:: ‘Cidades’
ITABUNA: INDÚSTRIA E COMÉRCIO FAZ BALANÇO POSITIVO DAS FISCALIZAÇÕES NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Indústria e Comércio, que é vinculado a Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, faz um balanço positivo destes primeiros 15 dias de funcionamento do comércio da cidade, validado pelo Decreto de nº 13.738. De acordo com o diretor de Indústria e Comércio, Edvaldo Alves, nesta segunda etapa de retomada da economia, foram multadas 18 lojas na área central da cidade.
Para o Diretor, o trabalho, que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, tem uma balanço positivo. “Esta semana apenas uma loja de utilidades domésticas foi multada, por estar aberta após às 15 horas. A cada dia que as pessoas estão mais conscientes”, comemora. Edvaldo Alves reforça a importância de os comerciantes cumprirem rigorosamente a medida, que determina o funcionamento das lojas no horário das 9 horas às 15 horas.
Na primeira segunda-feira após a abertura, 13 de julho, os fiscais chegaram a multar 10 estabelecimentos. A maioria do ramo de confecções. No entanto, esse número vem reduzindo a cada dia. “Estamos na rua até às 18 horas, mas todos estão cumprindo o que determina o decreto”, frisa. Vale ressaltar que as fiscalizações permanecem acontecendo também aos domingos nas feiras livres da cidade. “Ficamos até às 13 horas para orientar feirantes e consumidores a usarem a máscara e evitarem aglomeração”, informa Edvaldo Alves.
Óticas
Os fiscais fizeram vistorias em 12 óticas de Itabuna na manhã de hoje. O objetivo foi orientar esses estabelecimentos a fecharem as portas às 15 horas, porque muitos estavam seguindo o primeiro Decreto, em que permitia apenas o funcionamento de serviços essenciais e alguns estabelecimentos comerciais, como por exemplo, as óticas. Desta forma, eles estavam estendendo o horário de funcionamento. “As óticas permaneceram abertas desde o início da pandemia, mas agora eles precisam se adequar ao Decreto 13.738”, finaliza o diretor de Indústria e Comércio.
ITAPÉ: PREFEITURA COMPRA TOTENS-HIGIENIZADORES DE ÁLCOOL EM GEL E TESTES RÁPIDOS
A prefeitura municipal de Itapé, por meio da secretaria de saúde, segue intensificando às ações de combate ao coronavírus no município para prestar total assistência à população.
Nesta semana, o governo municipal realizou a compra de 10 totens-higienizadores de álcool em gel para serem instalados nas repartições públicas.
Os equipamentos serão instalados nos espaços públicos, como secretaria de saúde, policlínica, Cras, dentre outros setores.
A aquisição dos totens com dispenser de álcool em gel, com pedal, tem o objetivo de ajudar na higiene das mãos e no enfrentamento ao coronavírus.
COMPRA DE TESTES RÁPIDOS
Outra aquisição para atender a demanda no município é a compra de mais 500 testes rápidos.
Para atender a eficácia dos resultados, os profissionais de saúde informam que os testes rápidos só podem ser aplicados apenas quando o paciente manifestar o 10º dia de sintomas.
“Os equipamentos vão auxiliar na higienização da população que busca atendimento no serviço público, garantindo a segurança do cidadão e dos servidores públicos, reduzindo a possibilidade de contaminação e transmissão do coronavírus. Já os testes rápidos chegam para reforçar as ações de testagem da nossa comunidade. Vamos seguir intensificando todos os esforços para preservar a saúde de nossa população” destaca o prefeito Naeliton Rosa Pinto.
FLORESTA AZUL: PREFEITURA INAUGURA CENTRO DE REFERÊNCIA DA COVID-19
A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Saúde inaugurou na última quarta-feira (22) o Centro de referência da covid-19 que fará atendimento de pacientes com coronavírus e com síndromes gripais, para que os postos de saúde possam voltar a executar seus acompanhamentos e programas rotineiros e as pessoas não tenham receio de procurar atendimento nas unidades.
A inauguração foi simbólica e o centro já está funcionando 24h totalmente equipado e com profissionais preparados para receber os pacientes infectados. Os atendimentos estão acontecendo na sede recém inaugurada do Posto de Saúde Marcelina Bispo, que retomou suas atividades cotidianas em sua antiga sede onde continuará até que a pandemia chegue ao fim.
A prefeita Gicélia Santana e a secretária de saúde Louise Prates estiveram presentes na inauguração. Na oportunidade a prefeita ressaltou a necessidade em ter o centro da covid-19 no município para aliviar as demandas dos postos de saúde e acabar com o medo da população de procurar atendimento médico por outras doenças.
ITABUNA: ROTARY CLUB RECEBEU GOVERNADORA ASSISTENTE 2020-21 DO DISTRITO 4391 EM REUNIÃO VIRTUAL

A terceira reunião do Rotary Club de Itabuna no ano rotário 2020-21 aconteceu na noite de terça-feira, 21 de julho, através da plataforma zoom e contou com a participação, pela primeira vez nesta gestão, da governadora assistente do Distrito 4391 Alessandra Garcia Morelli, presidente 2019-20 do Rotary Club de Ilhéus. Estiveram presentes também o presidente do Rotaract Itabuna Universitários 2020-21 Paulo Uendel da Silva, o governador 2009-10 Antônio Luís Coelho e o vice-governador 2020-21 Paulo Pereira que são membros do clube itabunense.
Convidada da noite, a governadora assistente esteve representando o casal governador do D4391 no ano rotário 2020-21, Luiz Antonio Cruz e Yara Maria Cruz, que tomou posse no primeiro dia desse mês de julho. Morelli apresentou, em nome do governador, uma mensagem de motivação, convidando os companheiros para o serviço apesar de todos os desafios que a gestão irá enfrentar diante das mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus e falou sobre o lema desse ano rotário: “O Rotary abre oportunidades”.
“Estabelecemos metas e abrimos oportunidades no servir mesmo diante de um cenário inusitado. Estamos vivendo essa nova modalidade no Rotary e com crescimento e superação, acredito que alcançaremos o sucesso esperado e celebraremos esse novo momento”, incentivou.
Além da participação da convidada, questões relacionadas ao enfrentamento à COVID-19 na cidade e os impactos sofridos pelos mais diversos setores da sociedade diante do atual cenário foram debatidos pelos rotarianos.
ITAPETINGA: PREFEITURA SEGUE COM TRABALHO DE REFORMA DAS UNIDADES ESCOLARES
Acreditando que o desenvolvimento não pode parar apesar da pandemia, a prefeitura de Itapetinga segue com o trabalho de reforma das unidades escolares. Sem alunos em sala de aula, o município aproveitou para fazer uma reestruturação das escolas Clero Pedreira e Clodoaldo Costa.
Redes hidráulicas e elétricas foram completamente refeitas. Os banheiros foram ampliados e reprojetados para oferecer maior acessibilidade. Os ambientes ganharam mais luz, novos pisos e mais cor.
“Quando cheguei aqui em 2017 eu fiquei chocada com o que vi. Uma escola em péssimo estado de conservação, um verde escuro que nada condizia com uma escola de Fundamental I. Eu pedi muito por essa reforma. E me angustiava a demora. Mas, infelizmente, havia escolas com problemas estruturais muito piores que os nossos e era preciso esperar. O que me traz uma alegria muito grande é saber que quando as crianças chegarem aqui elas vão ter uma outra escola”, falou Patrícia Carvalho, diretora da escola Clodoaldo Costa.
Desde 2017, a prefeitura vem reformando unidades escolares. A escola Maria Amélia estava interditada pelo Ministério Público por apresentar risco de desabamento. Ela e mais outras dezenas de escolas passaram por mudanças nas suas estruturas. No campo, todas passaram por algum tipo de intervenção.
“A gente acredita que qualquer desenvolvimento perpassa pela escola. É por isso que nós estamos investindo recursos próprios para melhorar o ambiente escolar, oferecer mais conforto e espaços adequados para o aprendizado. Seguimos mantendo o propósito de fazer de Itapetinga uma cidade educadora”, disse Ieda Xavier, Secretária de Educação.
ILHÉUS: CONTRATOS DO LIXO FORAM CELEBRADOS NA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR, DESTACA RELATOR
O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), José Alfredo Rocha Dias, relator do processo de auditoria dos contratos dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos do município de Ilhéus, durante a sessão do TCM que aconteceu na última terça-feira (21), em sua manifestação, destacou que as referidas contratações foram celebradas na administração anterior e que a atual gestão municipal, do Prefeito Mário Alexandre, cuidou de corrigir o erro cometido anteriormente, com a alteração do critério técnico de medição do lixo, passando, de quilometragem, para toneladas, conforme o recomendado pelos tribunais.
“O próprio relatório aponta inconsistências ou impropriedades em cada um dos contratos”, declarou o Conselheiro. E continuou: “Em 2013, a Procuradoria Administrativa da comuna chamava a atenção para a necessidade de utilização do critério de toneladas, e isso não foi atendido”.
O pregão presencial que teve como vencedora a empresa “Solar Ambiental e Montadoria Ltda-ME”, de nº 01 é do ano de 2013. Já o pregão presencial que teve como vencedora a empresa “Ambiental BR Resíduos Ltda – ME”, é do ano de 2015.
A Prefeitura Municipal de Ilhéus informa que os referidos contratos do lixo foram herdados da administração passada, e, estes, em seu nascedouro, já foram constituídos com vícios, conforme o apontado pelo TCM-BA, não obstante o empenho da presente Administração em sanar os erros do governo anterior e garantir a continuidade da prestação dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos do Município.
Da referida decisão que julgou procedente pela irregularidade nas referidas contratações, cabe recurso, o que será devidamente apresentado pelo Município.
ITABUNA: IGREJA BATISTA TEOSÓPOLIS DISTRIBUI DONATIVOS PARA PROJETOS E COMUNIDADES CARENTES
O Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, no sul-baiano, vem distribuindo donativos para várias instituições, projetos e comunidades carentes de Itabuna. Foram doadas 1.500 máscaras de proteção para o setor de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna; para mães da atendidas pela Maternidade Ester Gomes por meio do Projeto “Fale com a parteira”; Albergue Bezerra de Menezes; e para o Abrigo do Dr. Baldoíno, além de pessoas de comunidades pobres da cidade.
A Igreja Batista Teosópolis, uma das mais tradicionais da cidade, também contribuiu para aquisição de material para confecção de máscaras do Hospital de Base de Itabuna, além de doar kits com toalha e lençol para o Hospital de Base e para a Santa Casa, especialmente aos profissionais de saúde que estão confinados para atendimentos aos pacientes da Covid-19.
CESTAS BÁSICAS
O Ministério da Ação Social da Igreja vem realizando, mensalmente, a distribuição de 60 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. Uma equipe de psicólogos membros da igreja e voluntários vem atendendo profissionais de saúde e da segurança pública.
ITABUNA: POLICLÍNICA REGIONAL RETOMA ATENDIMENTO EM ITABUNA
Após meses de suspensão do atendimento por conta da pandemia da COVID-19, a Policlínica Regional de Itabuna, mantida pelo Governo do Estado e um consórcio intermunicipal, retomou esta semana os serviços oferecidos a população regional. “Foi feito um rigoroso planejamento para o retorno gradual das atividades nas policlínicas regionais, sendo aplicados todos os protocolos de segurança; o objetivo do governador Rui Costa é, em primeiro lugar, salvar vidas”, disse o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
De acordo com a diretora geral da unidade, Elizia Meire R. Couto, o atendimento foi retomado neste primeiro momento de forma parcial, sendo atendidos apenas pacientes de Ilhéus e Itabuna. A expectativa é de que seja ampliado para os pacientes dos demais municípios na próxima semana.
“Estamos ofertando em média 200 consultas/exames por dia, das diversas especialidades: Angiologia, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrino e Urologia. Vale ressaltar que o atendimento está sendo feito das 07 às 18 horas”, informou a diretora. Entre os exames disponibilizados, Mamografia, Ultrassonografia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Raios-X, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.
Entre as medidas de prevenção que a direção da unidade adotou para a retomada do atendimento: testagem para detecção da Covid-19 de todos os servidores; obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual; instalação de lavatórios na área externa; triagem de todos pacientes e funcionários na entrada da Policlínica; redução em 50% dos atendimentos para evitar aglomeração; instalação de barreiras físicas nas recepções e organização dos assentos de modo que o distanciamento social seja respeitado.
Também a disponibilização de álcool em gel nas dependências da Policlínica; redução em 50% do número de pacientes no transporte sanitário; intensificação da higienização da unidade; e colocação de cartazes informativos sobre as medidas de prevenção.
FLORESTA AZUL: PREFEITURA ENTREGA DE EPIS PARA OS FUNCIONÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Prefeitura entregou na manhã desta segunda-feira (20) equipamento de proteção individual – EPIS completos para todos os funcionários da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de proporciona-los segurança e proteção na execução de suas atividades diárias.
A compra foi realizada com recursos do Governo Federal destinados exclusivamente para a compra de EPIS para trabalhadores da Assistência Social, os kits contêm: Máscaras, luvas, álcool gel, protetor facial e toucas.








































