WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ACM NETO CRITICA NEGACIONISMO DE JERÔNIMO SOBRE CRIME ORGANIZADO: “NEGAR A REALIDADE É COVARDIA”

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, criticou nesta quinta-feira (30) a postura do governador Jerônimo Rodrigues (PT) diante da escalada da violência e do avanço das facções criminosas na Bahia. Neto afirmou que o governador insiste em negar a gravidade da crise e classificou essa postura como covarde.

A crítica acontece após Jerônimo dizer que a situação da segurança pública na Bahia “está sob controle”, ao comentar a operação realizada no Rio de Janeiro que resultou na morte de 121 pessoas, entre elas quatro policiais.

Neto afirmou que não se deve comemorar mortes, mas destacou que o governo da Bahia não pode cruzar os braços no combate ao crime. Ele lembrou que a crise de segurança não está restrita às grandes cidades, atingindo também municípios menores no interior.

“Não dá para celebrar mortes, mas não podemos negar que o Rio de Janeiro está em Guerra, assim como a Bahia. Infelizmente, existem governantes negacionistas. Alguns, inclusive, colocam a vítima no lugar do bandido e o bandido no lugar da vítima. Já o governador Jerônimo Rodrigues prefere viver no mais completo negacionismo. Ele chegou ao absurdo em dizer que o combate ao crime deve ser feito com amor e carinho”, disse.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a Bahia é o estado mais violento do país, com mais de 6 mil assassinatos registrados em 2023, mais de 2 mil casos a mais do que o Rio de Janeiro no mesmo período.

“E essa semana, (Jerônimo) deu uma entrevista dizendo que o crime organizado está sob controle na Bahia, que ‘tá tudo bem, tudo sob controle’. Governador, pare de se omitir e enfrente a realidade. Esse negacionismo custa vidas. Negar a realidade é covardia”, concluiu.

DEPUTADO QUESTIONA TÍTULO SENSACIONALISTA DE MATÉRIA PUBLICADA PELO JORNAL DE ACM NETO

Líder do governo, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou nesta quinta-feira (30) que o título da matéria publicada pelo jornal de propriedade do ex-prefeito ACM Neto — “Saiba quais são os dias e horários que a polícia mais mata na Bahia” — revela uma clara tentativa de criminalizar as forças de segurança e de distorcer a realidade.

Para o parlamentar, a escolha das palavras não é casual: “Trata-se de um título escandaloso, pensado para chocar, criar pânico, gerar cliques e atacar o governo do estado por meio da desmoralização dos nossos policiais”, disse.

Rosemberg observou que, na correria do dia a dia, a maioria das pessoas lê apenas as manchetes, sem tempo para conferir o conteúdo completo das matérias. Para ele, isso torna o título ainda mais grave, pois distorce a percepção pública e reforça uma narrativa de medo e desconfiança.

“Quando um jornal coloca em letras garrafais que a polícia ‘mais mata’, está plantando pânico. O que ACM Neto quer é disseminar o medo, intimidar as pessoas e atacar indiretamente um governo que tem investido na segurança pública e na valorização dos profissionais da área”, afirmou o deputado.

O parlamentar considera que a publicação tenta induzir o leitor a acreditar que os policiais baianos agem com violência gratuita, quando na verdade atuam sob rígidos protocolos de uso da força e enfrentam diariamente o crime organizado.

 “É inaceitável tratar como assassinos os homens e mulheres que se arriscam para garantir a segurança do povo baiano. Esse tipo de manchete não informa, manipula. É uma tentativa deliberada de enfraquecer a confiança da sociedade na polícia e de usar a dor alheia como arma política”, disse Rosemberg .

LUIZ EDUARDO MAGALHÃES REFORÇA LIMPEZA URBANA COM NOVA FROTA DA CARSAN

Operando desde julho nos serviços de coleta de lixo e zeladoria urbana em Luiz Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, a Carsan, empresa com sede no sul da Bahia, apresentou nesta semana novos veículos adquiridos para ampliar e qualificar o atendimento à cidade.

Segundo a empresa, a renovação de parte da frota visa aumentar a eficiência das rotas, reduzir o tempo de coleta e melhorar a resposta às demandas de varrição, capina, poda e manutenção de vias e praças. A apresentação ocorreu com exibição dos caminhões e equipamentos que passam a integrar o serviço municipal.

A chegada dos novos veículos ocorre após o início das operações em julho e, de acordo com a Carsan, faz parte de um plano contínuo de modernização e padronização operacional, com foco em segurança das equipes, cumprimento de horários e melhor destinação dos resíduos conforme as diretrizes ambientais.

A Prefeitura de Luiz Eduardo Magalhães informou que acompanha os indicadores de desempenho do contrato e que a expectativa é de maior regularidade na coleta domiciliar e melhor conservação dos espaços públicos, especialmente em bairros com maior adensamento.

ILHÉUS : CÂMARA DERRUBA VETOS FEITOS PELO EXECUTIVO A QUATRO PROJETOS DE LEI

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) analisou, na sessão desta quarta-feira (29/10), os vetos feitos pelo Executivo municipal a quatro projetos de lei que haviam sido aprovados pela Casa. Todos os vetos – que representam uma recusa do prefeito às decisões do Legislativo – foram derrubados, após votação em plenário.

Entre as propostas que tiveram a aprovação mantida pela Câmara, estão o Projeto de Lei (PL) 31/2025, que torna obrigatória a afixação de placas informativas nas unidades públicas e privadas de saúde, nas instituições de ensino das redes pública e privada e no CRAS e CREAS sobre a entrega voluntária para adoção, da vereadora Enilda Mendonça (PT); e o PL 32/2025, que proíbe a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos ruidosos no município, da vereadora Rúbia Carvalho (AGIR).

Também integram a lista de projetos de lei mantidos pela CMI o PL 46/2025, de Maurício Galvão (PSB), que obriga a remoção dos cabos e fiação aérea, excedentes e inutilizados, instalados por concessionárias que operam ou utilizam rede aérea do município; e o PL 48/2025, que cria a Política Municipal de Turismo de Base Comunitária, do vereador Ederjúnior dos Anjos (REP).

Com a derrubada dos vetos promovida pela Câmara, o Executivo será notificado sobre as decisões, para que o prefeito realize a promulgação e a publicação das leis. Outros 10 projetos também chegaram a sofrer rejeição por parte do Executivo municipal – 14, ao todo -, mas o Legislativo devolveu esses vetos sem análise, porque foram protocolados fora do prazo.

VITÓRIA DA CONQUISTA: POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS CONTRA SUSPEITO DE FRAUDAR LICITAÇÕES E AGIOTAGEM

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, cumpriu na manhã desta quinta-feira (30) cinco mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos bairros Ipanema, Boa Vista e Urbis 6. Os alvos pertencem a um homem de 55 anos, investigado por extorsão, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e fraude em licitações.

Segundo a investigação, o suspeito manteria empresas de fachada usadas para participar de licitações fraudulentas em diversas prefeituras baianas, com direcionamento de concorrências, superfaturamento e pagamento de propina. Ainda de acordo com a DRFR, prefeitos seriam favorecedores do esquema ao montar editais direcionados, com cartas-convite viciadas e ausência de competição efetiva.

Caso de extorsão

Uma das vítimas — homem de 72 anos — relatou ter contraído empréstimo com o investigado, apontado como agiota. A vítima afirmou que o suspeito, armado, ameaçou matá-la caso não aceitasse juros extorsivos. A polícia apura também a existência de três CPFs vinculados ao nome do investigado.

Ramo de atuação e alvos

Além de atuar no setor de postos de combustíveis, o investigado seria proprietário de empresa prestadora de serviços a órgãos municipais. As buscas desta manhã alcançaram endereços residenciais e comerciais ligados a ele.

Apreensões e próximos passos

A operação mobilizou 30 policiais civis e apreendeu celulares, computadores, tablets e pen drives. Todo o material será periciado, e a Polícia Civil informou que novas atualizações poderão ser divulgadas ao longo do dia.

________________________________________
Enquadramentos legais (segundo a investigação)
• Extorsão — art. 158, caput, do Código Penal
• Lavagem de dinheiro — art. 1º, caput, da Lei 9.613/1998
• Falsidade ideológica — art. 299, do Código Penal
• Fraude em licitações — conforme legislação vigente à época dos fatos (a apuração cita direcionamento, empresas de fachada e ausência de competição)

Nota da Redação: Todos os fatos relatados têm como fonte a Polícia Civil. O caso segue em investigação e os citados têm direito ao contraditório e à ampla defesa.

POTIRAGUÁ RECEBE AMBULÂNCIA ZERO KM EM CERIMÔNIA COM O GOVERNADOR JERÔNIMO RODRIGUES

O município de Potiraguá foi contemplado na manhã desta quarta-feira (29) com uma ambulância zero quilômetro, entregue durante cerimônia na capital baiana com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

O veículo foi recebido pelo chefe de gabinete, Dr. Eduardo Carvalho, que representou o prefeito Elias Carvalho, e pelo vice-prefeito Gegel. A aquisição foi viabilizada por emenda da deputada estadual Maria Del Carmen, direcionada para fortalecer a estrutura da saúde municipal.

A nova unidade chega em momento oportuno. Recentemente, Potiraguá perdeu uma ambulância após uma pane mecânica provocar um incêndio que destruiu completamente o veículo. Com a entrega, a rede de atendimento ganha reforço imediato para o transporte de pacientes, aumentando a segurança, a agilidade e a confiabilidade dos deslocamentos para emergências e procedimentos eletivos.

De acordo com a gestão municipal, a ambulância será integrada à frota assim que concluídos os trâmites de documentação e emplacamento, passando a atender tanto a sede quanto os distritos, em articulação com a Secretaria de Saúde.

ITACARÉ: NAVIO DE LUXO SH VEGA RETORNA E REFORÇA O DESTINO COMO REFERÊNCIA NO TURISMO DE ALTO PADRÃO

O litoral de Itacaré volta a receber um visitante ilustre: o navio de cruzeiro de expedição SH Vega, da companhia Swan Hellenic, que atracará novamente na costa baiana neste sábado, 1º de novembro, trazendo 60 visitantes de diferentes nacionalidades para conhecer as belezas naturais e a hospitalidade do destino.

Os hóspedes desembarcarão na Praia da Concha, onde serão recepcionados por equipes de apoio e terão a oportunidade de vivenciar experiências autênticas, explorando praias, trilhas, gastronomia e o artesanato local.

A embarcação, que integra a temporada 2025/2026, iniciou sua rota no Caribe, partindo de Bridgetown, em Barbados, e chegou ao país pela Amazônia, passando por Belém, antes de seguir pela costa nordestina e pelo Sudeste. O roteiro inclui destinos de grande beleza natural e relevância turística, como Lençóis Maranhenses, Fortaleza, João Pessoa, Salvador, Trancoso, o Arquipélago de Abrolhos e Itacaré.

O SH Vega é um dos mais sofisticados navios de expedição do mundo, projetado para oferecer experiências exclusivas e sustentáveis, unindo conforto, tecnologia e imersão cultural nos destinos visitados. A presença da embarcação em Itacaré reforça o posicionamento do município como um destino de turismo de experiência e de alto padrão, atraindo visitantes exigentes e ampliando a visibilidade internacional da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Marcos Japu, o retorno do SH Vega representa um marco para o turismo local:

“Receber em Itacaré, mais uma vez, o SH Vega, navio da Swan Hellenic, é algo marcante. O cruzeiro de luxo navega pela Bahia, saindo de Salvador, realizando paradas em Itacaré, Trancoso e o Arquipélago de Abrolhos, seguindo para o Rio de Janeiro. Isso nos coloca em um nível alto para quem busca turismo de experiência e costuma viajar em alto padrão”, destacou o secretário.

O prefeito Nego de Saronga também celebrou a escala do cruzeiro na cidade:

“Itacaré volta a fazer parte do roteiro dos grandes cruzeiros internacionais, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Receber o SH Vega pelo segundo ano consecutivo demonstra que nosso destino está consolidado no mapa do turismo de alto padrão, unindo belezas naturais, hospitalidade e estrutura para acolher visitantes do mundo inteiro. Esse é o resultado do trabalho contínuo que temos realizado para fortalecer o turismo, gerar oportunidades e valorizar o nome de Itacaré no cenário nacional e internacional.”

O SH Vega esteve em Itacaré exatamente há um ano, e seu retorno confirma o sucesso da parceria e o reconhecimento do município como porta de entrada do turismo náutico na Costa do Cacau. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Turismo, segue trabalhando para atrair novos roteiros, fortalecer a economia local e posicionar Itacaré entre os principais destinos de luxo e natureza do Brasil.

UBAITABA: VEREADOR É ALVO DE OPERAÇÃO POLICIAL E TEM R$ 130 MIL APREENDIDOS

O vereador de Ubaitaba, George Everton Santana (PCdoB), é um dos alvos da Operação Frater Dominus, deflagrada na madrugada desta quinta-feira (30) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Ilhéus.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos R$ 130 mil em espécie com o parlamentar. A operação tem como objetivo desarticular uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios e lavagem de dinheiro.

As ações acontecem em diversas cidades da Bahia e também no estado de Sergipe. A investigação é conduzida por forças integradas de segurança pública, que ainda não divulgaram o número total de alvos e prisões efetuadas.

ROSEMBERG PARTICIPA DE COMEMORAÇÕES PELOS 64 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE NOVA CANAÃ

Deputado acompanhou festejos na Praça Paulo Costa, ao lado do prefeito Dói Rocha, do ex-prefeito Marival Fraga, do deputado Neto Carletto e do assessor Vital Bento

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, na noite do último sábado (28), das comemorações pelos 64 anos de emancipação política de Nova Canaã. O parlamentar foi o candidato mais votado nas eleições de 2022, com mais de três mil votos, e é a principal voz do município do município do Médio Sudoeste baiano na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e junto ao Governo Jerônimo Rodrigues.

“Nova Canaã é uma cidade querida, que carrega em sua história, a força do seu povo trabalhador, a riqueza da sua cultura e o orgulho de suas raízes”, parabenizou Rosemberg.

Ao lado do prefeito Dói Rocha, do ex-prefeito Marival Fraga, do deputado federal Neto Carletto e do assessor Vital Bento, além de vereadores, secretários municipais e lideranças políticas locais, Rosemberg afirmou que Nova Canaã continuará trilhando o caminho do desenvolvimento, da justiça social e da prosperidade, com apoio do seu mandato e do Governo do Estado.

“Meu abraço fraterno a cada canaense que contribui, dia após dia, para o crescimento e o futuro dessa terra abençoada. Contem com o nosso apoio”, disse o petista.

ILHÉUS LEVA O CACAU E O CHOCOLATE AO PALCO MUNDIAL NO SALON DU CHOCOLAT 2025

 

Município representa o Brasil em evento internacional em Paris

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo, participa do Salon du Chocolat 2025, em Paris, um dos maiores eventos mundiais dedicados ao cacau e ao chocolate. Neste ano, o Brasil será o País Homenageado, e Ilhéus será representante da excelência na cadeia produtiva do cacau e do chocolate de origem.

Com tradição centenária na produção de cacau e reconhecimento internacional de seus chocolates, Ilhéus se apresenta no evento como destino que une turismo rural, náutico, histórico-cultural, gastronômico e de negócios. A presença do município no Salon du Chocolat reforça sua posição como referência internacional no setor e amplia as oportunidades de promoção turística da Bahia e do Brasil.

O evento ocorrerá entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro de 2025, em Paris, e contará com o espaço “Origem Brasil / Origin Brazil”, área dedicada à divulgação de produtos brasileiros, com destaque para Ilhéus. A iniciativa integra uma estratégia de promoção e fortalecimento da imagem institucional do destino no mercado internacional.

Entre os objetivos da ação estão promover o destino e o trade turístico de Ilhéus junto a compradores, imprensa e consumidores globais; valorizar o turismo de origem, gastronômico e cultural; observar tendências do mercado internacional de chocolate; e fortalecer o posicionamento da cidade em países emissores de turistas para a Bahia, como França, Portugal, Argentina e Uruguai.

A participação do município no evento também visa atrair investimentos e ampliar a visibilidade global do destino, consolidando a marca da cidade como símbolo de qualidade, sabor e autenticidade.

O turismo rural tem papel de destaque nessa estratégia, com experiências imersivas que aproximam o visitante da cultura do cacau e da biodiversidade local. Ilhéus se apresenta como um território que alia tradição e inovação, unindo campo, cidade e saberes regionais em uma jornada que valoriza o patrimônio natural e cultural do sul da Bahia.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia