A prefeitura de Itapetinga havia solicitado ao Ministério da Saúde, através do deputado federal Antônio Brito, novos respiradores para o município. No último dia 24 de julho, cinco foram enviados e instalados no Hospital Cristo Redentor. Nesta sexta-feira, 07, o município recebeu mais 10 equipamentos de ventilação. Desta vez eles serão destinados a atender pacientes da UPA e da Unidade de Retaguarda de Apoio ao Combate à Covid-19, montada no residencial 12 de Dezembro.
Além dos respiradores, o município recebeu, também, aspiradores, desfibriladores e EPI’s, doados pela empresa JBS, através do programa Fazer o Bem Faz Bem.
“São equipamentos de última geração, alta qualidade que, além de auxiliar no combate à covid, ficarão de legado para o município. Não tenho dúvidas que a saúde de Itapetinga está mais equipada e melhor preparada para atender a população”, disse Simão Pedro, coordenador da UPA.
Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, “Itapetinga tem desenvolvido um bom trabalho na prevenção e no combate à covid. A gente tem contado com grandes parcerias e talvez essa seja a única forma de vencermos o vírus. Só unidos – população, poder público e iniciativa privada – sairemos dessa pandemia”, disse.
Após décadas de promessas e esquecimento, o bairro Lagoa Grande recebeu, na noite de ontem (07), a tão aguardada ‘Praça da Promessa’.
A nova praça conta com pista de cooper, academia ao ar livre, pergolado, paisagismo e iluminação em led, deixando o bairro mais bonito e valorizado, além de oferecer mais esporte e lazer para os moradores.
A obra foi realizada com recursos próprios da Prefeitura, através do pacote de investimentos do Programa Avança Poções I.
Como medida de segurança, devido à pandemia do coronavírus, o evento não teve a participação do público. O ato foi transmitido através de uma live na página do Facebook da prefeitura.
Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Leandro Mascarenhas, vereadores e secretários municipais, que enalteceram a tão aguardada Praça da Promessa.
“Com o coração transbordando de alegria e o sentimento de dever cumprido, hoje estamos aqui entregando essa praça que foi tantas vezes prometida, mas só na nossa gestão foi feita. Tenho certeza que cada dia que passa o povo valoriza o nosso governo, pois temos feito muito, temos buscado incansavelmente oferecer uma vida digna aos nossos munícipes”, destacou o prefeito Leandro Mascarenhas.
Na tarde desta sexta-feira, 07, a empresa de transmissão de energia Tabocas doou a Itapetinga uma ambulância. O carro era utilizado pela empresa e foi completamente reformado e equipado para que, a partir de agora, auxilie nos atendimentos de saúde do município.
Na oportunidade, a empresa entregou, também, 2.500 máscaras e 15.000 pares de luvas para proteção dos profissionais que estão na linha de frente.
“O combate ao coronavírus é uma ação que só será vitoriosa com o apoio de todos. Hoje, agradecemos a parceria da empresa Tabocas que destinou ao municípios ambulância que auxiliará nessa batalha” afirmou o secretário Hugo Sousa.
Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, Itapetinga tem conseguido bons parceiros na luta contra a pandemia. “Hoje é um dia de celebrar as parcerias. Através do deputado Antônio Brito, recebemos 15 respiradores, a JBS nos enviou aspiradores, desfribiladores e EPIs. Agora, a Tabocas destina uma ambulância para o município. A gente tem feito um trabalho árduo de combate ao coronavírus. Políticos e empresas públicas estão acreditando no nosso empenho e têm se disponibilizado a enfrentar conosco essa batalha. Juntos estamos cada vez mais fortes para combater esse inimigo invisível”, falou Rodrigo Hagge.
Em Itapetinga, a empresa Tabocas teve 169 colaboradores contaminados pelo coronavírus. Após a detecção da doença, ampliou seus protocolos de segurança e, agora, doou material para auxiliar no combate.
“Governantes, população e empresas privadas precisam caminhar juntos para vencermos a covid-19”, afirmou Rodrigo Hagge.
O presidente do Diretório Municipal do partido “PODEMOS” em Ubaitaba, o jovem Saimon Pinho (Nescau) está convocando a juventude do município para formar um pacto das oposições para marchar unido com o objetivo final de chegar a administração municipal. Sintonizada com a população, o novo Partido “PODEMOS” pretende criar novas oportunidades e promover o desenvolvimento para os jovens ubaitabenses.
O Presidente, Nescau defende uma coligação com o MDB, partido majoritário, que tem como pré-candidato, o ex-prefeito Asclepíades de Almeida Queirós (BEDA-MDB). Muitos jovens filiado a legenda afirmaram acreditar que nessa união com o grupo “vermelho”, a população terá um resultado muito positivo para o futuro de Ubaitaba. ” Essa união politica PODEMOS e MDB, traduz a vontade de mudança espelhada no rosto e nas atitudes da maioria da população” Ressaltou o presidente, Nescau.
Nesta quinta-feira (07) representantes de alguns dos partidos que integram a Frente Popular estiveram com o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia João Carlos Oliveira, acompanhados do coordenador do Mandato da Deputada Lídice da Mata, Alisson Gonçalves. Na oportunidade após discutirem amplamente sobre problemas e soluções ambientais para o município de Ibirataia, protocolaram documento solicitando providências para REVITALIZAÇÃO das nascentes do Rio da Água Branca e seus afluentes e ainda a despoluição do Rio da Formiga que atravessa a sede do município.
Em tempo estiveram presentes os Ex Secretários de Agricultura e Meio Ambiente de Ibirataia Dorgival Neto, Luciano Guimarães e Poleandro Silva ex Vereador de Ibirataia. Nossa preocupação primária é com a revitalização dos rios, preservação das matas ciliriares e reflorestamento em nossa cidade.
A instalação das barreiras sanitárias foi uma medida adotada pela Prefeitura de Floresta com Azul com objetivo de evitar que o coronavírus entrasse no município. No entanto, com a transmissão comunitária do vírus, esse controle externo, perdeu sua efetividade, levando a administração municipal a criar novas estratégias de combate, intensificando o monitoramento e fiscalização nas ruas, bairros, feiras-livres e segmentos comerciais.
O município que contava com três barreiras sanitárias, sendo uma na entrada principal da cidade, outra na entrada da zona rural e a terceira na parte da cidade que dá acesso ao município de Ibicaraí, desativou as duas últimas, mantendo apenas a barreira da entrada principal, porém com a finalidade orientadora e educativa.
A estratégia, segundo a Secretaria de Saúde do município, é controlar a disseminação do vírus dentro da cidade, através de ações educativas e orientadoras, bem como aumentar a fiscalização para impedir que ocorra o descumprimento das normas de segurança e o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados.
A Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Indústria e Comércio, notificou 16 bares de segunda-feira( 2) até quinta (6). Os estabelecimentos descumpriram o Decreto de número 13. 602, que determina o toque de recolher das 20 às 5 horas do dia seguinte.
De acordo com o diretor de Indústria e Comércio, Edvaldo Alves, esta semana foram recolhidas mesas, cadeiras e quatro aparelhos de som que eram usados para fazer aglomerações após às 20 horas. “As pessoas também infringiram o Decreto 13. 635, que proíbe a abertura dos bares”, lembrou.
A fiscalização do toque de recolher, tem a participação de equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, e Direção de Trânsito.
Entre os bairros com maior ocorrência de infrações às medidas de segurança para evitar a propagação do Novo Coronavírus estão: o Califórnia, Fátima, São Pedro, Sarinha e Jacanã. Vale ressaltar que nesses locais muitas pessoas estavam sem máscara durante a abordagem dos agentes.
“ Nosso maior problema é que as pessoas não levam a medida a sério. Só 75% cumprem o toque de recolher”, disse Edvaldo.
O descumprimento que mais chamou a atenção dos fiscais foi uma festa realizada no sábado ( 1), no Condomínio Jubiabá. A equipe suspendeu uma festa com música ao vivo, onde várias pessoas estavam reunidas e algumas sem máscara. No dia, quatro bares que estavam abertos por causa da festa foram notificados. “Além disso, 16 pessoas foram autuadas esta semana por estarem sem a máscara”, finalizou.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou nesta quarta-feira(05), no distrito de Taboquinhas, do encontro para apresentação do estatuto da Associação dos Motoristas de Transporte Alternativo e Coletivo do Município de Itacaré, uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a organização da categoria para oferecer um serviço cada vez melhor para os moradores e turistas. A proposta é unir os motoristas em torno de seus problemas comuns, solucionando questões e promovendo o desenvolvimento econômico e social da categoria.
Durante o encontro o prefeito Antônio de Anízio citou os investimentos que vêm sendo feito no turismo do município, principalmente nas regiões rurais e no novo parque das corredeiras, que será um importante gerador de empregos, renda e desenvolvimento. Mas para isso é preciso que todos estejam organizados, fortalecidos e preparados para esse novo momento. Daí a importância da Associação dos Motoristas, onde todos saem ganhando, desde os condutores, os turistas, os empresários dos outros segmentos e todo o município.
Tendo em vista a importância da Associação para o turismo e o desenvolvimento, o prefeito Antônio de Anízio disponibilizou os advogados Cezar Silva e Nelson Cunha, além de uma equipe de apoio especializada nas questões de associativismo e cooperativismo, para fornecer todas as orientações técnicas tanto com relação a formação, registro e estatuto, como também no acesso a programas, convênios e contratos que possam melhor a qualidade dos serviços e gerar mais renda para os condutores. Para o advogado Cezar Silva, a nova associação representa um marco na história do turismo, da organização social e do desenvolvimento dos motoristas não somente de Taboquinhas, mas de todo o município.
O presidente da Associação, Antônio Silva, falou da alegria de estar sendo germinada uma semente que já nasce vitoriosa e que certamente vai gerar bons frutos. Ele agradeceu ao apoio que recebeu do prefeito Antônio de Anízio e da equipe da Prefeitura e conclamou a todos os filiados para que se juntem nessa luta pelo fortalecimento da categoria. O encontro contou com a participação dos filiados da associação, que comemoraram esse momento de organização, união, parceria e fortalecimento do setor de transportes de Itacaré.
A missa que celebra o dia do Senhor Bom Jesus da Jussara em Barro Preto, teve este ano um formato diferente. A falta do aconchego da população, deixou a capela da Lapinha totalmente diferente dos outros anos “.
A grande multidão que percorria em procissão nas principais avenidas da Fazenda Jussara, hoje se encontra em casa com as boas lembranças dessa data de hoje, 06 de Agosto, que era aguardado por todos.
No templo religioso estava apenas o Padre Waldir Silva, os integrantes da equipe de liturgia, além da prefeita Ana Paula e do Vice – prefeito Mariano Macêdo.
O encontro religioso é uma tradição celebrada anualmente, porém, neste ano, em função das orientações das autoridades de saúde e dos decretos municipais vigentes editados devido a pandemia do novo Coronavírus, teve de ser celebrada com um número mínimo de pessoas.
A prefeita Ana Paula, que participa da celebração todos os anos, falou sobre a importância da ocasião para a cidade. “Este é o momento de pedirmos bênçãos, paz e proteção para o nosso povo nesse cenário difícil que é o enfrentamento de uma pandemia”, afirmou a gestora.
A prefeitura Municipal de Itabuna através da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo continua substituindo os pontos de ônibus de toda cidade. No momento, duas estruturas estão sendo trocadas no bairro Califórnia.
Na Avenida Aziz Maron, outros dois pontos já foram instalados.
O Prefeito Fernando Gomes, afirmou que Itabuna terá 200 novos pontos, e que serão instalados de dois em dois. “Já instalamos dois na frente do shopping e outros dois na Praça Camacan”, disse.
O prefeito falou que 50 pontos de ônibus estão fase de confecção, os novos pontos vão dar mais segurança e conforto a população.
Paralelo a instalação das estruturas metálicas, a gestão está requalificando as Avenidas Fernando Cordier e Aziz Maron.
De acordo com Jessica Chaussê, engenheira responsável pela revitalização das Avenidas, a Fernando Cordier já está na reta final da obra.