A Secretaria de Saúde de Itapé iniciou o processo de testagem dos profissionais da saúde e de apoio para detecção do coronavírus.
Enfermeiros, técnicos, motoristas, recepcionistas, guardas municipais, auxiliares de limpeza e demais profissionais que oferecem serviços de saúde e apoio da barreira sanitária estão sendo submetidos aos testes rápidos. Aproximadamente, 70% da equipe já foram testadas, com nenhum caso positivo para Covid-19.
Ao longo da semana, a Secretaria de Saúde realizou diversas outras ações. Destaque para o monitoramento de familiares e pessoas próximas aos casos recentemente confirmados por Coronavírus em Itapé. De acordo com a Secretária Andréa Leal, todas às pessoas que tiveram contato com os casos confirmados, foram orientados e serão também submetidos ao exame.
Outra ação importante, é a vacinação contra a gripe H1N1, Sarampo e antitetânica. A equipe realiza visitas domiciliares e têm alcançado idosos e crianças de diferentes locais da zona rural e de difícil acesso.
E para oferecer maior segurança aos profissionais, a Prefeitura adquiriu também Epi’s, a exemplo de máscaras, aventais, luvas, óculos, pulverizadores para higienização de locais públicos, macacões para Coveiros e garis, dentre outros.
A Prefeita Gicélia Santana está realizando diversas ações de prevenção ao vírus do Covid-19 no município de Floresta Azul, como a instalação de pias para os feirantes (após a abertura da feira livre) e a distribuição de máscaras para os munícipes (incluindo a Zona Rural).
O comércio da cidade também é desinfetado diariamente por profissionais treinados para esse tipo de ação. Proporcionando uma segurança maior para todos os moradores que precisam sair de suas casas.
Para a prefeita Gicélia Santana essas medidas e outras que vem sendo tomadas desde o início da pandemia são necessárias para combater a proliferação do Covid-19 no município de Floresta Azul.
Em decreto publicado na última quinta-feira (04), a prefeitura de Buerarema amplia os dias de funcionamento para os comércios considerados não essenciais, classificados como Tipo 01 e Tipo 02, permitindo, a partir desta sexta-feira(05) funcionar de segunda a sábado, das 08h às 13h.
Para isso, os comerciantes terão que manter as medidas de higiene e controle de quantitativo de cliente no interior dos estabelecimentos como prever o decreto 396/2020, bem como fiscalizar o uso de máscaras faciais, obrigatório no município.
O comércio em Buerarema foi classificado, por categorias, além do Tipo 01 e Tipo 02, tem o considerado essencial, com funcionamento permitido até às 19h, ampliado até às 22h para farmácias e, o Delivery, que também pode funcionar até às 22h.
O cantor e compositor Marcelo Ganem, a convite da Casa de Cultura Jonas e Pilar – Instituto Macuco Jequitibá realiza nesta sexta-feira (05) uma live especial para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O show com canções autorias e com temática de preservação da Mata Atlântica será transmitido pelo Instagram da Casa de Cultura Jonas e Pilar, às 19h.
Na manhã da última quarta-feira, 03 de junho, o Rotary Club de Itabuna realizou a entrega de mais uma cadeira de rodas a um morador da Rua da Palmeira no bairro Califórnia, através do seu Banco de Cadeiras de Rodas. O equipamento foi entregue a Evanir Pereira e será utilizado pelo seu sobrinho Anderson dos Reis Silva, de 42 anos, que sofre em razão de falta de mobilidade das pernas.
Participaram da entrega representando o clube o Coordenador de Projetos Humanitários Elias Veloso junto com o Tesoureiro Wellington Ferraz. O presidente do clube Sílvio Roberto reiterou que essa é mais uma ação que só é possível através do trabalho conjunto de todos os rotarianos, que sempre se empenham em “Dar de si antes de pensar em si”, e ainda mais nesse momento com as limitações impostas pela pandemia.
O Banco de Cadeira de Rodas é uma iniciativa que existe desde 2015 e consiste na compra desses equipamentos para serem doados às pessoas que não tem condição de comprá-los. As cadeiras são adquiridas através de recursos gerados pelas diversas ações realizadas pelo Rotary. As solicitações que chegam ao Rotary são encaminhadas à equipe responsável pelo Banco de Cadeiras de Rodas, que após análise de laudo médico e verificação da real carência do equipamento, faz a liberação.
Prefeitura de Coaraci tem realizado diversos testes rápidos para o Coronavírus, inicialmente os testes foram realizados no comércio, atualmente estão nos bairros do município. Moradores do Santo Antônio, Maria Gabriela já foram testados, sendo que 2 moradores positivaram para o Covid-19 e durante os próximos dias a programação segue em outros bairros e distritos.
O projeto prevê realização de quase 500 testes. O objetivo é mapear a circulação do vírus, criar campanhas de prevenção e proteger a população coaraciense. A cidade de Coaraci tem sido referência na região, pois tem mantido o comércio aberto, mesmo com horário reduzido e vem controlando a pandemia no munícipio.
Com 4007 testes realizados para detecção da Covid-19 até esta quarta-feira (3), segundo a Secretaria Muncipal de Saúde (Sesau), Ilhéus foi o que mais realizou, no interior da Bahia, a testagem para identificar a infecção de pacientes por coronavírus.
Em 2 de junho último, data como referencial comparativo, o município de Itabuna, por exemplo, realizou 3878 testes ao todo. Já em Feira de Santana, foram 2806 testes realizados no total, na mesma data. Vitória da Conquista, até o dia 2 de junho, testou, ao todo, 1509 pessoas. Ilhéus, por sua vez, realizou 3969 testes, liderando o ranking do município que mais realizou testahem para detecção do Covid-19, reflexo do planejamento que a saúde da Prefeitura de Ilhéus realizou antecipadamente, muito tempo antes da pandemia chegar na cidade. As fontes dos números quantitativos, foram os boletins dos respectivos municípios, considerada a soma dos números de confirmados, descartados e em análise.
Outro resultado desse planejamento, são os 36 leitos de UTI específicos para Covid-19 em Ilhéus, contratualizados junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.Trata-se de uma reserva técnica de leitos por cidadão que Ilhéus possui acima da média tanto estadual, quanto nacional.
O Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou nesta quinta-feira (4) um termo de cooperação com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) para a cessão de um caminhão baú 0 km da Hyundai HD 80, para a potencialização do trabalho de coleta seletiva realizado. Durante três vezes na semana, a Coolimpa realizará a coleta dos materiais selecionados pelos cidadãos e condomínios cadastrados para a coleta. O incentivo, que acontece na Semana Mundial do Meio Ambiente, se soma à instalação de tonéis que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Maramata, realizaram em três locais da Nova Brasília para o correto descarte de resíduos sólidos no local.
“Fortalecemos o trabalho da Coolimpa com a cessão de um novo caminhão para auxiliar na logística dos materiais recicláveis, ajudar na geração de renda dos catadores e promover sustentabilidade para nosso município. O intuito é que as pessoas adotem a coleta seletiva e práticas sustentáveis, cada vez mais. Afinal, contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado é dever de todos, pela responsabilidade compartilhada. Por isso, convido os ilheenses a se cadastrarem na Coolimpa para a correta destinação dos resíduos sólidos”, destacou o Prefeito Mário Alexandre.
“Agradeço ao prefeito Mário Alexandre por essa doação em nome dos meus companheiros. Vamos trabalhar cada vez mais, é uma parceria, todos juntos para o aumento dos pontos de coleta seletiva”, destaca a presidente da Coolimpa, Deizimere da Silva Souza.
Atualmente, são 26 bairros atendidos pela Coolimpa e cerca de 30 condomínios cadastrados como parceiros para o correto descarte de resíduos sólidos. Interessados em realizar o cadastro ou em apoiar o trabalho da instituição, podem entrar em contato pelo número (73) 99144-3043.
São 80 as famílias de catadores que realizam a comercialização dos materiais recicláveis em Ilhéus.
Nesta quinta-feira, 4, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães recebeu 12 monitores multiparametros que vão auxiliar no tratamentos a pacientes com a Covid-19. Os equipamentos chegaram de Belo Horizonte, a pedido do prefeito Fernando Gomes, que fez um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o diretor da Fasi, Roberto Gama, cinco aparelhos já foram instalados na enfermaria F, aumentando para 10 o número de leitos de UTI do Hospital de Base, o restante está sendo instalado. “ Os equipamentos foram adquiridos por meio de licitação, da modalidade pregão eletrônico, pelo site do Banco do Brasil. Onde a empresa Alfa Med Sistemas Médicos LTDA foi ganhadora do item”, explicou Gama.
Os monitores são responsáveis por medir a pressão arterial e batimentos cardíacos do paciente.
Nesta semana, o prefeito Fernando Gomes disse durante entrevista que iria pedir para buscar os aparelhos de carro, para acelerar a entrega dos equipamentos, o que foi feito. Cada monitor custou R$23.333, 00 reais, em um total de R$ 279.996,00.
A primeira etapa de reformas das Unidades de Saúde da Família, inclui o prédio da USF Manoel e Messias, localizado no Km 02, que também atende a comunidade do Km 03 e algumas áreas rurais adjacentes. Além da reforma será implantada nesta unidade gabinetes odontológicos, o que permitirá a oferta do serviço bucal à todos os referenciados.
A reforma é destinada a troca de piso, telhado, revestimento de pastilha no lado externo, nova instalação elétrica e hidráulica, construção de fraldário e espaço para as crianças e, contemplará todas as unidades de saúde do município. O recurso é oriundo da emenda parlamentar do deputado federal Elmar Nascimento, destinado para Atenção Básica.