Jussari, a cidade que ganhou os noticiários por todo Brasil com a pintura no muro do cemitério, que dizia “FIQUE EM CASA, NÃO QUEREMOS VOCÊ AQUI”, zerou os casos diagnosticado com o Coronavírus.
O boletim referente à Covid-19 da Prefeitura de Jussari, divulgado nesta quinta-feira (25), confirmou que na cidade não há mais pacientes em tratamento que foram dignosticados com a doença.
Até essa quinta-feira 06 pessoas da cidade foram contaminados com o vírus, os 06 pacientes já obteve a cura, acarretando em um índice de recuperação de 100% no município.
Na manhã desta quinta-feira, 25, a prefeitura de Itapetinga notificou a empresa Tabocas, instalada no município para construção de linhas de transmissão. O ofício enviado pela administração exige a suspensão das atividades da empresa até que ela apresente novos exames de todos os seus colaboradores aqui empregados.
Na semana passada, a empresa já havia apresentado exames dos seus funcionários. Durante esta semana, no entanto, dezenas de funcionários da Tabocas testaram positivo para Covid-19 em pontos de apoio instalados em municípios da região. Para tentar conter a proliferação da doença em Itapetinga, a prefeitura exigiu apresentação de novos exames que confirmassem a segurança do posto de trabalho.
Representantes de instituições parceiras ligadas ao comércio, ao município e as universidades, estadual e federal do Sul da Bahia estiveram reunidas por videoconferência nesta quinta-feira, 25 de junho, para tratar do Plano de Contingência COVID-19, em paralelo ao Plano e os Protocolos para a Reabertura do Comércio, Indústria e Serviços de Itabuna.
Participaram da reunião, representantes das seguintes instituições: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC), Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de dirigentes Lojistas (CDL de Itabuna), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município Itabuna (SINDICOM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Diretoria do Shopping Jequitibá e Secretaria de Saúde de Itabuna.
O encontro teve como finalidade convergir propostas e ações, que consigne no consorciamento do Plano de Contingência COVID-19 com o Plano e Protocolos de Reabertura do Comércio, Indústria e Serviços. As tratativas estão sendo trabalhadas no sentido de apresentar recomendações de caráter científico que melhor se molde à realidade pandêmica de Itabuna, que resulte no cuidado com a vida e com a economia.
As recomendações serão apresentadas nesta segunda-feira, dia 29/06/2020, às instituições acima mencionadas para contribuição e melhoria, e, posterior apresentação ao chefe do Executivo, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e ao Ministério Público, objetivando definir deliberações de responsabilidades das partes envolvidas.
No cenário atual, reforçamos a necessidade do distanciamento social para todos e isolamento para aqueles que testaram positivo. Estamos trabalhando para ampliar a comunicação com a sociedade itabunense, para que a mesma possa melhor compreender a ocorrência da doença na nossa cidade, bem como os papéis e responsabilidades no processo de enfrentamento da COVID-19.
O prefeito de Buerarema,Vinícius Ibrann e o vice-prefeito Gel da Farmácia anunciaram nesta quarta-feira (24) – em pleno feriado de São João – que já foi assinada a ordem de serviço para a realização do calçamento das ruas E, F e da Travessa da rua C e a reforma da quadra poliesportiva do bairro São Bento.
Vinícius utilizou suas redes sociais, em vídeo gravado no próprio local para informar a comunidade sobre as obras, que serão iniciadas nos próximos dias. Na oportunidade, eles estiveram na rua I, no mesmo bairro para conferirem a obra de calçamento em andamento.
Como medida preventiva a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Endemias, está coletando nas 54 borracharias e recauchutadores que existem na cidade, todos os pneus inservíveis.
O objetivo é evitar o acúmulo destes materiais que não mais terão utilidade e que terminam servindo de criadouro do Aedes, por conta da facilidade de acumular água. Para fazer este tipo de coleta, o município de Itabuna firmou parceria com a Agência Nacional de Indústrias Pneumáticas (ANIP) e obteve autorização do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com Roberto Góes, Coordenador de Endemias, Itabuna é o único município do Sul da Bahia que tem essa autorização. “Cerca de mil pneus inservíveis estão sendo retirados das borracharias. Primeiro enviamos uma equipe da Educação em Saúde para visitar as 54 borracharias da cidade, levamos informações, deixando inclusive cartaz com orientações sobre os procedimentos para coleta do material”.
Ele explica que a coleta é feita quando o estabelecimento tem um volume superior a 10 unidades de pneus. “Passamos no local para recolher e armazenamos no depósito central da PMI, para posterior coleta que é feita pela Recicla Brasil ou ANIP”, finaliza Roberto Góes.
A Prefeitura Municipal de Itabuna segue com serviços de pavimentação asfáltica em toda a cidade. Nesta semana, os técnicos do serviço de asfaltamento estão recuperando as ruas do bairro Santo Antônio. Nesta terça-feira, 23, por exemplo, as equipes da Secretaria de Administração fizeram o serviço de terraplanagem na Travessa José Coelho, localizada no bairro.
Os técnicos estão trabalhando para melhorar a infraestrutura do Santo Antônio desde a semana passada. Entre os locais asfaltados estão as ruas H, D, I, e a Travessa José Monstans, que foi concluída na segunda-feira, 22.
Para garantir a segurança da equipe técnica e operacional, bem como dos moradores, o trabalho está sendo realizado com todos com os cuidados por conta da covid 19. “A equipe de pavimentação ficou parada durante um mês, por conta da pandemia, e voltou com força total em abril”, destacou Juliana Matos, Secretária Municipal de Administração,
No São Pedro o trabalho segue na reta final
No bairro São Pedro, várias ruas já foram asfaltadas e o trabalho segue em fase de conclusão. Na localidade, parte das ruas foram asfaltadas em fevereiro. Em outras vias, a pavimentação aconteceu e entre maio e junho. Um dos últimos locais recuperados foi a Avenida Pedro Jorge, principal via de acesso ao bairro. Nos dois últimos meses, os técnicos da Secretaria de Administração pavimentaram também as ruas Santa Maria, Epitácio Pessoa, 2 de julho, Liberdade, e a praça do São Pedro. A Expectativa é de que o trabalho seja finalizado nas ruas José Carlos e rua Bizunga, na próxima semana.
Palmares ganhou uma nova ambulância. A Fundação José Silveira fez a doação ao município. Nesta quarta-feira, 24, após uma reforma completa, a ambulância foi enviada ao povoado de Palmares.
Com o novo carro, os pacientes do povoado terão mais facilidade e comodidade para serem encaminhados para tratamento na sede do município.
A prefeitura de Itapetinga vem se dedicando a levar mais saúde de forma eficiente e, principalmente, mais humanizada para todos os itapetinguenses
Diferente das demais pontes revitalizadas no município, a do Machadinho, não receberá corrimões de ferro, isso por que, ela terá seu design original preservado. A ação realizada pela Prefeitura de Buerarema, com recursos próprios, visa restaurar a estrutura e conservar um patrimônio histórico municipal.
Com a revitalização das barreiras de proteção, as pontes localizadas no São Bento, Km 03, Avenida Paulo Portela, São Sebastião e agora a do Machadinho, além de ficarem visualmente mais bonitas, aumenta a proteção para os pedestres que transitam por elas.
Esse novo ambiente disponibilizado pela unidade, para visitantes familiares e amigos de pacientes visa oferecer uma melhor estrutura nessa atividade, proporcionando aperfeiçoar a prática de humanização do atendimento hospitalar.
Os setores de Serviço Social e Psicologia, do HRCC, já atuam em parceria para captar e transmitir informações importantes para as famílias sobre os pacientes internados. Com a sala de visita virtual, em funcionamento, principalmente nesse período de pandemia da Covid-19, esse serviço será ainda mais importante para a aproximação entre familiares e as pessoas em recuperação.
Devido ao novo coronavírus, as visitas presenciais não são permitidas, muitas vezes, as informações são passadas pelo telefone, e a vídeo chamada tornou-se uma ferramenta importante para melhor estabelecer essa interação.
A equipe do HRCC agenda um horário com a família para estar na unidade, e nesse ambiente preparado para o encontro virtual, os visitantes podem ver, ouvir e conversar com o paciente internado.
Para Gildo Silva, psicólogo do HRCC, esse momento que pessoa interage com seu familiar é muito importante, traz conforto e descanso para ambos. “Esse contato, essa interação, provoca algo muito positivo, tanto naquela pessoa internada, de ter notícias e ver o familiar, quanto do familiar que, às vezes, está há cinco, dez dias sem ver aquele ente querido, internado no hospital”, contou.
Gildo Silva disse que a equipe de Psicologia do HRCC, atua com duas psicólogas na ala Covid-19 e outros dois profissionais na UTI da unidade hospitalar que trata outras doenças. O psicólogo ainda informou que o hospital adota outras formas de interação do paciente com a família.
“Se a equipe médica ou a equipe de psicologia perceber que o paciente, avaliado diariamente, não tem condições de interagir, nós solicitamos a família que envie para o tablet da unidade áudio ou vídeo para que essa pessoa possa ver, ouvir algo da família e ser estimulado no seu processo de recuperação”, destacou.
José Antônio Sousa presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, que faz a gestão da Unidade 100% SUS do Governo do Estado da Bahia afirma que a aproximação dos pacientes com seus amigos e familiares, mesmo que virtualmente, é fundamental para o restabelecimento de sua saúde.
“O Governo da Bahia tem uma atenção especial com a saúde e tem investido bastante nas unidades hospitalares. E nesse período de coronavírus alinhamos várias ações, sempre organizando as melhores práticas para o atendimento humanizado, e assim, oferecer os serviços necessários para a plena recuperação das pessoas sob os nossos cuidados”, concluiu.
A nova indicação do deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB), direcionada ao governador da Bahia Rui Costa (PT), sugere a instalação de um hospital de campanha no município de Itajuípe, no sul da Bahia, para ampliar o enfrentamento à covid-19 na região. Essa unidade de saúde, conforme documento encaminhado ao governo, será de fundamental importância para ampliar a capacidade de atendimento e tratamento da população local e dos municípios circunvizinhos, em razão do alto número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no sul do estado.
“É uma preocupação da população essa falta de leitos para atender os infectados. Conversei com a pré-candidata a prefeita de Itajuípe, Si Dantas, e ela defende que a região tenha mais leitos para atender a região. Precisamos tratar os mais vulneráveis que estão distantes dos grandes centros e capitais, e aumentar as chances de cura. E o governo do estado tem atuado para regionalizar a saúde, o que ajuda no desenvolvimento do setor. A unidade deve ser construída por meio da Secretaria Estadual de Saúde [Sesab]. O titular Fábio Vilas-Boas tem essa preocupação e sabe da importância da ação para a Bahia durante essa crise sanitária”, fundamenta Marcelinho Veiga.
O parlamentar diz que o suporte a regiões, que passam por complicações no número de leitos de UTI disponíveis para atendimento de pacientes infectados, deve ter atenção maior do estado. “Essa indicação é uma intervenção gerada justamente pelo alto número de pessoas contaminadas no município e na região circunvizinha”, frisa Marcelinho. São mais de 200 casos confirmados em Itajuípe. Na região, que tem Coaraci, Itapitanga, Uruçuca, Itabuna, Ilhéus, Barro Preto, Buerarema e Ibicaraí, são mais de três mil casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.