WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ITABUNA: DOM JAILTON PODE ANUNCIAR MUDANÇAS NO CLERO ATÉ DEZEMBRO

O clima é de expectativa entre padres e membros da Diocese de Itabuna. Segundo informações apuradas, o bispo diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino, estaria preparando um conjunto de mudanças nas paróquias da região.

As alterações devem envolver transferências de padres para novas comunidades, atendendo a necessidades pastorais e estratégicas da Diocese. A movimentação, que faz parte da rotina da Igreja Católica, costuma ocorrer a cada ciclo de reorganização interna, buscando fortalecer a presença da Igreja em diferentes áreas e responder a novas demandas das paróquias.

A expectativa é que as nomeações e transferências sejam comunicadas oficialmente até dezembro, após o encerramento do calendário litúrgico e das atividades pastorais de 2025.

Nos bastidores, as conversas entre os religiosos indicam um misto de ansiedade e confiança nas decisões de Dom Jailton, que tem conduzido a Diocese com diálogo e foco na renovação missionária.

VALENÇA: DEPUTADO FEDERAL NETO CARLETTO, AO LADO DE LÉO DE NECO, DESTINA R$ 2 MILHÕES EM EMENDA PARA A SANTA CASA

Em mais um gesto de compromisso com a saúde pública e o fortalecimento da região do Baixo Sul, o deputado federal Neto Carletto, ao lado do líder político Léo de Neco, anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões para a Santa Casa de Valença.

Durante a visita à instituição, acompanhados do provedor Marcelo e de toda a equipe da Santa Casa, os representantes conheceram de perto as instalações, dialogaram sobre as principais demandas e reafirmaram o compromisso de continuar buscando recursos e investimentos que melhorem o atendimento à população.

A emenda parlamentar representa um importante reforço para o hospital, que é referência em atendimento médico e desempenha um papel fundamental no acolhimento e cuidado de pacientes não apenas de Valença, mas de todo o Baixo Sul.

“Estamos muito felizes em poder contribuir com essa conquista. A Santa Casa tem uma função essencial no cuidado da nossa gente e merece todo o apoio possível para continuar prestando um serviço de qualidade à população”, destacou Léo de Neco.

O deputado Neto Carletto reforçou a importância de investir na estrutura hospitalar e garantir melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. “Esse recurso é mais um passo no fortalecimento da rede de saúde da região. Nosso mandato está à disposição para continuar ajudando Valença e o Baixo Sul a avançarem cada vez mais”, afirmou.

A Santa Casa de Valença é um dos principais equipamentos de saúde da região e tem sido fundamental no atendimento de média e alta complexidade, oferecendo cuidado e dignidade a quem mais precisa.
A parceria entre Neto Carletto e Léo de Neco reforça o compromisso de ambos com o desenvolvimento do Baixo Sul e com políticas públicas que priorizam o bem-estar da população.

IBIRAPITANGA: A MAIOR MICARETA FEITA DA HISTÓRIA DE ITAMARATI COM ATRAÇÕES NACIONAIS E LOCAIS*

*MicaIta 2025 acontece nos dias 14, 15 e 16 de novembro e será após a ItaFeira, reunindo cultura, música e desenvolvimento econômico*

A Prefeitura de Ibirapitanga realizará, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, a maior micareta da história de Itamarati, o MicaIta. O evento acontecerá no estádio do distrito, que se tornará o verdadeiro coração da folia, com uma programação que promete agitar toda a região e reunir milhares de foliões em uma grande celebração de alegria, música e cultura.

Entre as atrações confirmadas estão Toque Dez, O Polêmico, É o Tchan, Edicity, Larissa Gomes, Ana Catarina, Adão Nego, Raquel dos Teclados, Trio da Huana, Raneychas, Kiko Cigano, Cicinho da Bahia, Jeito de Amar e Gil Brito dos Teclados, nomes que garantem uma mistura de ritmos e estilos para todos os gostos.

Antes da micareta, o distrito também sediará a ItaFeira – Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, nos dias 12 e 13 de novembro, fortalecendo o calendário de eventos locais com uma programação voltada para o desenvolvimento econômico, empreendedorismo e valorização da produção rural.

De acordo com o prefeito Jé Assunção, o evento será um grande espaço de valorização dos artistas e empreendedores locais, reunindo música, cultura e oportunidade. “O MicaIta será uma festa para todos, uma vitrine para os talentos da nossa terra e um motor para a economia local. Estamos preparando tudo com muito carinho para que Itamarati viva dias inesquecíveis”, pontuou.

O Micareta de Itamarati, da cidade das águas e do cacau, é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia, Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR) e Secretaria de Turismo (SETUR).

ITABUNA: PREFEITO AUGUSTO CASTRO INTEGRA MISSÃO OFICIAL AO SALON DU CHOCOLAT EM PARIS E TRANSMITE CARGO AO VICE-PREFEITO JÚNIOR BRANDÃO

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), transmite o cargo ao vice-prefeito Júnior Brandão (PV), que assumirá interinamente a chefia do Executivo Municipal, conforme estabelece o Decreto Municipal nº 16.607, publicado na edição desta sexta-feira, 24, no Diário Oficial do Município. Os efeitos do disposto neste Decreto entram em vigor a partir de 25 de outubro, com término em 5 de novembro de 2025.

Durante esse intervalo, Augusto Castro participará, a convite do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo, tendo à frente o secretário Maurício Bacelar, e da Brasil Origem – Missão França, da 30ª edição do Salon du Chocolat de Paris, que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, na capital francesa.

Reconhecido como o maior evento mundial dedicado ao cacau e ao chocolate, o Salon du Chocolat reúne produtores de diversos países, chocolatiers renomados, chefs de cozinha, empresas do setor, jornalistas especializados, compradores internacionais e milhares de visitantes. Nesta edição, o Brasil será homenageado como País de Honra, em reconhecimento à qualidade e ao protagonismo de sua produção.

A Secretaria de Turismo da Bahia contará com stand institucional próprio, promovendo o Destino Bahia como referência em experiências ligadas ao cacau e ao chocolate de origem. O espaço valorizará a produção agrícola, a inovação gastronômica, o turismo e a economia criativa, projetando internacionalmente a excelência e a diversidade dos produtos baianos.

A participação do prefeito Augusto Castro reforça o protagonismo de Itabuna e do Sul da Bahia, região tradicionalmente cacaueira, na cadeia produtiva do cacau e do chocolate de origem. Além disso, amplia o diálogo em torno do turismo, da economia criativa e da atração de investimentos estratégicos para a região.

O afastamento temporário cumpre os trâmites legais previstos na legislação municipal. O custeio da viagem será realizado com recursos próprios do chefe do Poder Executivo Municipal, não havendo ônus para os cofres públicos municipais.

ILHÉUS: AÇÃO CONJUNTA ENTRE ROTARY E SECRETARIA DE SAÚDE LEVA VACINAÇÃO AO CENTRO COMERCIAL

 

Em alusão ao Dia Mundial da Poliomielite, ação na CDL teve apoio do comércio e vacinação para todas as idades.

Na manhã desta quinta-feira (24), o centro comercial de Ilhéus foi palco de uma importante ação de saúde pública. Em frente à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Rotary Club de Ilhéus, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um ponto especial de vacinação, aberto a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A ação, realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado em 24 de outubro, contou com o apoio da CDL, que cedeu uma sala para aplicação das vacinas. Durante toda a manhã, a população teve acesso gratuito a diversas vacinas do calendário nacional, incluindo doses contra hepatite B, febre amarela, influenza, DTP, DT, tetraviral, entre outras.

De acordo com Leonardo Medeiros, presidente do Rotary Club de Ilhéus, a iniciativa reforça o compromisso do Rotary Internacional com a erradicação da poliomielite no mundo.

“Todo dia 24 de outubro, o Rotary Internacional organiza ações em diversos países para marcar o Dia de Combate à Poliomielite. Este ano, unimos forças com a Secretaria de Saúde de Ilhéus e montamos este ponto de vacinação no centro da cidade. Estamos atualizando carteiras vacinais de crianças, adolescentes e adultos, além de reforçar a importância de manter a imunização em dia”, destacou.

A coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Niva Nascimento, ressaltou que a equipe levou para o local todas as vacinas disponíveis na rede municipal.

“Estamos com o calendário vacinal completo, oferecendo vacinas para todas as faixas etárias. Esse tipo de ação é essencial, porque muitas vezes a pessoa não tem tempo de ir até a unidade de saúde. Aqui, quem passa pelo centro já tem a oportunidade de se proteger e atualizar a caderneta”, explicou.

A mobilização teve início às 8h30 e seguiu ao longo da manhã, com grande adesão da população. A iniciativa reforça a importância da vacinação como instrumento de prevenção e de cuidado coletivo com a saúde pública.

JEQUIÉ: ZÉ COCÁ E RUI COSTA SE APROXIMAM E CAUSAM DOR DE CABEÇA PARA ACM NETO

Quem acompanhou de perto a agenda do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Jequié, nesta sexta-feira (24), se surpreendeu com os sorrisos e brincadeiras entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o prefeito da cidade, Zé Cocá (PT). O clima de paz selada entre os ex-rivais aumenta a proximidade do prefeito com o grupo petista e causa preocupação na base de ACM Neto (UB).

Durante o reencontro, Rui brincou com Zé Cocá e conversaram ao pé de ouvido com direito a gargalhadas e apertos de mão, o que chamou atenção de quem aguardava o reencontro de ambos após três anos de rompimento. Jerônimo Rodrigues e o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, são apontados como os mediadores dessa reaproximação.

Zé Cocá e Rui Costa estavam afastados desde 2022, após o prefeito romper com o PT em para apoiar ACM Neto, nas eleições contra Jerônimo Rodrigues. Ainda assim Neto foi derrotado na cidade, recebendo 48,59% dos eleitores contra 51,41% de Jerônimo

NUTRI AMBIENTAL APRESENTA INOVAÇÕES EM GESTÃO DE RESÍDUOS NA ECO EXPO 2025, EM SÃO PAULO

A Brasil Nutri Ambiental está participando da Eco Expo 2025, realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A empresa leva ao evento suas principais inovações tecnológicas em gestão integrada de resíduos industriais e valorização ambiental, reforçando seu protagonismo no setor.

Sob a liderança do CEO Robson Miranda, a Brasil Nutri Ambiental vem expandindo sua atuação nacional, com foco em economia circular, rastreamento digital de resíduos e coprocessamento energético — iniciativas que reduzem passivos ambientais e transformam resíduos em insumos reaproveitáveis, promovendo sustentabilidade e eficiência.

“Nosso compromisso é alinhar inovação, responsabilidade e resultado. A gestão de resíduos deixou de ser apenas uma obrigação legal e se tornou um diferencial competitivo. Empresas que tratam seus resíduos com inteligência ambiental geram valor para toda a cadeia”, destaca Robson Miranda, CEO da companhia.

Durante a feira, a empresa apresenta soluções voltadas à descaracterização de produtos, recuperação de materiais recicláveis, produção de biofertilizantes e consultoria em conformidade ambiental, reafirmando seu papel como parceira estratégica de indústrias comprometidas com metas ESG e a neutralidade de carbono.

Com presença consolidada em diversos estados, a Brasil Nutri Ambiental reforça, na Eco Expo 2025, sua visão de futuro baseada em tecnologia, rastreabilidade e sustentabilidade, contribuindo para um modelo industrial mais limpo, eficiente e competitivo.

IBICUÍ: APÓS 18 ANOS, PREFEITURA ANUNCIA NOVO CONCURSO PÚBLICO

Depois de quase duas décadas de espera, o município de Ibicuí, no sul da Bahia, se prepara para realizar um novo concurso público. A gestão anunciou, nesta semana, a reunião com o setor jurídico para a publicação do decreto que nomeará a comissão organizadora do certame — passo fundamental para o início do processo.

O concurso representa um marco histórico para o município, que há 18 anos não abria vagas efetivas no serviço público. A iniciativa busca fortalecer a administração municipal com novos servidores concursados, garantindo estabilidade e ampliando a eficiência nos serviços oferecidos à população.

O prefeito Salomão destacou a importância da medida para a valorização do funcionalismo e o fortalecimento institucional do município:

“Estamos tirando do papel um sonho antigo da população de Ibicuí. Esse concurso é fruto de planejamento, responsabilidade e compromisso com o futuro da nossa cidade. Queremos que as pessoas tenham a chance de ingressar no serviço público por mérito e com estabilidade, ajudando a construir uma gestão cada vez mais eficiente e justa”, afirmou o prefeito.

BAHIA: NOME DE SAULO PONTES GANHA FORÇA PARA ASSUMIR SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve promover uma nova reformulação em seu secretariado até o mês de dezembro. Entre as mudanças estudadas, está a possível antecipação da saída do secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, que também exerce o mandato de deputado federal pelo PSD.

De acordo com fontes da Governadoria, a saída de Brito já vinha sendo discutida internamente e ganhou força nas últimas semanas. O governador avalia que uma reorganização na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) pode fortalecer a execução de obras estratégicas e dar novo ritmo às entregas previstas para 2026.

Ainda segundo informações apuradas, o nome mais cotado para assumir a pasta é o do atual superintendente de Infraestrutura da Seinfra, Saulo Pontes. Técnico experiente e com longa trajetória na área, Saulo é visto como um quadro de perfil técnico e de grande aceitação entre deputados e prefeitos da base governista.

Com essa possível mudança, Jerônimo busca equilibrar critérios políticos e técnicos, mantendo o diálogo com o PSD e ao mesmo tempo reforçando a eficiência administrativa em um dos setores mais estratégicos do governo — responsável por obras de rodovias, pontes e mobilidade urbana em todo o estado.

PAU BRASIL: TSE CASSA MANDATO DO VEREADOR NEGO ELDER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do vereador Elder almeida, conhecido como Nego Elder (Federação PT-PCdoB-PV), do município de Pau Brasil, no sul da Bahia. A decisão foi proferida no julgamento do recurso contra a expedição do diploma, com base na inelegibilidade do parlamentar em razão de uma condenação criminal transitada em julgado.

A Corte manteve o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que em março deste ano já havia decidido pela cassação do mandato. Com a decisão, o vereador perde o cargo e fica impedido de exercer funções públicas eletivas enquanto perdurar a inelegibilidade.

Nesta semana, a Justiça Eleitoral comunicou oficialmente o presidente da Câmara Municipal de Pau Brasil para que proceda à convocação do suplente e garanta a continuidade dos trabalhos legislativos.

A decisão reforça o rigor da Justiça Eleitoral em relação à ficha limpa e à inelegibilidade decorrente de condenações criminais, consolidando o entendimento de que o trânsito em julgado impede o exercício do mandato eletivo.

Vereador comentou a decisão: “A minha luta por uma Pau Brasil mais justa e com oportunidades não termina aqui. Continuarei contribuindo com o desenvolvimento da cidade e com as causas que sempre defendi”, completou.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia