WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Programa Frequencia Politica prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro prefeitura de ilheus prefeitura de itabuna itapedro pmvc plansul


whatsapp

FJS

ITAPETINGA: CÂMARA DE VEREADORES REALIZA DEVOLUÇÃO DE R$ 500 MIL AO TESOURO MUNICIPAL

A Câmara de Vereadores de Itapetinga oficializou, nesta terça-feira, 21, a devolução de R$ 500 mil , relativos ao duodécimo, ao Tesouro Municipal. A medida demonstra o resultado de um trabalho que prioriza a responsabilidade fiscal e a eficiência na gestão de recursos públicos.

No gabinete do prefeito, a Mesa Diretora realizou, ainda, a indicação de que esta verba fosse destinada a investimentos no Hospital Virgínia Hagge, reconhecendo que o equipamento tem trazido benefícios imensuráveis à população, ao promover um atendimento de qualidade técnica, com acolhimento e humanização.

De acordo com o presidente da Câmara, Luciano Almeida, “a devolução histórica simboliza a nova cultura administrativa implantada pela Mesa Diretora, que trabalha com eficiência e respeito ao erário”, afirmou o presidente.

Ao receber a Mesa Diretora em seu gabinete, o prefeito Eduardo Hagge agradeceu a iniciativa e parabenizou a gestão. “É importante contarmos com um legislativo que ande em harmonia com o executivo e que pense com responsabilidade ao administrar os recursos públicos”, disse Eduardo. O prefeito agradeceu a destinação e afirmou que o ato ficará marcado na história do nosso legislativo, servindo de exemplo os próximos presidentes.

BUERAREMA: CERIMÔNIA DE ASSINATURA DO MINHA CASA, MINHA VIDA RURAL GARANTE 79 MORADIAS E MAIS DE R$ 7 MILHÕES EM INVESTIMENTOS

Na última sexta-feira (24), foi realizada, na Câmara de Vereadores de Buerarema, a cerimônia de assinatura dos contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade Rural, que vai garantir a construção de 79 novas moradias para famílias da zona rural do município.

O evento contou com a presença do deputado federal Paulo Magalhães, do assessor do deputado estadual Eduardo Salles, Fred Vésper, de representantes do Poder Legislativo Municipal, de técnicos e representantes da Caixa Econômica Federal, do presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), Paulo do Gás, de secretários municipais, dentre eles o de Agricultura, Jorge Moura e representantes dos sindicatos locais.

Com investimentos que ultrapassam R$ 7 milhões, o programa representa um importante avanço para o campo, garantindo moradia digna e melhor qualidade de vida para o homem e a mulher rural. O município de Buerarema foi contemplado por meio do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), reforçando o compromisso da gestão em buscar parcerias e programas que beneficiem as comunidades.

O Minha Casa, Minha Vida Rural é um programa do Governo Federal que oferece auxílio financeiro para construção ou reforma de moradias no campo, voltado para famílias de baixa renda que vivem e trabalham em áreas rurais. O objetivo é garantir moradia digna e fortalecer o desenvolvimento rural, atendendo agricultores familiares, pescadores, indígenas, quilombolas, extrativistas e outros grupos tradicionais.

Para o prefeito Gel da Farmácia o ato marcou mais um passo importante na construção de uma cidade mais justa e inclusiva, com foco em melhorar as condições de vida das famílias do meio rural e fortalecer o desenvolvimento local. Ele destacou a felicidade em  poder fazer a diferença na vida das pessoas que mais precisam.

“Como cidadão e como prefeito, ver o sonho da casa própria se tornando realidade é algo que nos enche de gratidão e esperança. Essas 79 moradias representam dignidade, segurança e futuro para nossas famílias do campo. Vamos continuar lutando todos os dias para que as políticas públicas continuem acontecendo em nossa cidade, levando mais oportunidades e qualidade de vida para o nosso povo.”, declarou prefeito.

 

BAHIA: RUI COSTA REFORÇA INFLUÊNCIA E DEVE INDICAR NOVO SUPERINTENDENTE DA CODEVASF

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), demonstrou mais uma vez seu peso político no governo federal e deve ser o responsável por indicar o novo superintendente da Codevasf – 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa.

No início do mês, Harley Xavier foi exonerado do cargo. Ele havia sido indicado pelo deputado federal Arthur Maia (União Brasil), o que reforça a mudança de forças na relação entre os grupos políticos baianos dentro do governo Lula.

Segundo apuração do site, o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes (PT), chegou a ser sondado por Rui Costa para assumir a função, mas seu nome não foi aprovado nas etapas de avaliação técnica do governo federal.

A expectativa agora é que Rui Costa anuncie nas próximas semanas o novo nome que comandará a superintendência, um posto estratégico para o desenvolvimento de obras e ações de infraestrutura hídrica no interior da Bahia — e também de forte valor político para quem o ocupa.

BAHIA: FEDERAÇÃO PP-UNIÃO BRASIL AZEDA COM REAÇÃO DE LULA NAS PESQUISAS

Nos corredores de Brasília e nos cafezinhos da Assembleia Legislativa da Bahia, o assunto ganhou corpo: o PP pode ter cometido um erro estratégico ao se fundir com o União Brasil na recém-criada federação partidária batizada de União Progressista.

Deputados federais e estaduais da legenda já falam, sem tanto pudor, sobre o “arrependimento em voz baixa” que começa a ecoar entre os quadros progressistas. A avaliação é simples — e cruel: quando o casamento foi firmado, o cenário era um; agora, é outro completamente diferente.

Naquele momento, o presidente Lula (PT) parecia em declínio, desgastado por crises internas e queda de popularidade. O centrão, fortalecido e com apetite por protagonismo, enxergava uma janela de poder aberta para 2026 — e o PP, como um de seus pilares, planejava surfar essa onda junto ao União Brasil.

Mas o vento político mudou de direção. As pesquisas recentes mostram uma reação de Lula, que volta a subir nas intenções de voto e nos índices de aprovação. O petista, que muitos já tratavam como carta fora do baralho, ens ensaia um retorno ao jogo — e com fôlego suficiente para embaralhar as alianças e estratégias pensadas pela direita moderada.

Nos bastidores, parlamentares do PP baiano confessam que a federação, que prometia musculatura, virou camisa de força. O discurso de “união pragmática” começa a dar lugar à frustração com o peso político desigual entre os grupos internos.

“Casamento é fácil de fazer, difícil é aguentar as brigas no dia seguinte”, ironizou um deputado, pedindo o habitual anonimato.

A União Progressista nasceu para ser uma locomotiva eleitoral. Mas, a depender dos novos rumos da política nacional, corre o risco de virar vagão de carga — pesado, barulhento e sem direção própria.

UBAITABA: BRINCA CIDADE TRANSFORMA A BEIRA RIO EM UM VERDADEIRO MUNDO ENCANTADO DAS CRIANÇAS

A Prefeitura de Ubaitaba realizou neste domingo (26) a 1ª edição do Brinca Cidade – Mundo Encantado das Crianças, um evento repleto de alegria, magia e diversão dedicado especialmente aos pequenos do município. A Beira Rio se transformou em um cenário lúdico, colorido e encantador, reunindo centenas de famílias para celebrar o Dia das Crianças em grande estilo.

O espaço foi tomado por risadas, brincadeiras e muitas atividades recreativas. A energia contagiante tomou conta de todos que participaram dessa grande festa, marcada pelo sorriso e pelo brilho nos olhos das crianças.

A prefeita Gracinha Viana comemorou o sucesso do evento e destacou a importância de proporcionar momentos de lazer e convivência para as famílias ubaitabenses.

“Hoje realizamos a 1ª edição do Brinca Cidade, uma festa linda e especial em comemoração ao Dia das Crianças. A Beira Rio foi tomada por uma energia contagiante: a alegria e o sorriso dos nossos pequenos iluminaram todo o espaço. Quero agradecer de coração a toda equipe envolvida na organização do evento, pelo empenho, dedicação e carinho em cada detalhe. O resultado não poderia ser diferente: um verdadeiro sucesso!”, declarou.

A gestora também agradeceu aos parceiros e colaboradores que contribuíram para a realização do Brinca Cidade, em especial à SUDESB, por meio do Governo do Estado, pelo apoio e parceria de sempre.

Com atividades voltadas ao público infantil, guloseimas e diversas atrações, o evento reforçou o compromisso da administração municipal com o bem-estar das crianças e das famílias de Ubaitaba.

Encerrando o dia de celebração, a prefeita afirmou que o Brinca Cidade entrou para o calendário de eventos da cidade:

“Com a permissão de Deus, em 2026 será ainda melhor!”, garantiu.

O sucesso da primeira edição consolida o Brinca Cidade como um marco no calendário social de Ubaitaba, reforçando o compromisso da Prefeitura em promover momentos de alegria, união e inclusão para toda a comunidade.

BUERAREMA: PRAÇA DOMINGOS CABRAL SE TRANSFORMA NO “UNIVERSO DA CRIANÇA” EM DIA DE MUITA DIVERSÃO E ALEGRIA

Evento em comemoração ao Dia das Crianças reuniu famílias neste domingo (26) com shows, brinquedos e atrações que encantaram o público.

​Buerarema viveu um domingo de pura magia e alegria com a realização da festa “O Universo da Criança”, em comemoração ao Dia das Crianças. O evento, realizado neste domingo (26), reuniu centenas de famílias em um ambiente de muita música, brincadeiras e diversão.

A praça​ Domingos Cabral se  transformou em um verdadeiro parque de diversões, com dezenas de brinquedos e atividades para todas as idades. Tobogãs gigantes, piscinas enormes, futebol de sabão, garra humana, aula de Jump Kids, pula-pula e touro mecânico foram algumas das atrações que garantiram sorrisos e muita energia ao longo do dia.

A programação também contou com apresentações musicais repletas de animação, conduzidas por Tio Marcelo, Palhaço Linguiça e a dupla Pirulito e Paçoca. O público acompanhou de perto um espetáculo de coreografias, brincadeiras e interação, que encantou crianças e adultos.

“Foi um dia incrível. Vim com meus filhos e toda a minha família para aproveitar esse momento maravilhoso ao lado dessa criançada linda. Me diverti tanto quanto eles… brinquei, dancei e cantei como nunca tinha feito na minha vida. Estou feliz demais por vivenciar esse momento. Voltei a ser criança”, declarou o prefeito Gel, em tom de alegria e descontração.

O evento encerrou o final de semana com uma atmosfera de encantamento e união, reforçando a importância de celebrar a infância com momentos de lazer, cultura e convivência familiar.

URUÇUCA REALIZA A SEMANA DO FAZENDEIRO 2025 COM PROGRAMAÇÃO DEDICADA À AGRICULTURA E AO CONHECIMENTO RURAL

A Prefeitura de Uruçuca, em parceria com o IF Baiano, o Sebrae e o Sindicato dos Produtores Rurais, realiza de 10 a 15 de novembro a Semana do Fazendeiro 2025, um dos maiores eventos voltados ao fortalecimento do campo e da agricultura familiar no município. O evento será no Campus do IF Baiano – Uruçuca.

Com o tema “Aprender, Produzir e Crescer Juntos”, a programação inclui palestras técnicas, oficinas, exposições, feira da agricultura familiar, apresentações culturais e rodas de conversa com produtores e especialistas. O evento tem como objetivo estimular a inovação no campo, valorizar o produtor rural e ampliar o acesso ao conhecimento e às novas tecnologias do agronegócio.

Durante toda a semana, o público poderá conferir demonstrações de práticas sustentáveis, degustações de produtos locais, além de ações voltadas à qualificação e à geração de renda para pequenos e médios produtores.

De acordo com os organizadores, a Semana do Fazendeiro é um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão, que reforça o papel do campo como motor do desenvolvimento regional.

ENCONTRO NACIONAL CACAU 500@ COMPARTILHA CONHECIMENTOS E INCENTIVA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Aumentar a produtividade através da adoção de novas tecnologias e práticas de manejo, difusão de conhecimentos e incentivo ao cooperativismo. Esses foram os objetivos do 3º. Encontro Nacional Cacau 500@ +Sustentável, realizado de quinta a domingo, no Shopping Jequitibá em Itabuna. O evento, promovido pelo Instituto Chocolate e Consulmat,  reuniu mais de mil participantes da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Roraima e Tocantins.

Vitor Stela, coordenador técnico do Cocoa Action destacou que  “somos parceiros do projeto por acreditar que a produtividade é um dos grandes vetores de mudança do setor cacaueiro. Precisamos ampliar cada vez mais o acesso dos produtores a novas tecnologias e práticas de manejo, para melhorar a renda e a qualidade de vida do produtor rural”. De acordo com Wenceslau Junior, superintendente de Economia Solidária da Bahia, “os agricultores familiares precisam ter acesso a novas tecnologias e melhorar a qualidade  do cacau e do chocolate, agregando valor ao produto. O  Governo do Estado, através da Setre, apoia o projeto  e tem feito investimentos na lavoura cacaueira sulbaiana, garantindo melhores condições de vida ao homem do campo”. A Ceplac e o IF Baiano campus Uruçuca , instalaram uma clínica com orientação sobre doenças e pragas nos cacaueiros e produção de chocolates de origem.

Durante o encontro, foram  abordados temas como Irrigação para alta produtividade, perspectivas da cacauicultura brasileira até o ano de 2050, manejo de bioinsumos na cultura do cacau, produção de Chocolates no IFBaiano Uruçuca, alta produtividade e lucratividade na cacauicultura, renovação do cacau e lucratividade,  SAFs:  Sistemas Agroflorestais,  Melhoramento Genético do Cacaueiro, mercado do cacau, alta produtividade na Agricultura Familiar, doenças do cacaueiro, entender para manejar: monilíase, e implantação e resultados  do Projeto Cacau 500 @.

Isnael , o Agronômo de Vera, com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais ressaltou que “a informação é fundamental  para os pequenos produtores, para que eles possam ter acesso a novas tecnologias. As redes sociais às vezes chegam onde a assistência técnica não chega de forma presencial e esse encontro possibilita a troca de experiências com produtores de várias partes do Brasil”. Valdemir Santos, diretor da Biofábrica da Bahia, parceira do projeto, disse que “a tecnologia precisa de difusão para sair da área de pesquisa e chegar ao  produtor. Esse evento é fundamental para que o material de qualidade produzido nos nossos viveiros seja utilizado nas propriedades, elevando a produtividade e a renda dos agricultores”.

Em 15 anos, o projeto já atendeu cerca de mil produtores e recebeu a visita de mais de 40 mil pessoas do Brasil e do Exterior, em áreas consideradas modelo de produtividade. Lindoel Oliveira Costa, da Fazenda Mangueira, com 27 hectares, em Uma, no Sul da Bahia, é um exemplo bem sucedido dos resultados. Com investimentos em novas práticas de manejo e assistência técnica, ele produz atualmente mais de 500 arrobas de cacau por hectare. “Sou produtor há 15 anos é preciso um novo olhar sobre o cacau, cuidando da lavoura, adotando tecnologias que elevem a produtividade e acompanhando todo o processo, no dia a dia da fazenda”, afirmou.

 

APOIO DO GOVERNO FEDERAL E GOVERNO DO ESTADO

O deputado federal Paulo Magalhães, (PSD-BA), presente ao encontro, citou que   “a região precisa de projetos como esse que difundem um novo modelo de produção. Como relator do projeto de revilização da Ceplac, quero reiterar aqui o apoio do presidente Lula, do ministro Rui Costa e do  governador Jerônimo Rodrigues à cacauicultura baiana, através da pesquisa e extensão”. “O cacau é fundamental para fundamental para a economia sulbaiana e o projeto traz essa experiência de um novo cuidado com a lavoura, não importa o tamanho do produtor, mas seu interesse em adotar práticas que aumentem a produtividade”, destacou Erasmo Ávila, um dos coordenadores do evento.

Ivan Costa, idealizador do Cacau 500@  afirmou que “o projeto não visa apenas aumentar a produtividade, mas também incentiva o trabalho em grupo, a agroindústria com a produção de chocolates e outros derivados e a comercialização, através da criação de cooperativas”.  Erlon Botelho, diretor do Instituto Chocolate complementou: “agradeço muito as pessoas que acreditaram nesse projeto que a cada dia ganha mais força e chega a mais produtores. O Cacau + 500 representa um novo momento na produção brasileira, valorizando a sustentabilidade através da adoção de novas tecnologias”.

FEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO AGRONEGÓCIO

Além das palestras e workshops, o Cacau 500 também promoveu a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, Feira do Chocolate  e a Feira do Agronegócio, com cerca de 60 expositores, na área de estacionamento do Jequitibá, com exposição de máquinas e equipamentos, chocolates e outros produtos da agricultura familiar, artesanato, etc.

Valdeci Dias dos Santos, produtora do Chocolate Nobreza, ressaltou que “o Cacau 500 alavancou o nosso chocolate e hoje além da Bahia e outros estados brasileiros já exportamos para o Canadá, Argentina, Chile e Índia”. A artesã  Isabela Simões Gomes destacou  que “essa é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho, num shopping por onde circulam milhares de pessoas. Além da comercialização, também prospectamos novos negócios”.

O 3º. Encontro Nacional Cacau 500@ teve o apoio do Governo da Bahia, Ceplac, Prefeitura de Itabuna e Shopping Jequitibá.

PORTO SEGURO EM DESTAQUE NA AMÉRICA LATINA

Porto Seguro brilhou no lançamento da primeira edição da Revista Destino, durante a FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, em Buenos Aires, e na Abav, no Rio de Janeiro. A publicação reforça nossa posição como um dos destinos mais desejados pelos turistas brasileiros e latino-americanos.

Com conteúdo 100% focado na capacitação do trade, a revista apresenta nossas belezas naturais, cultura vibrante, gastronomia, vida noturna e infraestrutura turística, conectando diretamente quem vende com quem sonha viajar para cá.

A tiragem de 3.000 exemplares — em português e espanhol — está sendo distribuída nos maiores eventos de turismo do continente, ampliando negócios e fortalecendo ainda mais a promoção de Porto Seguro no cenário internacional.

IBICARAÍ: OFICIAL DE JUSTIÇA É ASSASSINADO A FACADAS DENTRO DE CASA EM SUPOSTO LATROCÍNIO

O oficial de justiça Kergivan Mateus foi encontrado morto nesta segunda-feira (27) em sua residência, na cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia.

De acordo com as primeiras informações, as circunstâncias do crime indicam latrocínio (roubo seguido de morte). A vítima foi atingida por golpes de faca e teve o carro, o celular e a carteira levados pelos criminosos.

Kergivan era servidor do Poder Judiciário da Bahia e bastante conhecido na região pelo trabalho e convivência com colegas do fórum local. A notícia da morte causou profunda comoção entre servidores públicos, advogados e moradores da cidade.

A Polícia Civil já iniciou as investigações para identificar os autores e esclarecer os detalhes do crime. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, onde passará por perícia.

Amigos e colegas prestaram homenagens nas redes sociais, destacando a trajetória profissional e o caráter do oficial. “Um homem íntegro, trabalhador e querido por todos. Ibicaraí perde um grande cidadão”, escreveu um servidor do fórum local.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia