2025: O ANO QUE RECOLOCOU EUNÁPOLIS NO CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO*

O ano de 2025 marca um divisor de águas na história recente de Eunápolis. Sob a liderança do prefeito Robério Oliveira, a cidade retomou o ritmo do desenvolvimento, com obras estruturantes, fortalecimento das políticas públicas e um conjunto de ações que devolveram dignidade, orgulho e pertencimento à população.
De janeiro a dezembro, a Prefeitura se ajustou administrativamente e executou um amplo pacote de investimentos que alcançou bairros historicamente esquecidos, fortaleceu a saúde e a educação, garantiu direitos básicos e reposicionou Eunápolis no mapa das cidades que voltaram a se desenvolver.
INFRAESTRUTURA: O ASFALTO CHEGOU ONDE A CIDADE MAIS PRECISAVA
A pavimentação urbana foi uma das marcas mais visíveis de 2025. Ruas antes tomadas por poeira no verão e lama no inverno deram lugar à mobilidade, segurança e valorização urbana.
Bairros como Alto da Boa Vista, Centro, Vila Olímpica, Dinah Borges, Moisés Reis, Santa Isabel, Alegria, Rosa Neto e Santa Lúcia receberam obras de pavimentação, drenagem e requalificação viária.
No Alto da Boa Vista, a pavimentação da Rua Adolpho Xavier e Avenida Brasil representou mais que uma obra: foi a integração definitiva do bairro ao eixo de desenvolvimento da cidade.
No Santa Isabel, as obras do semianel viário seguem em execução. A área recebe um grande trabalho de drenagem, iluminação pública, canteiros e em 2026 se transformará em uma das áreas de lazer mais valorizadas da cidade.
Na Vila Olímpica, o asfalto e a iluminação pública chegaram em 100% das vias como resposta a uma reivindicação antiga, mudando a rotina de centenas de famílias.
Cada rua pavimentada simboliza respeito ao morador, planejamento urbano e compromisso com quem mais precisa do poder público.
REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA
Em 2025, a gestão municipal colocou a casa em ordem, ajustou as contas públicas, garantiu o pagamento de fornecedores em dia e devolveu aos servidores públicos o salário em dia e de forma antecipada, restabelecendo a organização, o respeito e a credibilidade da administração em Eunápolis.
SAÚDE: ESTRUTURA, HUMANIZAÇÃO E RETOMADA DE CIRURGIAS
A saúde pública avançou com ações concretas. O Hospital Geral de Eunápolis passou por reformas e adequações em setores estratégicos, passou por uma ampla reforma administrativa e recebeu equipamentos essenciais como novo raio-X, tomógrafo e novos mobiliários ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo mais conforto e segurança a pacientes e profissionais.
Grande parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram reformadas e requalificadas, fortalecendo a atenção primária e garantindo atendimento mais humanizado nos bairros.
Um dos grandes marcos do ano foi a retomada das cirurgias eletivas, reduzindo filas históricas e devolvendo qualidade de vida a centenas de eunapolitanos que aguardavam procedimentos há anos.
EDUCAÇÃO: ESCOLAS MAIS DIGNAS, FUTURO MAIS FORTE
A Prefeitura investiu na aquisição de novos mobiliários escolares e seguirá investindo em reforma e manutenção de escolas municipais, assegurando ambientes mais seguros, acessíveis e adequados ao processo de ensino-aprendizagem.
A Prefeitura já realizou a aquisição de equipamentos de USINAS SOLARES para garantir energia necessária para CLIMATIZAÇÃO das unidades escolares. Novos parquinhos infantis, construção de escolas e melhorias estruturais já estão no planejamento para 2026 e beneficiarão alunos, professores e toda a comunidade escolar, reafirmando que educação se constrói também com espaço digno.
REURB: O DIREITO À CASA COM ESCRITURA NA MÃO
Poucas ações simbolizam tanto a cidadania quanto a Regularização Fundiária Urbana (REURB). Em 2025, moradores dos bairros Thiago de Mello I e II, Nacional e Vila Olímpica receberam seus títulos de propriedade, garantindo segurança jurídica, valorização dos imóveis e tranquilidade para gerações futuras.
É o poder público chegando onde antes só existia insegurança e informalidade.
CULTURA E TRADIÇÕES: EUNÁPOLIS VOLTOU A CELEBRAR
O calendário cultural de Eunápolis voltou a pulsar com força total.
O PEDRÃO de Eunápolis reafirmou seu lugar entre os maiores festejos juninos da Bahia, movimentando a economia, fortalecendo o turismo e resgatando o orgulho popular.
O São João devolveu às famílias a alegria das tradições nordestinas, enquanto o Natal Iluminado transformou a cidade em um grande espaço de convivência, lazer e celebração, projetando Eunápolis como referência regional em organização urbana no fim de ano.
O 7 de setembro resgatou os valores da cidadania, do respeito aos símbolos nacionais e da participação da comunidade.
Cultura, em 2025, deixou de ser evento e voltou a ser política pública.
AÇÕES SOCIAIS: CUIDAR DAS PESSOAS É PRIORIDADE
A tradicional entrega de peixes na Semana Santa garantiu alimento e respeito às tradições religiosas de milhares de famílias.
No Dia das Crianças, ações descentralizadas levaram lazer, brinquedos e alegria à comunidade, reforçando o compromisso da Prefeitura com a infância e com o futuro da cidade.
2025 FOI UM ANO QUE RECOLOCOU EUNÁPOLIS NO CAMINHO CERTO
A retrospectiva de 2025 revela mais do que números ou obras: revela uma cidade que voltou a andar para frente.
Para o prefeito Robério Oliveira, o ano simboliza reconstrução e esperança: “Cada obra entregue, cada serviço retomado e cada direito garantido representam nosso compromisso com uma Eunápolis mais desenvolvida, organizada e humana. 2025 foi o ano em que a cidade voltou a acreditar no poder da gestão pública.”
Com trabalho, planejamento e presença nos bairros, Eunápolis encerra 2025 mais estruturada, mais cuidada e com motivos reais para se orgulhar do seu presente e confiar no futuro.
BAHIA: CORONEL JOGA EM DUAS MESAS: ESPERA O RUMO DE NETO E SÓ DECIDE 2026 NO “PLACAR” DAS PESQUISAS

O senador Angelo Coronel (PSD) já teria definido, segundo amigos e aliados, a estratégia que pretende adotar para 2026: observar primeiro com quem ACM Neto (União Brasil) vai se alinhar nacionalmente e, principalmente, se conseguirá sustentar a dianteira nas intenções de voto até mais perto da eleição.
A lógica é simples — e antiga na política: ninguém pula para um barco que pode virar. Se Neto se consolidar como líder e mostrar fôlego eleitoral, Coronel avaliaria embarcar de vez no projeto do ex-prefeito de Salvador para o governo da Bahia.
Mas, se o senador enxergar risco de queda de Neto ou um cenário instável, a alternativa já estaria desenhada: permanecer no grupo governista e aceitar a proposta de disputar uma vaga de deputado federal. Nesse roteiro, o filho, o deputado federal Diego Coronel, entraria como peça-chave, podendo ser indicado para vice na chapa majoritária. E, como bônus estratégico, o grupo trabalharia para assegurar a eleição de Angelo Filho à presidência da Assembleia Legislativa.
Em resumo: Coronel não está indeciso. Está aguardando o mercado — e, na política, o mercado se chama pesquisa.
BAHIA: FLAVIO BOLSONARO OFERECE VICE AO UB, LEVA “NÃO” DE NETO E BRUNO

Um jantar nesta semana, em Salvador, reuniu ACM Neto, o prefeito Bruno Reis e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Entre conversas e pratos, um tema apareceu no cardápio político: a busca do senador Flávio Bolsonaro por um vice do União Brasil na montagem da chapa de 2026.
A ideia, segundo relatos de bastidores, chegou a ser colocada na mesa com propostas diretas a Bruno e a Neto. Neto, como era esperado, declinou. O foco dele segue sendo a candidatura ao governo da Bahia.
No caso de Bruno, houve apenas uma menção — rapidamente rechaçada. O prefeito teria reforçado que não pretende deixar o Palácio Thomé de Souza para embarcar numa articulação nacional.
Caiado, por sua vez, teria adotado a postura clássica de quem está no jogo: não confirmou, não negou, não fechou a porta. Ficou no “nem carto, nem descarto” — que, traduzido do politês, significa manter o assunto vivo sem pagar o preço agora.
BAHIA: TOFFOLI LIBERA E NOMEAÇÃO DE JOSIAS GOMES PARA O TCE-BA

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, decidiu liberar a nomeação do deputado federal Josias Gomes (PT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia.
Com a decisão, Toffoli revoga a liminar que havia barrado o ato do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e destrava, ao menos por ora, o caminho para a indicação avançar.
Em resumo: o freio imposto à nomeação foi retirado, e a disputa em torno do assunto volta ao ponto em que estava antes da suspensão.
POTIRAGUÁ AMPLIA INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO, REFORÇA EJA E TEMPO INTEGRAL E APOSTA EM OFICINAS EXTRACURRICULARES

A gestão do prefeito Elias Carvalho tem mantido um modelo administrativo baseado em organização, planejamento e metas, segundo avaliação da administração municipal. Esse direcionamento também se reflete na área educacional, onde a Prefeitura de Potiraguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem ampliando investimentos e adotando medidas para fortalecer a gestão escolar.
Entre as ações recentes, a SEMED contratou uma empresa especializada para aprimorar processos administrativos e pedagógicos nas unidades de ensino, com foco em mais eficiência e melhores resultados.
A secretaria também reforçou os investimentos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Escola em Tempo Integral, ampliando acesso, permanência e condições de aprendizagem para os estudantes.
Outro destaque é a oferta de oficinas extracurriculares, já informadas ao Censo Escolar como atividades complementares. A programação inclui música, dança, capoeira, futebol, balé infantil, canto e coral, além de aulas de bateria, violão e teclado — ampliando a formação cultural dos alunos.
O secretário municipal de Educação, Joanito Lacerda, atribuiu os avanços ao planejamento da gestão. “Quando nós investimos na educação, recebemos um retorno positivo. E é isso que estamos fazendo: ampliando as oportunidades e fortalecendo a educação de Potiraguá”, afirmou.
Para 2026, a previsão é de que Potiraguá registre um aumento superior a R$ 12 milhões nos recursos do Fundeb, um crescimento de 83% em comparação ao ano anterior. De acordo com a secretaria, o município está entre os que mais ampliaram o volume de recursos educacionais na Bahia.
ITABUNA; PREFEITURA ANTECIPA PAGAMENTO DE 1/3 DE FÉRIAS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), determinou nesta terça-feira, dia 30, o pagamento antecipado do adicional de 1/3 de férias para os professores da rede municipal de ensino.
Mais de 1.600 profissionais serão beneficiados com a medida, que integra a política permanente de valorização dos profissionais da educação, adotada pela atual gestão.
A antecipação do benefício reforça o compromisso da Prefeitura de Itabuna com o respeito aos direitos dos educadores, aliando planejamento e responsabilidade fiscal ao cuidado com quem atua diretamente na formação das crianças, jovens e adultos do município.
A iniciativa se soma a uma série de investimentos realizados na rede municipal de ensino, que incluem melhorias na infraestrutura das escolas, ampliação de programas educacionais e ações voltadas ao fortalecimento da qualidade do ensino.
Para o prefeito Augusto Castro, valorizar os profissionais da educação é uma prioridade da gestão. “Cuidar de quem educa é fundamental para garantir uma educação pública mais forte e de qualidade. A antecipação do 1/3 de férias é mais uma demonstração do nosso compromisso com os professores e com o futuro da nossa cidade”, destacou.
Com ações concretas, a Prefeitura de Itabuna segue fortalecendo a educação municipal, reconhecendo o papel essencial dos professores e investindo de forma contínua na construção de uma rede de ensino mais estruturada e valorizada.
ILHÉUS: PREFEITURA GARANTE ESTRUTURA E ATENDIMENTO DE QUALIDADE À IMPRENSA DURANTE A VIRADA ILHÉUS 2026

Profissionais de comunicação contam com sala climatizada, suporte informativo e alimentação ao longo da cobertura do evento
A Prefeitura de Ilhéus assegurou uma estrutura adequada e organizada para o trabalho da imprensa durante o primeiro dia de cobertura da Virada Ilhéus 2026. Com o objetivo de oferecer condições dignas aos profissionais de comunicação, foi disponibilizada uma sala exclusiva, equipada com ar-condicionado, cadeiras, mesas e tomadas para recarga de equipamentos, garantindo conforto e funcionalidade ao longo de toda a programação.
Além da estrutura física, a gestão municipal mantém um canal direto de comunicação com a imprensa, fornecendo informações atualizadas sobre os horários das atrações, mudanças na programação e orientações operacionais. O suporte também inclui a disponibilização de alimentação e bebidas, como água e refrigerantes, assegurando melhores condições de trabalho durante os períodos de cobertura.
Em relação ao acesso ao palco, a Prefeitura esclarece que as restrições adotadas seguem exigências técnicas e de segurança determinadas por instâncias responsáveis. Para conciliar a cobertura jornalística com a dinâmica da produção, o município busca implementar um sistema de rodízio entre os veículos de comunicação, de forma organizada e equilibrada, permitindo o acesso ao palco sem comprometer o funcionamento do evento, especialmente considerando a estrutura de palco duplo e a operação simultânea de equipamentos e equipes técnicas.
A Prefeitura de Ilhéus reafirma seu compromisso com a transparência, o respeito ao trabalho da imprensa e o fortalecimento da comunicação institucional, entendendo o papel fundamental dos veículos de comunicação na divulgação responsável dos eventos e ações realizadas no município.
COARACI: PREFEITURA REALIZA PAGAMENTO DE ABONO SALARIAL DE 50% PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
A Prefeitura de Coaraci realizou, no mês de dezembro de 2025, o pagamento do abono salarial de 50% para professores, coordenadores, diretores e vice-diretores efetivos da rede municipal de Educação. A medida representa a concretização de um sonho antigo de muitos profissionais e reafirma o compromisso da gestão com a valorização do magistério.
Além do abono, a gestão municipal também antecipou o pagamento do 1/3 de férias dos professores efetivos, mais uma medida inédita que garante mais tranquilidade financeira aos servidores e demonstra respeito ao planejamento pessoal dos educadores.
Para o prefeito Miltinho, as ações refletem o cuidado da administração com quem constrói o futuro do município.
“Valorizar a Educação é valorizar pessoas. O abono salarial e a antecipação do 1/3 de férias são compromissos que assumimos com responsabilidade e muito respeito aos nossos profissionais. É reconhecimento a quem faz a diferença todos os dias em sala de aula”, destacou.
As medidas foram adotadas com responsabilidade fiscal e planejamento, reafirmando que a Educação segue sendo prioridade da gestão municipal.
ILHÉUS ABENÇOADA ABRE A VIRADA ILHÉUS 2026 COM NOITE MARCADA POR FÉ, ORGANIZAÇÃO E TRANQUILIDADE




































