BAHIA: PATRÍCIA PATAXÓ PODE HERDAR MINISTÉRIO DE SÔNIA GUAJAJARA

O nome de Patrícia Pataxó, superintendente de Políticas para os Povos Indígenas no governo Jerônimo Rodrigues, começou a circular em Brasília como um dos quadros cogitados para o Ministério dos Povos Indígenas.
A especulação ganhou força diante da expectativa, comentada nos bastidores, de que a ministra Sônia Guajajara possa se afastar do cargo para disputar as eleições de 2026, o que abriria espaço para uma troca no comando da pasta.
Patrícia Pataxó vem sendo citada como alternativa por ter atuação institucional na Bahia e ligação direta com a pauta indígena. Até o momento, não há confirmação oficial de mudança no ministério, mas a movimentação já entrou no radar de lideranças políticas e do meio indígena em Brasília.
JEQUIÉ: ZÉ COCÁ JÁ É DADO COMO CERTO NA BASE DE JERÔNIMO

Nos bastidores da política baiana, a reaproximação do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), com a base do governo do Estado já é tratada como um movimento “líquido e certo”. O clima, dizem aliados, é de retorno consolidado — com gestos públicos e conversas de bastidor apontando para a mesma direção.
A leitura é que o passo seguinte tende a ser partidário. A possível saída do PP e o ingresso no PSB viraram assunto recorrente entre lideranças do grupo governista e interlocutores do prefeito. Para quem acompanha a política de perto, seria mais uma questão de tempo e janela política do que de “se vai acontecer”.
No tabuleiro de 2026, a movimentação tem lógica: Cocá precisa de espaço, articulação e condições para manter influência regional e assegurar presença no desenho estadual. E, quando os interesses se alinham, os sorrisos aparecem — na foto e na política.
ILHÉUS: PREFEITURA PRORROGA ENTREGA DE VOUCHERS DO KIT NATALINO

Atendimento será realizado nesta quarta-feira (17), em todos os CRAS, das 8h às 14h, com quantidade limitada
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, prorrogou por mais um dia a entrega dos vouchers para retirada do Kit Natalino. A ação acontece nesta quarta-feira (17), com atendimento em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
A iniciativa busca ampliar o alcance da ação e contemplar um maior número de famílias. No entanto, a Prefeitura informa que a quantidade de vouchers é limitada, podendo ser encerrada antes do horário final, conforme a disponibilidade.
O atendimento seguirá das 8h às 14h, em todos os CRAS. A orientação é que os beneficiários compareçam o quanto antes ao seu CRAS de referência.
A gestão municipal reforça o compromisso com a assistência social e segue trabalhando para garantir um Natal mais digno às famílias ilheenses.
ITAJU DO COLÔNIA: COM QUASE 82% DE APROVAÇÃO POPULAR, ELDER FONTES CONQUISTA NOVAS ADESÕES AO SEU GRUPO POLÍTICO
O prefeito de Itaju do Colônia, Elder Fontes, segue consolidando sua liderança política no município. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Infop, nos dias 12 e 13 de dezembro, a gestão municipal alcança quase 82% de aprovação popular, um índice expressivo que reflete o reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido ao longo do primeiro ano de governo.
O levantamento ouviu mais de 400 pessoas, confirmando a forte sintonia entre a administração municipal e os anseios da comunidade. O resultado positivo também tem repercutido no cenário político local, com novas adesões ao grupo político do prefeito, fortalecendo ainda mais o projeto de governo em andamento.
Ao comentar os números, Elder Fontes comemorou o resultado e destacou que a aprovação é fruto de muito trabalho, compromisso e responsabilidade com a coisa pública.
“Recebo esse resultado com muita gratidão e humildade. Ele não é só meu, mas de toda a equipe que trabalha diariamente para cuidar de Itaju do Colônia. A confiança da população nos motiva a seguir avançando e conquistando ainda mais para o nosso município”, afirmou o prefeito.
Elder também fez questão de agradecer aos colaboradores da gestão e à população itajuense, reafirmando o compromisso de continuar governando com diálogo, transparência e foco no desenvolvimento da cidade.
ITAPÉ: PREFEITURA PAGA 13º SALÁRIO E AVANÇA EM OBRAS ESTRUTURANTES

A Prefeitura de Itapé, por meio do prefeito Reinaldo das Batatas, chega ao último mês do seu primeiro ano de gestão com ações que demonstram organização administrativa e compromisso com o desenvolvimento do município, em um período em que a cidade se prepara para celebrar seus 64 anos de emancipação.
Dentre várias outras iniciativas, destaque para o pagamento integral do décimo terceiro salário, realizado antecipadamente nesta terça-feira, beneficiando todos os servidores lotados nas secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Administração, fortalecendo a valorização do funcionalismo público e a economia local.
Na área de infraestrutura, outro destaque é o início da reforma total da quadra de esportes do Centro Educacional, executada pela Construtora Marrouro LTDA, com melhorias estruturais, cobertura e adequações de segurança.
Já às obras do Terminal Rodoviário segue avançando na cobertura e demais melhorias, executadas pela empresa Alan Vagner Oliveira dos Santos LTDA. O objetivo do governo municipal é garantir mais conforto e acessibilidade aos usuários Itapeenses.
”Chegamos ao último mês do nosso primeiro ano de gestão com muito trabalho entregue. Esses avanços mostram que Itapé está no caminho certo, com responsabilidade fiscal e investimentos que melhoram a vida da nossa população”, afirmou Reinaldo das Batatas.
COARACI: MILTINHO DETONA GESTÃO ANTERIOR: “HERANÇA MALDITA” E PEDIDO DE AUDITORIA NO TCM

O prefeito de Coaraci, Miltinho (PSD), participou no último sábado do programa Frequência Política e apresentou um balanço do primeiro ano à frente da prefeitura. Segundo ele, a gestão encontrou pendências deixadas pela administração anterior, como salários atrasados, dívidas com fornecedores e convênios encerrados.
“Recebemos uma herança maldita deixada pelo ex-prefeito, como salários atrasados, calotes em fornecedores e fim de vários convênios por falta de responsabilidade do ex-prefeito. Primeiro ano organizamos a casa e acionando o TCM para fazer uma auditoria na gestão do ex-prefeito”, declarou.
Durante a entrevista, Miltinho também comentou sobre a articulação com o Governo do Estado e afirmou que a gestão já apresentou projetos, com expectativa de destravar obras a partir do próximo ano.
“Estamos nesta parceria com o governo do estado e já apresentamos projetos e a expectativa é que em 2026 as obras sejam destravadas. Mas o primeiro ano conseguimos recuperar o pertencimento e autoestima da população”, completou.
TECNOLOGIA NUTRICIONAL QUE VIRA RESULTADO: O QUE ESTÁ POR TRÁS DO DESEMPENHO DOS MELHORES REBANHOS?

A competitividade da pecuária brasileira nunca esteve tão ligada à Nutrição Animal. Em um cenário onde eficiência, redução de custos e previsibilidade produtiva são essenciais, a tecnologia aplicada à nutrição se torna um diferencial estratégico para quem busca performance real no rebanho. É nesse contexto que a Vista do Vale Nutrição Animal se destaca, oferecendo soluções completas que transformam ciência e tecnologia em resultados mensuráveis no campo.
Especializada em suplementos, concentrados e rações para bovinos, a Vista do Vale fundada em 2021 em Buerarema, na Bahia, e integrante do grupo Brasil Nutri, ampliou sua atuação nacional ao unir formulações de alta performance, rigor técnico e um atendimento consultivo que acompanha de perto as demandas de cada sistema produtivo.
Formulações inteligentes que impulsionam desempenho
Por trás dos melhores índices zootécnicos estão dietas equilibradas e adaptadas a cada fase do rebanho. A Vista do Vale desenvolve soluções nutricionais pensadas para:
-
gerar equilíbrio nutricional
-
fortalecer a saúde do rebanho
-
melhorar conversão alimentar
-
ampliar ganho de peso em gado de corte
-
elevar produção de leite
-
reduzir desperdícios nas propriedades
Esse portfólio diversificado permite que produtores encontrem soluções específicas para cada objetivo da recria aos sistemas intensivos de terminação — aumentando a previsibilidade dos resultados e o retorno sobre investimento.
Tecnologia de ponta que garante padrão e eficiência
O que diferencia as melhores fábricas de nutrição animal é a precisão. A Vista do Vale integra equipamentos industriais da Becker Metalúrgica, referência nacional em robustez e exatidão. Com processos altamente controlados, é possível garantir granulometria ideal, homogeneidade dos lotes e padrões constantes em todas as formulações.
Somado a isso, softwares de formulação, rastreabilidade e controle de matéria-prima permitem que zootecnistas e nutricionistas revisem continuamente as receitas, ajustem parâmetros e acompanhem novas exigências do mercado. O resultado é uma nutrição construída com base em dados, rigor e ciência.
Atendimento técnico que transforma tecnologia em produção
Na pecuária, tecnologia só gera resultado quando é aplicada de forma correta no dia a dia da fazenda. Por isso, a Vista do Vale aposta em um atendimento consultivo que acompanha o produtor no campo, analisa indicadores, identifica gargalos e propõe ajustes nutricionais que se convertem diretamente em produtividade.
No leite, pequenas variações na dieta podem impactar litros; no corte, alteram o ganho diário, uniformidade e o fechamento de ciclo. Ter suporte técnico especializado reduz riscos e potencializa resultados.
Eficiência produtiva com responsabilidade ambiental
A tecnologia também está presente nos processos sustentáveis adotados pela empresa. A fábrica opera com práticas ecoeficientes, reduzindo desperdícios, otimizando consumo de energia e garantindo qualidade de água e matéria-prima. O objetivo é claro: produzir mais, sem comprometer os recursos essenciais ao futuro da atividade.
Uma marca que cresce junto com a pecuária brasileira
Com sede no Sul da Bahia e atendimento em diversas regiões do país, a Vista do Vale fortalece sua presença nacional com logística inteligente, suporte técnico próximo e uma entrega baseada em desempenho. Sua autoridade cresce à medida que mais produtores comprovam o impacto direto das tecnologias nutricionais aplicadas no campo.
Para conhecer produtos, categorias atendidas e suporte técnico, acesse o site oficial: vistadovalenutricaoanimal.com.br
DIRIGENTES DO COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO LESTE CONHECEM ESTRUTURA DA CVR COSTA DO CACAU

Dirigentes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Leste visitaram a CVR Costa do Cacau, para conhecer a estrutura do aterro sanitário que garante o armazenamento correto de resíduos sólidos, de acordo com as determinações do Plano Nacional de Resíduos-PLANARES. Estiveram presentes representantes de sete instituições, entre empresas e prefeituras, como a de Jussari, Hotel Transamérica, Trilha Ambiental, SSP/Bahia, Consórcio de Desenvolvimento Litoral Sul, ASSANCRI e APLB.
Durante a visita, em que foram recepcionados pelo gestor Maurício Ramos Sena, eles puderam entender como funciona o tratamento adequado dos materiais, os mecanismos de controle ambiental e o papel da Central de Valorização de Resíduos na promoção da sustentabilidade na região, além de conhecer os programas de apoio a coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental da empresa. A CVR, com um aterro sanitário às margens da Rodovia Itabuna-Ilhéus, é a única empresa do Sul da Bahia credenciada pelo INEMA e Ibama para o armazenamento correto de resíduos sólidos, que fortalece a sustentabilidade, protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida.
O Programa “Visitantes São Bem-Vindos”, da CVR Costa do Cacau, tem como objetivo aproximar a comunidade regional das práticas de gestão ambiental, oferecendo visitas guiadas para entidades que desejam conhecer, na prática, como funciona uma operação estruturada de valorização de resíduos.
Escolas, clubes de serviço e associações interessadas em conhecer a CVR podem agendar a visita pelo fone (73) 99926-3585.
COARACI: CDL E PREFEITURA REALIZAM PRIMEIRO SORTEIO DO NATAL PREMIADO 2025
Ocorreu no início da tarde desta segunda 15 de dezembro o primeiro sorteio da Campanha Natal Premiado 2025 no município de Coaraci. Foram contemplados 16 ganhadores com Vale Compras de R$ 250,00, R$ 500,00 e R$ 1.000,00. Ao todo foram sorteados R$ 6.000,00 (Seis Mil Reais) em vale compras nessa primeira etapa. Os próximos sorteios acontecem nos dias 22 e 29 de dezembro e 05 de Janeiro, onde mais 97 ganhadores serão contemplados.
A campanha segue um modelo adotado na CDL local desde 2018, com o sorteio de Vale-Compras que podem ser resgatados nas próprias empresas participantes. Desta forma ao invés de poucos ganhadores de prêmios de alto valor, são contemplados vários ganhadores com vale-compras que se convertem em movimentação econômica no comércio local. Outra metodologia pra ajudar na circulação econômica é a realização de sorteios em quatro momentos, fazendo com que ganhadores dos primeiros sorteios possam fazer circular os vale-compras ainda dentro das semanas do Natal e do Ano Novo.
O prefeito Miltinho abraçou a campanha e reforçou a parceria com a CDL, presidida por Rodrigo Leite, ampliando o sistema de iluminação natalina nas ruas do comércio e apoiando toda a logística da campanha que também conta com o apoio do Deputado Estadual Marcone Amaral e dos Deputados Federais Paulo Magalhães e Alice Portugal.
O próximo sorteio será na segunda, dia 22 de dezembro Ao Vivo no Youtube da Rede Portal e pela Rádio FM Terra do Sol 104,9.
BAHIA: DEPUTADO RAIMUNDO DA JR DA SINAIS QUE PODE IR PARA OPOSIÇÃO




































