ITAPITANGA: PREFEITURA ENTREGA NOVOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS E FORTALECE SERVIÇOS ESSENCIAIS NO MUNICÍPIO
A Prefeitura de Itapitanga realizou, nesta quarta-feira, um conjunto de entregas e inaugurações que reforçam o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços públicos, o desenvolvimento econômico e a valorização dos trabalhadores do município. O pacote de ações incluiu a reinauguração do Mercado da Carne, a entrega de duas novas salas no Centro Administrativo, a Sala do Empreendedor e o Setor de Identificação e a certificação dos concluintes do Curso de Eletricista, promovido em parceria com o SENAI Bahia.
O Mercado da Carne, completamente revitalizado por meio de parceria com o Governo da Bahia e a CAR, foi entregue aos comerciantes com nova estrutura, mais segura, moderna e adequada para o atendimento à população. “Esse equipamento é essencial para a economia local e precisava voltar a ser motivo de orgulho. Seguimos trabalhando para garantir dignidade aos trabalhadores e saúde à nossa população”, afirmou a prefeita Glis Dórea.
Ainda durante a agenda do dia, foram inauguradas as novas instalações da Sala do Empreendedor e do Setor de Identificação, no Centro Administrativo. Os espaços foram totalmente requalificados para melhorar o atendimento ao cidadão e fortalecer o apoio ao empreendedorismo local.
“O novo espaço do Identificação amplia nossa capacidade de atendimento e garante mais conforto e eficiência ao público”, destacou o diretor Editon Quinto.
Já o coordenador da Sala do Empreendedor, Fernando Matos, pontuou: “Estamos entregando um ambiente preparado para orientar e impulsionar quem deseja empreender em Itapitanga. Nossa missão é facilitar a vida de quem quer crescer.”
A programação do dia foi concluída com a cerimônia de entrega dos certificados do Curso de Eletricista, resultado da parceria entre a Prefeitura, através da Sala do Empreendedor e o SENAI Bahia. Além da certificação, os alunos receberam um kit completo de ferramentas para iniciar sua atuação profissional. “Nossa gratidão é enorme. A Prefeitura pensou além e nos deu condições reais de começar a trabalhar”, afirmou o concluinte Saymon Santos.
Com essas entregas, a gestão municipal consolida mais um ciclo de avanços em infraestrutura, cidadania e geração de renda, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de Itapitanga e o bem-estar de sua população.
MAIQUINIQUE: TJ-BA MANTÉM SUSPENSÃO E EXPÕE SUPERFATURAMENTO MILIONÁRIO EM CONTRATOS DE SHOWS DA PREFEITURA

O Tribunal de Justiça da Bahia impôs mais uma dura derrota jurídica à prefeita de Maiquinique, Valéria Silveira, ao manter a suspensão dos contratos milionários firmados para a “34ª Festa do Vaqueiro”. A desembargadora Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi rejeitou, de forma taxativa, o recurso da prefeita e confirmou o entendimento da juíza de Macarani, Giselle de Fátima Cunha Guimarães, que já havia barrado os pagamentos por fortes indícios de superfaturamento.
A ação popular movida por Nailton de Jesus Pereira revelou que o município pretendia gastar R$ 1.540.000,00 apenas com cachês artísticos — valores até R$ 608 mil acima do que outros municípios da região pagaram pelas mesmas bandas. Um dos casos mais gritantes foi o da cantora Priscila Carolynne, contratada por Maiquinique por R$ 200 mil, enquanto Macarani pagou R$ 80 mil dias antes.
No recurso, a prefeita tentou justificar a discrepância com argumentos que a desembargadora classificou como insuficientes diante da “robustez dos indícios de superfaturamento” apresentados na ação popular. A relatora afirmou não haver qualquer probabilidade de provimento ao recurso do município — condição essencial para suspender a decisão.
Com isso, segue proibido qualquer pagamento à empresa contratada, RP Produções, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
A decisão fortalece o entendimento de que há elementos graves apontando para irregularidades, reforçando a necessidade de investigação pelo Ministério Público, que deve agora aprofundar a apuração sobre possível superfaturamento, violação à economicidade e mau uso de recursos públicos.
A prefeitura, já pressionada pelo colapso em serviços essenciais, amarga agora um escândalo que expõe gastos milionários com festas enquanto escolas e unidades de saúde enfrentam precariedade extrema.
O caso seguirá em análise pelo colegiado do TJ-BA, mas a mensagem da Corte é clara: o dinheiro público não pode financiar contratos suspeitos, sob valores que desafiam a lógica, a lei e a moralidade administrativa.
JUSSARI: CAVALGADA MOVIMENTA DISTRITO DE AREIA BRANCA, NO PRÓXIMO DIA 30 COM GRANDES ATRAÇÕES MUSICAIS

O distrito de Areia Branca, pertencente ao município de Jussari, se prepara para receber no próximo dia 30 uma das festas mais aguardadas da região: a Cavalgada de Areia Branca. O evento celebra a cultura, tradição, a união dos cavaleiros e amazonas do sul da Bahia.
A cavalgada terá saída às 14h da sede de Jussari, seguindo em direção a Areia Branca, onde acontece a concentração final e a programação festiva. Entre as atrações musicais confirmadas estão Vanoly Cigano, Romeu Cabaré, Jhoh Souza e Carlos Aguiar, que prometem animar o público até a noite.
O prefeito Orleans destacou a relevância da cavalgada para o município: “A Cavalgada de Areia Branca é mais do que uma festa, é um símbolo da nossa história e da nossa gente. Fazemos questão de valorizar essa tradição que reúne famílias, amigos e mantém viva a cultura do nosso município. O evento também ajuda a movimentar o comércio local e fortalece a economia da região. É um momento de celebração e de orgulho para Jussari.”
Percurso e encontro de comitivas
Comitivas de várias localidades participarão do trajeto até Areia Branca, onde haverá confraternização, música e celebração. A organização prepara estrutura reforçada para receber cavaleiros, amazonas e o público em geral com conforto e segurança.
A comunidade já vive a expectativa da festa e tudo indica que o dia 30 será marcado por tradição, alegria e muita cultura sertaneja em Areia Branca, distrito de Jussari.
BUERAREMA: NOVA DIRETORIA DA CASA JONAS & PILAR TOMA POSSE

A Casa Jonas & Pilar viveu um momento especial com a posse da nova diretoria para o biênio 2025–2027. Após quatro anos à frente da instituição, Renata Figueiredo encerrou seu ciclo à frente da presidência, passando o comando ao jovem artista e membro ativo da Casa, Cauan Dias, eleito no último dia 8 de setembro. Renata desejou sucesso ao novo presidente e reforçou seu apoio à continuidade do trabalho desenvolvido.
A nova diretoria é composta por:
-
Cauan Dias – Presidente
-
Admilson Reis – Vice-presidente
-
Lucas Rosário – Secretário
-
Cleide Jardim – Tesoureira

A cerimônia, aberta à comunidade, reuniu diversas autoridades e apoiadores da cultura local, entre eles o prefeito Gel da Farmácia, o secretário de Cultura Isaac Neto, a secretária de Assistência Social Ângela Coelho, o ex-vereador Elinho, a professora Rita Maria, integrantes do conselho consultivo da Casa e secretária executiva da AMURC, além de ex-presidentes, artistas, fazedores de cultura e frequentadores assíduos do espaço.
Durante o evento, foram apresentados os 12 anos de trajetória da Casa Jonas & Pilar, destacando conquistas, desafios e o papel fundamental da instituição no desenvolvimento cultural de Buerarema. Também foram compartilhados o atual momento da Casa e os planos para os próximos dois anos, que incluem a ampliação de projetos artísticos, educativos e comunitários.
O diretor artístico da Casa, Gideon Rosa, ressaltou a importância das parcerias que mantêm o espaço vivo e atuante. Ele destacou o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Ações Continuadas, e da Prefeitura Municipal de Buerarema, que tem sido essencial para a abertura, manutenção e fortalecimento das atividades. A Casa segue atuando junto às escolas públicas e privadas, incentivando a leitura, formando professores na arte do letramento através da contação de histórias e contribuindo para ações de educação e inclusão social, em parceria com o Serviço de Fortalecimento de Vínculos do município.
Com a posse da nova diretoria, a Casa Jonas & Pilar reafirma seu compromisso com a cultura, a educação e o desenvolvimento social de Buerarema, fortalecendo sua missão de ser um espaço de criação, formação e transformação para toda a comunidade.
BARRO PRETO FORTALECE POLÍTICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E AMPLIA COOPERAÇÃO REGIONAL

A Prefeitura de Barro Preto, por meio dos representantes Renato e Márcio, avançou mais uma etapa importante na construção de políticas públicas que promovem dignidade, proteção e acesso à alimentação de qualidade. Após marcar presença em um evento dos Governos Estadual e Federal em Salvador, o município acaba de integrar um novo conjunto de agendas regionais voltadas ao enfrentamento da fome e ao fortalecimento da segurança alimentar.
De acordo com Renato, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, que esteve presente no evento, a participação nessas agendas amplia a capacidade de planejamento do município e garante que as políticas sociais evoluam junto com as demandas da população:
“Esse movimento coloca Barro Preto em sintonia com as principais estratégias regionais de combate à insegurança alimentar. Estamos fortalecendo a atuação das equipes, abrindo portas para novos programas e garantindo que nossas ações cheguem cada vez mais às famílias que mais precisam por meio da Secretaria de Assistência Social e toda estrutura da prefeitura.”, afirmou.
A iniciativa permite que Barro Preto participe de *redes técnicas, fóruns de pactuação e programas intermunicipais*, ampliando o diálogo com outras cidades e com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Para o prefeito *Juraci da Saúde*, o avanço é resultado de uma gestão comprometida com políticas públicas que geram impacto real na vida das pessoas:
“Temos trabalhado para que Barro Preto siga crescendo com responsabilidade social e participar dessas agendas é mais um passo que demonstra nosso compromisso com quem mais precisa. Segurança alimentar é dignidade, e dignidade é prioridade da nossa gestão”, destacou o prefeito.
Com essa adesão, Barro Preto reforça sua presença no debate regional sobre proteção social, amplia sua capacidade de atendimento e reafirma a missão de construir uma cidade mais justa, inclusiva e preparada para cuidar das pessoas.
IBICUÍ: FUTURA FÁBRICA DA DASS REFORÇA NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO NO MUNICÍPIO

A comitiva do governo municipal de Ibicuí esteve nesta semana na área onde será implantada a futura fábrica da DASS, empreendimento considerado um dos maiores investimentos da história recente do município. A expectativa é de que a instalação da unidade gere empregos, movimente a economia local e abra novas oportunidades para a população.
Em meio à vistoria da área, o prefeito Salomão (PSD), destacou o simbolismo do momento para a cidade:
“É um investimento grandioso que vai transformar nossa cidade, gerar empregos, movimentar a economia e abrir novas oportunidades para o nosso povo.”
O prefeito fez questão de ressaltar que o projeto é resultado de uma construção política e institucional de longo prazo, com participação de diferentes atores:
“Agradeço ao nosso grupo político, que vem construindo essa história com responsabilidade e visão. Também agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues e ao senador Otto Alencar, grandes parceiros que têm contribuído de forma decisiva para fortalecer esse projeto e impulsionar o desenvolvimento de Ibicuí.”
Ele lembrou ainda que o caminho até aqui não começou na atual gestão, mas vem sendo pavimentado há quase uma década:
“Nada disso começou hoje. Esse caminho foi aberto há 8 anos, lá atrás, com o trabalho e o esforço do amigo e ex-prefeito Marcos Galvão, e hoje seguimos avançando, mostrando que quando há continuidade, seriedade e união, os resultados chegam.”
O gestor também registrou agradecimento ao fundador e presidente da DASS:
“Nosso agradecimento especial a Vilson Hermes, fundador e presidente da DASS, por reafirmar seu interesse e a confiança em Ibicuí.”
Para a administração municipal, a confirmação do investimento é resultado direto de um esforço coletivo, da abertura de portas em diferentes esferas de governo e da consolidação de parcerias estratégicas:
“Isso é fruto do empenho coletivo, de portas que foram abertas e de parcerias que seguimos fortalecendo para garantir desenvolvimento de verdade. Ibicuí está crescendo. E quando a gente trabalha junto, o futuro chega mais rápido.”
BAHIA: DEPUTADO ROSEMBERG PINTO SOFRE ACIDENTE DE CARRO

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, sofreu um acidente automobilístico nesta quinta-feira, no município de Teolândia.
Em contato com o site, o parlamentar tranquilizou aliados e eleitores ao afirmar que o episódio não teve maior gravidade:
“Felizmente está tudo bem, apenas escoriações”, declarou Rosemberg.
O deputado vai passar por avaliação médica em itabuna.
ITORORÓ: PAVIMENTAÇÃO PARA DISTRITO EMPERRA E PODE TER LICITAÇÃO CANCELADA

Os moradores do distrito de Itati, em Itororó, vivem a expectativa – e a frustração – com a obra de pavimentação dos 9,8 km da BA-645. A intervenção chegou a ser licitada e, para aumentar a ansiedade da comunidade, uma placa da obra foi instalada às margens da rodovia.
O detalhe: segundo apuração do site, a placa foi colocada sem autorização do Governo do Estado pela própria empresa vencedora da licitação.
De acordo com informações obtidas nos bastidores, a empresa responsável enfrenta problemas com o governo baiano por causa de outras obras supostamente abandonadas em diferentes localidades. Esse histórico negativo abriu a possibilidade de a licitação ser cancelada, o que atrasaria ainda mais o início efetivo da pavimentação da BA-645.
Enquanto o impasse não se resolve entre o Estado e a empresa, quem aproveita o vácuo é o campo oposicionista: apoiadores de ACM Neto têm usado a demora no início da obra e a confusão em torno da placa para atacar o governo do Estado, explorando politicamente a insatisfação da população local.
No meio da disputa, o que os moradores de Itati querem, de fato, é simples: ver as máquinas na pista e a pavimentação finalmente sair do papel.
EUNÁPOLIS :VEREADOR TEM MANDATO CASSADO POR COMPRA DE VOTOS E FICA INELEGÍVEL POR OITO ANOS

O vereador de Eunápolis Adriano Cardoso(PP), sofreu o maior revés da carreira política nesta quinta-feira (27). Por decisão do juiz Wilson Nunes da Silva, da 23ª Zona Eleitoral, teve o mandato cassado, o diploma anulado e todos os seus votos declarados nulos.
A sentença atende a uma representação do Ministério Público Eleitoral, que acusou o vereador de montar um esquema de compra de votos. Segundo a decisão, a prática era organizada, reiterada e feita “em nome e no interesse direto” de Adriano, com a promessa e pagamento de R$ 100 antes e R$ 100 depois da eleição para eleitores beneficiados.
O juiz classificou a conduta como de “extrema gravidade” e afirmou que o esquema teve potencial para corromper a vontade popular e afetar a normalidade do processo eleitoral – pouco importando, segundo ele, qualquer discussão matemática sobre o impacto exato da fraude no resultado do pleito.
Com base no artigo 41-A da Lei 9.504/97, Adriano foi condenado à anulação do diploma e ao pagamento de multa de 30 mil UFIRs. E, por abuso de poder econômico, o magistrado ainda decretou a inelegibilidade do vereador por oito anos, nos termos do artigo 22, XIV, da Lei Complementar 64/90.
A decisão determina o envio de cópia à Câmara Municipal de Eunápolis, que terá de adotar as providências para a substituição do mandato – o que pode envolver recontagem de votos, dependendo da regra aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Nos bastidores, mais um problema: o advogado Jota Batista, que atuava em outros processos na defesa de Adriano, já não o representa mais. Diante da nova sentença, o vereador terá de constituir nova defesa para tentar reverter o quadro nas instâncias superiores.
Adriano Cardoso ainda pode recorrer da decisão, mas, por ora, está fora do mandato e com o carimbo de inelegível até a próxima década.






































