WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

PORTO SEGURO LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA UM VERÃO SUSTENTÁVEL E SEGURO

Às vésperas da alta temporada, Porto Seguro, um dos destinos mais visitados do Brasil, lança a campanha Turismo Legal: um jeito consciente de viver Porto Seguro, trata-se de uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac). A ação busca orientar turistas e moradores sobre práticas sustentáveis, respeito às normas locais e cuidados com a natureza, reforçando o compromisso do município com a preservação ambiental e o turismo responsável.

Com mais de 90 quilômetros de praias balneáveis, vida marinha abundante, restingas, manguezais e vastas áreas de Mata Atlântica, o destino se prepara para receber milhares de visitantes durante o verão. Nesse contexto, a campanha reforça atitudes que garantem a preservação da cultura, da biodiversidade e da segurança no turismo local. Entre os principais temas estão o uso consciente do protetor solar, a proteção da fauna e flora, o combate ao comércio ilegal de animais, o respeito às áreas de reservas ambientais e o incentivo à contratação de guias credenciados e agências autorizadas, garantindo experiências seguras e regulamentadas.

Outros pontos de destaque incluem orientações sobre estacionamento de ônibus em locais autorizados, como o estacionamento municipal destinado a veículos de transporte coletivo de turistas. O objetivo é promover um turismo ordenado, consciente e colaborativo, que envolva visitantes, empreendedores e a comunidade local na preservação do patrimônio natural e cultural da Terra Mãe do Brasil.

O material publicitário da campanha será amplamente divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Porto Seguro, incluindo site institucional, redes sociais e meios de comunicação locais, além de contar com parceria do trade ao trabalho de informação e conscientização em suas instituições. “Com linguagem acessível, identidade visual e mensagens educativas, “Turismo Legal” convida todos a fazer parte de uma nova mentalidade de viagem, onde desfrutar o paraíso também significa cuidar dele com responsabilidade”, aponta o secretário de Turismo, Guto Jones.

​BUERAREMA: SALÁRIO DE DEZEMBRO ANTECIPADO, 13º e 14º PAGOS MARCAM FECHAMENTO DO PRIMEIRO ANO DA GESTÃO GEL DA FARMÁCIA

A Prefeitura de Buerarema encerra o primeiro ano da gestão do prefeito Gel da Farmácia com uma série de ações voltadas à valorização dos servidores públicos e ao fortalecimento da economia local. Na quinta-feira, 18 de dezembro, por determinação do prefeito, foi antecipado o pagamento do salário de dezembro de todos os servidores municipais.

A medida garante que os trabalhadores passem o Natal com dinheiro em conta, possibilitando mais tranquilidade para a realização das ceias e despesas do período, além de impulsionar o comércio local e aquecer a economia do município.

“Essa foi uma decisão nossa, pensada com muito cuidado e responsabilidade. Queríamos garantir que os servidores de Buerarema passassem o Natal com o salário em conta, com tranquilidade para fazer suas ceias, cuidar da família e celebrar esse momento tão especial”, afirmou o prefeito Gel da Farmácia.

Além da antecipação salarial, a Prefeitura já havia realizado, no dia 10 deste mês, o pagamento da parcela do 13º salário dos servidores concursados e do 1/3 de férias dos profissionais da educação. Pela primeira vez no município, esses dois benefícios foram pagos de forma simultânea, demonstrando organização financeira e planejamento da gestão.

Outro fato inédito foi o pagamento do 14º salário, na forma de incentivo financeiro, aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A conquista da categoria foi viabilizada por meio de diálogo do executivo com a classe e aprovada pelo Legislativo Municipal, e também foi creditada nesta quinta-feira, juntamente com o salário antecipado.

“Além de valorizar quem trabalha pelo município, essa antecipação movimenta o comércio local e fortalece a economia da cidade, porque o dinheiro circula aqui, gerando renda e oportunidades para todos”, completou o prefeito.

As medidas consolidam o fechamento do primeiro ano da gestão com pagamentos em dia, valorização do funcionalismo público e compromisso com a responsabilidade fiscal, reforçando a prioridade da administração municipal com as pessoas e o desenvolvimento de Buerarema.

EUNÁPOLIS: PREFEITURA ENTREGA MAIS DE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADE A FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO

O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, entregou, nesta quinta-feira (18), mais de 300 títulos de propriedade por meio do Programa de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S). A cerimônia, realizada na Câmara de Vereadores, representou um marco na garantia de direitos, cidadania e segurança jurídica para moradores dos bairros Thiago de Mello I e II, Nacional e Vila Olímpica.

O evento reuniu autoridades municipais, secretários e vereadores, além de representantes do Poder Judiciário, evidenciando a importância institucional da iniciativa e o fortalecimento da parceria entre o Município e o Judiciário na promoção da justiça social. Estiveram presentes o Corregedor-Geral da Justiça da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank; o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia e Diretor-Geral do NUREF-CGJ/BA, Marcos Adriano da Silva Ledo; o Coordenador do NUREF-CGJ/BA, Igor Oliveira Pinheiro; e representantes do Cartório de Registro de Imóveis.

A cerimônia também contou com a participação da deputada estadual e primeira-dama de Eunápolis, Cláudia Oliveira, que destacou a relevância social da regularização fundiária como instrumento de garantia de direitos e fortalecimento das famílias. Sua presença reforçou o compromisso institucional com políticas públicas voltadas à moradia digna e à inclusão social.

A ação tem como objetivo regularizar imóveis ocupados há anos por famílias que ainda não possuíam a documentação oficial de suas residências. Com a entrega dos títulos, os beneficiários passam a ter segurança jurídica sobre seus imóveis, o que possibilita acesso a crédito, realização de melhorias, transferência legal da propriedade e, principalmente, a tranquilidade de ter o direito à moradia formalmente reconhecido.

A regularização fundiária por meio do REURB-S gera um impacto direto na qualidade de vida das famílias contempladas, promovendo inclusão social, valorização imobiliária, fortalecimento das comunidades e um desenvolvimento urbano mais organizado. Além de assegurar o direito à moradia, a iniciativa contribui para a redução de desigualdades históricas e para a construção de uma cidade mais justa e estruturada.

Durante a cerimônia, o prefeito Robério Oliveira destacou que a entrega dos títulos integra um conjunto mais amplo de ações voltadas ao desenvolvimento do município. “Além da regularização fundiária, o município vem consolidando importantes melhorias na infraestrutura urbana. Realizamos pavimentação em bairros como Dinah Borges, Rosa Neto, Alegria, Santa Isabel, Centro, Santa Lúcia, Alto da Boa Vista e Alecrim. Também promovemos uma ampla requalificação do Hospital Geral de Eunápolis, fortalecendo a rede de saúde e garantindo melhores condições de atendimento à nossa população”, afirmou.

 

 

ITABUNA: PREFEITURA ANTECIPA SALÁRIOS E 13º E INJETA R$ 45 MILHÕES NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), determinou nesta sexta-feira, dia 19, o pagamento antecipado do salário referente ao mês de dezembro, além do 13º salário dos servidores municipais.

Com a medida, a gestão completa 60 meses consecutivos de salários pagos de forma antecipada, consolidando uma política permanente de valorização dos servidores públicos municipais.

A iniciativa injeta R$ 45 milhões na economia local, fortalecendo o comércio e contribuindo para o aquecimento dos setores de serviços e consumo, especialmente neste período natalino.

Para o prefeito Augusto Castro, a antecipação dos pagamentos reflete o compromisso da gestão com o funcionalismo e com a cidade.

“Valorizar o servidor público é reconhecer quem trabalha diariamente para que Itabuna continue avançando. Manter os salários em dia e de forma antecipada é uma política da nossa gestão, feita com responsabilidade fiscal e planejamento, que também movimenta a economia e fortalece o comércio local”, destacou o prefeito.

Com a decisão, a Prefeitura de Itabuna mantém a regularidade salarial, reforça a valorização do servidor público e contribui para a movimentação da economia local no fim do ano.

GOVERNO DA BAHIA ASSINA ACORDO RELATIVO AO PISO DO MAGISTÉRIO

O Governo do Estado assinou, na manhã desta quinta-feira (18), o acordo que define as regras para o pagamento do piso salarial para aposentados, pensionistas, e ativos da Rede Estadual da Educação, licenciados e não licenciados, que não recebem o vencimento ou subsídio equivalente ao Piso Nacional do Magistério. A Ação é fruto de mediação, após decisão judicial, com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), com o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Cerca de 22 mil aposentados e pensionistas e outros mil ativos da Rede Estadual poderão aderir ao acordo, que vai destinar, a partir de maio de 2026, R$ 75 milhões por ano para rateio ao salário destes servidores. O montante será distribuído, por ano, aos aderentes, até o atingimento do piso salarial nacional vigente.

“A partir de maio de 2026 começamos o pagamento, e a correção referente a 2025 será aplicada já na folha de maio. Estamos falando de milhares de servidores que serão contemplados, e esse acordo representa um passo importante para valorizar quem constrói a educação todos os dias”, afirmou o governador.

Professores e coordenadores pedagógicos da educação básica da Rede estadual de ensino, integrantes da carreira do magistério, que desempenham atividades de suporte pedagógico, tais como direção, coordenação, supervisão, orientação e inspeção, aposentados e pensionistas do magistério que detenham direito à paridade e à integralidade estão aptos a aderir ao acordo, desde que recebam vencimento básico ou subsídio inferior ao valor do Piso Nacional do Magistério.

Para a secretária da Educação Rowenna Brito, o pagamento do piso não é apenas uma obrigação legal, é um compromisso com a valorização dos profissionais. “Este acordo assegura estabilidade e previsibilidade para a categoria, reconhece o esforço de professores, coordenadores e aposentados, e reafirma a prioridade do Estado em fortalecer a rede estadual de ensino com justiça, responsabilidade e respeito aos trabalhadores.”

Prazo de adesão

O período de adesão será de 20 de janeiro a 31 de março de 2026, com pagamentos previstos a partir da folha de maio de 2026. Nos exercícios subsequentes, a adesão deverá ocorrer até o último dia útil do mês de outubro, para que os efeitos financeiros sejam implementados a partir de janeiro do ano seguinte.

A adesão será individual, mediante requerimento formal, e poderá ser realizada nos SAC Educação e Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), para servidores ativos da rede; no SAC/CEPREV, para aposentados e pensionistas. Também será possível realizar a adesão através da PGE, por meio do email funcional cda@pge.ba.gov.br – Assunto: Acordo Piso Magistério. O requerimento poderá ser apresentado diretamente pelo interessado ou por advogado com poderes específicos. Entidades sindicais e escritórios de advocacia poderão protocolar listas de adesão, desde que acompanhadas das autorizações individuais dos interessados.

De acordo com o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, a assinatura do acordo representa um marco importante para a categoria e para o reconhecimento profissional na rede estadual. “A APLB tem uma trajetória histórica de luta em defesa da educação. Não só pelo piso dos aposentados, como também na questão da alfabetização, participamos, inclusive, parabenizando o governo, da formatura que teve da Educação de Jovens e Adultos, um resgate histórico, pois essa modalidade estava na invisibilidade, e conseguimos dar visibilidade. Quero parabenizar o Governo do Estado, à Assembleia Legislativa, e também ao Poder Judiciário que contribuiu muito para este momento de hoje”.

HOSPITAL BEIRA RIO INVESTE EM NOVOS  EQUIPAMENTOS E GARANTE QUALIDADE NO ATENDIMENTO

O Hospital Beira Rio, que completa 30 anos no início de 2026, vem fazendo investimentos que melhoram a qualidade dos serviços à população sulbaiana e se consolidando como referência na área de oftalmologia. Fundado pelos médicos Dr. Carlos Ernani, Dr. Ronaldo Netto, Dr. Vandick Rosa e Dr. Vável Andrade, o HBR conta também com profissionais de excelência em diversas especialidades.

Nos anos 2024-2025 foram investidos cerca de um milhão e duzentos mil reais em modernos equipamentos, além da melhoria física da estrutura do hospital. “Todos os aparelhos antes de serem adquiridos pelo hospital  passam por uma rigorosa avaliação técnica por nosso quadro de médicos, trazendo assim uma melhor confiança e conforto durante os exames realizados em cada paciente, sempre visando a tecnologia e diagnóstico precisos, proporcionando um melhor resultado”, destaca o CEO do HBR, Èlio Nascimento.

Entre os equipamentos adquiridos pelo Hospital Beira Rio destacam-se o novo arco cirúrgico, que oferece uma série de benefícios cruciais para o centro cirúrgico, principalmente ao fornecer imagens de raio-X em temporeal (fluoroscopia) durante os procedimentos;  Um aparelho de ultrassonografia, que oferece diversos benefícios no centro cirúrgico; um carro de anestesia, que oferece diversos benefícios para o centro cirúrgico, com destaque para a precisão na administração de anestesia, a flexibilidade para diferentes tipos de pacientes e a integração tecnológica; e dois focos de luz de teto LED, para salas de cirurgia, que impactam diretamente na segurança do paciente, precisão do procedimento e conforto da equipe médica e de enfermagem.

DIAGNÓSTICO SEGURO

Também foram adquiridos um monitor multiparamétrico, equipamento essencial no centro cirúrgico, proporcionando uma análise em tempo real dos sinais vitais do paciente, o que é fundamental para a tomada de decisões rápidas e seguras pela equipe médica; uma nova torre de vídeo no centro cirúrgico que oferece maior precisão, segurança e recuperação mais rápida para o paciente, e um sensor BIS Quatro que é utilizado em centro cirúrgico para a monitorização precisa da profundidade da anestesia, auxiliando o anestesiologista a administrar a dose ideal de medicamentos.

Destacam-se ainda entre as novas aquisições dois Auto Refratores, que melhora o fluxo dos pacientes na unidade hospitalar e melhorar o início dos diagnósticos;  duas Lâmpadas de Fenda com sistema de câmera que melhora a precisão diagnóstico, gera registros confiáveis, facilita ensino e telemedicina, melhora a experiência do paciente;  um módulo de software de Glaucoma para uso no aparelho de Tomografia OCT, que verifica a conformação e espessura da retina, além de detectar e diferenciar as camadas presentes na retina; e  um Retinógrafo não-midriático que combina Retinografia colorida com Angiografia, trazendo versatilidade no  diagnóstico e alta performance.

“O Hospital de Olhos vai continuar investindo em novos equipamentos e na contratação de profissionais que são referência em Oftalmologia no Brasil, além de fortalecer ações de responsabilidade social, como o Mutirão do Diabetes, que hoje é um exemplo para o mundo na prevenção e tratamento da doença”, afirma Élio Nascimento.

GOVERNO FIRMA CONVÊNIOS PARA OBRAS EM 130 MUNICÍPIOS BAIANOS; VALOR SE APROXIMA DE R$ 1 BILHÃO

Nesta quinta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou um pacote de 211 convênios e obras de infraestrutura para diferentes regiões do estado, com investimento que soma R$ 970 milhões. A assinatura aconteceu durante uma cerimônia na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, reunindo gestores estaduais e 130 gestores das cidades contempladas.

“Precisamos dos municípios fortes e queremos ver as obras chegarem para quem precisa. Nesse pacote tem UBS, hospital, pavimentação, água, estradas para os povoados. Esses investimentos são reflexo da valorização do Governo do Estado com o povo baiano”, afirmou Jerônimo.

As intervenções envolvem áreas essenciais do dia a dia da população, como saúde, educação, desenvolvimento urbano e rural, infraestrutura e saneamento. Entre as obras previstas, estão construção de passagens molhadas e de mercado; reforma de feira livre e centro abastecimento; implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário; pavimentação de ruas; construção, reforma e ampliação de escolas, quadras, creches e hospitais e unidades básicas.

Durante o evento, o Governo reforçou a parceria com as prefeituras, alinhando ações e investimentos. “É um olhar que o governador tem para esse governo. E nós vamos continuar investindo, não só na saúde, na educação e na infraestrutura, mas cuidando das pessoas em cada canto da Bahia. Esse é o compromisso deste governo”, disse o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.

A prefeita de Mundo Novo, Ana Paula, destacou a importância da pavimentação para a cidade. “A melhoria do trecho vai melhorar o escoamento da produção agrícola e a qualidade de vida do povo de Mundo Novo”, considerou a prefeita. A cidade de Gongogi vai receber uma das UBS, e o prefeito Adriano Mendonça comemorou. “Essa obra é importante para a saúde do município. Agradecemos o compromisso em oferecer uma saúde de qualidade”, disse.

EUNÁPOLIS :PREFEITURA LANÇA CAMPANHA NATAL ILUMINADO PARA FOMENTAR O COMÉRCIO LOCAL

A Prefeitura de Eunápolis lançou a campanha Natal Iluminado, uma ação que leva decoração e iluminação temática diretamente para as ruas e praças da cidade, criando um ambiente mais atrativo para moradores, visitantes e, principalmente, para o comércio local neste período de fim de ano.

A ornamentação já está presente em pontos estratégicos do município, como a Avenida Porto Seguro, a Praça da Matriz, a Praça da Bandeira, Rua Pedro Álvares Cabral, Avenida Santos Dumont e nos bairros Pequi e Centauro, que já começam a experimentar um aumento na circulação de pessoas e no movimento do comércio. A proposta é simples e eficaz: tornar a cidade mais bonita, convidativa e viva, estimulando o consumo e fortalecendo a economia local.

Além da decoração urbana, a campanha também segue ativa nas canais oficiais da Prefeitura e nos meios de comunicação da região , reforçando a valorização do comércio local por meio de mensagens que estimulam a compra consciente e o fortalecimento da economia da cidade. As frases-tema “A força do nosso comércio começa com você” e “Cada compra sua faz o Natal brilhar ainda mais” convidam a população a prestigiar os comerciantes eunapolitanos e participar desse movimento de valorização coletiva.

Para o prefeito Robério Oliveira, o Natal Iluminado é uma ação que conecta cuidado urbano e desenvolvimento econômico. “Quando a cidade está ornamentada as pessoas saem mais de casa, circulam, compram e fortalecem o comércio. O Natal Iluminado é isso: criar movimento, gerar oportunidades e valorizar quem trabalha e empreende em Eunápolis”, afirmou.

FIRMINO ALVES: GOVERNADOR AUTORIZA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL NA SEDE E DISTRITO

O município de Firmino Alves deu mais um passo para fortalecer a economia local. O prefeito Fabiano Sampaio assinou o convênio e a ordem de serviço que autorizam a reforma e ampliação do Mercado Municipal (Praça da Feira), contemplando a sede e o distrito de Itaía.

A iniciativa é fruto de parceria com o Governo do Estado da Bahia, com apoio dos deputados Niltinho e Paulo Magalhães, e garante investimentos em infraestrutura pública que devem beneficiar comerciantes, produtores e consumidores que utilizam diariamente o mercado e a feira livre.

Segundo Fabiano Sampaio, a obra vai oferecer mais conforto, dignidade e melhores condições de trabalho para quem vive do comércio local, além de um espaço mais moderno para a população.
“A reforma e ampliação do Mercado Municipal representam um investimento fundamental para a valorização da economia local e para a melhoria da infraestrutura pública. Quando os entes públicos caminham juntos, quem ganha é o povo”, afirmou o prefeito.

Com a assinatura do convênio e da ordem de serviço, a expectativa é que as obras comecem em breve, impulsionando o desenvolvimento econômico e ampliando oportunidades no município.

ITAPETINGA: PESQUISA APONTA 72,8% DE APROVAÇÃO PARA EDUARDO HAGGE

O prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge, teve avaliação positiva da população, segundo pesquisa de opinião pública sobre os primeiros 12 meses de sua administração à frente do Executivo municipal.

De acordo com os dados, 72,8% dos entrevistados aprovam a gestão, indicando que a maioria da população reconhece e valida as decisões adotadas pelo prefeito neste primeiro ano de governo.

O resultado reflete a percepção popular sobre as ações implementadas, o direcionamento administrativo e a condução política do governo municipal, sinalizando um cenário de confiança e respaldo junto à sociedade itapetinguense.

A avaliação também chama atenção por ocorrer em um período inicial de mandato — fase normalmente marcada por ajustes internos, reorganização administrativa e enfrentamento de desafios — e, ainda assim, manter um índice considerado expressivo de aprovação.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia