WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul




:: ‘Cidades’

IBICARAÍ: BAHIA CACAU RECEBE NOVO SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR DA BAHIA

 

foto_chocolate_mix_itb

Durante a realização do 2º Seminário Virtual Parceria Mais Forte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), do governo do Estado, a Coopfesba de Ibicaraí no Território Litoral Sul, responsável pela marca de chocolate Bahia Cacau, foi contemplada com o novo selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF). O evento aconteceu nesta sexta-feira,24, e foi transmitido pelo canal da SDRBahia, no Youtube.

Para Osaná Crisóstomo do Nascimento presidente Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba)/Bahia Cacau, o selo fortalece a cooperativa garantindo qualidade desde o plantio de cacau até a entrega do chocolate ao consumidor final. “Neste momento em que a coopfesba recebe o selo da agricultura familiar como organização de base, tornamos referência no respeito às questões sociais, culturais, ambientais e de comércio justo”, destacou.

Consumidores e clientes que fazem revendas de produtos do campo podem acessar o sistema SIS-SIPAF disponível no link: portalsdr.ba.gov.br/sipaf, implantado pela SDR através da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) para conhecerem os produtos da Bahia Cacau como também das outras cooperativas cadastradas. O selo garante qualidade dos produtos desde a sua origem e benefícios fiscais com a isenção de ICMS.

Novos mercados

A Bahia Cacau mesmo enfrentando as dificuldades causadas pela pandemia do Covid19 tem aberto novos mercados. Além de novos estabelecimentos na região metropolitana de Salvador, municípios como Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Tancredo Neves, Valença, Camamu, Maraú e Vitória da Conquista já contam com o chocolate em pontos comercias vendendo os produtos derivados de cacau da marca sulbaiana, que tem projetos para se expandir a outros estados.

ITAPÉ: PREFEITURA ENTREGA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO PARA GARIS E COVEIROS

WhatsApp Image 2020-07-25 at 11.40.04
Os garis que cuidam da limpeza de Itapé, bem como os coveiros do cemitério municipal e servidores que realizam a desinfecção de setores públicos, estão recebendo os equipamentos de proteção (Epis).

Macacões com material especial, luvas, óculos de proteção, máscaras, álcool em gel, dentre outros são distribuídos pela prefeitura Municipal de Itapé, por determinação do Prefeito Naeliton Rosa Pinto, para maior proteção dos profissionais que trabalham diariamente para prestarem serviços essenciais à população.

Eu te protejo e você me protege

Alguns cuidados em relação ao descarte de resíduos podem ser tomados pelos moradores, ajudando a preservar as vidas de garis e coletores de lixo, que não podem parar de trabalhar.

Uma das principais medidas recomendadas pela Prefeitura de Itapé para o período de quarentena é o descarte correto de máscaras e reforço dos sacos de lixo domiciliar para proteger os agentes de coleta do material, que podem estar contaminados.

Assim, todos os garis e coletores podem garantir uma cidade limpa na luta diária que todos enfrentam durante a pandemia do novo coronavírus.

IBICARAÍ: ARTISTA PLÁSTICO RECUPERA ESPAÇOS PÚBLICOS COM UM TOQUE DE ARTE RUPESTRE

artista2

A arte e o artista existem desde o início da humanidade. A arte rupestre ou pré-histórica retrata a mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.), que consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas. Está na natureza humana transformar tudo em arte.

Em Ibicaraí o artista plástico Otávio Martins sentiu a necessidade de expor seu trabalho para o mundo da forma mais democrática possível. Uma forma rupestre em pleno século 21. O artista diz que a ideia de disponibilizar arte para todos nasceu com a necessidade de dar vida para os inúmeros postes e muros que vivem abandonados pela cidade.

Segundo Otávio, esse traço com essa concepção vem sendo desenvolvida por ele há algum tempo e ele tem aplicado a sua técnica em camisas. A ideia de colocar arte nos postes da Praça Otaviano Batista e em um muro ao lado, partiu do prefeito Lula Brandão, que viu o trabalho na rua que ele mora e fez a proposta. A prefeitura ajudou com o material e o artista doou o seu tempo, talento e sua arte.

“Tive a iniciativa de pintar os postes da rua onde moro e arredores do ateliê e com a reforma da praça da quadra, o prefeito me convidou para pintar os postes da nova praça. De imediato aceitei, em virtude da praça se chamar ‘Otaviano Batista’, em homenagem ao meu avô”. O proprietário da panificadora Santa Rita (Yuri), viu o meu trabalho e concedeu o muro ao lado do seu estabelecimento para que eu pudesse expressar e contextualizar melhor a proposta do meu trabalho. É importante ressaltar o feedback positivo, vibrante e entusiasmado da comunidade sobre esta ação. Isso é o mais gratificante para o artista e mostra o quanto a arte vivifica a alma humana! Espero poder expandir e levar essa nova proposta para outros municípios, pois a arte precisa ser propagada”, disse Otávio.

Quem é Otávio Martins

Nascido em uma família de artistas e artesãos, Otávio teve influência mais direta de sua mãe Gisélia Oliveira (in memoriam), professora de artes e desenho geométrico, bordadeira, decoradora de igreja e dona de inúmeros talentos. Ainda criança, Otávio adorava mexer nas tintas espalhadas pela casa, gostava de burilar as letras da caligrafia aprendida na escola e tinha seus trabalhos emoldurados com o incentivo da mãe.

O apoio afetivo e o clima familiar resultaram na certeza de seguir a carreira artística. Otávio chegou a cursar Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas ali se sentiu preso aos ditames da academia. Queria mais liberdade para criar. Atualmente estuda no Bacharelado Interdisciplinar em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde tem acesso a um universo diferente nas artes, mais interdisciplinar e humanista.

Apesar de vários momentos de indecisão e crise existencial, a arte sempre falou mais alto. Otávio hoje expressa em seu trabalho os detalhes desta autêntica mandala de influências: a criatividade da herança familiar, o apreço pela materialidade plástica, o gosto pela cultura pop e urbana, a conexão com o universo anímico proporcionado por sua entrada na Doutrina Espírita.

Seu ateliê, que já foi o agitado Barteliê, em 2011, virou o “work-in-progress” da sua vida. Foi um momento de explosão criativa. As paredes pintadas e a criação constante revelam uma relação em que arte vida se tornam a face de uma mesma empreitada, se misturam em uma relação de fundamental relevância para o artista contemporâneo.

O impacto dos grandes espaços permeados por suas imagens revela o caráter plástico inovador para o qual caminha seu trabalho e revelam, sobretudo, a benevolência criativa de Otávio e sua constante abertura e curiosidade para o universo da arte, bem como suas influências musicais, como Jorge Ben Jor, Manu Chao, Bob Marley e Ultraje a Rigor.

ITABUNA: LARES DE IDOSOS RECEBERAM DOAÇÃO DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL DO ROTARY CLUB

ENTREGA MÁSCARAS E ALCOOL DR BALDOINO

Na manhã desta sexta-feira, 24 de julho, o Rotary Club de Itabuna, através de seu atual presidente Marcus Vinícius Rodrigues, acompanhado do tesoureiro Wellington Menezes Ferraz, realizou a entrega de máscaras e álcool em gel em instituições sociais que prestam assistência a idosos da cidade.

Com o objetivo de auxiliar no combate e prevenção ao novo coronavírus, foram contemplados nessa entrega o Albergue Bezerra de Menezes e a Fundação Dr. Baldoíno Lopes de Azevedo, que tem divulgado amplamente suas carências durante esse período de incertezas da pandemia.

Os donativos entregues nas duas entidades foram adquiridos através de campanha firmada entre o clube itabunense e o Distrito 4391, ainda na gestão 2019-20, sob liderança do Governador Paulo Pereira da Silva.

IBIRAPITANGA: JÉ, PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO TESTA POSITIVO PARA COVID-19

pp

O empresário e pré-candidato pelo PP a prefeito de Ibirapitanga Jé Assunção testou positivo para covid-19.

A revelação foi feita hoje pelo próprio empresário. De acordo com informações retiradas de sua rede social, ele sentiu alguns sintomas leves da doença e fez o exame em Ipiaú e o resultado foi divulgado no início da noite de ontem (24).

“Começou na última terça-feira com uma indisposição, mal-estar, cansaço e tosse seca. Ontem eu fiz uma tomografia na Clínica São Roque e estou aguardando o resultado.”

Ainda de acordo com a nota, desde terça (21), quando surgiu os primeiros sintomas, Jé se encontra em isolamento total em sua residência em Ibirapitanga, medicado e se recuperando bem.

BARRO PRETO: CONSTRUÇÃO DA NOVA PRAÇA DO MERCADÃO SEGUE A TODO VAPOR

2c9f18b0-c89d-4995-8b48-985b54935395

A nova praça do mercadão vai beneficiar toda a população com mais: segurança, beleza, conforto e lazer para todas as idades! A obra conta com o objetivo de continuar melhorando a qualidade de vida dos barropretenses, construindo uma nova área de lazer que contará com: iluminação adequada, calçadas reguladas, acessibilidade, bancos novos, uma estrutura adequada de esgoto para colocar banheiros, torneira etc, além de um lindo projeto de jardinagem.

O local que já era palco de vários encontros e festas típicas da cidade, em breve vai se tornar o mais novo cartão postal para turistas e principalmente um ponto adequado de encontro entre as famílias.

A praça do Mercadão será um local de orgulho e a mais nova paixão do município! Pois, vem aí: Um espaço de cara nova, acompanhado de uma arquitetura moderna, porém mantendo as lembranças típicas de um lugar cheio de histórias como Barro Preto.

A Administração Municipal está construindo essa praça com recursos próprios

Segundo a prefeita Ana Paula Simões, a equipe não está medindo esforços para dar uma área de lazer adequada para a cidade que tanto precisa de espaços dignos para as famílias de Barro Preto.

 “A obra está prevista para ser inaugurada no dia 15 de setembro e é mais um fruto de uma gestão que se preocupa com o bem-estar da nossa população, porque aqui tem gente que cuida de gente!’, destacou a prefeita.

COARACI: PREFEITO E LÍDERES CANDOMBLECISTAS FORAM ATACADOS POR MEMBROS DA OPOSIÇÃO POLÍTICA

WhatsApp Image 2020-07-24 at 19.10.05

Aconteceu um fato muito triste na cidade de Coaraci. Após o prefeito Jadson Albano realizar uma reunião com líderes religiosos de matriz africana, tendo como pauta as prevenções ao coronavírus nas cerimônias e atividades religiosas nos terreiros de candomblé, o prefeito e os líderes candomblecistas foram atacados por membros da oposição política ao prefeito.

Vale ressaltar que o município tem adotado essa postura de prevenção junto a todos os segmentos religiosos da cidade, tendo em vista que, as atividades religiosas estão sendo realizadas atendendo critérios do Decreto Municipal.

A comunidade repudiou veementemente a atitude e o crime de intolerância religiosa.

ITAPETINGA: RECEBE CINCO NOVOS RESPIRADORES

WhatsApp-Image-2020-07-24-at-18.12.45

Para auxiliar no tratamento da Covid-19, Itapetinga recebeu, na tarde desta sexta-feira, 24, cinco novos respiradores. A prefeitura de Itapetinga havia solicitado os equipamentos ao Ministério da Saúde e, através do presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, o deputado federal Antonio Brito, o pedido foi atendido.

Os equipamentos serão instalados no Hospital Cristo Redentor, o que “permitirá ampliar o atendimento aos pacientes que necessitem de suporte ventilatório”, explicou Ana Bárbara Matos, coordenadora geral da unidade.

Segundo o coordenador executivo da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia (FESFBA), Leonardo Matos, “essa é mais uma grande conquista para Itapetinga e toda região. Graças ao apoio do líder incansável do setor filantrópico e de saúde, Antonio Brito, que está sempre atento as demandas da população”.

Ao realizar a entrega dos equipamentos, o prefeito Rodrigo Hagge falou do trabalho que vem sido desenvolvido tanto para conter a contaminação como para equipar o município para tratar os pacientes. “Nós começamos a pandemia nos antevendo, nos organizamos para buscar protelar ao máximo a chegada do vírus. Fizemos inúmeros decretos com medidas de segurança, distribuímos máscaras e álcool gel, capacitamos feirantes, instalamos pias pelas ruas da cidade, fizemos higienização com hipoclorito dos pontos mais movimentados… depois começamos a nos preparar para tratar os casos que a gente sabia que seriam inevitáveis. Estruturamos uma unidade de apoio com 20 leitos, criamos um protocolo de tratamento e, agora, conseguimos mais 5 respiradores que ampliarão a nossa capacidade de atendimento”, contou o prefeito ao pedir que a população permaneça vigilante às medidas restritivas. “Nós só conseguiremos vencer o vírus se todos fizermos a nossa parte”, disse Rodrigo Hagge.

ITABUNA: PROPRIETÁRIOS DE ACADEMIAS MANIFESTAM OTIMISMO COM REABERTURA DESTES ESPAÇOS

WhatsApp Image 2020-07-24 at 14.12.17

Proprietários de academias de ginásticas fizeram uma manifestação positiva na manhã desta sexta-feira (24), em resposta ao anúncio do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, de que Itabuna avançará no próximo dia 30, para a terceira fase de reabertura do comércio. Nesta fase, além das academias de ginástica e dança, estão incluídos os hotéis, restaurantes, salões de beleza, barbearia e o Jequitibá Plaza Shopping.

Após percorrer as principais ruas do centro da cidade, o grupo foi até o Centro Administrativo Firmino Alves, agradecer ao prefeito Fernando Gomes. “Estamos felizes, porque sabemos que as academias seriam reabertas na quarta fase, conforme está no decreto, mas o prefeito, reconhecendo a importância da atividade física para a saúde do corpo e da mente dos itabunenses, antecipou a reabertura”, disse Fabiano Araújo.

Ressaltando que a atividade física veio para ajudar a todos, principalmente neste momento de pandemia em que muitas pessoas estão sofrendo com crises de ansiedade e depressão, Fabiano Araújo frisa que todo segmento está preparado para retomar suas atividades, seguindo inclusive um protocolo de funcionamento, tendo como base as recomendações do Conselho Regional de Educação Física/Bahia e a Organização Mundial de Saúde.

IBICARAÍ: PREFEITURA INICIA ENTREGA DE KIT ALIMENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

ALIMENTOS2

A prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Educação, deu iniciou terça-feira, dia 14 de julho, a distribuição do segundo lote de kit-alimentação para os alunos matriculados na rede pública municipal de ensino. No total serão entregues cerca de 2.500 kits até o final desse mês.

A entrega teve início pelos distritos do Cajueiro (Novo e Velho), Vila Emílio Izabel e Salomeia e segundo a secretária municipal de Educação, Jailma Ferreira, na última terça-feira 21, aconteceu a entrega dos kits no Grupo Escolar Yeda Barradas Carneiro, Creche Raimunda Mota de Oliveira e no Colégio Coraci Magalhães Ally.

Ontem, quarta-feira, dia 22, foi a vez do Grupo Escolar José Tito de Lima. Hoje, quinta-feira, dia 23, foi a vez do Gilberto Amado, no período da manhã e o Natércia Kauark no período da tarde. Para amanhã, sexta-feira, dia 24, a programação é entregar no Lea Galrão e no Colégio Lino Francisco (zona rural).

De acordo com Jailma o prefeito Lula Brandão pediu todo o empenho e rapidez na entrega desse segundo lote. “É bom que se diga que quando a verba chega nós corremos para agilizar os kits que são compostos de: feijão, arroz, macarrão, frango, óleo, açúcar, biscoito e café, além dos produtos da agricultura familiar local, onde usamos 30% do valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a compra de feijão, couve, alface e coentro. Para os alunos das creches nós ainda acrescentamos leite, biscoito, vitamilho e farinha”, disse Jailma.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia