junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para atender a população na cidade, além da compra de novos ventiladores. O resultado disso é o fato de Ilhéus ser a cidade do interior do Estado com o maior número de leitos, específicos para pacientes com coronavírus, e a primeira a implantar o Centro de Atendimento Covid-19.

Ilhéus hoje conta com 45 leitos de UTI SUS, sendo 29 no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) e 16 no Hospital de Ilhéus. Mais dez novos leitos estarão disponíveis a partir de segunda-feira (15) no Hospital Vida Memorial, chegando a 55 leitos de UTI Covid-19 SUS. Em se tratando de leitos clínicos, são 18 no HRCC, 11 no Hospital de Ilhéus e 20 no Hospital Vida Memorial. Um total de 49 leitos clínicos específicos para pacientes com coronavírus. Ao todo são 104 leitos Covid-19 – 55 de UTI e 49 clínicos.

Confira quais as principais ações da Prefeitura de Ilhéus contra o coronavírus – O município decretou o isolamento social antes da confirmação do primeiro caso de coronavírus em Ilhéus; em parceria com o governo baiano implantou o primeiro Centro de Atendimento Covid-19 do interior da Bahia com 22 leitos; a secretaria de saúde atendeu mais de 5000 pessoas por telefone com a Central de Atendimento; realizou testagem em massa de profissionais de saúde, de idosos abrigados e servidores públicos; criou o disk denúncia de aglomerações e atividades irregulares em funcionamento; realizou e tem realizado diversas fiscalizações de estabelecimentos, desinfecção de espaços públicos com maior circulação de pessoas, bloqueios  sanitários nos bairros e quarteirões da cidade, barreiras de contenção e realizou antecipadamente a contratualização de novos leitos de UTI específicos para pacientes com coronavírus.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia