O Vice-Prefeito de Santa Luzia, Fernando Brito, realizou uma visita a uma obra já entregue, que é a construção de uma via que agora interliga o Bairro São Pedro ao Bairro Novo.
Sendo uma antiga reivindicação dos moradores, pois além da dificuldade de atravessar um córrego, ainda fazendo isso em cima de troncos de árvores, esse trecho era bastante utilizado para chegarem com mais rapidez e facilidade ao centro da cidade.
Com intuito de atender essa importante demanda, a Gestão Municipal concluiu essa obra, que para Fernando Brito, tem três objetivos: integrar esses dois bairros, resolver esse problema histórico e claro, facilitar a vida das pessoas. Essa conquista foi de grande importância para os habitantes daquela localidade.
Nesta segunda-feira (10), o prefeito Leandro Mascarenhas autorizou o secretário de infraestrutura, Gilberto Silva, a iniciar as obras de construção da rede de esgotamento sanitário, na rua dos Mongoiós, no bairro Primavera.
A obra será realizada com recursos próprios, através do pacote de investimentos do Programa Avança Poções II.
Governar para o povo significa trabalhar para quem mais precisa, e assim tem sido no nosso governo. A rua dos Mongoiós é uma das mais antigas do nosso município e somente agora em nosso governo vai receber esse benefício, que refletirá diretamente na saúde dos moradores. Avança, Poções!”, destacou o prefeito Léo.
A Prefeitura de Itapé, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta terça-feira (01), o Centro de Atendimento Para Enfrentamento da Covid-19, na unidade de saúde Dr. Carlos Ferreira Neto.
A inauguração contou com a presença do prefeito de Itapé Naeliton Rosa Pinto, Secretários, Vereadores e parte da equipe.
O objetivo é centralizar em um só lugar todos os atendimentos e oferecer diversos serviços para atividades relacionadas aos casos confirmados e suspeitos de Coronavírus.
O Centro de Covid-19 conta com equipe composta por médicos clínicos e especialistas, enfermeiros, técnicos, motoristas, dentre outros servidores.
A unidade conta também com toda estrutura física, consultório médico, sala de acolhimento, sala de isolamento, sala de coleta e uma ambulância inteiramente equipada e exclusiva.
“A criação do Centro de Covid-19 é mais um mecanismo que vai oferecer maiores cuidados ao Itapeense que testar positivo ou apresentarem alguma suspeita da doença. Além dos atendimentos clínicos, também vai contar com especialistas como Psiquiatra, nutricionista, psicólogo, ouvidoria para ouvir nossa comunidade, dentre vários outros serviços tão essenciais neste momento” destacou o prefeito Naeliton Rosa Pinto.
De acordo com a Secretária de Saúde Andréa Leal, outros serviços básicos de saúde também continuam sendo realizados normalmente.
“Os atendimentos básicos à comunidade também continuam sendo realizados, só que nas unidades de cada bairro. Nos finais de semana, também estão mantidos os atendimentos médicos de plantão que passa a ser realizado na unidade do Clarismundo Bispo” informou.
O município de Itacaré já conta com mais um túnel de desinfeção contra o coronavírus, um serviço que tem o objetivo de garantir muito mais proteção a toda a comunidade, aos profissionais da área de saúde e também aos usuários dos serviços de atendimento, Dessa vez foi instalado o túnel de desinfecção no Hospital Municipal, uma doação da empresa Doce Mel e Mercado DFábrica, através de uma parceria com a Prefeitura de Itacaré.
O novo túnel de desinfecção foi instalado logo na entrada do hospital e vai servir a toda a comunidade que precisa do atendimento e também os profissionais de saúde. O sistema é capaz de desinfectar cabelos, roupas, acessórios e corpos que passarem pelo túnel. A névoa expelida através dos nebulizadores pode eliminar 35 vezes mais bactérias, vírus e fungos em relação ao cloro. É necessário permanecer entre 15 a 20 segundos no interior do túnel para eliminar a possibilidade do vírus.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, agradeceu à empresa Doce Mel e acrescentou que gestos como esse, de parceria e solidariedade, só contribuem com o desenvolvimento da cidade e com a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Antônio de Anízio, explicou que essas medidas ajudam a combater o coronavírus, mas é preciso que toda a população esteja unida nesse momento para vencer a doença, fazendo também a sua parte, seguindo as normas de segurança e proteção, evitando aglomerações, usando máscaras, álcool em gel e, principalmente, ficando em casa.
Ainda como forma de combater o coronavírus, a Prefeitura de Itacaré implantou túneis de desinfeção e adquiriu novos totens nas unidades de saúde com dispenser de álcool em gel, um dispositivo com pedal para ajudar na higiene das mãos e no enfrentamento ao coronavírus. Os tuneis de desinfecção foram instalados no Hospital Municipal de Taboquinhas, no Centro de Atendimento ao Coronvírus de Itacaré (CACI), que funciona nas instalações da UPA, no Hospital de Itacaré e na barreira da Vila Maria.
Já os totens dispenser foram instalados nos hospitais municipais de Taboquinhas e Itacaré, no CACI e nas unidades de saúde da Passagem, Rua da Linha, Centro, bairro Santo Antônio e ainda no PSF Maria de Lourdes, em Taboquinhas. Também foram instalados os totens nas unidades de saúde da Marambaia, PSF de Água Fria, PSF Lia Nascimento, e também no PSF Jairo Carneiro, na comunidade do Cachimbo Seco.
A Secretaria de Saúde, através da Secretária Dalila Góes, realizará nos dias 12,13 e 14 de agosto a entrega de máscaras e a orientação do uso correto, na região da Poço, Assentamento Terra de Santa Cruz e Assentamento Terra Boa.
No dia 15 de agosto será realizado na Unidade Dr. Carlos Costa Filho testes rápidos de Infecções sexualmente transmissíveis, covid-19 de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, aferição de pressão arterial e glicemia e vacinação contra Sarampo.
No estande ficará uma caixinha para a população deixar suas dúvidas em relação ao covid-19, que serão respondidas através de vídeo por um profissional da saúde e será compartilhada nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Santa Luzia.
A Portaria N° 18, de 07 de agosto de 2020 regulamenta o retorno das sessões legislativas à sede da Câmara de Ilhéus a partir desta terça-feira (11) às 08h. As sessões serão realizadas no plenário Gilberto Fialho, que foi reformado e oferece mais acessibilidade e conforto aos participantes.
O novo plenário está mais moderno, possuindo uma bancada exclusiva para a imprensa e espaço para cadeirantes. Vale ressaltar que o plenário ainda não será inaugurado, mas apenas utilizado para a realização das sessões. O acesso às sessões ficará restrito aos vereadores e servidores indispensáveis à realização da mesma, até o limite de 25 pessoas.
Os demais servidores bem como o público em geral deverão acompanhar as sessões através da transmissão ao vivo por meio da fanpage da Câmara Municipal no Facebook. O acesso ao plenário só será permitido com a utilização de máscara e álcool em gel por todos os presentes. A Guarda Municipal ficará responsável pelo controle de acesso ao Plenário durante as sessões.
Na sessão desta terça serão debatidos projetos como Projeto de Lei 001/2020 que dispõe sobre a realização de perícia anual em pontes, viadutos e passarelas de Ilhéus, Projeto de Lei 002/2020 que institui em Ilhéus o serviço Municipal de Assistência á saúde e internação domiciliar home care, Projeto de Lei 003/2020 que altera a redação do artigo sexto da Lei nº 4050, de 02 de dezembro de 2019 que dispõe sobre veículos, Projeto de Lei 004/2020 Institui a Lei Municipal de Proteção aos animais, no âmbito do Município de Ilhéus.
O historiador e professor Tauã Fernandes acionou o Ministério Público por causa dos outdoors em apoio ao Presidente Jair Bolsonaro em Itabuna.
Segundo o Professor “os outdoor’s além de imorais, são ilegais, pois abusam do poder econômico e espalham fake news, as chamadas notícias falsas”. Ele ressalta ainda que “é momento de se cuidar de vidas e investir na saúde. Não de politicagem rasteira, nas proximidades da eleição para tentar enganar a população com mentiras visando beneficiar seus apoiadores”.
A denúncia faz sentido, resta aguardar o posicionamento do Ministério do Público sobre o caso.
A Prefeitura de Itacaré está realizando, com recursos próprios, as obras de reforma e conclusão da nova Creche Escola Raquel Maria Costa, que fica próximo ao novo estádio que já está sendo construído. As obras estavam abandonadas há muitas anos, quase em ruínas, mas já estão sendo recuperadas para funcionar a nova creche assim que terminar o período da pandemia do coronavírus, tornando realidade mais um sonho dos moradores da Passagem.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, visitou as obras e destacou a importância dessa nova creche para as crianças e também para as famílias do bairro. Nessa primeira etapa das obras estão sendo reformadas seis salas amplas e arejadas. Também estão sendo recuperados os banheiros, salas de professores, secretaria e uma cozinha ampla para a preparação dos alimentos. No local foram colocadas ainda grades de proteção, realizada a pintura e toda a instalação elétrica e hidráulica e será feira a recepção dos estudantes.
A creche vai ficar nova, bonita e um espaço muito melhor para as crianças e também para os trabalhadores em educação. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou que essa obra faz parte do seu compromisso com a educação do município, oferecendo novas unidades e espaços muito mais agradável para o ensino. Para essa nova unidade serão transferidos os alunos da Creche Raquel Maria Costa.
E a creche começa a funcionar logo no reinício das aulas. Além dessa creche, novas escolas foram construídas pela Prefeitura de Itacaré e começam também a funcionar assim que a pandemia do coroavírus passar, a exemplo da Escola da Povoação, Escola da Comunidade de Sombra da Tarde e também a Escola do Conjunto São Pedro. “Estamos investindo cada vez mais em novas educações e uma educação cada vez melhor”, concluiu o prefeito.
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) a pedido do Prefeito Mário Alexandre, em parceria com o Núcleo Regional de Educação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), iniciou na manhã desta segunda-feira (10) a testagem para detecção da Covid-19 junto aos servidores e professores da rede estadual de Educação. A testagem dos alunos começa nesta terça-feira (11) e a previsão é que em torno de 12 mil pessoas sejam examinadas até o dia 21 de agosto.
“Em parceria com o Governo do Estado, nosso objetivo é ter um panorama do nível de contaminação pela Covid-19 no público da rede estadual de educação. Colocamos nossas equipes de saúde à disposição para contribuir com essa tarefa fundamental, que vai nos trazer dados reais. Isso tudo contribui para que possamos direcionar nossas ações e buscar os meios adequados de enfrentar o coronavírus e vencer a pandemia”, destacou o Prefeito Mário Alexandre.
A notícia foi anunciada pelo Secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, que recebeu na manhã desta segunda-feira na Sesau, o técnico da Coordenação de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (CONTE), Leonardo Souza. “A previsão é que com essa testagem em massa, se aponte um aumento de 10% a 15% do número de positivos para Covid-19. Ou seja, em torno de 1.000 a 1.500 pessoas deverão apresentar positivos para Covid-19 aqui em Ilhéus, um aumento significativo no número de ativos. A estrutura de saúde do município está pronta para monitorar e atender os infectados, inclusive contamos com um abrigo para acolher pacientes com sintomas leves”, destacou o titular da saúde municipal, Geraldo Magela.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Sesau, Jeovana Nascimento, “os testes são enviados pela Sesab por meio do Núcleo de Saúde do Estado, em lotes, para o Núcleo Regional de Educação. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Saúde municipal, realiza todo o suporte na prática da testagem em todas as localidades definidas pelo Estado”.
Os exames via teste rápido para detecção da Covid-19 foram iniciados hoje junto aos servidores e professores. De acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação da SEC, são 18 unidades escolares do Estado no município de Ilhéus, com 661 professores e 296 servidores estaduais na rede. Já estudantes, são 11.370 pessoas ao todo, o que soma um público total de 12.327 indivíduos para testagem.
Os testes estão sendo realizados tanto pelo período da manhã, quanto pelo período da tarde. Cada unidade escolar da rede estadual, por meio do gestor responsável, é quem realiza a convocação do alunado para que se dirija à escola e seja feita a realização do teste, na execução do planejamento realizado pelo Núcleo Regional de Educação do Estado.
O Prefeito Marcone Amaral anunciou, neste domingo, 09, o novo projeto para revitalização da antiga ferrovia, na área próxima ao estádio municipal. A obra trará benefícios para a comunidade local e para todo o município, restaurando um importante monumento da história de Itajuípe.
Para a revitalização da área da ferrovia, o Prefeito Marcone anunciou a transformação do espaço em um novo centro cultural da cidade. Serão implantados uma nova Casa da Cultura, com espaço para apresentações artísticas e culturais, uma nova academia ao ar livre, uma quadra de futevôlei e uma praça. Um complexo totalmente voltado para a promoção da cultura, do esporte e do lazer na cidade.
Para o prefeito Marcone Amaral “Estamos muito felizes em unir esforços com a nossa Câmara Municipal para evoluir e preservar o patrimônio de nossa cidade. A comunidade itajuipense esperou por mais de 40 anos para que este espaço recebesse obras de revitalização e estamos confiantes no impacto positivo que esta obra pode proporcionar para nossa cidade”, declarou.