:: ‘Cidades’
ITAPÉ: EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO E PM ATUAM PARA IMPEDIR AGLOMERAÇÕES

A comunidade Itapeense tem denunciado festas e aglomerações que vem ocorrendo em alguns pontos da cidade, mesmo no atual cenário de aumento de casos confirmados de Coronavírus no município.
Para atender às denúncias, fazendo cumprir às medidas de combate à Covid-19 e prevenção à saúde da população, a Prefeitura de Itapé, através de uma equipe de fiscalização, com apoio da Polícia Militar, têm intensificado esforços para impedir eventos clandestinos continuem sendo realizados na cidade.
A falta de leitos nos hospitais da região, o constante aumento de casos confirmados de Coronavírus que vem sobrecarregado o sistema de saúde, emitem um forte alerta para que os moradores evitem realizar ou participar de eventos que possam servir de transmissão comunitária da doença.
Para denunciar aglomerações, o Itapeense pode ligar para a polícia militar através do telefone 98889- 4757, ou disque Covid-19 98867-1615. O morador não precisa se identificar.
POÇÕES: PREFEITURA REALIZA REFORMA DA QUADRA POLIESPORTIVA DA ESCOLA ALEXANDRE PORFÍRIO
Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Poções, através da Secretaria de Educação, iniciou mais uma grande reforma. A contemplada desta vez foi a Escola Alexandre Pórfirio.
A Quadra de esportes da escola vai receber uma grande reforma, com instalação de uma nova cobertura, piso, uma nova pintura, traves e demais reparos.
“Estamos trabalhando incansavelmente para garantir mais educação e esporte para os nossos alunos, e em breve eles vão poder desfrutar desse grande equipamento. Educação e esportes são prioridades para nossa juventude.” disse o prefeito Léo Mascarenhas.
ALMADINA: PREFEITURA INICIA TESTAGEM EM MASSA DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E COMERCIANTES CONTRA A COVID-19

Após testar todos os profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate a Covid-19, a Prefeitura de Almadina, começou nesta sexta-feira (17) a realizar testes rápidos do coronavírus em funcionários públicos do município. E na manhã de sábado (18), foram testados trabalhadores do comércio municipal, um dos grupos expostos à transmissão do coronavírus. Uma iniciativa fundamental para o diagnóstico precoce da doença e, consequentemente, para o tratamento mais adequado.
O teste rápido identifica se o corpo já teve contato com o novo coronavírus, e o resultado sai em poucos minutos.
“Com a testagem em massa levamos segurança para os comerciantes, funcionários e população. É uma maneira para evoluirmos no controle da pandemia. O nosso boletim terá uma alta por conta dessa testagem, mas dentro disso, existe um controle da Secretaria de Saúde, para que a gente identifique e tome as devidas providências”, declarou a Secretária de Saúde, Neuza Maria.
ITAPÉ: PREFEITURA DESMENTE PAGAMENTO DE 12 MIL PARA DISPARO DE WHATSAPP
Nessa sexta-feira (17) pessoas ligadas ao grupo de oposição política de Itapé vem afirmando nas redes sociais que a Prefeitura de Itapé realizou o pagamento de 12 mil para uma empresa efetuar disparos de mensagens de Whatsapp.
No entanto, a Prefeitura informa a população que, embora a contratação é legal, dentro da lei – inclusive vários municípios efetuaram a mesma forma de contrato – não foi exercido o pagamento total conforme divulgado.
Desde o início da gestão, não existe nenhuma despesa ou contratação de nenhuma agência de publicidade, como forma de reduzir às despesas e priorizar os pagamentos salariais e serviços essenciais prestados à população.
Diante disso, e com o objetivo de manter a população Itapeense atenta às informações à cerca do enfrentamento ao Coronavírus, foi exercido legalmente à contratação da empresa de envios de conteúdos.
O governo municipal também destaca que todo o processo consta no portal de transparência do município e em momento algum foi notificado pelo órgão fiscalizador (TCM) comprovando a legalidade da contratação.
Para finalizar, a Prefeitura ressalta que desde o início da pandemia, diversas atividades estão sendo executadas pelo município para prestar assistência, mobilizar e preservar a saúde da população como a compra de testes rápidos, equipamentos de proteção para os profissionais (epis), medicamentos, bem como distribuição de cestas básicas, merenda escolar, dentre várias outras ações em prol da população.
Prezando sempre pela transparência e informação para com a população, a prefeitura fica à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
ALMADINA: PREFEITURA ANUNCIA PAGAMENTO DO PMAQ PARA OS SERVIDORES DA SAÚDE
Na última quinta-feira (16) o prefeito Milton Cerqueira e a Secretária de Saúde, Drª Neuza estiveram reunidos para anunciar o pagamento do incentivo do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica, o PMAQ, para os servidores da Saúde do Município de Almadina.
O PMAQ tem como principal objetivo ampliar a qualidade da assistência à saúde para os usuários fortalecendo a estratégia de Saúde da Família no município e também qualificando e gratificando os envolvidos no desempenho do programa, onde os profissionais da Atenção Básica e apoiadores são primordiais no desenvolvimento do programa.
Com isso, o Prefeito Milton Cerqueira reafirma seu compromisso com a valorização profissional em todas as áreas e a garantia do Prêmio de Qualidade e Inovação. “Quando assumimos a Prefeitura, no dia 01 de janeiro de 2017, firmei o compromisso de manter os pagamentos em dias e assim venho mantendo”
Ainda de acordo com o prefeito Milton Cerqueira, este benefício representa uma valorização dos profissionais da Saúde e reflete a qualidade nos serviços oferecidos à população, bem como nas condições adequadas de trabalho dos servidores. “Valorizar os profissionais com a qualificação necessária”, comentou.
A Secretária de Saúde, Drª Neuza explicou que, “Estamos seguindo a determinação da lei, premiando aqueles servidores que se esforçaram para alcançar a melhoria incentivada pelo programa. O pagamento do PMAQ é a demonstração do compromisso da gestão do Prefeito Milton Cerqueira com os almadinenses, promovendo a melhoria dos atendimentos e valorização das equipes de trabalho”, realçou a secretária.
ITABUNA: PREFEITURA COMBATE INFRAÇÕES AO TOQUE DE RECOLHER
O trabalho para assegurar o cumprimento do Decreto N°13.738, cada dia ganha mais força. Nesta quinta-feira,16, os fiscais da Secretaria de Indústria e Comércio multaram 16 lojas no centro de Itabuna, por estarem abertas após às 15 horas. Além das multas os fiscais notificaram 6 estabelecimentos que estavam funcionando no sistema “meia porta”.
O diretor de Indústria e Comércio, Edvaldo Alves, disse que mesmo com as ocorrências, a medida está sendo obedecida pela maior parte das lojas. “São muitos estabelecimentos, e poucos locais infringem a determinação”, ponderou.
Já na quarta-feira a noite, os fiscais multaram seis bares na região do Berilo, que fica Mangabinha. “Em um dos bares, o dono fechou a porta assim que viu os fiscais. Mas chegamos a apreender três cadeiras, que estavam na calçada”, disse Edvaldo Alves.
ITABUNA: HOSPITAL DE BASE, FESTEJA MAIS UMA ALTA DE PACIENTE COVID-19

Após uma semana de internamento em leito clínico por conta de complicações nos sintomas da COVID-19, o servidor público municipal, Carlos Latrilha, 63 anos, recebeu alta na tarde de ontem (15), após ter dado entrada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna, com dificuldade respiratória. “Procurei atendimento porque minha respiração estava fraca. Fui logo internado e graças a dedicação da equipe que cuidou de mim, já me encontro em casa, com a minha família”, disse.
Carlos Latrilha conseguiu vencer a doença e recebeu alta com a ausência de sintomas e função respiratória restabelecida. Na saída do hospital, ele foi recebido com festa pelos profissionais de saúde, por ser mais um paciente que vence a COVID-19, no Hblem. Nas redes sociais, ele agradeceu o apoio de todos: “Agradeço primeiramente ao nosso bom Deus me concedeu a cura e a vida, bem como aos amigos pelas orações”.
ITABUNA: HOSPITAL DE BASE ADQUIRE EQUIPAMENTOS E QUALIFICA ATENDIMENTO
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães segue melhorando sua estrutura para melhor atender a população de Itabuna e região. Nos últimos dias, o Hospital recebeu equipamentos que foram adquiridos com o objetivo proporcionar maior conforto aos pacientes internados nos leitos de UTI/CTI. Dentre as melhorias, o destaque vai para 19 Camas Fawler Elétricas e 3 Autoclaves modernas que já estão em uso, beneficiando os pacientes.
De acordo com Roberto Gama, presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, entidade mantenedora do HBLEM, das 19 camas adquiridas, 9 foram destinadas às CTIs de fluxo geral e 10 foram destinadas à ala exclusiva de pacientes com a COVID-19. Com a melhoria, o Hospital reafirma o destaque no atendimento à população.
As camas fawler elétrica, além de serem mais modernas, facilitam o trabalho dos profissionais de saúde e são dotadas de motores para poderem fazer o movimento de dorso e pernas. Já as Autoclaves são aparelhos que se caracterizam pela capacidade de esterilização de materiais e utensílios diversos.
Vale ressaltar que, desde 2017, o Hospital de Base vem recebendo importantes melhorias. Além de reformas nas enfermarias, o Hospital adquiriu modernos equipamentos, que o transformaram numa referência em diagnóstico por imagem, e, mais recentemente, foram adquiridas 160 novas poltronas reclináveis, acolchoadas e com apoio para os pés, destinadas a acompanhantes de pacientes internados nas quatro enfermarias. O Hospital de Base de Itabuna atende pacientes de cerca de 160 municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, através do Sistema Único de Saúde-SUS.
ITAJUÍPE: SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA TESTAGEM NA POPULAÇÃO

Na manhã desta quarta-feira, 15, o Secretário de Saúde, Renato Júnior, participou de uma entrevista na Rádio Comunitária 104 FM. A entrevista, que faz parte do programa semanal Prefeitura Com Você, destacou a importância da testagem da população itajuipense para detecção da Covid-19.
O Secretário de Saúde ressaltou o importante trabalho realizado para a detecção dos casos na cidade, com o objetivo de testar dez por cento da população local. Renato afirmou que Itajuípe tem uma política de combate a Covid-19 que se destaca na região, lembrando que os altos índices apresentados até agora pelo município são reflexos desta iniciativa.






































