A Prefeitura Municipal de Itapé iniciou nesta semana mais uma obra de pavimentação com recursos próprios, no distrito do Entroncamento. Desta vez, as obras chegam à rua Duque de Caxias, que vem recebendo a colocação do meio fio.
Recentemente, todas às ruas entorno do Campo de futebol foram pavimentação no Entroncamento.
“Entroncamento, Bairro Luís Viana Filho, Socorro, Cândido Bispo, Estiva e centro. Todos os bairros da cidade já receberam obras de calçamento. Estamos trabalhando para chegar em outras ruas destes bairros. São obras que levam mais qualidade de vida e dignidade para a nossa população” pontuou o prefeito Naeliton Rosa Pinto.
Recuperação de Calçamento e patrolamento de estradas
No bairro Luís Viana Filho, equipes de obras iniciaram a recuperação de Calçamento da rua B. Outras localidades também receberão os serviços de manutenção, com o propósito de promover melhorar as condições de tráfego, maior segurança e conforto aos moradores.
Outra ação importante é o patrolamento de ruas do município e estradas que ligam a cidade à zona rural. Os serviços foram executados nos bairros do Alto Maria da Glória, Luís Viana Filho e nos povoados do Palmeira e Burís, promovendo melhores condições para os moradores e pequenos produtores.
A Unidade Covid do Hospital de Base de Itabuna celebrou hoje a primeira alta de um paciente, que venceu a doença com o apoio de toda a equipe de profissionais da instituição. Após passar 16 dias internado, Arnaldo de Souza Miranda, de 47 anos residente em Eunápolis, foi recebido com alegria pela equipe do hospital ao deixar a UTI e fez questão de agradecer o tratamento recebido.
“Cada vida salva é uma conquista, nessa luta permanente contra o vírus, que tem mobilizado os nossos profissionais de saúde, num esforço permanente para prestar um atendimento eficiente a todos os pacientes”, afirmou o diretor médico do Hospital de Base, Dr. Eduardo Kowalsky.
A Unidade Covid do Hospital de Base de Itabuna possui 10 leitos de UTI e 38 leitos de enfermaria.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itajuípe realiza a obra de uma nova estação de tratamento de água no Distrito de União Queimada. A obra ampliará a capacidade de tratamento e distribuição de água para os distritos e para a zona rural de Itajuípe.
Com a nova obra, o SAAE Itajuípe visa à melhoria e estabilidade da água tratada, que em época de chuvas fortes tem um aumento considerável da água bruta dentro do sistema, impedindo a devida decantação necessária ao tratamento. Além da melhoria na qualidade, será possível ampliar a oferta de novas ligações às comunidades, prolongando a distribuição da água nas residências da zona rural e nos distritos da cidade.
Para o Diretor Executivo do SAAE, Marcos Barbosa, “Depois da rede de tratamento do bairro Alto da Liberdade e da barragem de captação do nosso município, agora é a vez do povo dos distritos e da zona rural a receber uma obra que vai beneficiar muito as nossas comunidades nas proximidades.”, declarou.
A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, estabeleceu uma parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC e a Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB. A iniciativa do secretário de Saúde Juvenal Maynart Cunha, tem o objetivo de, através da disponibilização de um corpo técnico especializado em estatística, planejamento e saúde das universidades, auxiliar nas atividades que priorizem metodologias e estudos sobre a ação da Covid 19 e os impactos da pandemia na mobilidade urbana, economia e meio ambiente e vida da população itabunense.
O grupo vai possibilitar um debate em bases científicas as ações de flexibilização e abertura gradual do comércio, respeitando as diretrizes e os protocolos da Organização Mundial de Saúde. O conhecimento técnico das universidades e a experiência do corpo técnico epidemiológico da Secretaria de Saúde proporcionarão um trabalho conjunto no enfrentamento da pandemia.
Após ofício encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Estadual de Santa Cruz, através do reitor Alessandro Fernandes de Santana, indicou os professores Gustavo Lisboa, do Departamento de Ciências Econômicas; Gesil Sampaio Amarante Segundo, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas; e Pollyana Alves Dias Costa, do Departamento de Ciências da Saúde. Já a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Joana Angélica Guimarães, indicou Clara Mônica Figueiredo de Lima, Nadson Ressye Simões da Silva e Fabricio Berton Zanchi.
Em balanço realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais -SEI sobre o índice de isolamento social, Floresta Azul aparece entre os noves municípios baianos que conseguem atingir o índice de isolamento acima de 50%.
Nos dados divulgados pela SEI, na última terça-feira (16) – gerados a partir da geolocalização de dispositivos móveis, como celulares e tablets, pela plataforma InLoco – o percentual de 50% é o mínimo recomendado por autoridades de saúde como forma de controlar o avanço da Covid-19, sendo que Floresta Azul aparece com 50,3%.
Após os dias de suspensão, o comércio volta a funcionar reforçando as regras de segurança, a essencialidade do uso de máscaras para clientes e funcionários, a disponibilização de álcool 70% ou água e sabão e o limite de clientes dentro de cada estabelecimento.
Permanecem fechados academias, clubes, associações esportivas, bares, lanchonetes e restaurantes. Estes últimos poderão funcionar, exclusivamente, nas modalidades de drive thru ou delivery.
A prefeitura está em constante análise da situação epidemiológica do município e as medidas são avaliadas diariamente podendo, assim, determinar medidas mais restritivas quanto à atividade comercial e circulação de pessoas.
“A gente segue pedindo para que as pessoas mantenham o isolamento social o máximo possível para que possamos manter nossa economia girando, mas, mais e principalmente, para que possamos garantir a saúde da nossa população. Só venceremos a pandemia com o auxílio de todos”, afirmou o secretário de saúde, Hugo Sousa.
Na tarde desta terça-feira (16), o prefeito Rony Moitinho se reuniu com alguns membros da linha de frente do combate ao Coronavírus, no seu gabinete na prefeitura municipal de Iguaí.
Na reunião, ficou decidido que o município irá adotar medidas mais fortes para combater o avanço de números de casos do coronavírus e na próxima quinta-feira (18), um novo decreto será publicado no Diário Oficial do Município.
Na reunião estiveram presentes o secretário de saúde José Anailton Xapolin, o Secretário de Trabalho e Ação Social Breno Novaes, a coordenadora de Vigilância Sanitária Andressa Cabral, o Chefe da Guarda Municipal Dinei, o Coordenador Jurídico Diógenes Costa, o Coordenador de Saúde Evelone Portela, a Coordenadora de Saúde Aureni França e o coordenador de comunicação Social Luan Soares.
Na próxima quinta-feira, Rony Moitinho está participando ao vivo no programa 88 Notícias apresentado pelo radialista Urivaldo Campus na Rádio Guarani FM em Ibicuí a partir das 18:00h, onde dará mais esclarecimentos a população iguaiense sobre o novo decreto.
Segundo o Boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado hoje, Iguaí registra num total de 205 notificações suspeitas, tendo 74 casos confirmados por “teste rápido”, 07 laboratorialmente, 30 estão em tratamento, 35 em acompanhamento, 11 aguardando resultados, 06 já foram curados e infelizmente 03 óbitos.
No último domingo, 14, a prefeitura de Itapetinga realizou sua primeira ação de testagem em massa. Um drive thru foi organizado no Estádio Primaverão e, das 08h às 12h, cerca de 250 pessoas se submeteram a testes rápidos – 09 deles foram positivados. Mantendo o distanciamento e a segurança necessários, a prefeitura conseguiu fazer um primeiro panorama da realidade do vírus no município.
Nesta semana, profissionais de saúde e da segurança pública também serão testados. Em seguida, a prefeitura vai realizar testes agendados nos bairros da cidade.
Os objetivos são desenhar um cenário mais próximo da realidade, monitorar de forma otimizada os pacientes e traçar planos mais eficazes de contingenciamento.
A prefeita Gicélia Santana, assinou nesta segunda-feira (15) o contrato e ordem de serviço para pavimentação com drenagem pluvial de 07 ruas do bairro Riva Dávia Macêdo. A verba é oriunda do recurso do Pré-sal, onde parte deste – o valor de 360.496,90 foi direcionado para a pavimentação deste bairro.
Gicélia conta que é uma alegria enorme para ela poder atender a reivindicação daquela comunidade. “ O sentimento é de dever cumprido, por estar executando mais um compromisso do meu plano de governo e melhorando a vida do povo de Floresta Azul” .
Também fizeram-se presentes o secretário de obras, Carlos Amilton “Garrafão” e o engenheiro Marcos Antônio, da Sete Construções Eirele, empresa que realizará da obra.
Com o lançamento da Semana Cadastur, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) da Prefeitura de Ilhéus convoca pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo para realizar o cadastro, gratuito e válido por dois anos, por meio da plataforma do Ministério do Turismo https://cadastur.turismo.gov.br/. A campanha, que segue até o mês de agosto, é realizada em três edições. Nesta primeira semana, a Secult oferece suporte virtual pelo Whats App através dos números (73) 98898-4221 e 98897-6337, de 22 a 26 de junho das 14h às 18h.
É importante que os segmentos realizem, atualizem ou renovem seus cadastros, principalmente os meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e guias de turismo, cujo cadastramento é obrigatório.
“Nosso objetivo é estimular o cadastramento dos empreendimentos e prestadores de serviços turísticos, para trazer visibilidade ao trade e fortalecer a atividade turística no município de Ilhéus”, destacou o Secretário de Cultura e Turismo, Fábio Manzi Júnior.
O Ministério do Turismo tem divulgado algumas ações para amenizar o impacto da pandemia no segmento, como linhas de financiamento pelo Fungetur e do selo Turismo Responsável. Com o cadastro no Cadastur, o empreendedor atende um pré-requisito para requerer estes benefícios.
Além disso, com o Cadastur, outras vantagens e oportunidades de negócios também são possíveis como acesso a financiamentos em bancos oficiais, participação em licitações públicas, visibilidade nos sites do Cadastur e no Programa Viaje Legal, além de ser uma importante fonte de consulta para a atividade turística no município.
Empreendimentos que não estiverem regularizados podem sofrer penalidades como multas e até a interdição do local, conforme a Lei nº 11.771, de 2008, e a Portaria nº 105, de 20 de junho de 2018.
Para realizar o cadastro – A pessoa jurídica deve possuir CNPJ/MF em situação ativa e também o CNAE/CONCLA compatível. No caso da pessoa física, especificamente para o guia de turismo, em que o cadastro é válido por cinco anos, o indivíduo deve portar CPF, apresentar certificado ou diploma de conclusão de curso, carteira de guia (se possuir), foto 3×4 recente, carteira de reservista e comprovante de residência.
São considerados empreendimentos de cadastro opcional, casa de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parque aquático, locadoras de veículos para turistas, empreendimentos de apoio ao turismo náutico e pesca desportiva, restaurantes, cafeterias, bares e similares, dentre outros.