Mais um importante investimento está em curso na rede municipal de ensino de Porto Seguro, gerando mais conforto, organização e melhores condições de trabalho para os profissionais e aprendizado para os alunos. É a substituição do mobiliário, atendendo às demandas e necessidades de cada unidade escolar.
De acordo com a subsecretária de Educação, Érika Magnavita, grande parte do material já foi adquirido e agora está sendo feita a distribuição, conforme solicitação das escolas. Entre os mobiliários, voltados para professores e estudantes, estão conjunto de mesas e cadeiras, carteiras universitárias, conjuntos sextavados, conjuntos trapézio, arquivos, armários, prateleiras e conjuntos para refeitório adulto e infantil.
“Nossa proposta é renovar todo o mobiliário das escolas, de forma gradativa e sem descartar aquilo que podemos aproveitar. É um grande movimento de substituição gradual, priorizando aqueles que mais necessitam, promovendo também a recuperação de tudo o que possível resgatar”, afirma Érika Magnavita.
Ela destaca o empenho dos diversos setores da Secretaria Municipal de Educação para atender as prioridades de toda a rede, começando pelas quatro escolas de tempo integral. “Estamos fazendo esse grande investimento, com planejamento estratégico e organização, considerando a complexidade e extensão do nosso município, com 110 escolas, 850 salas de aula e muitas demandas para serem atendidas”, salienta.
A Prefeitura de Teixeira de Freitas promoveu, nos dias 21 e 22 de agosto, mais uma edição do Mutirão do Glaucoma no Centro de Referência em Reabilitação IV (CER IV). A ação, organizada pelo setor de Regulação, ocorre trimestralmente e é direcionada a pacientes já diagnosticados com a doença.
O mutirão oferece consultas oftalmológicas e distribui gratuitamente colírios de alto custo, fundamentais para o tratamento contínuo. A expectativa inicial era atender cerca de 200 pessoas por dia, mas a procura ultrapassou a previsão: mais de 700 atendimentos foram registrados ao longo dos dois dias.
O glaucoma é uma doença crônica e silenciosa, que pode levar à perda irreversível da visão. O tratamento exige acompanhamento constante e uso diário de medicamentos específicos, o que representa custo elevado para muitos pacientes.
Com isso, o mutirão se consolida como uma estratégia pública essencial ao garantir acesso gratuito aos colírios, oferecer consultas de acompanhamento e evitar complicações graves, como a cegueira. A iniciativa também contribui para preservar a autonomia dos pacientes e reduzir impactos sociais e econômicos associados à doença.
A Prefeitura orienta que todos os usuários cadastrados no Programa do Glaucoma busquem uma Unidade Básica de Saúde para agendar as próximas consultas e assegurar participação nos eventos seguintes.
Ao manter a ação de forma regular, o município reforça o compromisso com a assistência especializada e com a continuidade do tratamento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Prefeitura de Eunápolis informa que o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de novembro será realizado de forma antecipada nos dias 26, 27 e 28, totalizando aproximadamente R$ 23 milhões em folha salarial. A medida reforça o compromisso da gestão com a regularidade financeira e com o planejamento responsável das contas públicas.
Além de garantir tranquilidade ao planejamento dos trabalhadores, a liberação antecipada da folha impulsiona a movimentação da economia local, fortalecendo o comércio, os serviços e demais setores que dependem diretamente da circulação de renda no município. O impacto financeiro contribui para aquecer a economia às vésperas do período natalino, beneficiando toda a cadeia produtiva da cidade.
O prefeito Robério Oliveira destacou a importância da ação: “A antecipação dos salários reflete a responsabilidade com as contas públicas e o respeito ao servidor. Manter a folha em dia é fundamental para a estabilidade das famílias e, ao mesmo tempo, contribui diretamente para aquecer a economia de Eunápolis.”
A gestão municipal segue priorizando organização fiscal, valorização do funcionalismo e previsibilidade no pagamento salarial, assegurando estabilidade e respeito ao quadro de servidores.
Ilhéus vive um tempo de mudança real, marcado por uma gestão que valoriza e promove a presença das mulheres nos espaços de decisão. Essa visão, defendida pelo prefeito Valderico Júnior e fortalecida pelo União Brasil, tem colocado a cidade como referência em inclusão e liderança feminina.
Nesta quinta-feira (27), às 18h, o Teatro Municipal será o cenário do “Elas Lideram”, encontro gratuito promovido pelo União Brasil Mulher Bahia. A programação reúne música, palestras e momentos de acolhimento que celebram força, inteligência, sensibilidade e protagonismo.
O evento representa muito mais do que uma agenda especial, simboliza o compromisso do União Brasil com uma política que acolhe, empodera e transforma. Em Ilhéus, as mulheres lideram e quando elas lideram, toda a cidade cresce.
Após cumprir uma extensa agenda oficial em Vitória da Conquista nesta sexta-feira, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deve participar de um jantar reservado na residência do pré-candidato a deputado estadual e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho.
O encontro, que ocorre fora da agenda institucional, é visto nos bastidores como um movimento estratégico de articulação política com foco nas eleições de 2026. A expectativa é de que o jantar sirva para alinhar posições, fortalecer alianças e consolidar diálogos em torno do próximo ciclo eleitoral no estado.
Quinho, que já comandou a UPB e mantém forte influência no meio político municipalista, surge como nome competitivo para a Assembleia Legislativa. A aproximação com o governador reforça seu espaço dentro do grupo governista e amplia seu raio de articulação regional.
Fontes ligadas ao grupo indicam que o clima do encontro será de construção política, com discussões voltadas tanto para o cenário estadual quanto para estratégias nos principais colégios eleitorais do interior da Bahia
“Bandido não vai ter vida boa neste verão”, diz o aposentado Jessé Oliveira, 71 anos. Ele viu na tevê o lançamento da Operação Verão, do governo do estado, que reforça o policiamento ostensivo e preventivo durante o período de maior fluxo turístico na Bahia. A iniciativa amplia a presença das equipes em áreas de grande circulação e fortalece a capacidade de resposta a emergências durante toda a alta estação.
“Final de ano é quando o povo bota um dinheirinho a mais no bolso com o 13º e, no verão, eleva o número de turistas no estado. Com isso, os olhos dos bandidos crescem para a prática de crimes”, comenta Jessé, confiante que a Operação Verão vai trazer mais segurança e tranquilidade ao cidadão de bem.
Pela estrutura montada, a Operação Verão vai atender a expectativa de seu Jessé. Segundo a secretaria estadual de segurança pública, a iniciativa mobiliza mais de 11 mil policiais e bombeiros e alcança cidades estratégicas como Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Feira de Santana, Camaçari, Juazeiro, Valença, Cairu (Morro de São Paulo), entre outras, totalizando 111 municípios com reforço de efetivo e estrutura até abril de 2026.
De acordo com o secretário estadual de segurança pública, Marcelo Werner, ao todo serão 9,5 mil policiais militares, 1.095 bombeiros e 338 policiais civis, além de profissionais do DPT que irão atuar em regime de serviço extraordinário. Werner destaca ainda a ampliação do uso da tecnologia para oferecer mais proteção e possibilitar mais eficiência no atendimento à população.
“Estamos preparando a Bahia para receber com segurança o grande fluxo de visitantes que chega no verão. Nosso compromisso é garantir tranquilidade, acolhimento e proteção à população e aos turistas que prestigiam o nosso estado”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues.
Secretário do MTE destaca avanços digitais e fortalecimento da intermediação de mão de obra
O secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, participou da abertura do Encontro Estadual de Coordenadores da Rede SineBahia, iniciado em 24 de novembro e com previsão de encerramento para quinta-feira (27), em Salvador. Durante o evento, Lavigne ministrou palestra sobre os 50 anos do Sistema Público de Emprego (Sine), completados em outubro de 2025, e destacou as melhorias na plataforma de Intermediação de Mão de Obra (IMO) e no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, com apoio do MTE, o encontro tem como objetivo reunir os principais gestores das unidades da Rede Sine, estimulando a troca de experiências e a definição de estratégias para aprimorar os serviços oferecidos, como intermediação de mão de obra, qualificação profissional e encaminhamento ao seguro-desemprego. Na Bahia, a rede conta com 123 unidades distribuídas em 103 municípios.
Durante a abertura do evento, Lavigne destacou que, quando a atual gestão assumiu em 2023, a Rede Sine enfrentava um cenário crítico, com oito anos sem investimentos na plataforma de IMO e diversos estados fora da rede conveniada. Segundo ele, as melhorias tecnológicas implementadas nos últimos três anos, em parceria com a Dataprev, ampliaram a capacidade de atendimento da Rede Sine. “Atualizamos a IMO e incluímos o serviço de intermediação de mão de obra na Carteira de Trabalho Digital, que hoje é um aplicativo essencial para aproximar empregadores e trabalhadores”, afirmou.
Ao encerrar, o secretário reforçou que a expectativa é manter o Sine como um dos pilares para reduzir o desemprego e fortalecer a concertação social, com apoio do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e dos conselhos de governança. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país ficou em 5,6% no terceiro trimestre de 2025, o menor nível da série histórica iniciada em 2012. O número de empregos formais também atingiu um marco histórico, com 48,9 milhões de vínculos ativos.
Rede Sine
Coordenada pelo MTE, a Rede Sine atua em parceria com estados e municípios, que recebem recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para oferecer serviços à população. Atualmente, a rede conta com cerca de 1.500 agências em todo o país, oferecendo intermediação de mão de obra, encaminhamento ao seguro-desemprego, orientação profissional e programas de qualificação. Esses serviços também estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital.
O município de Itacaré foi oficialmente contemplado com uma Arena Brasil, equipamento esportivo moderno e multifuncional anunciado pelo Governo Federal dentro do Novo PAC. O projeto contempla a construção de espaços voltados para atividades esportivas, lazer e convivência comunitária, reforçando a inclusão social e o incentivo ao esporte em diversas regiões do país.
A futura Arena Brasil de Itacaré vai ampliar as oportunidades para a juventude, criar mais um espaço qualificado para formação esportiva e fortalecer o desenvolvimento social nas comunidades.
O secretário de Esporte e Juventude, Alisson Reis, comemorou a conquista e destacou o impacto direto na vida da população:
“A Arena Brasil chega para transformar o esporte de Itacaré. É um equipamento que vai oferecer estrutura de qualidade para práticas esportivas, fortalecer nossos projetos, estimular novos talentos e criar um ambiente seguro e saudável para nossas crianças e jovens. É uma vitória enorme para toda a cidade.”
Já o prefeito Nego de Saronga ressaltou que a seleção do município demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela gestão:
“Itacaré vive um momento de grandes avanços, e ser contemplada com uma Arena Brasil é prova disso. É mais um investimento que chega para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, incentivar o esporte e fortalecer a união da comunidade. Seguiremos trabalhando para trazer mais obras, mais oportunidades e mais desenvolvimento para nossa cidade.”
Com a confirmação do projeto, o município aguarda agora as próximas etapas técnicas e o início do processo de implantação da Arena Brasil, que promete se tornar um novo marco esportivo e social de Itacaré.
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, denunciou a situação de precariedade na rede estadual de saúde após receber imagens do Hospital Regional de Irecê. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirmou que o cenário de corredores cheios, pacientes aguardando atendimento e profissionais sem salário revela falta de gestão do governo Jerônimo Rodrigues.
“Essa é a situação da saúde na Bahia e infelizmente não é novidade. Na semana passada, vocês devem lembrar, o governador Jerônimo Rodrigues deu uma declaração desumana dizendo que pediu para a secretaria de saúde deixar pacientes nos corredores dos hospitais. Isso é grave. Corredor lotado. Pessoas abarrotadas esperando um atendimento mínimo. E o governador admitindo, sem qualquer constrangimento, que concorda com isso”, afirmou Neto.
Segundo ele, além da superlotação, profissionais de saúde estão sem receber salários desde agosto, o que compromete diretamente o funcionamento das unidades e a qualidade do atendimento prestado à população.
“Profissionais de saúde estão desde agosto sem receber salário. Desde agosto. Quem consegue trabalhar assim? Como manter um atendimento digno sem o básico, que é o pagamento em dia?”, questionou.
ACM Neto também citou problemas semelhantes em outras cidades, como Porto Seguro, Camacã e Ipiaú, ao mencionar o Hospital Regional de Porto Seguro, a Fundação Hospitalar Mata Atlântico e o Hospital Geral de Ipiaú. De acordo com ele, trata-se de um quadro espalhado por todo o estado.
“Vale lembrar que isso não é falta de recurso. É falta de gestão. É descaso com quem cuida da vida das pessoas e com quem precisa de atendimento. A saúde na Bahia virou retrato do abandono. E quem paga essa conta é o povo”, concluiu.
A Prefeitura de Itapé, representada pelo prefeito Reinaldo das Batatas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu um passo decisivo ao integrar novas agendas estratégicas voltadas ao combate à fome, à segurança alimentar e ao desenvolvimento social.
Com essa adesão, Itapé passa a participar de encontros técnicos, capacitações, pactuações intermunicipais e programas que visam ampliar o acesso à alimentação adequada, fortalecer a rede de proteção social e garantir maior integração com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e com a política nacional de *segurança alimentar para atender às famílias Itapeenses.
Durante o anúncio, o secretário Eliudes Miranda destacou o impacto direto dessa participação no fortalecimento das ações já existentes no município. Ele ressaltou que o avanço só é possível graças ao apoio institucional da gestão:
“Através de ações estratégicas e, logicamente, com o importante apoio constante do prefeito Reinaldo – que entende a importância das políticas de assistência e segurança alimentar – esse avanço é fundamental para ampliarmos programas, fortalecer equipes e garantir que mais famílias de Itapé tenham acesso a uma rede de proteção cada vez mais eficaz”, disse.