O governador Rui Costa foi um dos participantes da live que tratou do ‘Consórcio Nordeste e a importância política na atual conjuntura’, no início da noite desta quarta-feira (15). Transmitido pelas redes da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – Bahia (ABJD-BA), o encontro virtual ainda contou com nomes como o dos governadores do Maranhão, Flávio Dino, e do Piauí, Wellington Dias.
Presidente do Consórcio Nordeste, Rui fez questão de enaltecer a entidade. “O Consórcio é um instrumento que atua de forma associada com o Fórum de Governadores do Nordeste, uma entidade que se fortaleceu muito 2014 para cá. O Consórcio [que possibilita entre outras coisas compras coletivas, compartilhamento de experiências, projetos e a realização de ações administrativas conjuntas] é também uma ferramenta importantíssima de gestão e de fortalecimento do pacto federativo, hoje tão fragilizado e tão questionado, principalmente com base nas ações do governo federal que tem optado por confrontar os entes federados, especialmente estados e municípios”, pontuou.
O governador da Bahia citou como exemplo os vetos feitos nesta quarta-feira (15) a artigos da Lei de Saneamento. “Já havia sido pactuado, no Congresso Nacional, com senadores, deputados federais e os próprios governadores, um texto que garantia uma transição que impedisse a judicialização dos processos, de forma a permitir a atração de investimentos, mas esse documento sofreu alterações”, apontou Rui.
O governador baiano ainda refletiu sobre a guerra ideológica travada por algumas figuras políticas brasileiras. “Conviver numa democracia é conviver com a diversidade, é dialogar e expor ideias para quem faz parte da nossa sociedade, mas pode pensar diferente de nós. Quem se elege tem a obrigação e a missão de representar, durante o mandato, todo o conjunto dessa sociedade, mesmo que para determinada parcela que não votou neste ou naquele candidato. Esse tem sido um exercício permanente da nossa gestão. Conseguimos dialogar com diferentes administrações em diferentes regiões do estado com o propósito de melhorar a vida de baianos e baianas”, ressaltou.
Além dos governadores e do advogado sanitarista e membro da ABJD Thiago Campos, participaram do encontro, como mediadoras, as advogadas e professoras Carol Proner (UFRJ), Daniela Borges (Ufba) e Ariadne Barreto (Uefs).
Consórcio
Criado em março de 2019, o Consórcio Nordeste é composto pelos nove estados nordestinos e foi formulado com o intuito de tratar de comércio de bens e serviços e outros assuntos de interesse comum. Desde a implantação a entidade já realizou compras conjuntas (com preços mais baixos do que se cada Estado, em separado, fizesse a aquisição), bem como implantou políticas públicas de forma integrada.
A Prefeitura de Ibicuí deu início a reforma de toda Praça São Pedro e sua requalificação, além da construção do Auditório Municipal.
A praça São Pedro é onde está situada a matriz da Igreja Católica e receberá nova pavimentação, canteiros e área de convivência, além de quiosques que serão ocupados por permissionários que estavam situado na ladeira da Rua Manoel Novais.
Nessa mesma praça, será construída o Auditório Municipal, onde ficava uma estrutura de uma obra abandonada a mais de 20 anos e que será integrada à praça.
Em contato com o prefeito Marcos Galvão (PSD), o mesmo relatou ao site a alegria dessa importante obra. Segundo o prefeito a praça São Pedro tinha passado por duas intervenções no passado, mas que não se comunicavam entre si. Já agora a praça ganhará novo espaço de circulação e convivência das famílias, com rua integrada e a alameda que leva ao Colégio São Pedro.
Em relação ao Auditório, Marcos diz ter assumido o compromisso com a juventude e setores da cultura na construção do mesmo, já que a cidade não possui equipamento que atendessem a eles.
Por fim, o prefeito ressaltou que o projeto respeitou as árvores existentes no local, que deixarão o ambiente mais agradável. A previsão é que a obra conte com duas frentes de trabalho e esteja finalizada em 4 meses.
A Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria de Assistência Social entregou na última sexta-feira (10) alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, fraldas, dentre outros ao Lar São Vicente de Paulo, adquirido através do repasse financeiro emergencial de recursos federais para a execução de ações socioassistenciais e estruturação da rede do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
A secretária de assistência social, Glécia Andrade, que acompanhou a entrega dos produtos explicou que ação visa contribuir na promoção de condições sanitária adequadas à proteção, prevenção e redução de riscos quanto à infecção ou disseminação do Coronavírus.
O abrigo cuida de 23 idosos que são acompanhados por uma equipe de profissionais que dão todo suporte nos seus cuidados diários, desde a alimentação, higiene pessoal e do ambiente, até cuidados com a saúde e lazer. Dentre os profissionais, estão assistentes sociais, educador físico, psicólogo, técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, além de visitas de profissionais médicos e enfermeiros periodicamente.
O Lar tem o apoio institucional da prefeitura, que dispõe de alguns dos profissionais e serviços de cuidados e proteção desses idosos e conta também com a ajuda de voluntários. Alguns serviços estão suspensos neste período da pandemia devido ao risco de contágio.
Para ampliar de forma ágil a detecção de pessoas com o novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Almadina, por meio da Secretaria de Saúde recebeu nesta quarta-feira (15) mil testes rápidos. O material foi recebido pelo prefeito Milton Cerqueira, acompanhado da Secretaria de Saúde, Neuza Maria, os vereadores José Carlos (Zé Baixinho) e Wilson Freitas (Chui) e funcionários da saúde.
“A realização da testagem rápida permitirá a identificação de pessoas infectadas pelo vírus e o encaminhamento imediato desse paciente ao isolamento social. Nossa expectativa com a medida é achatar ainda mais a curva epidemiológica na cidade”, declarou Neuza, Secretária de Saúde.
As obras da Prefeitura Municipal de Iguaí não param, aqui o trabalho continua. A quadra do Bairro Maria Mota (Olarias/Roça Comunitária,) está passando por reforma e receberá um piso para melhorar a qualidade da pratica do esporte na mesma.
A quadra foi abandonada inacabada pela antiga gestão, e agora o Prefeito Rony Moitinho está concluindo a mesma para beneficiar os moradores da localidade e todos esportistas.
O objetivo é obter e criar banco de dados no trabalho no campo da Cultura
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizam cadastro de trabalhadores do campo cultural atuantes nos 27 territórios de identidade baiano. Um dos objetivos é aproximar as ações da secretaria do seu público alvo, tendo em vista a adoção das políticas públicas no campo cultural.
A ideia também consiste na criação de banco de dados a partir de formulário digital disponibilizado no site da SecultBA, voltado para trabalhadores do segmento cultural. A partir desse banco de dados ter um reflexo de quantos, onde e a área cultural que cada um desses agentes atua dentro da cadeia produtiva. O corpo técnico do SINEBAHIA dará suporte para o levantamento dos dados coletados e para os relatórios estatísticos a partir do banco de dados a ser criado a partir destes cadastros.
A Prefeitura Municipal de Floresta Azul deu início a obra de pavimentação do bairro Riva Dávia Macêdo. As ruas já começaram a receber os assentamentos dos meios fios e paralelepípedos, a obra beneficiará toda a população do bairro.
Essa obra será custeada com os recursos oriundos do pré-sal, e custará cerca 360.496,90 . É mais um sonho antigo da comunidade florestense sendo realizado pela atual administração.
A Prefeita Gicélia Santana disse está muito grata em poder fazer parte da realização de mais um sonho dos moradores de Floresta Azul e em especial da comunidade do bairro Riva Dávia Macêdo.
A população Itapeense tem acompanhado de perto conquistas, ações e investimentos importantes da Prefeitura Municipal de Itapé, sob a gestão do Prefeito Naeliton Rosa Pinto, e que promove mais qualidade de vida para à comunidade e faz a cidade se desenvolver cada vez mais.
OBRAS
Além das diversas obras, dentre elas de pavimentação que já chegaram em todos os bairros da cidade, a Prefeitura de Itapé deu início à criação de rede de esgoto da Travessa Duque de Caxias, distrito do Entroncamento. Mais uma obra aguardada a anos pelos moradores locais. A rua também receberá obras de pavimentação.
Outra obra de grande importância é a construção de 42 banheiros, que já teve início no Bairro Luís Viana Filho. Famílias de todos os bairros da cidade serão beneficiadas.
SALÁRIOS EM DIA
Uma das principais marcas do governo municipal, é o pagamento rigorosamente em dia. Já são 42 meses consecutivos com os vencimentos quitados de todo funcionalismo, seja efetivos, comissionados e contratados.
EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO
Uma das ações do governo municipal, através das Secretarias de Saúde e assistência social, com o objetivo de fazer cumprir às medidas de combate ao Coronavírus no município, foi a criação de 2 equipes de fiscalização. Uma delas, compostas por profissionais de saúde, atua auxiliando o comércio local, enquanto a outra, em parceria com a polícia militar e a guarda municipal, atende a denúncias de aglomerações e eventos nos finais de semana.
COMPRA DE TESTES RÁPIDOS
Os testes rápidos só podem serem utilizados apenas quando o paciente manifestar sintomas após o 7° dia. Para suprir essa demanda, a Prefeitura adquiriu nesta semana, aproximadamente 700 unidades para atender a população.
INSTALAÇÃO DE EMPRESA
Com a expectativa de gerar aproximadamente 30 empregos diretos iniciais, o Prefeito de Itapé, em parceria com a empresa de laticínios DAVACA, pretende iniciar suas atividades até o próximo mês de agosto. Além dos empregados gerados, exclusivos para atender os morad6de Itapé, a empresa vai gerar renda no município com a aquisição de todo material de construção para a reforma do galpão, localizado no distrito do Entroncamento.
Além de todas estas ações, a Prefeitura de Itapé intensifica os serviços tspa-buracos, da manutenção de iluminação pública, recuperação de estradas rurais, distribuição de máscaras descartáveis, desinfecção de ruas, dentre várias outras atividades para atender a população.
A Prefeitura de Itajuípe prorrogou, nesta segunda, 13, o toque de recolher no município. A medida, que já foi realizada algumas vezes, visa contribuir por mais tempo com o distanciamento social da população.
O novo decreto prorroga até o dia 29 de julho de 2020 o período do toque de recolher para confinamento domiciliar obrigatório, entre os horários das 20h00min até as 05h00min do dia seguinte. A implantação do toque de recolher tem ajudado na redução da mobilidade da população no município, facilitando o isolamento social e contribuindo para as medidas enfrentamento da emergência de saúde pública instalada.
Par ao prefeito Marcone Amaral “O toque de recolher tem sido efetivo e ajudado a reduzir a circulação de pessoas em nosso município. Nossas equipes de fiscalização e da saúde estão empenhadas na proteção de nossa população, mas precisamos também da colaboração de todos os cidadãos para conter o avanço do coronavírus em nossa cidade”, declarou.
A cerimônia de transmissão de cargo para a presidência e a posse da nova diretoria da Casa da Amizade – instituição vinculada ao Rotary Club de Itabuna – para a gestão 2020-21, aconteceu virtualmente na noite da última sexta-feira, 10 de julho. A esposa do presidente 2020-21 do clube, Marcus Vinícius Rodrigues, Cheila Tatiana de Almeida Santos, recebeu o cargo de Marta Furtado Oliveira, que esteve à frente da Casa da Amizade no último ano rotário. A solenidade contou com a presença do casal governador 2019-20 do Distrito 4391 Paulo Pereira e Maria Auxiliadora Costa, além de representantes do Distrito, rotarianos e membros da Casa da Amizade, que deram boas vindas à nova líder.
Composta pelas esposas e parentes de rotarianos, a Casa da Amizade é responsável por promover ações sociais e filantrópicas e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas por seu respectivo Rotary Club. De acordo com seu estatuto, tem por objetivo auxiliar preferencialmente as instituições que se dedicam à proteção da infância, sem faltar com a assistência a outras obras sociais. A gestão 2019-20 desenvolveu um belo trabalho em favor dos pequenos, tendo realizado, entre outras ações, a festa do dia da criança na Creche Menor Aprendiz no bairro Fonseca e o Natal das crianças da escola do campo João Café, além de colaborado com a Quinta da Alegria, como recordou Marta Furtado em seu discurso de despedida. “A Casa da Amizade tem sua origem em movimentos sociais e todas as nossas ações foram realizadas com carinho e dedicação com o objetivo de proporcionar às crianças da nossa comunidade uma melhor qualidade de vida” explicou.
Marta desejou ainda sucesso e uma gestão abençoada à presidente e sua nova diretoria, e reconheceu o apoio recebido durante o ano rotário que se encerra. “Agradeço à minha família, à nossa diretoria que nos deu todo suporte para realizar essas ações e aos rotarianos pela parceria nos projetos e confiança depositada na Casa da amizade. Esse momento delicado da pandemia nos leva a muitas reflexões, mas que não percamos a fé que isso logo passa”, recomendou.
“Feliz e motivada por estar assumindo a Casa da Amizade no ano rotário de 2020-21”, assim a presidente empossada definiu seus sentimentos. Cheila Tatiana iniciou sua fala lembrando a capacidade da mulher de realizar múltiplas tarefas e incentivando sua equipe para que possam fazer um brilhante trabalho à frente da Casa da Amizade. A presidente destacou ainda que, com as dificuldades financeiras, sociais, políticas e econômicas impostas pela pandemia, a nobre atitude de servir se torna primordial. “Como o nosso foco é servir, essa gestão será diferente. A crise cria oportunidades e o nosso desafio é de nos reinventar. Servir à distancia é inusitado, mas tenho certeza de que venceremos juntos. Vamos fazer tudo de um jeito novo, preservando ao outro e a nós mesmos e do distanciamento sairá colaboração, generosidade, envolvimento e o senso de trabalho em equipe. Vamos em frente!”, encerrou.