WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ROMARIA DE BOM JESUS DA LAPA MOSTRA FORÇA DO TURISMO RELIGIOSO DA BAHIA

Cerca de 700 mil romeiros e peregrinos de todo o país participaram da Romaria de Bom Jesus da Lapa, na zona turística Caminhos do Oeste, que teve seu ponto alto, na quarta-feira (6), em 10 dias de celebrações dos 334 anos da devoção. Alvorada de fogos de artifício, missa solene e procissão marcaram o encerramento da programação.

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participou do evento, com palestras, apresentações culturais e uma exposição sobre o roteiro turístico religioso da região, na Biblioteca Leonor Magalhães Cezar. A pasta também realizou a pesquisa sobre o perfil dos turistas que participam da romaria e sua avaliação dos serviços na cidade.

“O incentivo ao turismo religioso católico é uma das prioridades do Governo do Estado, devido à vocação natural que a Bahia tem no segmento, por abrigar grandiosas manifestações da fé, como acontece aqui em Bom Jesus da Lapa”, disse a assessora-técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira.

“O governo baiano é um grande parceiro das celebrações na Lapa, contribuindo para a atração de mais turistas e a perpetuação da tradição da romaria”, ressaltou o promotor cultural João Paulo Lélis, que coordenou a exposição.

O grande fluxo de visitantes resulta em geração de vagas de emprego e injeção de recursos na economia do município, como na rede hoteleira, que registrou 100% de ocupação neste período do ano. “Temos três hotéis, que são mantidos pelos romeiros. São 300 leitos e todos estão ocupados. Já temos clientes fixos, que fazem reserva de um ano para o outro”, comemorou a hoteleira Juliana de Castro.

São fiéis como Zildo Lopes, 57 anos, que percorreu mais de 400 quilômetros de moto, da cidade mineira de Taiobeiras até Bom Jesus da Lapa. “Esta cidade é abençoada. Aqui, podemos rezar, demonstrar nossa devoção e ainda aproveitar os atrativos turísticos da região. Na primeira excursão, éramos apenas três. Hoje, somos 100 motorromeiros vindos de Minas Gerais”, relatou.

“É a primeira vez que participo desse grande evento religioso da Bahia e estou muito emocionado”, completou o paulista João Carlos Simão, 74 anos.

Segundo o reitor do Santuário da Lapa, padre Roque Silva, “além da maior celebração em agosto, o município também recebe muitos fiéis em setembro e outubro, sendo um dos principais polos do turismo religioso brasileiro”.

LEUR LOMANTO JR. REAFIRMA PARCERIA COM A GESTÃO DE VALDERICO JUNIOR E DESTACA INVESTIMENTOS PARA ILHÉUS

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil) reafirmou hoje o seu compromisso com Ilhéus e destacou a parceria com o prefeito Valderico Junior (União). O parlamentar enfatizou os avanços alcançados nos primeiros sete meses da nova gestão e a contribuição do seu mandato com recursos destinados à cidade.

Em entrevista à rádio Gabriela FM, o deputado enfatizou a relação com a cidade. Nos últimos meses, Lomanto Jr. destinou aproximadamente R$ 2 milhões para o custeio da saúde, além de emendas voltadas a obras de infraestrutura e pavimentação. “Fico muito feliz em participar desse novo momento político que Ilhéus está vivendo. Nosso mandato tem sido parceiro, e vamos continuar destinando recursos para áreas estratégicas como turismo, que é o grande potencial de Ilhéus”, afirmou.

O deputado elogiou a condução do governo municipal e parabenizou o prefeito Valderico Junior pela alta aprovação registrada na mais recente pesquisa, que apontou 85% de aprovação popular. “Isso mostra que o povo reconhece o excelente trabalho que vem sendo feito. Valderico tem muita capacidade de trabalho, soube montar a equipe de secretários e tem ido em busca de soluções para os problemas da cidade. Um exemplo claro é o transporte público, que era um dos maiores desafios de Ilhéus”, citou. O deputado finalizou destacando que é uma alegria e honra representar Ilhéus na Câmara Federal.

ITAPETINGA: CÂMARA ABRE CPI PARA INVESTIGAR OFÍCIO SUPOSTAMENTE FALSIFICADO

A Câmara de Vereadores de Itapetinga pretende instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a possível falsificação de um ofício protocolado na Governadoria do Estado. O documento em questão solicita acompanhamento de um processo eleitoral que trata da cassação do diploma do vereador Diego Queiroz Rodrigues, conhecido como Diga Diga.

Segundo apuração do site, o prefeito Eduardo Hagge não reconhece o ofício como autêntico. Diante da suspeita de falsificação e do uso indevido do nome da Prefeitura, 11 dos 15 vereadores assinaram um requerimento pedindo a abertura da CPI. O objetivo é identificar os responsáveis pela elaboração e envio do suposto documento falso.

A expectativa é de que a investigação seja iniciada nos próximos dias, com a oitiva de servidores, análise de documentos e eventual responsabilização dos envolvidos. O caso já repercute fortemente nos bastidores da política local.

BRUMADO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MEDIADORES DO TEMPO INTEGRAL FORTALECE PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL

Com o objetivo de qualificar ainda mais os profissionais que atuam no ensino de Tempo Integral, a Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), em parceria com o Sebrae, promoveu, nesta segunda (04) e terça-feira (05), uma formação continuada voltada aos mediadores das escolas municipais Nice Públio e Oscarlina Oliveira.

A formação, que contou com oficinas e palestras ministradas por oficineiros convidados, integra o curso de Comunicação e Marketing voltado ao contexto escolar. A proposta busca fortalecer a mediação pedagógica em sala de aula, promover a recomposição das aprendizagens e consolidar as habilidades e competências exigidas pelas Avaliações Externas.

A coordenadora do Ensino Fundamental II, Ana Gama, que também é professora e mestra da Rede Municipal, destacou a importância de iniciativas como esta para o avanço da qualidade do ensino. “Estamos em constante diálogo com a secretária Ana Cristina, fomentando e criando espaços de formação continuada para gestores, coordenadores e toda a equipe pedagógica. Nosso compromisso é multiplicar conhecimento em cada escola, impactando diretamente na aprendizagem dos estudantes”, afirmou.

A ação reforça o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação e com a oferta de uma educação pública cada vez mais qualificada, que atenda às reais necessidades dos alunos em tempo integral.

EUNÁPOLIS INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA ZONA URBANA

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Saúde e da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), iniciou no dia 29 de julho a Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. A ação visa imunizar cerca de 21 mil cães e gatos contra a raiva, doença grave e letal que também pode afetar seres humanos. A campanha está sendo realizada simultaneamente nas zonas rural e urbana do município, com equipes treinadas atuando diariamente.

Na zona rural, a vacinação seguirá de 29 de julho até 29 de agosto, passando por localidades como Assentamento 25 e 26 de março, Terra Bahia, Projeto Maravilha, Colônia, Ponto Maneca, Platina, Assentamento 2 de Julho, entre outras comunidades. Já na zona urbana, os postos fixos de vacinação funcionam de 04 a 29 de agosto, contemplando diversos bairros e Unidades Básicas de Saúde como Alecrim, Moisés Reis, Juca Rosa, Cajueiro, Vista Alegre, Urbis III, entre outros.

A secretária de Saúde, Lívia Souza, destacou a importância da mobilização da população: “Estamos intensificando o trabalho para alcançar a meta de imunização, com equipes capacitadas tanto na cidade quanto no campo. É fundamental que os tutores levem seus animais aos pontos de vacinação ou permitam o atendimento das equipes itinerantes. A raiva é uma doença 100% letal, mas evitável com a vacinação. Cuidar dos nossos animais é cuidar da saúde de todos.”

BAHIA: NOME DE ISABELA SUAREZ GANHA FORÇA COMO POSSÍVEL VICE NA CHAPA DE ACM NETO

O nome da empresária Isabela Suarez tem ganhado força nos bastidores da política baiana como possível vice na chapa do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), para as eleições de 2026.

Isabela assumiu recentemente a presidência da tradicional Associação Comercial da Bahia (ACB), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em mais de 200 anos de história da entidade. Ela é filha do empresário Carlos Suarez, um dos nomes mais influentes do setor empresarial do país.

A possível entrada de Isabela na política representaria um movimento estratégico, unindo força empresarial e renovação. No entanto, para disputar qualquer cargo eletivo, ela precisará se filiar a um partido político. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a sua disposição de ingressar na disputa eleitoral.

HOSPITAL DE BASE DE ITABUNA PROMOVE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) realizou, entre 21 de julho e 5 de agosto, a ação educativa “Sustentabilidade Alimentar – desperdício zero e aproveitamento integral dos alimentos”. A unidade hospitalar é vinculada à Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).

A ação aconteceu no corredor de entrada da nutrição hospitalar e no refeitório, com a exposição de banners informativos, exibição de vídeo educativo com orientações práticas e distribuição de panfletos com dicas para reduzir o desperdício de alimentos.

O objetivo da ação foi conscientizar colaboradores e acompanhantes de pacientes sobre a importância do consumo responsável e do aproveitamento integral dos alimentos.

A consultora nutricional do HBLEM, Dayana Santana, ressalta que iniciativas como essa “não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, como também promovem refeições mais saudáveis e fortalecem uma cultura de cuidado e responsabilidade no consumo de alimentos”.

A Coordenação da Nutrição Hospitalar do HBLEM mantém o compromisso com a sustentabilidade alimentar, realizando treinamentos constantes com a equipe e divulgando informações ao público sobre práticas de consumo consciente e aproveitamento integral dos alimentos.

VITÓRIA DA CONQUISTA: JUSTIÇA MANTÉM DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA DE FUNCIONÁRIO QUE PUBLICOU VÍDEOS HUMORÍSTICOS SOBRE EMPRESA

Empresa considerou que vídeos extrapolaram tom humorístico e prejudicavam sua imagem. Um deles trazia a legenda: ‘Como você consegue trabalhar na…’

A Justiça manteve a demissão por justa causa aplicada a um multioperador de uma empresa que produz artigos esportivos, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), o homem foi dispensado após publicar vídeos humorísticos que desvalorizavam o ambiente de trabalho. A decisão ainda cabe recurso.

De acordo com o TRT-BA, em dezembro do ano passado, o ex-funcionário foi dispensado por justa causa após divulgar, em seu perfil no Instagram, vídeos considerados inadequados pela empresa.

A empresa alegou ainda que os vídeos foram gravados no banheiro da indústria e o funcionário usava o uniforme de trabalho. Um deles trazia a legenda: “Como você consegue trabalhar na…”

Além disso, destacou que o homem tinha assinado um termo de responsabilidade, onde reconhecia a proibição do uso de celulares dentro da empresa.

O trabalhador justificou que tratava-se apenas de humor. No entanto, para a empresa, os vídeos extrapolaram o tom humorístico e prejudicavam sua imagem, ao sugerirem que lá não seria um bom local para trabalhar.

Briga na Justiça

Inconformado com a demissão, o trabalhador entrou com uma ação judicial pedindo a anulação da justa causa. No processo, a empresa defendeu a validade da demissão, alegando que os vídeos configuravam mau procedimento e ato lesivo à honra ou à boa fama do empregador.

A juíza Cyntia Cordeiro Santos, responsável pelo julgamento na 2ª Vara do Trabalho, destacou que a falta grave precisa estar devidamente comprovada. Ela observou que o Código de Conduta da empresa proibia expressamente o uso de celulares, câmeras ou equipamentos de gravação sem autorização. Com base nisso, manteve a demissão por justa causa.

Recurso

Ao julgar o recurso, coube ao desembargador Esequias de Oliveira relatar o caso na 2ª Turma. O trabalhador alegava que a penalidade havia sido desproporcional aos fatos.

No entanto, o relator concluiu que estava comprovado que o empregado produziu e divulgou vídeos gravados nas dependências da empresa, usando uniforme e fazendo declarações de “tom jocoso e depreciativo” em relação ao ambiente de trabalho.

Segundo o magistrado, ainda que os vídeos tivessem um tom humorístico, traziam críticas diretas à empresa, prejudicando sua imagem. Ele também ressaltou que o descumprimento consciente e reiterado da proibição do uso de celulares agravou a conduta.

A decisão foi acompanhada pelos desembargadores Renato Simões e Ana Paola Diniz.

INFLUENCIADOR “BOCA DE 09” É ACUSADO DE INTOLERÂNCIA RELIGIO

O influenciador digital baiano Vinícius Oliveira Santos, conhecido como “Boca de 09”, de 17 anos, gerou polêmica nas redes sociais após ser acusado de intolerância religiosa. Durante uma transmissão ao vivo, o jovem reagiu de forma preconceituosa ao buscar uma passageira em um terreiro de candomblé, em São Caetano do Sul (SP), enquanto dirigia um carro de transporte por aplicativo, atividade para a qual ele não tem idade legal.

Nas imagens, ele chama a mulher de “macumbeira” e afirma: “Deus me livre, ia pesar o carro todo. Vim buscar a mulher no candomblé”. As falas foram duramente criticadas por internautas.

Após a repercussão negativa, o perfil do influenciador com mais de 10 milhões de seguidores foi desativado. Atualmente, ele possui cerca de 586 mil seguidores.

Com informações do G1.

CÁCERES TEM LESÃO CONFIRMADA E DESFALCA VITÓRIA POR TEMPO INDETERMINADO

O Vitória divulgou nesta quarta-feira (6) que o lateral-direito Raúl Cáceres foi diagnosticado com uma lesão muscular de grau 2 “sem previsão de retorno”. De acordo com o Bahia Notícias, Cáceres se machucou no empate por 2 a 2 com o Palmeiras, no último domingo (3), quando foi substituído por Claudinho aos 31 minutos da 1ª etapa.

O lateral já seria desfalque certo contra o São Paulo, neste sábado (9), no Morumbis, pela 19ª rodada da Série A, pois recebeu o terceiro cartão amarelo enquanto estava no banco de reservas contra o Palmeiras.

Além de Raúl Cáceres, o Departamento Médico do Vitória também cuida do meia Matheuzinho, que trata uma fascite plantar, do lateral-esquerdo Jamerson, com rompimento dos ligamentos do tornozelo, e do zagueiro Kauan, que se recupera de uma lesão na mesma região.

Após a terça-feira de folga, o elenco do Vitória treinou nesta quarta-feira no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura. O Leão ocupa a 16ª colocação da Série A, com 18 pontos em 18 jogos.

Informações do Bahia Notícias



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia