WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ITABUNA: MANOEL FOI SONDADO PARA SECRETARIA DE JERÔNIMO

O presidente da Câmara de Itabuna, vereador Manoel (PT), foi sondado pelo comando da tendência estadual do PT Resistência Socialista (RS) para assumir uma secretaria no governo Jerônimo Rodrigues (PT).

Segundo apuração do site, a corrente chegou a definir o nome de Manoel como indicação para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, em substituição a Osni Cardoso (PT), que em abril vai deixar o cargo para reassumir o mandato de deputado estadual.

Procurado, Manoel confirmou que houve conversa, mas afirmou que não pretende deixar o Legislativo municipal neste momento.

“Fui convidado pelos companheiros, mas meu foco é continuar em Itabuna no meu mandato de vereador e presidente da Casa”, declarou.

BAHIA: GOVERNADOR ATENDE SOLICITAÇÕES DE NETO CARLETO PARA 19 MUNICÍPIOS

Aproximadamente 19 municípios baianos foram contemplados com a assinatura de convênios com o Governo do Estado na quinta-feira passada (18/12), durante solenidade no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador.

Segundo informações ligadas ao deputado Neto Carleto (Avante), o governo estadual atendeu pleitos apresentados pelo parlamentar e o valor total das obras e investimentos destinados aos 19 municípios ultrapassa R$ 100 milhões.

O ato contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e reuniu representantes municipais, secretários e lideranças políticas. Nos bastidores, a solenidade foi interpretada como um sinal de força política e espaço institucional do deputado junto ao Palácio de Ondina, com a formalização de demandas que agora passam à fase de execução e acompanhamento.

“São convênios que somam mais de R$ 100 milhões em investimentos, atendendo demandas que os municípios nos apresentaram. O nosso compromisso é garantir que essas obras saiam do papel e cheguem na ponta, melhorando a vida da população”, afirmou o deputado.

URUÇUCA VIVE DIA HISTÓRICO COM AUTORIZAÇÃO DE OBRAS DE ILUMINAÇÃO E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO

Uruçuca viveu um dia histórico com importantes conquistas para a infraestrutura e a educação do município. Representantes da cidade participaram, em Salvador, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), da assinatura da ordem de serviço para as obras de iluminação da BA-001, no trecho entre Sargi e Serra Grande, e da BA-262, que liga a BR-101 ao trevo de Uruçuca.

A iniciativa representa um passo fundamental para garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para moradores e motoristas que utilizam diariamente os trechos, considerados estratégicos para o deslocamento da população e o desenvolvimento regional.

Além das obras viárias, o município também comemorou a chegada de novos mobiliários para o Colégio CEMUR, reforçando os investimentos na educação e proporcionando mais conforto e melhores condições de ensino para alunos e profissionais da unidade.

Presente no evento, a prefeita Magnólia Barreto destacou a importância das autorizações para o futuro do município. “Essas obras representam mais do que infraestrutura; significam segurança, desenvolvimento e cuidado com as pessoas. Uruçuca e Serra Grande avançam com ações concretas que impactam diretamente a vida da população”, afirmou.

O evento contou com a presença de comitivas de diversos municípios e teve a ordem de serviço assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado de vereadores, secretários, assessores e representantes da imprensa.

Com as novas autorizações e investimentos, a gestão municipal reafirma o compromisso de seguir trabalhando com responsabilidade, diálogo e foco em resultados, levando obras, melhorias e desenvolvimento para Uruçuca e Serra Grande.

POTIRAGUÁ: PREFEITO ELIAS CARVALHO REÚNE AGENTES DE SAÚDE E CONFIRMA PAGAMENTOS DE 13º E 14º SALÁRIOS

O prefeito de Potiraguá, Elias Carvalho, se reuniu com os Agentes Comunitários de Saúde para informar oficialmente o pagamento do 13º salário, do 14º referente aos incentivos da categoria e também do 13º do piso da enfermagem.

A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), no auditório da Câmara de Vereadores, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde e do presidente do Legislativo, vereador Raul de Dedé.

Durante o encontro, o prefeito detalhou o cronograma dos pagamentos e reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da saúde. Elias destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes, especialmente na linha de frente do atendimento e no acompanhamento das famílias do município.

O momento foi marcado por diálogo e transparência entre Executivo, Legislativo e servidores, com espaço para esclarecimentos e alinhamento sobre as demandas da categoria.

​BUERAREMA: GEL E JERÔNIMO ASSINAM ORDEM DE LICITAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO DA BA-668 – TRECHO SEDE X VILA OPERÁRIA

A ordem de licitação para a pavimentação asfáltica da BA-668, no trecho que liga a sede de Buerarema à Vila Operária, foi assinada nesta quinta-feira (18), durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador. A obra prevê investimento superior a R$ 12 milhões.

O documento foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo prefeito de Buerarema, Gel da Farmácia. A solenidade contou ainda com a presença dos deputados Paulo Magalhães e Eduardo Salles, do secretário estadual de Infraestrutura, Saulo Pontes, e do secretário municipal de Agricultura, Jorge Moura. A publicação da licitação acontece no próximo dia 31 de dezembro.

Para o prefeito Gel da Farmácia, a assinatura da ordem de licitação representa um passo importante rumo à concretização de uma grande conquista para o município, resultado do diálogo permanente com o Governo do Estado.

“Essa obra é um sonho antigo da nossa população. Estou extremamente feliz, porque fui buscar apoio junto ao Governo do Estado para trazer melhorias para Buerarema e encontrei respaldo. Esse é mais um avanço que conta com o apoio dos deputados Paulo Magalhães e Eduardo Salles, que têm buscado, além dessa obra, outros benefícios importantes para o nosso município, e, principalmente, com a sensibilidade do governador Jerônimo Rodrigues, que tem olhado com carinho para a nossa gente”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, a pavimentação da BA-668 terá impacto direto no escoamento da produção agrícola, na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos moradores.“É um investimento que vai transformar a realidade da cidade e demonstra que, com diálogo, parceria e seriedade, os resultados começam a chegar”, completou Gel da Farmácia.

ITAPETINGA: TSE CASSOU VEREADOR DIGA DIGA

A Justiça Eleitoral comunicou, nesta semana, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itapetinga sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do vereador Diego Rodrigues (PSD), conhecido como “Diga Diga”.

O processo que resultou na perda do mandato tem como base condenações judiciais já definitivas, com trânsito em julgado. Com isso, a decisão do TSE encerrou a discussão na esfera eleitoral e determinou a substituição imediata do parlamentar.

Com a comunicação oficial em mãos, a Câmara deu andamento ao rito de recomposição da vaga. Nesta quinta-feira, foi empossado o primeiro suplente do PSD, Valdeir Chagas, que passa a ocupar a cadeira deixada por Diga Diga.

A mudança altera a composição do Legislativo municipal e deve repercutir nos próximos movimentos internos da Casa, especialmente na distribuição de apoios e articulações políticas para o próximo período.

BAHIA: GERALDINHO NA CORDA BAMBA, VEJA NOMES COTADOS PARA VICE DE JERÔNIMO

O vice-governador Geraldinho (MDB) atravessa um momento político delicado na base do governo. Nos bastidores, cresce a leitura de que ele pode ficar fora da chapa majoritária em 2026, diante de um redesenho de alianças que já começou a ser discutido no entorno do Palácio.

A avaliação corrente entre lideranças é que, apesar de o MDB ter peso e estrutura, Geraldinho saiu enfraquecido após o resultado da eleição de 2024, o que reduziu seu poder de barganha para o próximo ciclo.

Mesmo assim, a eventual retirada do MDB da vice não seria simples. O partido tende a cobrar caro a fatura para permanecer alinhado e não criar instabilidade na composição.

Segundo fontes da capital, a vaga de vice pode ser usada como compensação para segurar aliados estratégicos dentro da base. A principal hipótese ventilada seria uma oferta ao senador Ângelo Coronel (PSD), numa tentativa de evitar que ele se afaste do grupo. Nesse desenho, Coronel poderia assumir a vice ou indicar um nome — com especulações envolvendo o filho Diego Coronel. Em paralelo, haveria a possibilidade de o senador reorganizar o próprio projeto eleitoral, mirando uma disputa proporcional.

Se não houver entendimento com o PSD, outro caminho citado em conversas de bastidor seria o Avante, do ex-deputado Ronaldo Carletto.

Na política, a chapa é sempre uma fotografia de momento. E, pelo que se comenta hoje, a de 2026 pode vir com mudanças grandes — e com uma cobrança proporcional ao espaço que cada aliado aceitar perder.

BARRO PRETO: MUNICÍPIO AVANÇA COM A ASSINATURA DO CONVÊNIO PARA A REFORMA DA FEIRA LIVRE

O município de Barro Preto deu mais um passo importante rumo ao desenvolvimento urbano e à valorização dos espaços públicos. Na última quinta-feira, dia 18, em evento realizado na capital baiana, Salvador, foi oficialmente assinado o convênio que autoriza a execução da tão aguardada Reforma da Feira Livre do município.

A iniciativa, anunciada durante a visita do Governador do Estado ao município no mês de novembro, agora se consolida como um compromisso efetivo com a população. O que inicialmente foi visto por muitos como um ato simbólico, transforma-se em uma ação concreta, fruto do trabalho articulado da gestão municipal em parceria com o Governo do Estado.

A reforma da Feira Livre representa um avanço significativo para Barro Preto. O projeto prevê melhorias estruturais que vão proporcionar mais modernidade, segurança, melhores condições de higiene e saúde pública, além de maior comodidade para feirantes e consumidores. A obra contribuirá diretamente para o fortalecimento da economia local e para a qualidade de vida da população.

Além do impacto urbano e estrutural, a reforma da Feira Livre reforça a valorização da agricultura familiar e do produtor rural, que têm na feira um dos seus principais canais de comercialização e geração de renda. O novo espaço oferecerá melhores condições de trabalho para quem produz no campo, estimulando o escoamento da produção local, fortalecendo a economia rural e promovendo o consumo de alimentos frescos e de qualidade pela população.

Com a assinatura do convênio, os próximos passos seguem agora para as etapas técnicas e administrativas que antecedem o início das obras, garantindo que a execução aconteça de forma planejada e eficiente, com o objetivo de entregar o equipamento público reformado o quanto antes.

A assinatura contou com a presença do prefeito Juraci da Saúde, acompanhado do vice-prefeito Gideon, além de vereadores do município e integrantes da equipe de governo, reforçando a união institucional em prol de mais uma conquista histórica para Barro Preto.

Este marco, se soma a outras ações que demonstram o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento da cidade, a valorização dos espaços públicos e o cuidado permanente com o bem-estar da população, em uma firme parceria com o Governo do Estado.

ILHÉUS: CRIANÇA DE NOVE ANOS É BATIZADA, A PEDIDO DOS PAIS, EM LEITO DE UTI DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL

Desde 2016, quando nasceu, a trajetória de Saullo tem sido escrita entre paredes de hospitais, sessões de fisioterapia e a rotina austera das internações. O diagnóstico, herança do Zika Vírus contraído por sua mãe, Natali Apolinário, ainda no início da gestação, impôs desafios severos: a microcefalia e a paralisia cerebral. Hoje, aos nove anos, Saullo enfrenta mais um capítulo delicado na UTI Pediátrica do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade construída pelo Governo do Estado e administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). A mais recente internação ocorreu em outubro. Ele segue sem previsão de alta.

Em meio a esse turbilhão de emoções, preocupações e medo, a mãe Natali e o esposo também seguem acolhidos por uma equipe multiprofissional do hospital. Esta semana, Natali revelou um desejo à equipe do Serviço Social: batizar Saullo, cujo significado do nome é “transformação”. Ela explica que em uma recente conversa com o irmão, tio de Saullo, ele confessou que algo em seu coração pedia para realizar o batismo. A família é católica e busca ancoragem na fé e no afeto para atravessar o medo.

Agilidade e respeito

No mesmo dia, a equipe entrou em contato com Padre Cristo. Ele esteve na unidade, conversou com Natali, visitou Saullo e marcou já para esta quinta-feira (18), pela manhã, o momento tão desejado pela família. Os padrinhos Janaeli e Gilmar foram avisados ontem à noite e saíram hoje cedo de Teolândia, a 180 quilômetros de Ilhéus, onde todos residem. O batizado foi cercado de pura emoção. A equipe de plantão da UTI Ped participou do momento que durou cerca de 30 minutos.

“Esse é um momento que jamais iremos esquecer”, revelou Natali, aniversariante do próximo dia 26. “Saullo é meu príncipe. Se ele tiver alta – eu já disse – vou fazer de tudo, vou montar um quartinho para ele parecendo um hospital”. O batizado de Saullo uniu gestos de solidariedade, apoio e união de toda a equipe do HMIJS e revelou mais um momento especial proporcionado pelo Hospital Materno-Infantil, de acolhimento e de humanização.

“Eu quero agradecer e parabenizar a todos vocês por terem proporcionado isso”, disse o padre Cristo ao final da celebração. “Saullo entendeu o que estava acontecendo aqui”, afirmou Natali. Enxuguei agora uma lágrima nos olhinhos dele”, completou. “Agradeço a todos vocês por este gesto de carinho e conforto”, disse, emocionada.

Referência

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos de internação, incluindo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de cuidados semi-intensivos, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. A unidade é referência regional em atendimento a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais, além de cuidados intensivos e clínicos infantis. Funciona 24 horas por dia e atende tanto demandas espontâneas quanto referenciadas pela rede primária de saúde.

COARACI: EDUCAÇÃO REALIZA FORMATURAS INÉDITAS E CELEBRA AVANÇOS NA REDE MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Educação do Governo Um Novo Tempo realizou, de forma inédita, as formaturas da rede municipal de ensino, marcando um novo momento para a educação de Coaraci. A Educação Infantil teve como destaque a belíssima formatura do ABC, com a temática “Aquarela”, reunindo 122 crianças em uma celebração repleta de cores, alegria e emoção.

Os padrinhos da turma 2025, o prefeito Miltinho e a secretária de Assistência Social Leidianne Leonardo, prestigiaram a cerimônia e presentearam os pequenos formandos com mochilas, que serão utilizadas no próximo ano, já no Ensino Fundamental. A satisfação das famílias foi evidente. “A festa foi linda e nossos filhos são tratados como se fossem de escola particular, nunca vi coisa igual”, relatou uma mãe.

A noite também marcou, pela primeira vez na história do município, a formatura de 166 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, dos colégios municipais da sede e dos distritos: Colégio Municipal Antônio Lima de Oliveira, Colégio Municipal Antônio Ribeiro Santiago, Escola Inajá Dórea e Centro Educacional Jaime Pereira da Silva.

O evento foi realizado no Clube Social de Coaraci, cuidadosamente decorado e organizado para a ocasião, demonstrando o empenho da gestão municipal em valorizar os estudantes e suas conquistas. Para encerrar a celebração, os formandos foram agraciados com um show especial do cantor Nildo San. “Fechamos com chave de ouro o nosso curso, agradecemos ao prefeito Miltinho por esse presente!”, destacou um dos alunos.

As formaturas, nunca antes realizadas no município, simbolizam o compromisso da atual gestão com a valorização da educação e com o cuidado em cada etapa da vida escolar dos estudantes de Coaraci.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia