ILHÉUS: AACRRI PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA CATADORES DO PROGRAMA “RECICLANDO PARA VIVER MELHOR”
A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) realizou uma capacitação para os associados e associadas do programa “Reciclando para Viver Melhor”, em Ilhéus, fortalecendo a formação continuada e a organização coletiva dos catadores. A atividade aconteceu a convite da CVR Costa do Cacau e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, representada pelos técnicos Paula Andreia de Souza Alfaya , Ícaro Fernando Novais e Maria Aparecida Fonseca.
Ao todo, 34 associados participaram do encontro, conduzido pela equipe técnica da AACRRI em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), através do Núcleo de Gestão Ambiental – Programa Mãos que Reciclam. Também esteve presente Claire Marques, representando a CVR Costa do Cacau.
A capacitação teve início com uma dinâmica de integração conduzida por Marcos Vinícius Pedra Pereira, assessor técnico da AACRRI, que utilizou a atividade “nome e nome de uma fruta” para promover acolhimento e interação entre os presentes. Em seguida, a presidente da AACRRI, Carissa Araújo, realizou a abertura institucional, destacando as vantagens e benefícios de trabalhar em uma associação, além da importância da participação dos catadores nos eventos da cidade e da comunidade, reforçando a visibilidade e o reconhecimento do trabalho da categoria.
A tesoureira Daniele Pereira apresentou slides que ilustraram as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela AACRRI e explicou como funciona a Coleta Porta a Porta, abordando desde o planejamento das rotas até a responsabilidade de cada associado no processo. A assistente social da Defensoria Pública, Andrea Pires dos Reis, destacou o papel da DPE no apoio aos direitos dos catadores, a importância da documentação regularizada e a necessidade de transparência nas atividades da Associação, garantindo acesso a políticas públicas e fortalecimento institucional.
A segunda parte do encontro foi marcada por reflexões e atividades práticas, novamente conduzidas por Marcos Vinícius, que abordou a importância do trabalho em equipe, destacando cooperação, diálogo e corresponsabilidade. A dinâmica das bexigas reforçou de maneira lúdica esses conceitos, seguida da exibição de vídeos educativos que complementaram os conteúdos apresentados.
A capacitação contou ainda com as presenças de Hilda Luz e Alba Magnólia, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, fortalecendo a articulação intersetorial. O encontro foi encerrado com um lanche especial, e presentes oferecidos pela Avatim, proporcionando um momento de acolhimento e confraternização entre os participantes.
“A AACRRI reafirma, com essa atividade, seu compromisso com a formação, valorização e fortalecimento da categoria, contribuindo para melhores condições de trabalho, renda e qualidade de vida para todos os associados”, afirma a presidenta da Associação, Carissa Araújo.
ITAJUÍPE INICIA COMEMORAÇÕES DOS 73 ANOS COM A ENTREGA DE 274 TÍTULOS DE POSSE DO PROGRAMA NOSSA TERRA
O município de Itajuípe se prepara para dar início às comemorações pelos seus 73 anos de emancipação política com um dos momentos mais importantes da atual gestão. Nesta terça-feira (09), às 18h, no Clube Kamuá, o prefeito Léo da Capoeira e a Vice-prefeita Clara Adry realizarão a entrega de 274 títulos de posse do Programa Nossa Terra, ação fundamental de regulamentação fundiária urbana que vem transformando a vida famílias itajuipenses.
O Programa teve início no bairro Acácio Almeida e para muitas famílias será a primeira vez que o direito à propriedade de seus lares será reconhecido formalmente, garantindo segurança jurídica, dignidade e novas oportunidades de desenvolvimento.
A gestão destaca que o Programa Nossa Terra é parte essencial do planejamento urbano do município, proporcionando organização territorial, valorização imobiliária e acesso a serviços que só são possíveis por meio da regularização fundiária. Para o prefeito Léo da Capoeira, iniciar as comemorações do aniversário da cidade com essa entrega simboliza o compromisso com uma Itajuípe mais justa e inclusiva.
A cerimônia desta terça-feira marca apenas o começo da programação especial que seguirá nos próximos dias, com eventos culturais, inaugurações e diversas ações que reforçam o orgulho e a força do povo itajuipense.
Com a entrega dos títulos de posse, Itajuípe dá o primeiro passo nas comemorações do seu aniversário, celebrando conquistas reais e o compromisso contínuo com o desenvolvimento social e urbano do município.
ITAJUÍPE: CANTATA DE NATAL, FEIRA DE ARTESANATO E LUZES NATALINAS TRANSFORMAM A PRAÇA JOSÉ ADRY EM PALCO DAS CELEBRAÇÕES DE FIM DE ANO

O clima natalino já tomou conta de Itajuípe. A cidade amanheceu mais iluminada, colorida e acolhedora com a tradicional ornamentação das luzes de Natal espalhadas por diversos espaços públicos, encantando moradores e visitantes. Locais simbólicos como o Bosquinho do Jacaré, as praças Régis Pacheco, Adonias Filho e Vereador José Adry receberam uma decoração especial, que enche os olhos e anuncia oficialmente a chegada de um dos períodos mais esperados do ano para a população itajuipense.
As comemorações ganham ainda mais brilho com a abertura da Feira de Artesanato, que acontecerá de 10 a 13 de dezembro, na Praça Vereador José Adry. Reunindo artistas e artesãos locais, o evento fortalece a identidade cultural do município e valoriza o talento criativo dos produtores da região, oferecendo ao público peças únicas, produzidas com dedicação e expressão artística.
O ponto alto da programação será a emocionante Cantata de Natal, marcada para o dia 12 de dezembro, às 18h, no mesmo local da feira. O espetáculo promete emocionar o público com canções natalinas, apresentações corais e intervenções artísticas que celebram fé, esperança e união, consolidando-se como um dos momentos mais aguardados da programação de fim de ano.
As ações natalinas também representam um importante impulso para o desenvolvimento econômico do município. A Prefeitura de Itajuípe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atua em parceria com a Associação Comercial de Itajuípe (ACEI) na realização da campanha Natal Premiado, que sorteará um carro 0 km e diversos vales-compras. A iniciativa incentiva a população a consumir no comércio local, aquecendo as vendas, fortalecendo empreendedores e movimentando a economia da cidade neste período festivo.
O prefeito Léo da Capoeira destacou o empenho da equipe municipal na construção de uma programação natalina que resgata o orgulho da população e reforça o novo momento vivido pela cidade. “Nossa gestão tem trabalhado com seriedade e sensibilidade para entregar ações que impactam diretamente a autoestima do nosso povo. A ornamentação, a feira, a cantata, tudo isso é fruto do esforço de muitas mãos que acreditam em uma Itajuípe mais viva, mais bonita e mais humana. Estamos governando com compromisso, com presença e com coragem para transformar a nossa cidade todos os dias”, afirmou o prefeito.
Com luzes, música, arte e valorização da economia criativa, Itajuípe celebra o Natal reforçando sua identidade cultural e o compromisso com o desenvolvimento local e a alegria de seu povo.
URUÇUCA CELEBRA 73 ANOS COM ENTREGA DE OBRAS E PRESENÇA DE AUTORIDADES

Uruçuca comemorou nesta sexta-feira, 12, seus 73 anos de emancipação política com uma programação especial marcada por atos cívicos, celebrações religiosas e entregas importantes para a comunidade. O aniversário do município reuniu moradores, lideranças locais e diversas autoridades.
A prefeita Magnólia Barreto participou das atividades ao lado do vice-prefeito Alessandro Lebrão, do deputado federal Paulo Azi, do presidente da Câmara Zé Pedro, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
Entre os destaques das comemorações estiveram a assinatura da ordem de serviço para a obra da Creche da Avenida Natal, a entrega da estrutura renovada do Posto Médico Central e o anúncio das melhorias nos quiosques da Praça Osvaldo Freitas Neves, reforçando investimentos em educação, saúde e infraestrutura.
A prefeita Magnólia destacou a importância da data para o município: “Celebrar 73 anos de Uruçuca é reconhecer a força do nosso povo e o quanto avançamos com união e trabalho. Seguimos firmes, cuidando da cidade com responsabilidade e construindo, junto com a população, o futuro que ela merece.”
As comemorações reforçaram o sentimento de pertencimento e orgulho da comunidade uruçuquense.
BAHIA: CANDIDATURA DE FLÁVIO BOLSONARO ACENDE ALERTA E COMPLICA PLANOS DE ACM NETO

Lideranças da oposição ao PT na Bahia admitem, nos bastidores, que uma eventual candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026 tende a dificultar o projeto do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) ao governo do estado.
Aliados próximos de Neto avaliam que a fragmentação da direita entre dois polos – o bolsonarismo “puro-sangue” e a ala considerada moderada – colocaria o ex-prefeito em uma sinuca de bico, com dois caminhos considerados ruins:
1. subir no palanque de um candidato que corre o risco de não chegar ao segundo turno, em meio à pluralidade de concorrentes; ou
2. associar-se de vez ao campo liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), herdando também a alta rejeição do bolsonarismo no eleitorado baiano.
Nos cálculos internos, o “melhor dos mundos” para ACM Neto seria uma direita unificada em torno do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Esse cenário, porém, é visto como improvável se Flávio Bolsonaro decidir disputar a Presidência como representante direto do pai.
Um cacique oposicionista resume o impasse: Tarcísio tem, hoje, alta probabilidade de reeleição em São Paulo e não estaria disposto a colocar esse cenário em risco para enfrentar o filho de um ex-presidente com grande capilaridade eleitoral. Outros nomes que poderiam ocupar esse espaço na direita – como os governadores Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) – são considerados pouco empolgantes para encabeçar um projeto nacional.
Na prática, a equação nacional da direita em 2026 pode ter efeito direto sobre o palanque baiano, embaralhando a estratégia de ACM Neto e aumentando a incerteza sobre qual será seu alinhamento no tabuleiro presidencial.
BAHIA: JERÔNIMO INDICA JOSIAS GOMES PARA O TCE

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) finalmente bateu o martelo e enviou, na noite desta quinta-feira (11), à Assembleia Legislativa da Bahia a indicação do deputado federal Josias Gomes (PT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O petista deve ocupar a cadeira que está vaga há mais de um ano e dois meses, desde a morte do conselheiro Pedro Lino.
A indicação só saiu agora porque antes foi preciso desfazer um imbróglio jurídico. Depois de disputa entre entidade de classe e a Procuradoria-Geral do Estado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a vaga poderia ser preenchida por livre indicação do governador, a exemplo do que ocorreu com o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), escolhido para substituir o conselheiro aposentado Antonio Honorato, na mesma Corte de Contas.
Com a posição do STF, veio o ajuste político local. Há poucas semanas, a Assembleia aprovou emenda à Constituição estadual, de autoria do deputado Rosemberg Pinto (PT), ampliando de 65 para 70 anos a idade máxima para assumir o cargo de conselheiro. Não foi uma mudança genérica: ela abriu, com endereço certo, o caminho para que Josias, hoje com 69 anos, pudesse ser indicado sem qualquer impedimento formal.
O roteiro agora é conhecido. A expectativa é que Josias seja sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima terça-feira (16). Se aprovado no colegiado, o nome segue, no mesmo dia, para votação em plenário, assim como acontecerá com a indicação de Otto Filho, já referendada pela CCJ por unanimidade.
“OU É INCOMPETENTE OU PEGOU HERANÇA MALDITA DE RUI E WAGNER”, DIZ SANDRO RÉGIS APÓS JERÔNIMO PEDIR 23º EMPRÉSTIMO

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) classificou como um “completo absurdo” o 23º pedido de empréstimo enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Assembleia Legislativa, no valor de R$ 720 milhões, horas depois de o plenário ter aprovado, em regime de urgência, três novos projetos também relacionados a operações de crédito. Com esse novo pedido, o petista chega à marca de R$ 27 bilhões em empréstimos em apenas 36 meses de mandato.
“Isso dá mais de um milhão pedido por hora, é um completo descontrole e a prova da incompetência do governador. É um governo que vive essencialmente de empréstimos e que está quebrando as finanças da Bahia”, alertou Sandro Régis.
“Ou Jerônimo é muito incompetente ou ele recebeu uma herança maldita de Rui Costa e Jaques Wagner. A verdade é que o PT, depois de 20 anos no poder, deixou o Estado completamente quebrado, recorrendo a operações de crédito em sequência para tentar pagar as contas básicas”, emendou.
Segundo Sandro Régis, além do endividamento crescente, o governo acumula dificuldades na execução. “O mais grave é que esse dinheiro não se transforma em obras concretas. O que a Bahia tem hoje é um governador conhecido no interior como o governador da promessa: anuncia, promete, pede empréstimo, mas as obras não saem do papel”, concluiu.
SALVADOR: JORNALISTA VICTOR PINTO É HOMENAGEADO NA CÂMARA DE VEREADORES

O âncora de política da Band Bahia, Victor Pinto, jornalista da Rádio Band News FM Salvador e também do site Band BA, foi destaque na categoria Televisão da 10ª edição do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo ofertado pela Câmara de Salvador. A premiação aconteceu na manhã desta quinta-feira (11).
Os vereadores da capital baiana foram os responsáveis pela definição dos nomes vencedores através de uma votação.
“A gente a ajuda a traduzir o processo legislativo para o povo. A gente busca fazer o melhor para o nosso telespectador e ouvinte. Isso coroa a nossa busca de informação. Jânio Lopo foi uma figura ímpar no jornal político baiano. Agradeço a Deus pela saúde, a minha família, a Band que é minha casa e aos vereadores que me escolheram para receber essa homenagem mais uma vez”, disse Victor que recebeu o prêmio das mãos dos seus pais, Manoel e Dore, e o diretor da Band Nordeste, Augusto Correia Lima.
Ao todo, cinco profissionais foram reconhecidos pelo trabalho na cobertura das atividades legislativas, distribuídos entre rádio,TV, jornal impresso e internet.
O vereador Téo Senna (PSDB), idealizador do prêmio, destacou a importância da iniciativa para valorizar o jornalismo profissional. “Jânio foi uma das grandes referências do jornalismo político baiano, sempre marcado pela atuação competente, séria e profissional”, afirmou.
Victor Pinto, natural de Conceição do Coité, é graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, também advogado formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador e especialista em Gestão de Empresas de Radiodifusão, atualmente é o responsável pela coluna Esse é o Ponto e um dos apresentadores do Boa Tarde Bahia na Band Bahia e nas rádios Band News FM Salvador e Band Conquista, além do portal de notícias do grupo. Também é colunista do jornal Tribuna da Bahia, nas rádios Câmara e Excelsior.
ILHÉUS: DIRETOR-GERAL DO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO

O diretor-geral do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Julio Musse, foi agraciado com o Título de Cidadão Ilheense na noite desta quinta-feira, 11 de dezembro. A honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores de Ilhéus em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública e ao desenvolvimento do município.
A indicação para o título partiu do vereador Adilson José, do PT, que destacou a qualidade da assistência no HRCC na atual administração. “Sob a gestão do Sr. Julio Musse, o Hospital Costa do Cacau se consolidou como referência em atendimento humanizado e eficiente”, justificou.
Julio Musse expressou sua gratidão pela honraria e destacou o trabalho em equipe realizado no hospital. “Este reconhecimento significa muito mais do que uma honraria: representa o vínculo, o afeto e o compromisso que construí com essa cidade tão especial”, afirmou.
“Aproveito a oportunidade para agradecer à Câmara Municipal de Ilhéus, ao vereador Adilson José e seus pares, bem como à Sesab e à Fabamed pela confiança em nosso trabalho. Estendo ainda a minha gratidão a todos os meus colegas funcionários do HRCC, que foram essenciais para que este momento acontecesse”, complementou.
Com uma trajetória sólida na saúde pública e gestão hospitalar, Julio Musse é enfermeiro formado pela Faculdade Integrada da Bahia e pós-graduado em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde. Ele atuou em importantes unidades hospitalares da Bahia e atualmente integra o Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus.
A entrega do Título de Cidadão Ilheense Honorário de 2025 ocorreu no Centro de Convenções de Ilhéus, com 85 homenageados. A honraria é concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços ao município ou se destacaram pela ação exemplar na vida pública e particular.
BAHIA: SAULO PONTES É CONFIRMADO COMO SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA







































