WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ILHÉUS: AACRRI PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA CATADORES DO PROGRAMA “RECICLANDO PARA VIVER MELHOR”

A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) realizou uma capacitação para os associados e associadas do programa “Reciclando para Viver Melhor”, em Ilhéus, fortalecendo a formação continuada e a organização coletiva dos catadores. A atividade aconteceu a convite da CVR Costa do Cacau e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, representada pelos técnicos Paula Andreia de Souza Alfaya , Ícaro Fernando Novais e Maria Aparecida Fonseca.

Ao todo, 34 associados participaram do encontro, conduzido pela equipe técnica da AACRRI em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), através do Núcleo de Gestão Ambiental – Programa Mãos que Reciclam. Também esteve presente Claire Marques, representando a CVR Costa do Cacau.

A capacitação teve início com uma dinâmica de integração conduzida por Marcos Vinícius Pedra Pereira, assessor técnico da AACRRI, que utilizou a atividade “nome e nome de uma fruta” para promover acolhimento e interação entre os presentes. Em seguida, a presidente da AACRRI, Carissa Araújo, realizou a abertura institucional, destacando as vantagens e benefícios de trabalhar em uma associação, além da importância da participação dos catadores nos eventos da cidade e da comunidade, reforçando a visibilidade e o reconhecimento do trabalho da categoria.

A tesoureira Daniele Pereira apresentou slides que ilustraram as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela AACRRI e explicou como funciona a Coleta Porta a Porta, abordando desde o planejamento das rotas até a responsabilidade de cada associado no processo. A assistente social da Defensoria Pública, Andrea Pires dos Reis, destacou o papel da DPE no apoio aos direitos dos catadores, a importância da documentação regularizada e a necessidade de transparência nas atividades da Associação, garantindo acesso a políticas públicas e fortalecimento institucional.

A segunda parte do encontro foi marcada por reflexões e atividades práticas, novamente conduzidas por Marcos Vinícius, que abordou a importância do trabalho em equipe, destacando cooperação, diálogo e corresponsabilidade. A dinâmica das bexigas reforçou de maneira lúdica esses conceitos, seguida da exibição de vídeos educativos que complementaram os conteúdos apresentados.

A capacitação contou ainda com as presenças de Hilda Luz e Alba Magnólia, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, fortalecendo a articulação intersetorial. O encontro foi encerrado com um lanche especial, e presentes oferecidos pela Avatim, proporcionando um momento de acolhimento e confraternização entre os participantes.

“A AACRRI reafirma, com essa atividade, seu compromisso com a formação, valorização e fortalecimento da categoria, contribuindo para melhores condições de trabalho, renda e qualidade de vida para todos os associados”, afirma a presidenta da Associação, Carissa Araújo.

ITAJUÍPE INICIA COMEMORAÇÕES DOS 73 ANOS COM A ENTREGA DE 274 TÍTULOS DE POSSE DO PROGRAMA NOSSA TERRA

O município de Itajuípe se prepara para dar início às comemorações pelos seus 73 anos de emancipação política com um dos momentos mais importantes da atual gestão. Nesta terça-feira (09), às 18h, no Clube Kamuá, o prefeito Léo da Capoeira e a Vice-prefeita Clara Adry realizarão a entrega de 274 títulos de posse do Programa Nossa Terra, ação fundamental de regulamentação fundiária urbana que vem transformando a vida famílias itajuipenses.

O Programa teve início no bairro Acácio Almeida e para muitas famílias será a primeira vez que o direito à propriedade de seus lares será reconhecido formalmente, garantindo segurança jurídica, dignidade e novas oportunidades de desenvolvimento.

A gestão destaca que o Programa Nossa Terra é parte essencial do planejamento urbano do município, proporcionando organização territorial, valorização imobiliária e acesso a serviços que só são possíveis por meio da regularização fundiária. Para o prefeito Léo da Capoeira, iniciar as comemorações do aniversário da cidade com essa entrega simboliza o compromisso com uma Itajuípe mais justa e inclusiva.

A cerimônia desta terça-feira marca apenas o começo da programação especial que seguirá nos próximos dias, com eventos culturais, inaugurações e diversas ações que reforçam o orgulho e a força do povo itajuipense.

Com a entrega dos títulos de posse, Itajuípe dá o primeiro passo nas comemorações do seu aniversário, celebrando conquistas reais e o compromisso contínuo com o desenvolvimento social e urbano do município.

ITAJUÍPE: CANTATA DE NATAL, FEIRA DE ARTESANATO E LUZES NATALINAS TRANSFORMAM A PRAÇA JOSÉ ADRY EM PALCO DAS CELEBRAÇÕES DE FIM DE ANO

O clima natalino já tomou conta de Itajuípe. A cidade amanheceu mais iluminada, colorida e acolhedora com a tradicional ornamentação das luzes de Natal espalhadas por diversos espaços públicos, encantando moradores e visitantes. Locais simbólicos como o Bosquinho do Jacaré, as praças Régis Pacheco, Adonias Filho e Vereador José Adry receberam uma decoração especial, que enche os olhos e anuncia oficialmente a chegada de um dos períodos mais esperados do ano para a população itajuipense.

As comemorações ganham ainda mais brilho com a abertura da Feira de Artesanato, que acontecerá de 10 a 13 de dezembro, na Praça Vereador José Adry. Reunindo artistas e artesãos locais, o evento fortalece a identidade cultural do município e valoriza o talento criativo dos produtores da região, oferecendo ao público peças únicas, produzidas com dedicação e expressão artística.

O ponto alto da programação será a emocionante Cantata de Natal, marcada para o dia 12 de dezembro, às 18h, no mesmo local da feira. O espetáculo promete emocionar o público com canções natalinas, apresentações corais e intervenções artísticas que celebram fé, esperança e união, consolidando-se como um dos momentos mais aguardados da programação de fim de ano.

As ações natalinas também representam um importante impulso para o desenvolvimento econômico do município. A Prefeitura de Itajuípe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atua em parceria com a Associação Comercial de Itajuípe (ACEI) na realização da campanha Natal Premiado, que sorteará um carro 0 km e diversos vales-compras. A iniciativa incentiva a população a consumir no comércio local, aquecendo as vendas, fortalecendo empreendedores e movimentando a economia da cidade neste período festivo.

O prefeito Léo da Capoeira destacou o empenho da equipe municipal na construção de uma programação natalina que resgata o orgulho da população e reforça o novo momento vivido pela cidade. “Nossa gestão tem trabalhado com seriedade e sensibilidade para entregar ações que impactam diretamente a autoestima do nosso povo. A ornamentação, a feira, a cantata, tudo isso é fruto do esforço de muitas mãos que acreditam em uma Itajuípe mais viva, mais bonita e mais humana. Estamos governando com compromisso, com presença e com coragem para transformar a nossa cidade todos os dias”, afirmou o prefeito.

Com luzes, música, arte e valorização da economia criativa, Itajuípe celebra o Natal reforçando sua identidade cultural e o compromisso com o desenvolvimento local e a alegria de seu povo.

URUÇUCA CELEBRA 73 ANOS COM ENTREGA DE OBRAS E PRESENÇA DE AUTORIDADES

Uruçuca comemorou nesta sexta-feira, 12, seus 73 anos de emancipação política com uma programação especial marcada por atos cívicos, celebrações religiosas e entregas importantes para a comunidade. O aniversário do município reuniu moradores, lideranças locais e diversas autoridades.

A prefeita Magnólia Barreto participou das atividades ao lado do vice-prefeito Alessandro Lebrão, do deputado federal Paulo Azi, do presidente da Câmara Zé Pedro, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.

Entre os destaques das comemorações estiveram a assinatura da ordem de serviço para a obra da Creche da Avenida Natal, a entrega da estrutura renovada do Posto Médico Central e o anúncio das melhorias nos quiosques da Praça Osvaldo Freitas Neves, reforçando investimentos em educação, saúde e infraestrutura.

A prefeita Magnólia destacou a importância da data para o município: “Celebrar 73 anos de Uruçuca é reconhecer a força do nosso povo e o quanto avançamos com união e trabalho. Seguimos firmes, cuidando da cidade com responsabilidade e construindo, junto com a população, o futuro que ela merece.”

As comemorações reforçaram o sentimento de pertencimento e orgulho da comunidade uruçuquense.

BAHIA: CANDIDATURA DE FLÁVIO BOLSONARO ACENDE ALERTA E COMPLICA PLANOS DE ACM NETO

Lideranças da oposição ao PT na Bahia admitem, nos bastidores, que uma eventual candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026 tende a dificultar o projeto do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) ao governo do estado.

Aliados próximos de Neto avaliam que a fragmentação da direita entre dois polos – o bolsonarismo “puro-sangue” e a ala considerada moderada – colocaria o ex-prefeito em uma sinuca de bico, com dois caminhos considerados ruins:

1. subir no palanque de um candidato que corre o risco de não chegar ao segundo turno, em meio à pluralidade de concorrentes; ou
2. associar-se de vez ao campo liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), herdando também a alta rejeição do bolsonarismo no eleitorado baiano.

Nos cálculos internos, o “melhor dos mundos” para ACM Neto seria uma direita unificada em torno do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Esse cenário, porém, é visto como improvável se Flávio Bolsonaro decidir disputar a Presidência como representante direto do pai.

Um cacique oposicionista resume o impasse: Tarcísio tem, hoje, alta probabilidade de reeleição em São Paulo e não estaria disposto a colocar esse cenário em risco para enfrentar o filho de um ex-presidente com grande capilaridade eleitoral. Outros nomes que poderiam ocupar esse espaço na direita – como os governadores Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) – são considerados pouco empolgantes para encabeçar um projeto nacional.

Na prática, a equação nacional da direita em 2026 pode ter efeito direto sobre o palanque baiano, embaralhando a estratégia de ACM Neto e aumentando a incerteza sobre qual será seu alinhamento no tabuleiro presidencial.

BAHIA: JERÔNIMO INDICA JOSIAS GOMES PARA O TCE


O governador Jerônimo Rodrigues (PT) finalmente bateu o martelo e enviou, na noite desta quinta-feira (11), à Assembleia Legislativa da Bahia a indicação do deputado federal Josias Gomes (PT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O petista deve ocupar a cadeira que está vaga há mais de um ano e dois meses, desde a morte do conselheiro Pedro Lino.

A indicação só saiu agora porque antes foi preciso desfazer um imbróglio jurídico. Depois de disputa entre entidade de classe e a Procuradoria-Geral do Estado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a vaga poderia ser preenchida por livre indicação do governador, a exemplo do que ocorreu com o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), escolhido para substituir o conselheiro aposentado Antonio Honorato, na mesma Corte de Contas.

Com a posição do STF, veio o ajuste político local. Há poucas semanas, a Assembleia aprovou emenda à Constituição estadual, de autoria do deputado Rosemberg Pinto (PT), ampliando de 65 para 70 anos a idade máxima para assumir o cargo de conselheiro. Não foi uma mudança genérica: ela abriu, com endereço certo, o caminho para que Josias, hoje com 69 anos, pudesse ser indicado sem qualquer impedimento formal.

O roteiro agora é conhecido. A expectativa é que Josias seja sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima terça-feira (16). Se aprovado no colegiado, o nome segue, no mesmo dia, para votação em plenário, assim como acontecerá com a indicação de Otto Filho, já referendada pela CCJ por unanimidade.

“OU É INCOMPETENTE OU PEGOU HERANÇA MALDITA DE RUI E WAGNER”, DIZ SANDRO RÉGIS APÓS JERÔNIMO PEDIR 23º EMPRÉSTIMO

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) classificou como um “completo absurdo” o 23º pedido de empréstimo enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Assembleia Legislativa, no valor de R$ 720 milhões, horas depois de o plenário ter aprovado, em regime de urgência, três novos projetos também relacionados a operações de crédito. Com esse novo pedido, o petista chega à marca de R$ 27 bilhões em empréstimos em apenas 36 meses de mandato.

“Isso dá mais de um milhão pedido por hora, é um completo descontrole e a prova da incompetência do governador. É um governo que vive essencialmente de empréstimos e que está quebrando as finanças da Bahia”, alertou Sandro Régis.

“Ou Jerônimo é muito incompetente ou ele recebeu uma herança maldita de Rui Costa e Jaques Wagner. A verdade é que o PT, depois de 20 anos no poder, deixou o Estado completamente quebrado, recorrendo a operações de crédito em sequência para tentar pagar as contas básicas”, emendou.

Segundo Sandro Régis, além do endividamento crescente, o governo acumula dificuldades na execução. “O mais grave é que esse dinheiro não se transforma em obras concretas. O que a Bahia tem hoje é um governador conhecido no interior como o governador da promessa: anuncia, promete, pede empréstimo, mas as obras não saem do papel”, concluiu.

SALVADOR: JORNALISTA VICTOR PINTO É HOMENAGEADO NA CÂMARA DE VEREADORES

O âncora de política da Band Bahia, Victor Pinto, jornalista da Rádio Band News FM Salvador e também do site Band BA, foi destaque na categoria Televisão da 10ª edição do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo ofertado pela Câmara de Salvador. A premiação aconteceu na manhã desta quinta-feira (11).

Os vereadores da capital baiana foram os responsáveis pela definição dos nomes vencedores através de uma votação.

“A gente a ajuda a traduzir o processo legislativo para o povo. A gente busca fazer o melhor para o nosso telespectador e ouvinte. Isso coroa a nossa busca de informação. Jânio Lopo foi uma figura ímpar no jornal político baiano. Agradeço a Deus pela saúde, a minha família, a Band que é minha casa e aos vereadores que me escolheram para receber essa homenagem mais uma vez”, disse Victor que recebeu o prêmio das mãos dos seus pais, Manoel e Dore, e o diretor da Band Nordeste, Augusto Correia Lima.

Ao todo, cinco profissionais foram reconhecidos pelo trabalho na cobertura das atividades legislativas, distribuídos entre rádio,TV, jornal impresso e internet.

O vereador Téo Senna (PSDB), idealizador do prêmio, destacou a importância da iniciativa para valorizar o jornalismo profissional. “Jânio foi uma das grandes referências do jornalismo político baiano, sempre marcado pela atuação competente, séria e profissional”, afirmou.

Victor Pinto, natural de Conceição do Coité, é graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, também advogado formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador e especialista em Gestão de Empresas de Radiodifusão, atualmente é o responsável pela coluna Esse é o Ponto e um dos apresentadores do Boa Tarde Bahia na Band Bahia e nas rádios Band News FM Salvador e Band Conquista, além do portal de notícias do grupo. Também é colunista do jornal Tribuna da Bahia, nas rádios Câmara e Excelsior.

ILHÉUS: DIRETOR-GERAL DO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO

O diretor-geral do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Julio Musse, foi agraciado com o Título de Cidadão Ilheense na noite desta quinta-feira, 11 de dezembro. A honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores de Ilhéus em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública e ao desenvolvimento do município.

A indicação para o título partiu do vereador Adilson José, do PT, que destacou a qualidade da assistência no HRCC na atual administração. “Sob a gestão do Sr. Julio Musse, o Hospital Costa do Cacau se consolidou como referência em atendimento humanizado e eficiente”, justificou.

Julio Musse expressou sua gratidão pela honraria e destacou o trabalho em equipe realizado no hospital. “Este reconhecimento significa muito mais do que uma honraria: representa o vínculo, o afeto e o compromisso que construí com essa cidade tão especial”, afirmou.

“Aproveito a oportunidade para agradecer à Câmara Municipal de Ilhéus, ao vereador Adilson José e seus pares, bem como à Sesab e à Fabamed pela confiança em nosso trabalho. Estendo ainda a minha gratidão a todos os meus colegas funcionários do HRCC, que foram essenciais para que este momento acontecesse”, complementou.

Com uma trajetória sólida na saúde pública e gestão hospitalar, Julio Musse é enfermeiro formado pela Faculdade Integrada da Bahia e pós-graduado em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde. Ele atuou em importantes unidades hospitalares da Bahia e atualmente integra o Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus.

A entrega do Título de Cidadão Ilheense Honorário de 2025 ocorreu no Centro de Convenções de Ilhéus, com 85 homenageados. A honraria é concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços ao município ou se destacaram pela ação exemplar na vida pública e particular.

BAHIA: SAULO PONTES É CONFIRMADO COMO SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia tem um novo titular. Saulo Pontes, que atuava como secretário em exercício, foi confirmado no cargo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante evento na Governadoria.

Com mais de 50 anos de experiência na gestão e execução de obras de infraestrutura de transportes no estado, Pontes iniciou sua trajetória no antigo Derba como estagiário, em 1974. Ao longo da carreira, passou por todas as diretorias técnicas até assumir a direção-geral do órgão. Superintendente Regional do DNIT na Bahia de 2006/20011.

Com a extinção do Derba, tornou-se superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), função que exerceu até novembro de 2025.

Além da nomeação de Saulo Pontes, a Seinfra também tem novo superintendente da SIT.

A nomeação foi oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (12).



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia