JUSSARI: SEGURANÇA, TRADIÇÃO E GRANDE PÚBLICO MARCAM A CAVALGADA NO DISTRITO DE AREIA BRANCA

A comunidade de Areia Branca viveu um domingo de festa, tradição e união com a realização da Cavalgada de Areia Branca, evento que reuniu cavalheiros e amazonas de toda a região em um encontro marcado pela organização, segurança e forte presença popular.
A cavalgada que saiu da sede do município de Jussari percorreu as principais vias do distrito em um clima de alegria e respeito à tradição, atraindo famílias, moradores e visitantes que lotaram as ruas para prestigiar o desfile dos participantes e seus animais.
Além da tradicional cavalgada, o evento contou com shows musicais que animaram o público até a noite, reunindo diferentes estilos e proporcionando entretenimento para todas as idades. A praça de alimentação foi outro destaque, oferecendo variedade gastronômica e valorizando comerciantes locais.
Um ponto elogiado por participantes e visitantes foi à logística reversa dos resíduos recicláveis, iniciativa que reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. A equipe do Recicl’Art coletou os resíduos durante toda a programação, garantindo a limpeza do espaço e o destino correto dos materiais.
Durante o evento, o prefeito Orleans Mascarenhas esteve presente e destacou a importância da cavalgada para a cultura do município, além de anunciar uma grande novidade para o distrito: “A Cavalgada de Areia Branca já faz parte da identidade do nosso povo. É uma festa bonita, organizada e que cresce a cada ano. Hoje tenho a satisfação de anunciar que iremos iniciar a reforma da praça central do distrito, palco desta grande celebração. No próximo ano, teremos uma estrutura ainda melhor para receber os visitantes e valorizar ainda mais nossa tradição.”, afirmou o prefeito.
A Cavalgada de Areia Branca se consolida, assim, como um dos eventos mais importantes do calendário cultural local, unindo tradição, desenvolvimento e cuidado com a comunidade. Com a promessa de uma estrutura renovada para a próxima edição, a expectativa é de que o evento continue crescendo e fortalecendo ainda mais a cultura regional.
MÊS DE NOVEMBRO REGISTRA O MENOR NÚMERO DE MORTES VIOLENTAS DOS ÚLTIMOS 13 ANOS

Apoio: Megaoperações com asfixiamento financeiro das facções e reforço do patrulhamento resultaram na queda das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.
A Polícia Civil da Bahia registrou no mês de novembro, encerrado no último domingo (30), o menor número de mortes violentas dos últimos 13 anos. Megaoperações com asfixiamento financeiro das facções e reforço do patrulhamento resultaram na queda das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.
Em números absolutos foram contabilizadas 273 mortes violentas no mês de novembro de 2025. Na comparação com o mesmo período do ano passado (379 casos computados), a redução foi de 28%.
“A dedicação incansável de todos os homens e mulheres das Forças Policiais da Bahia resultou neste expressivo índice de diminuição dos crimes graves contra a vida”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Salientou ainda que em 2023, a redução das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte foi de 6% e no ano de 2024, a Polícia Civil registrou diminuição de 8,2%.
“Sabemos do desafio e contamos com o total apoio do governador Jerônimo Rodrigues. Seis mil policiais e bombeiros foram contratados em pouco mais de dois anos e na próxima sexta (5 de dezembro), a Bahia ganhará mais 2.000 PMs”, lembrou Werner.
Acrescentou ainda que “além do patrulhamento ostensivo, fortalecemos a Criminalística com a duplicação do efetivo do Departamento de Polícia Técnica e, em 2026, realizaremos um novo concurso para a Polícia Civil, com 750 vagas para delegados, escrivães e investigadores”.
MAGNO LAVIGNE RETORNA À REDE SUSTENTABILIDADE E LANÇA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL
O secretário nacional de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho (MTE), Magno Lavigne, oficializa nesta sexta-feira (05) seu retorno à Rede Sustentabilidade durante ato de filiação às 18h, na sede do Sindiprev Bahia, em Salvador. O movimento marca o início de sua pré-candidatura a deputado estadual.
No sábado (06), ele participa de uma plenária do partido em Ilhéus, reunindo representantes de mais de 15 municípios do Sul, Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia.
Lavigne decidiu voltar à Rede após convite da direção e apoio de sindicatos ligados à UGT-BA. Ele afirma que quer representar a classe trabalhadora em um momento de profundas transformações no mundo do trabalho.
“O debate hoje envolve sustentabilidade, tecnologia, formação profissional e o futuro da juventude que está fora do mercado”, destacou.
Ex-presidente da UGT Bahia e figura histórica do sindicalismo no estado, Lavigne coordenou no MTE ações como o Pacto do Trabalho Decente no Carnaval de Salvador, o Programa Manuel Querino e a reconstrução da Rede Sine.
Natural de Ilhéus, 51 anos, advogado e militante social, já ocupou cargos públicos municipais e estaduais e foi candidato a vice-prefeito de Salvador em 2020.
CONQUISTA: JOÃO ROMA CONVIDA WAGNER LEMOS PARA O PL

O presidente estadual do PL na Bahia, João Roma, convidou o advogado Wagner Lemos para ser candidato a deputado estadual pelo partido nas próximas eleições. Wagner é esposo da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), o que adiciona peso político ao movimento articulado pelo ex-ministro.
Em contato com a reportagem, João Roma confirmou o convite e afirmou que a decisão agora está nas mãos do advogado:
“Convidamos o Wagner Lemos para o partido, ele ficou de avaliar”, declarou Roma.
O gesto é visto nos bastidores como uma tentativa do PL de ampliar sua base no Sudoeste baiano, aproximando ainda mais a sigla de lideranças com mandato e influência regional. Caso aceite o convite, Wagner Lemos poderá ser um dos nomes do partido na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.
TEIXEIRA DE FREITAS: PREFEITO VIABILIZA EMPRÉSTIMO DE R$ 50 MILHÕES PARA AMPLIAR PAVIMENTAÇÃO NA CIDADE

O prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo (UB), viabilizou na semana passada uma operação de crédito no valor de R$ 50 milhões junto à Caixa Econômica Federal. O recurso será destinado, segundo a gestão, a um amplo pacote de obras de pavimentação e melhoria da infraestrutura urbana do município.
Nesta semana, a Prefeitura deve realizar um ato oficial para anunciar a operação de crédito e detalhar à população como os recursos serão aplicados. A expectativa é que o prefeito apresente um cronograma de obras, com indicação dos bairros e vias que serão priorizados.
De acordo com integrantes da administração municipal, o objetivo é reduzir áreas com ruas de chão, melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança e qualidade de vida para moradores de diversos pontos da cidade. As intervenções devem incluir não apenas pavimentação asfáltica, mas também serviços de drenagem, meio-fio e, em alguns trechos, requalificação de calçadas.
A Prefeitura argumenta que o empréstimo é uma estratégia para acelerar investimentos em infraestrutura, aproveitando o momento de equilíbrio fiscal do município e a possibilidade de acessar linhas de crédito com condições consideradas favoráveis.
PORTO SEGURO: ASFALTO CHEGA AO BAIRRO MARIA VIÚVA, EM TRANCOSO
Neste final de semana, os trabalhos de pavimentação da Prefeitura de Porto Seguro na rua principal do bairro Maria Viúva, em Trancoso, avançaram de forma significativa, com o lançamento da camada asfáltica.
As equipes trabalharam no sábado e no domingo, contemplando a primeira fase da obra, que tem uma extensão de 1,2 quilômetros. Além do asfalto, o acesso também está recebendo o sistema completo de drenagem e as calçadas.
As melhorias na entrada do bairro Maria Viúva representam um grande avanço para a população, que convivia com problemas causados pela poeira e pela lama em períodos de chuva.
Durante a obra, a Prefeitura realizou a manutenção do desvio que está sendo feito pela Rua A, com o patrolamento e cascalhamento desta rota alternativa.
Os serviços integram um pacote de investimentos que vêm sendo realizados em Trancoso. As obras são executadas pelas Secretarias do Litoral Sul, de Infraestrutura e Obras e de Serviços Públicos, seguindo o compromisso assumido pelo prefeito Jânio Natal de ampliar a infraestrutura urbana e melhorar a qualidade de vida da população.
“Estamos trabalhando com muito empenho e levando melhorias para todas as localidades do município. Em Trancoso, estamos realizando as obras de pavimentação, construção de uma escola e ainda faremos um hospital em parceria público-privado”, pontuou o prefeito.
TEIXEIRA DE FREITAS: IV MOSTRA DE GINÁSTICA RÍTMICA REÚNE TALENTO E DEDICAÇÃO NO GINÁSIO VALTER CÉSAR

Neste sábado, 29 de novembro, o Ginásio de Esportes Valter César recebeu a IV Mostra de Ginástica Rítmica, um evento que destacou o movimento, a expressão corporal e o desenvolvimento das alunas ao longo do ano.
A Mostra apresentou o resultado das atividades realizadas durante as aulas de ginástica rítmica, valorizando o empenho e o progresso das participantes. A professora Lucimara Rodrigues ressaltou a importância do momento e a superação das ginastas:
“Como professora, fico imensamente feliz com cada apresentação. Ver cada uma delas vencendo o medo, superando desafios e brilhando do seu jeitinho não tem preço. Tivemos muitos desafios, mas nenhum deles foi capaz de impedir que este evento acontecesse. Seguimos firmes, unidas e determinadas a proporcionar esse momento tão especial para nossas ginastas.”
A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas agradece a presença de todos que prestigiaram o evento e reforça o compromisso com a promoção do esporte, do lazer e do desenvolvimento das crianças e adolescentes do município.
UBAITABA: PREFEITA GRACINHA VIANA REALIZA VISITA AO BAIRRO ARMANDÃO PARA AVALIAR DEMANDAS DA COMUNIDADE
Nesta segunda-feira (01), a prefeita Gracinha Viana, juntamente com sua equipe, esteve no bairro Armandão para acompanhar de perto as principais demandas apresentadas pelos moradores. A visita teve como objetivo avaliar a situação da localidade, identificar necessidades prioritárias e iniciar os encaminhamentos para soluções efetivas.
Durante a ação, foram observados pontos que impactam diretamente o dia a dia da população, permitindo que a administração tenha um diagnóstico mais claro das melhorias que precisam ser implementadas. A presença da prefeita reforça a importância de ouvir a comunidade e atuar de forma próxima, garantindo respostas rápidas e ações alinhadas às necessidades do bairro.
Gracinha Viana destacou que o compromisso é acompanhar cada etapa do processo, desde a identificação das demandas até a execução das melhorias. A prefeita enfatizou ainda que sua atuação segue baseada no diálogo, responsabilidade com a população, assegurando que as soluções cheguem de forma eficiente aos moradores.
ITAJUÍPE É PALCO DA ETAPA FINAL DO CAMPEONATO BAIANO DE CANOAGEM









































