:: ‘Cidades’
ILHÉUS: OBRAS INICIAIS PARA IMPLANTAÇÃO DO PORTO SUL SÃO AUTORIZADAS
Iniciativa vai gerar empregos e estimular a economia local. BAMIN e empreiteiras vão adotar protocolos rígidos em relação ao Coronavírus
A BAMIN assinou na semana passada a ordem de serviço para início da primeira fase das obras de execução para a implantação do Porto Sul, em Ilhéus. Com isto a empreiteira contratada já pode iniciar a mobilização de pessoal e equipamentos para iniciar as obras. Estes primeiros trabalhos correspondem à construção de vias, instalação de sinalização, pontes, implantação de rede elétrica e de água, entre outros. São obras que vão viabilizar a etapa seguinte, que é a construção e desenvolvimento da estrutura do empreendimento.
“Para nós da BAMIN, o início desta primeira fase do projeto demonstra nossa confiança no Porto Sul, bem como na retomada econômica das regiões nas quais atuamos. É um esforço que evidencia o nosso compromisso em participar e contribuir ativamente com esta retomada”, afirma Alexandre Aigner, Diretor Financeiro e de Relações Institucionais da BAMIN. O investimento total da BAMIN é de cerca de R$ 188 milhões para as obras iniciais do Porto Sul. “Esta fase das obras vai gerar 400 empregos diretos no pico da implantação, com a expectativa de geração de outros 1.200 empregos indiretos”, completa, lembrando ainda que além de empregos, a retomada vai dinamizar a economia local, movimentando outros setores e gerando renda, em um momento em que toda a sociedade sofre os impactos econômicos da pandemia. A construção do Porto Sul, além de dotar o estado com mais um terminal portuário também vai ampliar o corredor logístico da Bahia. “Este empreendimento entre o Governo do Estado e a Bahia Mineração vai possibilitar a saída dos nossos produtos (minério de ferro, grãos do oeste) e também será uma garantia para que a licitação da concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) possa ser realizada pelo Governo Federal”, ressalta o secretário estadual de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti.
Para a BAMIN, saúde e segurança são valores inegociáveis. Além de rígidas normas de segurança, que são rotina em todos os processos da empresa, neste momento de pandemia, a BAMIN redobrou os cuidados, implantando em suas atividades todos os protocolos e orientações das autoridades de saúde, adotando melhores práticas de prevenção e controle nacionais e internacionais. Para as obras iniciais do Porto Sul, foram incluídas no contrato com a empreiteira cláusulas específicas de conduta em relação às normas referentes ao combate a COVID-19.
Sobre a BAMIN
A BAMIN é uma empresa brasileira de mineração que iniciou suas atividades em 2005 com um projeto pioneiro para o estado da Bahia. O empreendimento denominado Projeto Pedra de Ferro pretende produzir 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, apoiado em uma gestão de excelência e sustentabilidade. A BAMIN irá transformar a Bahia no terceiro estado maior produtor de minério de ferro do Brasil. A Companhia possui escritórios estratégicos em Caetité, Ilhéus, Belo Horizonte e sua matriz está localizada em Salvador.
O controle acionário da BAMIN é da Eurasian Resources Group (ERG). Com mais de 25 anos de sucesso na área de mineração, a empresa tem um portfólio de ativos de produção e projetos de desenvolvimento em 15 países, cruzando quatro continentes. A ERG é a maior produtor mundial de ferrocromo, uma importante produtora de minério de ferro, uma das dez principais produtoras de alumina e uma das maiores produtoras de cobalto e cobre.
POÇÕES: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE MUTIRÃO DE HIGIENIZAÇÃO NAS BARREIRAS SANITÁRIAS
Seguindo com as ações de combate ao coronavírus em nosso município, a Secretaria de Saúde esteve neste sábado (18) nas barreiras sanitárias, adesivando os carros do município para maior controle epidemiológico, higienizando os carros que chegavam de outros municípios e auferindo a temperatura da população, entre outras ações.
Durante a ação, moradores, transeuntes e motoristas foram orientados a respeito da importância do uso da máscara e sobre as novas regras de funcionamento para os estabelecimentos comerciais, entre outras dicas para prevenir o contágio pelo coronavírus. “É de suma importância a prevenção e a conscientização da população de que estamos atravessando um período crítico mundial, mas que se cada um de nós fizer a sua parte, sairemos dessa crise muito mais fortes”, afirmou o prefeito Leandro Mascarenhas.
A ação visou aprimorar a prevenção em nosso município, para coibir o COVID – 19. “A pasta continuará realizando esses mutirões, pois nosso principal objetivo é garantir o bem-estar e a saúde da população, combatendo a disseminação do COVID-19 em Poções”, afirmou a secretária de saúde Lorena Santos.
BARRO PRETO: PREFEITURA INICIA AULAS REMOTAS PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação anunciou nesta segunda-feira 20/07, o início das atividades remotas com os alunos da rede municipal de ensino de Barro Preto. A partir dessa data, todas as escolas iniciaram o planejamento das atividades que serão entregues aos pais dos alunos quinzenalmente.
A Escola Municipal Domingos Chaves, iniciou um projeto piloto apenas com os alunos dos 9º anos. Foi realizado um levantamento dos alunos e/ou responsáveis que possuem whatsapp, e através de áudios e vídeos, os professores irão estabelecer contato com os alunos realizando as atividades propostas. Posteriormente será estendida as demais turmas. Porém aos alunos que não possuem acesso a internet, serão disponibilizados as atividades impressas.
“A pandemia do Covid-19 nos pegou de surpresa. A nossa prática pedagógica não será mais a mesma. Será preciso nos reinventarmos no pós pandemia. Enquanto isso, precisamos estabelecer contato com nossos alunos e famílias, fortalecermos o vínculo família versus escola. Não será uma tarefa fácil! Mas, contamos com força de vontade de nossos professores e gestores, que não se rendem as adversidades e, sempre estão aptos a construir uma educação melhor para todos.” Destaca o Secretário de Educação Arley Soares.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, com base no Parecer 5/2020, do Conselho Nacional de Educação elaborou um Plano de Ação para que as escolas pudessem orientar o planejamento das atividades remotas. O referido parecer dispõe sobre reorganização do calendário escolar e sobre a possibilidade de cômputo de atividades pedagógicas não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid-19. Para o cumprimento das 800 horas mínimas, o parecer autoriza a realização de atividades pedagógicas não presenciais (mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação).
Enquanto as autoridades sanitárias estudam a data do possível retorno às atividades presenciais, a equipe da secretaria municipal de educação, está elaborando um protocolo de retorno, para dar segurança aos alunos e profissionais.
“Todos nós estamos nos reinventando. Pode ser que a gente tenha alguns problemas com pais que não vão poder acompanhar os filhos pequenos nas atividades, mas o nosso objetivo é alcançar o máximo possível de estudantes”, destacou a Prefeita Ana Paula.
COARACI: PREFEITURA ENTREGA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA RUA CAMPO SANTO
“Eu esperava por essa obra há mais de 34 anos”, disse a Senhora Maria José. Uma das moradoras da Rua Campo Santo. “Depois do calçamento ficou ótimo, antes era buraco, lama, era ruim demais”, concluiu a moradora, ao participar da entrega das obras de pavimentação da Rua Campo Santo.
O Prefeito Jadson Albano também participou dessa, que é mais uma entrega que totaliza 5 mil metros quadrados de pavimentação nas Ruas: das Angélicas, São Felipe, Monte Serrat, Pau Brasil, Campo Santo e outras ruas estão em fase de execução. Participaram do evento o Vice-Prefeito, Rosival de Carvalho, os vereadores, Edson Galo, Mamigo, Thiago Lourenço e a vereadora Rubia Soraia, Secretários do Governo e do Ex-prefeito Gima. Devido às medidas preventivas contra o novo coronavírus, a entrega foi transmitida ao vivo pelo Facebook e Instagram da Prefeitura.
As obras de pavimentação executadas visam trazer qualidade de vida para os moradores do município.
ITAPÉ: PREFEITURA CRIA CANAL PARA ORIENTAR E OUVIR MORADORES

A Prefeitura Municipal de Itapé, através da Secretaria de Saúde criou um novo canal para orientar, ouvir e prestar assistências aos Itapeenses.
Às ligações, através do Disque Covid-19 (98867-1615) são realizadas por uma equipe de saúde que, diariamente, entram em contato com os moradores que testaram positivo para Coronavírus ou notificados que aguardam em isolamento a realização dos exames, que ocorre até o 8° dia de sintomas.
PLANTÃO DE ACOLHIMENTO
Outro canal que já presta assistência à população é o Plantão de Acolhimento Psicológico, por meio do telefone 98826-8411. O serviço de comunicação, através do Nasf, oferece atendimento aos Itapeenses ansiosas, angustiadas com necessidade de conversar com um profissional, em decorrência do isolamento social relacionado ao coronavírus.
O serviço funciona às segundas e quartas-feiras, das 08h às 17h.
FLORESTA AZUL: PREFEITURA REALIZA MAIS UMA ETAPA DE ENTREGA DOS KITS DE ALIMENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura de Floreta Azul através da Secretaria de Educação deu início nessa segunda-feira (20) a mais uma etapa de entrega dos kits de alimentação para as famílias dos estudantes da Rede Municipal de ensino, com o objetivo de complementar a alimentação dos alunos que estão com as aulas presenciais suspensas em decorrência da pandemia do Coronavírus.
Cada kit contém 2kg de açúcar, 02 kg de arroz branco, 01 kg de feijão, 02 pacotes de macarrão espaguete, 1 pacote de biscoito, 1 garrafa de óleo de soja, 01 pacote de café, 01 kg de farinha de mandioca, 01 pacote de floco de milho, 02 pacotes de proteína de soja e alimentos não perecíveis. Foram também entregues materiais de limpeza e higiene pessoal.
A prefeita Gicélia Santana e a secretaria de educação Talita Silveira estiveram presentes durante o momento das entregas. A aquisição dos alimentos e produtos de higiene é oriunda de recursos próprios do município e do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
BUERAREMA: PREFEITURA AUTORIZA A RETOMADA DO COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL E PRORROGA O TOQUE DE RECOLHER
A Prefeitura de Buerarema autorizou na última segunda-feira (20) a retomada do funcionamento dos estabelecimentos não essenciais e, decretou ainda, o toque de recolher em todo o território municipal, de 20 a 26 de julho – dando continuidade ao decreto do Estado – porém com alteração no horário passando a valer das 20h às 5h, como medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus).
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO
O comércio considerado essencial poderá funcionar até 19H – estendido até às 22h para farmácias, postos de combustíveis e deliverys de alimentos, água e gás. Já o comércio, tido como não essencial, tipos 01 e 02, poderá permanecer aberto até às 15h. Templos religiosos, academias, distribuidoras de bebidas alcóolicas e bares (apenas delivery) permitidos até às 19:45h horas, para fins de efetividade do início do toque de recolher.
ITAJUÍPE: PREFEITURA LANÇA CADASTRO PARA RENDA EMERGENCIAL DA CULTURA
A Prefeitura de Itajuípe, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Diretoria de Cultura, lançou o cadastro para artistas e produtores culturais para o recebimento da renda emergencial aprovada pela Lei Aldir Blanc. Os interessados na renda emergencial poderão fazer o cadastro on-line disponibilizado nas redes sociais e site oficial do município.
Além do cadastramento para receber a renda emergencial da cultura, os artistas e produtores culturais de Itajuípe também contribuirão para a atualização do cadastro cultural do município, que auxilia na tomada de decisões para o setor da cultura.
A renda emergencial terá o valor de R$600,00 seiscentos reais, pagas em três parcelas sucessivas aos inscritos e para os espaços culturais um subsídio mensal para a manutenção das atividades culturais. O subsídio também poderá ser utilizado para a abertura de editais, impactando também na manutenção de espaços, aquisição de equipamentos, desenvolvimento de produções e demais ações na economia criativa no município.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Cultura, Lucimara Hage “Esta é uma importante ação para o setor, visto que muitos não tinham acesso ao auxílio emergencial aprovado pelo Governo Federal. Estamos trabalhando para que os artistas e produtores culturais de nossa cidade sejam contemplados e que os impactos sofridos pelo setor durante a pandemia possam ser amenizados”, declarou.
BUERAREMA: SECRETARIA DE SAÚDE ENTREGA EPI’S AOS FEIRANTES
A Secretaria de Saúde de Buerarema entregou no último sábado (18) kits COM Equipamento de Proteção Individual – EPI, contendo máscaras de tecido (reutilizável), face shield (protetor facial) e álcool em gel aos feirantes. A ação faz parte de uma série de medidas adotadas pela Prefeitura para enfrentamento da pandemia do COVID-19.
Na ocasião, também foi realizado um trabalho de orientação pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica tanto com os feirantes, quanto com a população para o uso correto da máscara, higienização das mãos e o cuidado com os objetos manipulados local.







































